FUNDAMENTOS DO AGRONEGÓCIO
Considere as afirmativas abaixo sobre a globalização da agricultura no mundo e no Brasil.
1. Na década de 1980, os países capitalistas desenvolvidos passaram por um processo de abertura comercial e financeira, que ficou conhecido como o fenômeno da globalização, e que suscitou uma aceleração no número de transações (comerciais e financeiras) bem como elevou o grau de sua magnitude, e passou-se a assistir uma maior interdependência entre as economias. No entanto, nesse período países em desenvolvimento, sobretudo da América Latina, ficaram à margem desses acontecimentos em razão de problemas de instabilidade econômica.
II. A abertura econômica, a desregulamentação dos mercados, a crise das formas tradicionais de intervenção do Estado e a formação de blocos econômicos são as principais mudanças estruturais que trouxeram a globalização e a necessidade de incrementar a competitividade para o cotidiano do agronegócio brasileiro. Trata-se de um fenômeno externo irreversível, que decorreu do incremento no intercâmbio mundial de mercadorias, serviços, fatores de produção, tecnologias, informações e, sobretudo, capitais.
III. O mercado, cuja definição vinha de encontro a aspectos relacionados a lugares específicos, como um estado, país ou grupo de países, passa a ter um caráter global, uma vez que tanto consumidores quanto concorrentes podem estar nos mais distantes lugares do planeta.
IV. A abertura econômica ocorrida no Brasil a partir do início da década de 1990 alterou sensivelmente as condições de competitividade dos mais diversos setores da economia nacional, estando o setor agrícola incluído neste processo. A maior exposição dos produtores rurais ao mercado global veio, em conjunto com a redução da intervenção governamental no que se refere à prática de concessão de subsídios para a agricultura, a tornar o ambiente de competição cada vez mais complexo para estes atores.
Sobre as afirmações acima, é correto dizer que:
Todas estão corretas
Apenas I e III estão corretas
Todas estão incorretas
Apenas I e II estão corretas
Apenas III e IV estão corretas
Julgue as questões abaixo sobre biomas e faça a escolha da alternativa correta correspondente:
(___) A partir da teoria geral de sistemas (TGS), foi possível criar uma tipologia de organizações agrícolas em sistemas, geograficamente hierarquizada, partindo das práticas de manejo adotadas na lavoura/ criação (sistemas de cultivo/criação) dentro da gleba, passando pela combinação dos sistemas de cultivo/criação na propriedade (sistemas de produção) e chegando à escala regional (organização dos sistemas de produção em sistemas agrícolas). Essa hierarquização encontra-se inserida dentro de um determinado bioma, cujas características geoclimáticas influenciam na definição e estruturação dos sistemas.
(___) O entendimento dos conceitos de sistemas no contexto agrícola é pertinente e de fundamental importância para a avaliação da sustentabilidade da produção agrícola. Isso porque permitirá analisar as interações existentes entre sistemas de cultivo, sistemas de produção e sistemas agrícolas, de tal forma que seja possível identificar e criar parâmetros e indicadores para a caracterização e avaliação das possíveis vulnerabilidades e potencialidades associadas a esses subsistemas, sistemas e supersistemas.
(___) Outra questão importante é que a organização e hierarquização dos conceitos de sistemas na agricultura constituem-se no ponto de partida para a aplicação do enfoque sistêmico nas ações de pesquisa e de transferência de tecnologia.
(___) Assim, a organização desses conceitos permitirá o planejamento de estratégias mais eficientes para o aumento da sustentabilidade e competitividade da agricultura brasileira, apoiadas no melhor direcionamento dos esforços de Pesquisa & Desenvolvimento e de Transferência de Tecnologias, bem como na proposição de políticas públicas.
V, V, V, F.
V, V, V, V.
F, V, V, F.
V, F, V, F.
V, F, F, V.
Considere as afirmativas sobre a legislação referente a integração lavoura-pecuária, julgue-as em verdadeiras ou falsas e faça a escolha da alternativa correspondente.
(___) Em 2013 a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Nº 708-F de 2007, que institui a Política Nacional de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, cuja proposta prevê benefícios para produtores rurais que adotarem sistemas integrados para a recuperação de áreas degradadas ou em degradação.
(___) O texto aprovado é o substitutivo do Senado ao Projeto de Lei 708/07, aprovado originalmente pela Câmara em 2008, do ex-deputado e atual senador Rodrigo Rollemberg. De acordo com o texto, a política nacional de integração terá como princípios a preservação e a melhoria das condições físicas, químicas e biológicas do solo e a observância aos princípios e às leis de proteção ambiental.
(___) Os sistemas integrados compreendem o uso do solo, de forma conjunta ou alternada, para atividades agrícolas, florestais ou de pecuária com o objetivo de melhorar o aproveitamento, aumentar a produtividade e tornar a produção sustentável ambientalmente.
(___) Com a aprovação da proposta, os produtores também terão preferência na prestação de serviços oficiais de assistência técnica e fomento, além de apoio técnico no desenvolvimento de projetos de preservação ambiental.
(___) Entre os incentivos oferecidos pela Lei está a prioridade na obtenção de empréstimos de bancos oficiais e de benefícios associados a programas de infraestrutura rural (energia, irrigação e armazenagem, entre outros).
F, V, V, F, V.
V, F, V, F, V.
V, V, V, V, V.
V, F, F, V, V.
V, V, V, F, V.
A agricultura orgânica, entre outros tipos de agrossistemas alternativos, caracteriza-se:
I. Pelo emprego de adubação natural com matéria orgânica.
II. Pela restrição de qualquer tipo de agrotóxico ou fertilizante químico.
III. Pela utilização de técnicas naturais de fertilização, como a minhocultura e a compostagem.
IV. Pelo uso moderado da água, em técnicas previamente elaboradas, a exemplo do gotejamento.
Sobre as afirmações acima, é correto dizer que:
Apenas III e IV estão corretas
Todas estão incorretas
Apenas I e II estão corretas
Apenas I e III estão corretas
Todas estão corretas
Considere as afirmativas sobre a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e escolha a alternativa correta:
1. A integração lavoura-pecuária consiste de diferentes sistemas produtivos de grãos, fibras, madeira, carne, leite e agroenergia, implantados na mesma área, em consórcio, em rotação ou em sucessão.
2. Normalmente essa integração envolve, principalmente, o plantio de grãos e a recuperação ou implantação de pastagens.
3. O plantio de lavouras em áreas de pastagens degradadas é uma fórmula usada há muitas décadas pelos produtores rurais para recuperar a capacidade produtiva dos pastos e dos solos.
4. Com o avanço da tecnologia no campo, essa prática se modernizou e vem sendo executada com a adoção de técnicas combinadas que geram altas produtividades. Uma dessas técnicas é o plantio direto, que promove a redução do impacto da agricultura sobre o meio ambiente.
5. O sistema de plantio direto na palha é um conjunto de técnicas integradas que visa melhorar as condições ambientais para as plantas, respeitando-se três requisitos mínimos: o não revolvimento do solo; a rotação de culturas; e o uso de culturas de cobertura para formação de palhada, que servirá de proteção para o solo.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
O mundo atravessa um período de aumento expressivo do consumo de alimentos, impulsionado pelo aumento da renda das famílias dos países em desenvolvimento e pela acelerada urbanização em países como China e Índia. Baseando-se nesta situação pode-se afirmar que:
I. O aumento da renda das famílias leva ao consumo de alimentos mais elaborados, que exigem uma maior quantidade de matérias primas para serem produzidos.
II. Brasil, em função do aumento da renda das famílias, ocorrida de forma mais intensa na última década, atingiu os níveis de consumo de carnes de países desenvolvidos.
III. Somando-se o que o mundo consumiu e o que produziu de alimentos (grãos) nos últimos dez anos, chega-se a apenas 7 milhões de toneladas de saldo, ou 0,3% da safra mundial. Desafio: aumentar a produção, preferencialmente por meio de ganhos expressivos de produtividade.
IV. Em 1961, havia 4,5 hectares (equivalente a 4,5 campos de futebol) para alimentar cada habitante das cidades no mundo. Considerando que de lá para cá a área global utilizada para produzir alimentos ficou praticamente estável ao mesmo tempo em que a população urbana triplicou, hoje temos apenas 1,5 hectares para cada cidadão urbano. Desafio: aumentar a produção com ganhos expressivos de produtividade.
