FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO


A educação para as relações étnico-raciais e o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana evidencia o resgate da contribuição social, econômica e política da população afrodescendente e destaca a valorização do patrimônio histórico-cultural afro-brasileiro. Sobre a obrigatoriedade o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica, é CORRETO afirmar que:


as DCNs para a Educação das Relações Étnico-Raciais enfatizam a cultura africana em detrimento da pluralidade cultural brasileira. 
as DCNs para a Educação das Relações Étnico-Raciais impulsionam o reconhecimento da pluralidade étnico-racial do país.
as DCNs para a Educação das Relações Étnico-Raciais reforçam a concepção etnocêntrica sobre a África e sua cultura.
as DCNs para a Educação das Relações Étnico-Raciais legitimam o ensino das ciências humanas nas escolas.
as DCNs para a Educação das Relações Étnico-Raciais observam apenas a divulgação dos conhecimentos para a população afro-brasileira.

O período em que Getúlio Vargas permaneceu no poder (1930 a 1945), foi marcado por um governo centralizador e por um forte controle estatal. Com relação aos intelectuais e à imprensa, a política cultural do Estado Novo (1937-1945) caracterizou-se:


Pela valorização da liberdade de expressão de ideias, ainda que contrárias ao projeto getulista.
Por uma política seletiva de censura e repressão aos opositores declarados Estado Novo.
Por uma política de coerção indiscriminada aos intelectuais adversários do populismo getulista.
Pelo fortalecimento da política de massa que viabilizava o trabalho dos intelectuais.
Por um clima de indiferença à expressão cultural dos intelectuais contrários ao Estado Novo.

A história da educação brasileira enfatiza o papel do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, considerando-o como o documento que consagrou a defesa formal da escola para todos, sublinhando as incoerências e contradições do processo de escolarização no Brasil e estimulando o debate em torno da democratização do acesso à educação. Sobre a importância do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova para a democratização do ensino no Brasil, julgue os itens a seguir:

 

I O Manifesto fez emergir um novo debate acerca de questões problemáticas em relação ao acesso à educação e à formação dos docentes.

II Os reflexos da renovação política e econômica da década de 1930 fizeram com que o Manifesto pouco contribuísse para a construção de uma visão de educação voltada para a hierarquia democrática.

III O Manifesto representou um importante legado no campo educacional, reafirmando a necessidade do ensino público, gratuito e de responsabilidade estatal.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I e III.
II, somente.
I e II.
II e III.
I, somente.

O avanço da democracia moderna é provocado pelos direitos e não pela representação. A representação é importante, mas ela é o aporte negativo da modernidade à democracia. É o que faz a urna ser menos democrática que a praça ateniense. Já com os direitos, a coisa é diferente. Eles são o motor das reinvindicações. Através deles se exprime a pressão popular sobre o poder.

(RIBEIRO, 2001. Disponível em: http://www.renatojanine.pro.br/filopol/democracia.html)

 

De acordo com Ribeiro, é CORRETO inferir do texto que:


Nos tempos modernos a democracia está apoiada sobre a questão dos direitos. Assim, ser cidadão é assumir o seu papel na busca pela consolidação de uma sociedade democrática.
A urna é o espaço mais democrático da contemporaneidade. Contrária à tradição grega da Ágora, ela permite que todos os cidadãos participem da escolha dos seus representantes.
A representação política é a base da democracia na contemporaneidade. Assim, ser cidadão implica escolher os políticos e outorgar-lhes a função de deliberar sobre os assuntos de interesse da coletividade.
A representação política é uma esfera complementar à dos direitos. Assim, só se pode praticar a cidadania plena, exercendo o direito à escolha através do voto.
Os direitos não são o motor das reivindicações. Ao contrário, o cumprimento dos deveres e a consciência do dever fazer é que torna o homem um cidadão pleno.

Inspirado pelos ideais iluministas, e, seguindo a tendência liberal e laica do Absolutismo Ilustrado, o primeiro-ministro da Coroa Portuguesa, o Marquês de Pombal, promoveu uma série de mudanças que atingiram Portugal e suas colônias, incluindo o Brasil. Dessas mudanças, destacam-se a reforma da instrução pública com a expulsão dos jesuítas em 1759, a estatização do ensino e a instituição das aulas régias. Sobre a organização do ensino no Brasil após a reforma pombalina, julgue as afirmativas abaixo:

 

I As aulas régias, que substituíram a pedagogia catequética e missionária dos jesuítas, atenderam satisfatoriamente as novas necessidades socioculturais e políticas daquele momento.

II Na Europa, a reforma Pombalina abriu as portas para as ideias iluministas, por meio da reformulação do ensino de filosofia e letras e da inclusão da língua materna, da matemática e ciências da natureza.

III Com a instituição do ensino público oficial, a Coroa nomeou professores, pagos com o “subsídio literário”, e estabeleceu planos de estudo e inspeção das escolas.

IV O ensino regular que ficava a cargo dos Jesuítas foi substituído por outra estrutura inovadora que atendia igualmente os filhos dos colonos e os índios nas regiões de missões.