Apenas I e III estão corretas
Apenas I e II estão corretas
Todas estão corretas
Apenas III e IV estão corretas
Todas estão incorretas
Quanto a globalização do agronegócio pode-se afirmar:
I. O agronegócio é extremamente afetado pela globalização, seja pelas empresas nacionais que são incorporadas pelas estrangeiras, ou pelos lucros e prejuízos que acontecem por causa do mercado externo.
II. Percebemos que o agronegócio internacional por meio da globalização vem formando grandes grupos econômicos de diversas cadeias produtivas, desde agropecuária até as de produtos vegetais mais simples e infelizmente com a consolidação desses monopólios dos países de primeiro mundo as conseqüências para a agropecuária do terceiro mundo não tendem a ser nada promissoras.
III. Globalização é o “processo típico da segunda metade do séc. XX que conduz a crescente integração das economias e das sociedades dos vários países, esp. no que toca à produção de mercadorias e serviços, aos mercados financeiros, e à difusão de informações”
(GLOBALIZAÇÃO, 2003).
IV. A Globalização, além de expressar a internacionalização da Economia e a expansão mundializada das Corporações Multinacionais, compreende também a internacionalização dos Movimentos Sociais, como os que se preocupam com a questão ambiental e com os direitos humanos, dentre outros. Um exemplo dessa organização social em âmbito mundial são os protestos anti-Globalização que ocorrem paralelamente em escala global nos grandes centros urbanos.
Sobre as afirmações acima, é correto dizer que:
Todas estão incorretas
Apenas I e II estão corretas
Apenas III e IV estão corretas
Todas estão corretas
Apenas I e III estão corretas
Considere as afirmativas abaixo sobre agricultura convencional ou moderna, julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente.
(___) Na agricultura moderna, tudo que é produzido de dejetos, efluentes ou resíduos é lixo. Estes subprodutos são depositados na natureza, causando grande impacto ambiental. Esta maneira de pensar consumista é uma concepção muito nova, moderna, destruidora, não- regenerativa que reflete a falta de harmonia entre homem e ambiente e a despreocupação com o todo.
(___) A utilização de máquinas pesadas também faz parte da ideologia da agricultura moderna. Quanto maiores forem as máquinas, mais tecnologia e status representam. No entanto, estas máquinas têm um alto custo e exigem financiamentos que causam o endividamento do produtor agrícola. Isto não é sustentabilidade. Outro inconveniente do uso de máquinas pesadas é o grande impacto na estrutura do solo e o afastamento do agricultor da terra.
(___) A desestruturação do solo causa a pulverização e compactação da terra. Já o afastamento do agricultor da terra faz com que se perca o contato com a mesma, o diálogo com a natureza e a observação das plantas e animais. Além disto, também possui conseqüências sociais, como a migração do colono para as cidades por causa de financiamentos que acabam comprometendo a propriedade.
(___) O mau manejo e o uso intensivo do solo também provocam desestruturação. Na camada mais superficial, o solo fica desintegrado, pulverizado. Na camada mais profunda, o solo fica compactado pelo uso sistemático de máquinas pesadas. Com o tempo, forma-se uma camada dura e compactada embaixo da terra e uma camada fofa e pulverizada em cima, que, teoricamente, seria o ideal para receber a semente.
(___) Estas condições, aliadas à chuva, causam o deslocamento do solo, também chamado de perda de solo anual, a dificuldade de penetração e fixação das culturas, a dificuldade de trocas químicas, a dificuldade de absorção de água e oxigênio e a intoxicação ou eliminação total da microvida. Este é o custo ambiental da agricultura moderna e do mau manejo do solo.
V, V, V, V, V.
F, V, V, F, V.
V, F, F, V, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, F, F.
Sobre as formações fitogeográficas ou Biomas existentes no Brasil, assinale a(s) proposição (ões) correta(s) e escolha a alternativa de resposta correspondente.
1. O Bioma Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional.
2. Além dos aspectos ambientais, o Cerrado tem grande importância social. Muitas populações sobrevivem de seus recursos naturais, incluindo etnias indígenas, quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, babaçueiras, vazanteiros e comunidades quilombolas que, juntas, fazem parte do patrimônio histórico e cultural brasileiro, e detêm um conhecimento tradicional de sua biodiversidade.
3. O Bioma Mata Atlântica é formado por um conjunto de formações florestais (Florestas: Ombrófila Densa, Ombrófila Mista, Estacional Semidecidual, Estacional Decidual e Ombrófila Aberta) e ecossistemas associados como as restingas, manguezais e campos de altitude, que se estendiam originalmente por aproximadamente 1.300.000 km2 em 17 estados do território brasileiro
4. As paisagens naturais do Bioma do Pampa se caracterizam pelo predomínio dos campos nativos, mas há também a presença de matas ciliares, matas de encosta, matas de pau-ferro, formações arbustivas, butiazais, banhados, afloramentos rochosos, etc. Por ser um conjunto de ecossistemas muito antigos, o Pampa apresenta flora e fauna próprias e grande biodiversidade, ainda não completamente descrita pela ciência.
5. O Pampa ocorre na Região Centro-Oeste onde o clima é quente e seco. A flora e a fauna dessa região são extremamente diversificadas.
Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Sobre os fatores condicionantes da agricultura é correto afirmar:
Os avanços tecnológicos e científicos modificaram muito a vida do agricultor, dando menores possibilidades para resistir a variabilidade do tempo, no entanto, o clima continua sendo uma variável importante para a agricultura.
Estudos e pesquisas nas áreas de Agroclimatologia, Bioclimatologia vegetal ou climatologia agrícola, quando se procuram quantificar e estabelecer relações entre as variáveis condições atmosféricas versus plantas, estes mesmos estudos contribuem para prever safras, bem como prever aumentos na produtividade das culturas, porém não são tão difundidos aos agricultores.
Os atributos climáticos, como: precipitação, temperatura, radiação solar, ventos, não exercem direta obre todos os estágios da produção agrícola.
Cada região produtora, apresenta elementos climáticos sem variabilidades ao longo do ano e, por isso, se faz necessário o estudo da influência do clima em uma determinada região.
O efeito que o clima tem sobre a agricultura é indiscutível, norteando desde a escolha da cultura apropriada a determinada região, à época de plantio e tratos culturais. Diante disso, para que o plantio ocorresse de forma eficaz, foi necessário que a humanidade adquirisse o conhecimento empírico a respeito dos recursos naturais indispensáveis à agricultura, tais como as características dos solos e das condições climáticas.
Todas estão corretas
Apenas I e III estão corretas
Todas estão incorretas
Apenas I e II estão corretas
Apenas III e IV estão corretas
Julgue as questões abaixo sobre biomas e faça a escolha da alternativa correta correspondente:
(___) A partir da teoria geral de sistemas (TGS), foi possível criar uma tipologia de organizações agrícolas em sistemas, geograficamente hierarquizada, partindo das práticas de manejo adotadas na lavoura/ criação (sistemas de cultivo/criação) dentro da gleba, passando pela combinação dos sistemas de cultivo/criação na propriedade (sistemas de produção) e chegando à escala regional (organização dos sistemas de produção em sistemas agrícolas). Essa hierarquização encontra-se inserida dentro de um determinado bioma, cujas características geoclimáticas influenciam na definição e estruturação dos sistemas.
(___) O entendimento dos conceitos de sistemas no contexto agrícola é pertinente e de fundamental importância para a avaliação da sustentabilidade da produção agrícola. Isso porque permitirá analisar as interações existentes entre sistemas de cultivo, sistemas de produção e sistemas agrícolas, de tal forma que seja possível identificar e criar parâmetros e indicadores para a caracterização e avaliação das possíveis vulnerabilidades e potencialidades associadas a esses subsistemas, sistemas e supersistemas.
(___) Outra questão importante é que a organização e hierarquização dos conceitos de sistemas na agricultura constituem-se no ponto de partida para a aplicação do enfoque sistêmico nas ações de pesquisa e de transferência de tecnologia.
(___) Assim, a organização desses conceitos permitirá o planejamento de estratégias mais eficientes para o aumento da sustentabilidade e competitividade da agricultura brasileira, apoiadas no melhor direcionamento dos esforços de Pesquisa & Desenvolvimento e de Transferência de Tecnologias, bem como na proposição de políticas públicas.
V, V, V, F.
V, V, V, V.
F, V, V, F.
V, F, V, F.
V, F, F, V.
Considere as afirmativas sobre a legislação referente a integração lavoura-pecuária, julgue-as em verdadeiras ou falsas e faça a escolha da alternativa correspondente.
(___) Em 2013 a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Nº 708-F de 2007, que institui a Política Nacional de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, cuja proposta prevê benefícios para produtores rurais que adotarem sistemas integrados para a recuperação de áreas degradadas ou em degradação.
(___) O texto aprovado é o substitutivo do Senado ao Projeto de Lei 708/07, aprovado originalmente pela Câmara em 2008, do ex-deputado e atual senador Rodrigo Rollemberg. De acordo com o texto, a política nacional de integração terá como princípios a preservação e a melhoria das condições físicas, químicas e biológicas do solo e a observância aos princípios e às leis de proteção ambiental.
(___) Os sistemas integrados compreendem o uso do solo, de forma conjunta ou alternada, para atividades agrícolas, florestais ou de pecuária com o objetivo de melhorar o aproveitamento, aumentar a produtividade e tornar a produção sustentável ambientalmente.
(___) Com a aprovação da proposta, os produtores também terão preferência na prestação de serviços oficiais de assistência técnica e fomento, além de apoio técnico no desenvolvimento de projetos de preservação ambiental.
(___) Entre os incentivos oferecidos pela Lei está a prioridade na obtenção de empréstimos de bancos oficiais e de benefícios associados a programas de infraestrutura rural (energia, irrigação e armazenagem, entre outros).
F, V, V, F, V.
V, F, V, F, V.
V, V, V, V, V.
V, F, F, V, V.
V, V, V, F, V.
A agricultura orgânica, entre outros tipos de agrossistemas alternativos, caracteriza-se:
I. Pelo emprego de adubação natural com matéria orgânica.
II. Pela restrição de qualquer tipo de agrotóxico ou fertilizante químico.
III. Pela utilização de técnicas naturais de fertilização, como a minhocultura e a compostagem.
IV. Pelo uso moderado da água, em técnicas previamente elaboradas, a exemplo do gotejamento.
Sobre as afirmações acima, é correto dizer que:
Apenas III e IV estão corretas
Todas estão incorretas
Apenas I e II estão corretas
Apenas I e III estão corretas
Todas estão corretas
Considere as afirmativas sobre a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e escolha a alternativa correta:
1. A integração lavoura-pecuária consiste de diferentes sistemas produtivos de grãos, fibras, madeira, carne, leite e agroenergia, implantados na mesma área, em consórcio, em rotação ou em sucessão.
2. Normalmente essa integração envolve, principalmente, o plantio de grãos e a recuperação ou implantação de pastagens.
3. O plantio de lavouras em áreas de pastagens degradadas é uma fórmula usada há muitas décadas pelos produtores rurais para recuperar a capacidade produtiva dos pastos e dos solos.
4. Com o avanço da tecnologia no campo, essa prática se modernizou e vem sendo executada com a adoção de técnicas combinadas que geram altas produtividades. Uma dessas técnicas é o plantio direto, que promove a redução do impacto da agricultura sobre o meio ambiente.
5. O sistema de plantio direto na palha é um conjunto de técnicas integradas que visa melhorar as condições ambientais para as plantas, respeitando-se três requisitos mínimos: o não revolvimento do solo; a rotação de culturas; e o uso de culturas de cobertura para formação de palhada, que servirá de proteção para o solo.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
O mundo atravessa um período de aumento expressivo do consumo de alimentos, impulsionado pelo aumento da renda das famílias dos países em desenvolvimento e pela acelerada urbanização em países como China e Índia. Baseando-se nesta situação pode-se afirmar que:
I. O aumento da renda das famílias leva ao consumo de alimentos mais elaborados, que exigem uma maior quantidade de matérias primas para serem produzidos.
II. Brasil, em função do aumento da renda das famílias, ocorrida de forma mais intensa na última década, atingiu os níveis de consumo de carnes de países desenvolvidos.
III. Somando-se o que o mundo consumiu e o que produziu de alimentos (grãos) nos últimos dez anos, chega-se a apenas 7 milhões de toneladas de saldo, ou 0,3% da safra mundial. Desafio: aumentar a produção, preferencialmente por meio de ganhos expressivos de produtividade.
IV. Em 1961, havia 4,5 hectares (equivalente a 4,5 campos de futebol) para alimentar cada habitante das cidades no mundo. Considerando que de lá para cá a área global utilizada para produzir alimentos ficou praticamente estável ao mesmo tempo em que a população urbana triplicou, hoje temos apenas 1,5 hectares para cada cidadão urbano. Desafio: aumentar a produção com ganhos expressivos de produtividade.
Apenas I e III estão corretas
Apenas I e II estão corretas
Todas estão corretas
Apenas III e IV estão corretas
Todas estão incorretas
Quanto a globalização do agronegócio pode-se afirmar:
I. O agronegócio é extremamente afetado pela globalização, seja pelas empresas nacionais que são incorporadas pelas estrangeiras, ou pelos lucros e prejuízos que acontecem por causa do mercado externo.
II. Percebemos que o agronegócio internacional por meio da globalização vem formando grandes grupos econômicos de diversas cadeias produtivas, desde agropecuária até as de produtos vegetais mais simples e infelizmente com a consolidação desses monopólios dos países de primeiro mundo as conseqüências para a agropecuária do terceiro mundo não tendem a ser nada promissoras.
III. Globalização é o “processo típico da segunda metade do séc. XX que conduz a crescente integração das economias e das sociedades dos vários países, esp. no que toca à produção de mercadorias e serviços, aos mercados financeiros, e à difusão de informações”
(GLOBALIZAÇÃO, 2003).
IV. A Globalização, além de expressar a internacionalização da Economia e a expansão mundializada das Corporações Multinacionais, compreende também a internacionalização dos Movimentos Sociais, como os que se preocupam com a questão ambiental e com os direitos humanos, dentre outros. Um exemplo dessa organização social em âmbito mundial são os protestos anti-Globalização que ocorrem paralelamente em escala global nos grandes centros urbanos.
Sobre as afirmações acima, é correto dizer que:
Todas estão incorretas
Apenas I e II estão corretas
Apenas III e IV estão corretas
Todas estão corretas
Apenas I e III estão corretas
Considere as afirmativas abaixo sobre agricultura convencional ou moderna, julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente.
(___) Na agricultura moderna, tudo que é produzido de dejetos, efluentes ou resíduos é lixo. Estes subprodutos são depositados na natureza, causando grande impacto ambiental. Esta maneira de pensar consumista é uma concepção muito nova, moderna, destruidora, não- regenerativa que reflete a falta de harmonia entre homem e ambiente e a despreocupação com o todo.
(___) A utilização de máquinas pesadas também faz parte da ideologia da agricultura moderna. Quanto maiores forem as máquinas, mais tecnologia e status representam. No entanto, estas máquinas têm um alto custo e exigem financiamentos que causam o endividamento do produtor agrícola. Isto não é sustentabilidade. Outro inconveniente do uso de máquinas pesadas é o grande impacto na estrutura do solo e o afastamento do agricultor da terra.
(___) A desestruturação do solo causa a pulverização e compactação da terra. Já o afastamento do agricultor da terra faz com que se perca o contato com a mesma, o diálogo com a natureza e a observação das plantas e animais. Além disto, também possui conseqüências sociais, como a migração do colono para as cidades por causa de financiamentos que acabam comprometendo a propriedade.
(___) O mau manejo e o uso intensivo do solo também provocam desestruturação. Na camada mais superficial, o solo fica desintegrado, pulverizado. Na camada mais profunda, o solo fica compactado pelo uso sistemático de máquinas pesadas. Com o tempo, forma-se uma camada dura e compactada embaixo da terra e uma camada fofa e pulverizada em cima, que, teoricamente, seria o ideal para receber a semente.