V Mesmo com a expulsão dos jesuítas, as primeiras providências mais efetivas em relação à reforma da educação só foram levadas a efeito a partir de 1772, quando foi implantado o ensino público oficial.

 

Estão CORRETAS as afirmativas:      


II, III e IV.
II, IV e V.
I, II e V.
I, III e IV.
II, III e V.

A relação entre a reflexão filosófica e o processo educativo é tão íntima que se este [processo educativo] não estiver contido naquela [reflexão filosófica], a educação formará, no máximo, reprodutores da ciência, da técnica e dos valores culturais. Sobre a importância da filosofia no processo de ensino-aprendizagem, julgue os itens a seguir:


I A aprendizagem como processo de construção do pensamento pressupõe a reflexão e a busca pela compreensão dos sentidos de forma crítica e criativa.

II A aquisição de conhecimentos pressupõe a incorporação acrítica das ideias que foram produzidas e acumuladas historicamente no campo da filosofia, das ciências e da arte.

III A aquisição de conhecimentos implica a assimilação das diferentes matrizes teóricas da filosofia e o uso correto de seu método.

IV A construção do conhecimento implica uma postura de autonomia do indivíduo na formação do pensamento e do valor reflexivo que ele expressa.


Estão CORRETAS as afirmativas:


III, somente.
I e IV.
I e III.
I, somente.
II e IV.
Leia, com atenção, os textos abaixo:   TEXTO I “O trabalho é a atividade correspondente ao artificialismo da existência humana [...]. O trabalho produz um mundo artificial de coisas, nitidamente diferente de qualquer ambiente natural. A condição humana do trabalho é a mundanidade” (ARENDT, 2007, p. 15).   TEXTO II “Enquanto [o homem] age sobre a natureza exterior e a modifica, transforma sua própria natureza. Desenvolve as potências nela adormecidas e submete o jogo das forças naturais a seu próprio domínio” (MARX, 1996, p. 202).   Na relação entre o texto I e o texto II, é CORRETO inferir que:

O texto I complementa o texto II.
O texto I contradiz o texto II.
O texto II é uma crítica ao texto I.
O texto II contradiz o texto I.
Os dois textos não se relacionam.
Leia, com atenção, as assertivas abaixo:   A cultura designa a própria ação do sujeito humano sobre a natureza humana [...] a cultura é, então, o que o homem faz de si e de seu mundo. PORQUE O homem é um ser cultural situado que vive e se desenvolve numa determinada cultura, sendo que esta [a cultura] é, ao mesmo tempo, morada do homem e moradora no homem.   A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA:

As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Leia, a seguir, um trecho da carta do padre Manuel da Nóbrega, enviada à Lisboa em 1558:   A lei, que lhes hão-de dar, é defender-lhes comer carne humana e guerrear sem licença do Governador; fazer-lhes ter uma só mulher; estirem-se, pois têm muito algodão; ao menos depois de cristãos, tirar-lhes os feiticeiros; mantê-los em justiça entre si e para com os cristãos; fazê-los viver quietos sem se mudarem para outra parte, [...] tendo terras repartidas que lhes bastem, e com estes Padres da Companhia para os doutrinarem (NÓBREGA apud ARANHA, 2006, p. 145).   O trecho dessa carta ilustra o processo de assujeitamento dos índios pelos padres jesuítas. Como consequências das atitudes dos missionários jesuítas para a cultura indígena, julgue os itens a seguir:   I Houve a desintegração da cultura indígena e o extermínio de uma grande quantidade de índios confinados nas missões. II Houve o fortalecimento da cultura indígena, pois, considerando-os como “filhos menores”, os jesuítas tinham como frente de trabalho a defesa dos indígenas e a preservação de seus cultos. III Houve a doutrinação dos indígenas que, sendo reconhecidos como possuidores de uma “alma”, foram educados segundo padrões europeus de religiosidade, moralidade e organização política.   Está CORRETO o que se afirma em:

I e II.
II, somente.
I e III.
II e III.
I, somente.
O pensamento pedagógico do século XIX não sofreu apenas as influências do novo modelo econômico e social imposto pelo fenômeno da industrialização e da urbanização acelerada. Também as novas postulações no campo da filosofia e das ciências contribuíram para a criação de um novo campo de conhecimentos pedagógicos. Acerca do positivismo e suas influências sobre a educação, julgue as afirmativas a seguir:   I O termo positivismo designa a observação e controle do real em oposição às formas teológicas ou metafísicas de explicação do mundo. II O positivismo pouco influenciou as escolas estatais que, tradicionalmente humanistas e religiosas, continuaram privilegiando a teologia e a filosofia. III A perspectiva positivista influenciou diretamente a pedagogia, que passou a compreender a aprendizagem como processo racional, mecânico e utilitário. IV O positivismo atribui ao conhecimento humano as mesmas relações invariáveis de causa e efeito comandadas pelas leis da natureza. V O positivismo exprime o entusiasmo pelo método das ciências humanas e sociais como único caminho para o conhecimento verdadeiro.   Estão CORRETAS as afirmativas:

I, III e IV.
I, III e V.
II, IV e V.
I, IV e V.
II, III e IV.
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