(___) Estas condições, aliadas à chuva, causam o deslocamento do solo, também chamado de perda de solo anual, a dificuldade de penetração e fixação das culturas, a dificuldade de trocas químicas, a dificuldade de absorção de água e oxigênio e a intoxicação ou eliminação total da microvida. Este é o custo ambiental da agricultura moderna e do mau manejo do solo.
V, V, V, V, V.
F, V, V, F, V.
V, F, F, V, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, F, F.
Sobre as formações fitogeográficas ou Biomas existentes no Brasil, assinale a(s) proposição (ões) correta(s) e escolha a alternativa de resposta correspondente.
1. O Bioma Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional.
2. Além dos aspectos ambientais, o Cerrado tem grande importância social. Muitas populações sobrevivem de seus recursos naturais, incluindo etnias indígenas, quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, babaçueiras, vazanteiros e comunidades quilombolas que, juntas, fazem parte do patrimônio histórico e cultural brasileiro, e detêm um conhecimento tradicional de sua biodiversidade.
3. O Bioma Mata Atlântica é formado por um conjunto de formações florestais (Florestas: Ombrófila Densa, Ombrófila Mista, Estacional Semidecidual, Estacional Decidual e Ombrófila Aberta) e ecossistemas associados como as restingas, manguezais e campos de altitude, que se estendiam originalmente por aproximadamente 1.300.000 km2 em 17 estados do território brasileiro
4. As paisagens naturais do Bioma do Pampa se caracterizam pelo predomínio dos campos nativos, mas há também a presença de matas ciliares, matas de encosta, matas de pau-ferro, formações arbustivas, butiazais, banhados, afloramentos rochosos, etc. Por ser um conjunto de ecossistemas muito antigos, o Pampa apresenta flora e fauna próprias e grande biodiversidade, ainda não completamente descrita pela ciência.
5. O Pampa ocorre na Região Centro-Oeste onde o clima é quente e seco. A flora e a fauna dessa região são extremamente diversificadas.
Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Sobre os fatores condicionantes da agricultura é correto afirmar:
Os avanços tecnológicos e científicos modificaram muito a vida do agricultor, dando menores possibilidades para resistir a variabilidade do tempo, no entanto, o clima continua sendo uma variável importante para a agricultura.
Estudos e pesquisas nas áreas de Agroclimatologia, Bioclimatologia vegetal ou climatologia agrícola, quando se procuram quantificar e estabelecer relações entre as variáveis condições atmosféricas versus plantas, estes mesmos estudos contribuem para prever safras, bem como prever aumentos na produtividade das culturas, porém não são tão difundidos aos agricultores.
Os atributos climáticos, como: precipitação, temperatura, radiação solar, ventos, não exercem direta obre todos os estágios da produção agrícola.
Cada região produtora, apresenta elementos climáticos sem variabilidades ao longo do ano e, por isso, se faz necessário o estudo da influência do clima em uma determinada região.
O efeito que o clima tem sobre a agricultura é indiscutível, norteando desde a escolha da cultura apropriada a determinada região, à época de plantio e tratos culturais. Diante disso, para que o plantio ocorresse de forma eficaz, foi necessário que a humanidade adquirisse o conhecimento empírico a respeito dos recursos naturais indispensáveis à agricultura, tais como as características dos solos e das condições climáticas.
V, V, V, F.
V, V, V, V.
F, V, V, F.
V, F, V, F.
V, F, F, V.
Considere as afirmativas sobre a legislação referente a integração lavoura-pecuária, julgue-as em verdadeiras ou falsas e faça a escolha da alternativa correspondente.
(___) Em 2013 a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Nº 708-F de 2007, que institui a Política Nacional de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, cuja proposta prevê benefícios para produtores rurais que adotarem sistemas integrados para a recuperação de áreas degradadas ou em degradação.
(___) O texto aprovado é o substitutivo do Senado ao Projeto de Lei 708/07, aprovado originalmente pela Câmara em 2008, do ex-deputado e atual senador Rodrigo Rollemberg. De acordo com o texto, a política nacional de integração terá como princípios a preservação e a melhoria das condições físicas, químicas e biológicas do solo e a observância aos princípios e às leis de proteção ambiental.
(___) Os sistemas integrados compreendem o uso do solo, de forma conjunta ou alternada, para atividades agrícolas, florestais ou de pecuária com o objetivo de melhorar o aproveitamento, aumentar a produtividade e tornar a produção sustentável ambientalmente.
(___) Com a aprovação da proposta, os produtores também terão preferência na prestação de serviços oficiais de assistência técnica e fomento, além de apoio técnico no desenvolvimento de projetos de preservação ambiental.
(___) Entre os incentivos oferecidos pela Lei está a prioridade na obtenção de empréstimos de bancos oficiais e de benefícios associados a programas de infraestrutura rural (energia, irrigação e armazenagem, entre outros).
F, V, V, F, V.
V, F, V, F, V.
V, V, V, V, V.
V, F, F, V, V.
V, V, V, F, V.
A agricultura orgânica, entre outros tipos de agrossistemas alternativos, caracteriza-se:
I. Pelo emprego de adubação natural com matéria orgânica.
II. Pela restrição de qualquer tipo de agrotóxico ou fertilizante químico.
III. Pela utilização de técnicas naturais de fertilização, como a minhocultura e a compostagem.
IV. Pelo uso moderado da água, em técnicas previamente elaboradas, a exemplo do gotejamento.
Sobre as afirmações acima, é correto dizer que:
Apenas III e IV estão corretas
Todas estão incorretas
Apenas I e II estão corretas
Apenas I e III estão corretas
Todas estão corretas
Considere as afirmativas sobre a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e escolha a alternativa correta:
1. A integração lavoura-pecuária consiste de diferentes sistemas produtivos de grãos, fibras, madeira, carne, leite e agroenergia, implantados na mesma área, em consórcio, em rotação ou em sucessão.
2. Normalmente essa integração envolve, principalmente, o plantio de grãos e a recuperação ou implantação de pastagens.
3. O plantio de lavouras em áreas de pastagens degradadas é uma fórmula usada há muitas décadas pelos produtores rurais para recuperar a capacidade produtiva dos pastos e dos solos.
4. Com o avanço da tecnologia no campo, essa prática se modernizou e vem sendo executada com a adoção de técnicas combinadas que geram altas produtividades. Uma dessas técnicas é o plantio direto, que promove a redução do impacto da agricultura sobre o meio ambiente.
5. O sistema de plantio direto na palha é um conjunto de técnicas integradas que visa melhorar as condições ambientais para as plantas, respeitando-se três requisitos mínimos: o não revolvimento do solo; a rotação de culturas; e o uso de culturas de cobertura para formação de palhada, que servirá de proteção para o solo.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
O mundo atravessa um período de aumento expressivo do consumo de alimentos, impulsionado pelo aumento da renda das famílias dos países em desenvolvimento e pela acelerada urbanização em países como China e Índia. Baseando-se nesta situação pode-se afirmar que:
I. O aumento da renda das famílias leva ao consumo de alimentos mais elaborados, que exigem uma maior quantidade de matérias primas para serem produzidos.
II. Brasil, em função do aumento da renda das famílias, ocorrida de forma mais intensa na última década, atingiu os níveis de consumo de carnes de países desenvolvidos.
III. Somando-se o que o mundo consumiu e o que produziu de alimentos (grãos) nos últimos dez anos, chega-se a apenas 7 milhões de toneladas de saldo, ou 0,3% da safra mundial. Desafio: aumentar a produção, preferencialmente por meio de ganhos expressivos de produtividade.
IV. Em 1961, havia 4,5 hectares (equivalente a 4,5 campos de futebol) para alimentar cada habitante das cidades no mundo. Considerando que de lá para cá a área global utilizada para produzir alimentos ficou praticamente estável ao mesmo tempo em que a população urbana triplicou, hoje temos apenas 1,5 hectares para cada cidadão urbano. Desafio: aumentar a produção com ganhos expressivos de produtividade.
Apenas I e III estão corretas
Apenas I e II estão corretas
Todas estão corretas
Apenas III e IV estão corretas
Todas estão incorretas
Quanto a globalização do agronegócio pode-se afirmar:
I. O agronegócio é extremamente afetado pela globalização, seja pelas empresas nacionais que são incorporadas pelas estrangeiras, ou pelos lucros e prejuízos que acontecem por causa do mercado externo.
II. Percebemos que o agronegócio internacional por meio da globalização vem formando grandes grupos econômicos de diversas cadeias produtivas, desde agropecuária até as de produtos vegetais mais simples e infelizmente com a consolidação desses monopólios dos países de primeiro mundo as conseqüências para a agropecuária do terceiro mundo não tendem a ser nada promissoras.
III. Globalização é o “processo típico da segunda metade do séc. XX que conduz a crescente integração das economias e das sociedades dos vários países, esp. no que toca à produção de mercadorias e serviços, aos mercados financeiros, e à difusão de informações”
(GLOBALIZAÇÃO, 2003).
IV. A Globalização, além de expressar a internacionalização da Economia e a expansão mundializada das Corporações Multinacionais, compreende também a internacionalização dos Movimentos Sociais, como os que se preocupam com a questão ambiental e com os direitos humanos, dentre outros. Um exemplo dessa organização social em âmbito mundial são os protestos anti-Globalização que ocorrem paralelamente em escala global nos grandes centros urbanos.
Sobre as afirmações acima, é correto dizer que:
Todas estão incorretas
Apenas I e II estão corretas
Apenas III e IV estão corretas
Todas estão corretas
Apenas I e III estão corretas
Considere as afirmativas abaixo sobre agricultura convencional ou moderna, julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente.
(___) Na agricultura moderna, tudo que é produzido de dejetos, efluentes ou resíduos é lixo. Estes subprodutos são depositados na natureza, causando grande impacto ambiental. Esta maneira de pensar consumista é uma concepção muito nova, moderna, destruidora, não- regenerativa que reflete a falta de harmonia entre homem e ambiente e a despreocupação com o todo.
(___) A utilização de máquinas pesadas também faz parte da ideologia da agricultura moderna. Quanto maiores forem as máquinas, mais tecnologia e status representam. No entanto, estas máquinas têm um alto custo e exigem financiamentos que causam o endividamento do produtor agrícola. Isto não é sustentabilidade. Outro inconveniente do uso de máquinas pesadas é o grande impacto na estrutura do solo e o afastamento do agricultor da terra.
(___) A desestruturação do solo causa a pulverização e compactação da terra. Já o afastamento do agricultor da terra faz com que se perca o contato com a mesma, o diálogo com a natureza e a observação das plantas e animais. Além disto, também possui conseqüências sociais, como a migração do colono para as cidades por causa de financiamentos que acabam comprometendo a propriedade.
(___) O mau manejo e o uso intensivo do solo também provocam desestruturação. Na camada mais superficial, o solo fica desintegrado, pulverizado. Na camada mais profunda, o solo fica compactado pelo uso sistemático de máquinas pesadas. Com o tempo, forma-se uma camada dura e compactada embaixo da terra e uma camada fofa e pulverizada em cima, que, teoricamente, seria o ideal para receber a semente.
(___) Estas condições, aliadas à chuva, causam o deslocamento do solo, também chamado de perda de solo anual, a dificuldade de penetração e fixação das culturas, a dificuldade de trocas químicas, a dificuldade de absorção de água e oxigênio e a intoxicação ou eliminação total da microvida. Este é o custo ambiental da agricultura moderna e do mau manejo do solo.
V, V, V, V, V.
F, V, V, F, V.
V, F, F, V, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, F, F.
Sobre as formações fitogeográficas ou Biomas existentes no Brasil, assinale a(s) proposição (ões) correta(s) e escolha a alternativa de resposta correspondente.
1. O Bioma Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional.
2. Além dos aspectos ambientais, o Cerrado tem grande importância social. Muitas populações sobrevivem de seus recursos naturais, incluindo etnias indígenas, quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, babaçueiras, vazanteiros e comunidades quilombolas que, juntas, fazem parte do patrimônio histórico e cultural brasileiro, e detêm um conhecimento tradicional de sua biodiversidade.
3. O Bioma Mata Atlântica é formado por um conjunto de formações florestais (Florestas: Ombrófila Densa, Ombrófila Mista, Estacional Semidecidual, Estacional Decidual e Ombrófila Aberta) e ecossistemas associados como as restingas, manguezais e campos de altitude, que se estendiam originalmente por aproximadamente 1.300.000 km2 em 17 estados do território brasileiro
4. As paisagens naturais do Bioma do Pampa se caracterizam pelo predomínio dos campos nativos, mas há também a presença de matas ciliares, matas de encosta, matas de pau-ferro, formações arbustivas, butiazais, banhados, afloramentos rochosos, etc. Por ser um conjunto de ecossistemas muito antigos, o Pampa apresenta flora e fauna próprias e grande biodiversidade, ainda não completamente descrita pela ciência.
5. O Pampa ocorre na Região Centro-Oeste onde o clima é quente e seco. A flora e a fauna dessa região são extremamente diversificadas.
Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Sobre os fatores condicionantes da agricultura é correto afirmar:
Os avanços tecnológicos e científicos modificaram muito a vida do agricultor, dando menores possibilidades para resistir a variabilidade do tempo, no entanto, o clima continua sendo uma variável importante para a agricultura.
Estudos e pesquisas nas áreas de Agroclimatologia, Bioclimatologia vegetal ou climatologia agrícola, quando se procuram quantificar e estabelecer relações entre as variáveis condições atmosféricas versus plantas, estes mesmos estudos contribuem para prever safras, bem como prever aumentos na produtividade das culturas, porém não são tão difundidos aos agricultores.
Os atributos climáticos, como: precipitação, temperatura, radiação solar, ventos, não exercem direta obre todos os estágios da produção agrícola.
Cada região produtora, apresenta elementos climáticos sem variabilidades ao longo do ano e, por isso, se faz necessário o estudo da influência do clima em uma determinada região.
O efeito que o clima tem sobre a agricultura é indiscutível, norteando desde a escolha da cultura apropriada a determinada região, à época de plantio e tratos culturais. Diante disso, para que o plantio ocorresse de forma eficaz, foi necessário que a humanidade adquirisse o conhecimento empírico a respeito dos recursos naturais indispensáveis à agricultura, tais como as características dos solos e das condições climáticas.
F, V, V, F, V.
V, F, V, F, V.
V, V, V, V, V.
V, F, F, V, V.
V, V, V, F, V.
A agricultura orgânica, entre outros tipos de agrossistemas alternativos, caracteriza-se:
I. Pelo emprego de adubação natural com matéria orgânica.
II. Pela restrição de qualquer tipo de agrotóxico ou fertilizante químico.
III. Pela utilização de técnicas naturais de fertilização, como a minhocultura e a compostagem.
IV. Pelo uso moderado da água, em técnicas previamente elaboradas, a exemplo do gotejamento.
Sobre as afirmações acima, é correto dizer que:
Apenas III e IV estão corretas
Todas estão incorretas
Apenas I e II estão corretas
Apenas I e III estão corretas
Todas estão corretas
Considere as afirmativas sobre a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e escolha a alternativa correta:
1. A integração lavoura-pecuária consiste de diferentes sistemas produtivos de grãos, fibras, madeira, carne, leite e agroenergia, implantados na mesma área, em consórcio, em rotação ou em sucessão.
2. Normalmente essa integração envolve, principalmente, o plantio de grãos e a recuperação ou implantação de pastagens.
3. O plantio de lavouras em áreas de pastagens degradadas é uma fórmula usada há muitas décadas pelos produtores rurais para recuperar a capacidade produtiva dos pastos e dos solos.
4. Com o avanço da tecnologia no campo, essa prática se modernizou e vem sendo executada com a adoção de técnicas combinadas que geram altas produtividades. Uma dessas técnicas é o plantio direto, que promove a redução do impacto da agricultura sobre o meio ambiente.
5. O sistema de plantio direto na palha é um conjunto de técnicas integradas que visa melhorar as condições ambientais para as plantas, respeitando-se três requisitos mínimos: o não revolvimento do solo; a rotação de culturas; e o uso de culturas de cobertura para formação de palhada, que servirá de proteção para o solo.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
O mundo atravessa um período de aumento expressivo do consumo de alimentos, impulsionado pelo aumento da renda das famílias dos países em desenvolvimento e pela acelerada urbanização em países como China e Índia. Baseando-se nesta situação pode-se afirmar que:
I. O aumento da renda das famílias leva ao consumo de alimentos mais elaborados, que exigem uma maior quantidade de matérias primas para serem produzidos.
II. Brasil, em função do aumento da renda das famílias, ocorrida de forma mais intensa na última década, atingiu os níveis de consumo de carnes de países desenvolvidos.
III. Somando-se o que o mundo consumiu e o que produziu de alimentos (grãos) nos últimos dez anos, chega-se a apenas 7 milhões de toneladas de saldo, ou 0,3% da safra mundial. Desafio: aumentar a produção, preferencialmente por meio de ganhos expressivos de produtividade.
IV. Em 1961, havia 4,5 hectares (equivalente a 4,5 campos de futebol) para alimentar cada habitante das cidades no mundo. Considerando que de lá para cá a área global utilizada para produzir alimentos ficou praticamente estável ao mesmo tempo em que a população urbana triplicou, hoje temos apenas 1,5 hectares para cada cidadão urbano. Desafio: aumentar a produção com ganhos expressivos de produtividade.
Apenas I e III estão corretas
Apenas I e II estão corretas
Todas estão corretas
Apenas III e IV estão corretas
Todas estão incorretas
Quanto a globalização do agronegócio pode-se afirmar:
I. O agronegócio é extremamente afetado pela globalização, seja pelas empresas nacionais que são incorporadas pelas estrangeiras, ou pelos lucros e prejuízos que acontecem por causa do mercado externo.
II. Percebemos que o agronegócio internacional por meio da globalização vem formando grandes grupos econômicos de diversas cadeias produtivas, desde agropecuária até as de produtos vegetais mais simples e infelizmente com a consolidação desses monopólios dos países de primeiro mundo as conseqüências para a agropecuária do terceiro mundo não tendem a ser nada promissoras.
III. Globalização é o “processo típico da segunda metade do séc. XX que conduz a crescente integração das economias e das sociedades dos vários países, esp. no que toca à produção de mercadorias e serviços, aos mercados financeiros, e à difusão de informações”
(GLOBALIZAÇÃO, 2003).
IV. A Globalização, além de expressar a internacionalização da Economia e a expansão mundializada das Corporações Multinacionais, compreende também a internacionalização dos Movimentos Sociais, como os que se preocupam com a questão ambiental e com os direitos humanos, dentre outros. Um exemplo dessa organização social em âmbito mundial são os protestos anti-Globalização que ocorrem paralelamente em escala global nos grandes centros urbanos.
Sobre as afirmações acima, é correto dizer que:
Todas estão incorretas
Apenas I e II estão corretas
Apenas III e IV estão corretas
Todas estão corretas
Apenas I e III estão corretas
Considere as afirmativas abaixo sobre agricultura convencional ou moderna, julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente.
(___) Na agricultura moderna, tudo que é produzido de dejetos, efluentes ou resíduos é lixo. Estes subprodutos são depositados na natureza, causando grande impacto ambiental. Esta maneira de pensar consumista é uma concepção muito nova, moderna, destruidora, não- regenerativa que reflete a falta de harmonia entre homem e ambiente e a despreocupação com o todo.
(___) A utilização de máquinas pesadas também faz parte da ideologia da agricultura moderna. Quanto maiores forem as máquinas, mais tecnologia e status representam. No entanto, estas máquinas têm um alto custo e exigem financiamentos que causam o endividamento do produtor agrícola. Isto não é sustentabilidade. Outro inconveniente do uso de máquinas pesadas é o grande impacto na estrutura do solo e o afastamento do agricultor da terra.
(___) A desestruturação do solo causa a pulverização e compactação da terra. Já o afastamento do agricultor da terra faz com que se perca o contato com a mesma, o diálogo com a natureza e a observação das plantas e animais. Além disto, também possui conseqüências sociais, como a migração do colono para as cidades por causa de financiamentos que acabam comprometendo a propriedade.
(___) O mau manejo e o uso intensivo do solo também provocam desestruturação. Na camada mais superficial, o solo fica desintegrado, pulverizado. Na camada mais profunda, o solo fica compactado pelo uso sistemático de máquinas pesadas. Com o tempo, forma-se uma camada dura e compactada embaixo da terra e uma camada fofa e pulverizada em cima, que, teoricamente, seria o ideal para receber a semente.
(___) Estas condições, aliadas à chuva, causam o deslocamento do solo, também chamado de perda de solo anual, a dificuldade de penetração e fixação das culturas, a dificuldade de trocas químicas, a dificuldade de absorção de água e oxigênio e a intoxicação ou eliminação total da microvida. Este é o custo ambiental da agricultura moderna e do mau manejo do solo.
V, V, V, V, V.
F, V, V, F, V.
V, F, F, V, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, F, F.
Sobre as formações fitogeográficas ou Biomas existentes no Brasil, assinale a(s) proposição (ões) correta(s) e escolha a alternativa de resposta correspondente.
1. O Bioma Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional.
2. Além dos aspectos ambientais, o Cerrado tem grande importância social. Muitas populações sobrevivem de seus recursos naturais, incluindo etnias indígenas, quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, babaçueiras, vazanteiros e comunidades quilombolas que, juntas, fazem parte do patrimônio histórico e cultural brasileiro, e detêm um conhecimento tradicional de sua biodiversidade.
3. O Bioma Mata Atlântica é formado por um conjunto de formações florestais (Florestas: Ombrófila Densa, Ombrófila Mista, Estacional Semidecidual, Estacional Decidual e Ombrófila Aberta) e ecossistemas associados como as restingas, manguezais e campos de altitude, que se estendiam originalmente por aproximadamente 1.300.000 km2 em 17 estados do território brasileiro
4. As paisagens naturais do Bioma do Pampa se caracterizam pelo predomínio dos campos nativos, mas há também a presença de matas ciliares, matas de encosta, matas de pau-ferro, formações arbustivas, butiazais, banhados, afloramentos rochosos, etc. Por ser um conjunto de ecossistemas muito antigos, o Pampa apresenta flora e fauna próprias e grande biodiversidade, ainda não completamente descrita pela ciência.
5. O Pampa ocorre na Região Centro-Oeste onde o clima é quente e seco. A flora e a fauna dessa região são extremamente diversificadas.
Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Sobre os fatores condicionantes da agricultura é correto afirmar:
Os avanços tecnológicos e científicos modificaram muito a vida do agricultor, dando menores possibilidades para resistir a variabilidade do tempo, no entanto, o clima continua sendo uma variável importante para a agricultura.
Estudos e pesquisas nas áreas de Agroclimatologia, Bioclimatologia vegetal ou climatologia agrícola, quando se procuram quantificar e estabelecer relações entre as variáveis condições atmosféricas versus plantas, estes mesmos estudos contribuem para prever safras, bem como prever aumentos na produtividade das culturas, porém não são tão difundidos aos agricultores.
Os atributos climáticos, como: precipitação, temperatura, radiação solar, ventos, não exercem direta obre todos os estágios da produção agrícola.
Cada região produtora, apresenta elementos climáticos sem variabilidades ao longo do ano e, por isso, se faz necessário o estudo da influência do clima em uma determinada região.
O efeito que o clima tem sobre a agricultura é indiscutível, norteando desde a escolha da cultura apropriada a determinada região, à época de plantio e tratos culturais. Diante disso, para que o plantio ocorresse de forma eficaz, foi necessário que a humanidade adquirisse o conhecimento empírico a respeito dos recursos naturais indispensáveis à agricultura, tais como as características dos solos e das condições climáticas.
Apenas III e IV estão corretas
Todas estão incorretas
Apenas I e II estão corretas
Apenas I e III estão corretas
Todas estão corretas
Considere as afirmativas sobre a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e escolha a alternativa correta:
1. A integração lavoura-pecuária consiste de diferentes sistemas produtivos de grãos, fibras, madeira, carne, leite e agroenergia, implantados na mesma área, em consórcio, em rotação ou em sucessão.
2. Normalmente essa integração envolve, principalmente, o plantio de grãos e a recuperação ou implantação de pastagens.
3. O plantio de lavouras em áreas de pastagens degradadas é uma fórmula usada há muitas décadas pelos produtores rurais para recuperar a capacidade produtiva dos pastos e dos solos.
4. Com o avanço da tecnologia no campo, essa prática se modernizou e vem sendo executada com a adoção de técnicas combinadas que geram altas produtividades. Uma dessas técnicas é o plantio direto, que promove a redução do impacto da agricultura sobre o meio ambiente.
5. O sistema de plantio direto na palha é um conjunto de técnicas integradas que visa melhorar as condições ambientais para as plantas, respeitando-se três requisitos mínimos: o não revolvimento do solo; a rotação de culturas; e o uso de culturas de cobertura para formação de palhada, que servirá de proteção para o solo.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
O mundo atravessa um período de aumento expressivo do consumo de alimentos, impulsionado pelo aumento da renda das famílias dos países em desenvolvimento e pela acelerada urbanização em países como China e Índia. Baseando-se nesta situação pode-se afirmar que:
I. O aumento da renda das famílias leva ao consumo de alimentos mais elaborados, que exigem uma maior quantidade de matérias primas para serem produzidos.
II. Brasil, em função do aumento da renda das famílias, ocorrida de forma mais intensa na última década, atingiu os níveis de consumo de carnes de países desenvolvidos.
III. Somando-se o que o mundo consumiu e o que produziu de alimentos (grãos) nos últimos dez anos, chega-se a apenas 7 milhões de toneladas de saldo, ou 0,3% da safra mundial. Desafio: aumentar a produção, preferencialmente por meio de ganhos expressivos de produtividade.
IV. Em 1961, havia 4,5 hectares (equivalente a 4,5 campos de futebol) para alimentar cada habitante das cidades no mundo. Considerando que de lá para cá a área global utilizada para produzir alimentos ficou praticamente estável ao mesmo tempo em que a população urbana triplicou, hoje temos apenas 1,5 hectares para cada cidadão urbano. Desafio: aumentar a produção com ganhos expressivos de produtividade.
Apenas I e III estão corretas
Apenas I e II estão corretas
Todas estão corretas
Apenas III e IV estão corretas
Todas estão incorretas
Quanto a globalização do agronegócio pode-se afirmar:
I. O agronegócio é extremamente afetado pela globalização, seja pelas empresas nacionais que são incorporadas pelas estrangeiras, ou pelos lucros e prejuízos que acontecem por causa do mercado externo.
II. Percebemos que o agronegócio internacional por meio da globalização vem formando grandes grupos econômicos de diversas cadeias produtivas, desde agropecuária até as de produtos vegetais mais simples e infelizmente com a consolidação desses monopólios dos países de primeiro mundo as conseqüências para a agropecuária do terceiro mundo não tendem a ser nada promissoras.
III. Globalização é o “processo típico da segunda metade do séc. XX que conduz a crescente integração das economias e das sociedades dos vários países, esp. no que toca à produção de mercadorias e serviços, aos mercados financeiros, e à difusão de informações”
(GLOBALIZAÇÃO, 2003).
IV. A Globalização, além de expressar a internacionalização da Economia e a expansão mundializada das Corporações Multinacionais, compreende também a internacionalização dos Movimentos Sociais, como os que se preocupam com a questão ambiental e com os direitos humanos, dentre outros. Um exemplo dessa organização social em âmbito mundial são os protestos anti-Globalização que ocorrem paralelamente em escala global nos grandes centros urbanos.
Sobre as afirmações acima, é correto dizer que:
Todas estão incorretas
Apenas I e II estão corretas
Apenas III e IV estão corretas
Todas estão corretas
Apenas I e III estão corretas
Considere as afirmativas abaixo sobre agricultura convencional ou moderna, julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente.
(___) Na agricultura moderna, tudo que é produzido de dejetos, efluentes ou resíduos é lixo. Estes subprodutos são depositados na natureza, causando grande impacto ambiental. Esta maneira de pensar consumista é uma concepção muito nova, moderna, destruidora, não- regenerativa que reflete a falta de harmonia entre homem e ambiente e a despreocupação com o todo.
(___) A utilização de máquinas pesadas também faz parte da ideologia da agricultura moderna. Quanto maiores forem as máquinas, mais tecnologia e status representam. No entanto, estas máquinas têm um alto custo e exigem financiamentos que causam o endividamento do produtor agrícola. Isto não é sustentabilidade. Outro inconveniente do uso de máquinas pesadas é o grande impacto na estrutura do solo e o afastamento do agricultor da terra.
(___) A desestruturação do solo causa a pulverização e compactação da terra. Já o afastamento do agricultor da terra faz com que se perca o contato com a mesma, o diálogo com a natureza e a observação das plantas e animais. Além disto, também possui conseqüências sociais, como a migração do colono para as cidades por causa de financiamentos que acabam comprometendo a propriedade.
(___) O mau manejo e o uso intensivo do solo também provocam desestruturação. Na camada mais superficial, o solo fica desintegrado, pulverizado. Na camada mais profunda, o solo fica compactado pelo uso sistemático de máquinas pesadas. Com o tempo, forma-se uma camada dura e compactada embaixo da terra e uma camada fofa e pulverizada em cima, que, teoricamente, seria o ideal para receber a semente.
(___) Estas condições, aliadas à chuva, causam o deslocamento do solo, também chamado de perda de solo anual, a dificuldade de penetração e fixação das culturas, a dificuldade de trocas químicas, a dificuldade de absorção de água e oxigênio e a intoxicação ou eliminação total da microvida. Este é o custo ambiental da agricultura moderna e do mau manejo do solo.
V, V, V, V, V.
F, V, V, F, V.
V, F, F, V, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, F, F.
Sobre as formações fitogeográficas ou Biomas existentes no Brasil, assinale a(s) proposição (ões) correta(s) e escolha a alternativa de resposta correspondente.
1. O Bioma Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional.
2. Além dos aspectos ambientais, o Cerrado tem grande importância social. Muitas populações sobrevivem de seus recursos naturais, incluindo etnias indígenas, quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, babaçueiras, vazanteiros e comunidades quilombolas que, juntas, fazem parte do patrimônio histórico e cultural brasileiro, e detêm um conhecimento tradicional de sua biodiversidade.
3. O Bioma Mata Atlântica é formado por um conjunto de formações florestais (Florestas: Ombrófila Densa, Ombrófila Mista, Estacional Semidecidual, Estacional Decidual e Ombrófila Aberta) e ecossistemas associados como as restingas, manguezais e campos de altitude, que se estendiam originalmente por aproximadamente 1.300.000 km2 em 17 estados do território brasileiro
4. As paisagens naturais do Bioma do Pampa se caracterizam pelo predomínio dos campos nativos, mas há também a presença de matas ciliares, matas de encosta, matas de pau-ferro, formações arbustivas, butiazais, banhados, afloramentos rochosos, etc. Por ser um conjunto de ecossistemas muito antigos, o Pampa apresenta flora e fauna próprias e grande biodiversidade, ainda não completamente descrita pela ciência.
5. O Pampa ocorre na Região Centro-Oeste onde o clima é quente e seco. A flora e a fauna dessa região são extremamente diversificadas.
Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Sobre os fatores condicionantes da agricultura é correto afirmar:
Os avanços tecnológicos e científicos modificaram muito a vida do agricultor, dando menores possibilidades para resistir a variabilidade do tempo, no entanto, o clima continua sendo uma variável importante para a agricultura.
Estudos e pesquisas nas áreas de Agroclimatologia, Bioclimatologia vegetal ou climatologia agrícola, quando se procuram quantificar e estabelecer relações entre as variáveis condições atmosféricas versus plantas, estes mesmos estudos contribuem para prever safras, bem como prever aumentos na produtividade das culturas, porém não são tão difundidos aos agricultores.
Os atributos climáticos, como: precipitação, temperatura, radiação solar, ventos, não exercem direta obre todos os estágios da produção agrícola.
Cada região produtora, apresenta elementos climáticos sem variabilidades ao longo do ano e, por isso, se faz necessário o estudo da influência do clima em uma determinada região.
O efeito que o clima tem sobre a agricultura é indiscutível, norteando desde a escolha da cultura apropriada a determinada região, à época de plantio e tratos culturais. Diante disso, para que o plantio ocorresse de forma eficaz, foi necessário que a humanidade adquirisse o conhecimento empírico a respeito dos recursos naturais indispensáveis à agricultura, tais como as características dos solos e das condições climáticas.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
O mundo atravessa um período de aumento expressivo do consumo de alimentos, impulsionado pelo aumento da renda das famílias dos países em desenvolvimento e pela acelerada urbanização em países como China e Índia. Baseando-se nesta situação pode-se afirmar que:
I. O aumento da renda das famílias leva ao consumo de alimentos mais elaborados, que exigem uma maior quantidade de matérias primas para serem produzidos.
II. Brasil, em função do aumento da renda das famílias, ocorrida de forma mais intensa na última década, atingiu os níveis de consumo de carnes de países desenvolvidos.
III. Somando-se o que o mundo consumiu e o que produziu de alimentos (grãos) nos últimos dez anos, chega-se a apenas 7 milhões de toneladas de saldo, ou 0,3% da safra mundial. Desafio: aumentar a produção, preferencialmente por meio de ganhos expressivos de produtividade.
IV. Em 1961, havia 4,5 hectares (equivalente a 4,5 campos de futebol) para alimentar cada habitante das cidades no mundo. Considerando que de lá para cá a área global utilizada para produzir alimentos ficou praticamente estável ao mesmo tempo em que a população urbana triplicou, hoje temos apenas 1,5 hectares para cada cidadão urbano. Desafio: aumentar a produção com ganhos expressivos de produtividade.
Apenas I e III estão corretas
Apenas I e II estão corretas
Todas estão corretas
Apenas III e IV estão corretas
Todas estão incorretas
Quanto a globalização do agronegócio pode-se afirmar:
I. O agronegócio é extremamente afetado pela globalização, seja pelas empresas nacionais que são incorporadas pelas estrangeiras, ou pelos lucros e prejuízos que acontecem por causa do mercado externo.
II. Percebemos que o agronegócio internacional por meio da globalização vem formando grandes grupos econômicos de diversas cadeias produtivas, desde agropecuária até as de produtos vegetais mais simples e infelizmente com a consolidação desses monopólios dos países de primeiro mundo as conseqüências para a agropecuária do terceiro mundo não tendem a ser nada promissoras.
III. Globalização é o “processo típico da segunda metade do séc. XX que conduz a crescente integração das economias e das sociedades dos vários países, esp. no que toca à produção de mercadorias e serviços, aos mercados financeiros, e à difusão de informações”
(GLOBALIZAÇÃO, 2003).
IV. A Globalização, além de expressar a internacionalização da Economia e a expansão mundializada das Corporações Multinacionais, compreende também a internacionalização dos Movimentos Sociais, como os que se preocupam com a questão ambiental e com os direitos humanos, dentre outros. Um exemplo dessa organização social em âmbito mundial são os protestos anti-Globalização que ocorrem paralelamente em escala global nos grandes centros urbanos.
Sobre as afirmações acima, é correto dizer que:
Todas estão incorretas
Apenas I e II estão corretas
Apenas III e IV estão corretas
Todas estão corretas
Apenas I e III estão corretas
Considere as afirmativas abaixo sobre agricultura convencional ou moderna, julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente.
(___) Na agricultura moderna, tudo que é produzido de dejetos, efluentes ou resíduos é lixo. Estes subprodutos são depositados na natureza, causando grande impacto ambiental. Esta maneira de pensar consumista é uma concepção muito nova, moderna, destruidora, não- regenerativa que reflete a falta de harmonia entre homem e ambiente e a despreocupação com o todo.
(___) A utilização de máquinas pesadas também faz parte da ideologia da agricultura moderna. Quanto maiores forem as máquinas, mais tecnologia e status representam. No entanto, estas máquinas têm um alto custo e exigem financiamentos que causam o endividamento do produtor agrícola. Isto não é sustentabilidade. Outro inconveniente do uso de máquinas pesadas é o grande impacto na estrutura do solo e o afastamento do agricultor da terra.
(___) A desestruturação do solo causa a pulverização e compactação da terra. Já o afastamento do agricultor da terra faz com que se perca o contato com a mesma, o diálogo com a natureza e a observação das plantas e animais. Além disto, também possui conseqüências sociais, como a migração do colono para as cidades por causa de financiamentos que acabam comprometendo a propriedade.
(___) O mau manejo e o uso intensivo do solo também provocam desestruturação. Na camada mais superficial, o solo fica desintegrado, pulverizado. Na camada mais profunda, o solo fica compactado pelo uso sistemático de máquinas pesadas. Com o tempo, forma-se uma camada dura e compactada embaixo da terra e uma camada fofa e pulverizada em cima, que, teoricamente, seria o ideal para receber a semente.
(___) Estas condições, aliadas à chuva, causam o deslocamento do solo, também chamado de perda de solo anual, a dificuldade de penetração e fixação das culturas, a dificuldade de trocas químicas, a dificuldade de absorção de água e oxigênio e a intoxicação ou eliminação total da microvida. Este é o custo ambiental da agricultura moderna e do mau manejo do solo.
V, V, V, V, V.
F, V, V, F, V.
V, F, F, V, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, F, F.
Sobre as formações fitogeográficas ou Biomas existentes no Brasil, assinale a(s) proposição (ões) correta(s) e escolha a alternativa de resposta correspondente.
1. O Bioma Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional.
2. Além dos aspectos ambientais, o Cerrado tem grande importância social. Muitas populações sobrevivem de seus recursos naturais, incluindo etnias indígenas, quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, babaçueiras, vazanteiros e comunidades quilombolas que, juntas, fazem parte do patrimônio histórico e cultural brasileiro, e detêm um conhecimento tradicional de sua biodiversidade.
3. O Bioma Mata Atlântica é formado por um conjunto de formações florestais (Florestas: Ombrófila Densa, Ombrófila Mista, Estacional Semidecidual, Estacional Decidual e Ombrófila Aberta) e ecossistemas associados como as restingas, manguezais e campos de altitude, que se estendiam originalmente por aproximadamente 1.300.000 km2 em 17 estados do território brasileiro
4. As paisagens naturais do Bioma do Pampa se caracterizam pelo predomínio dos campos nativos, mas há também a presença de matas ciliares, matas de encosta, matas de pau-ferro, formações arbustivas, butiazais, banhados, afloramentos rochosos, etc. Por ser um conjunto de ecossistemas muito antigos, o Pampa apresenta flora e fauna próprias e grande biodiversidade, ainda não completamente descrita pela ciência.
5. O Pampa ocorre na Região Centro-Oeste onde o clima é quente e seco. A flora e a fauna dessa região são extremamente diversificadas.
Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Sobre os fatores condicionantes da agricultura é correto afirmar:
Os avanços tecnológicos e científicos modificaram muito a vida do agricultor, dando menores possibilidades para resistir a variabilidade do tempo, no entanto, o clima continua sendo uma variável importante para a agricultura.
Estudos e pesquisas nas áreas de Agroclimatologia, Bioclimatologia vegetal ou climatologia agrícola, quando se procuram quantificar e estabelecer relações entre as variáveis condições atmosféricas versus plantas, estes mesmos estudos contribuem para prever safras, bem como prever aumentos na produtividade das culturas, porém não são tão difundidos aos agricultores.
Os atributos climáticos, como: precipitação, temperatura, radiação solar, ventos, não exercem direta obre todos os estágios da produção agrícola.
Cada região produtora, apresenta elementos climáticos sem variabilidades ao longo do ano e, por isso, se faz necessário o estudo da influência do clima em uma determinada região.
O efeito que o clima tem sobre a agricultura é indiscutível, norteando desde a escolha da cultura apropriada a determinada região, à época de plantio e tratos culturais. Diante disso, para que o plantio ocorresse de forma eficaz, foi necessário que a humanidade adquirisse o conhecimento empírico a respeito dos recursos naturais indispensáveis à agricultura, tais como as características dos solos e das condições climáticas.
Apenas I e III estão corretas
Apenas I e II estão corretas
Todas estão corretas
Apenas III e IV estão corretas
Todas estão incorretas
Quanto a globalização do agronegócio pode-se afirmar:
I. O agronegócio é extremamente afetado pela globalização, seja pelas empresas nacionais que são incorporadas pelas estrangeiras, ou pelos lucros e prejuízos que acontecem por causa do mercado externo.
II. Percebemos que o agronegócio internacional por meio da globalização vem formando grandes grupos econômicos de diversas cadeias produtivas, desde agropecuária até as de produtos vegetais mais simples e infelizmente com a consolidação desses monopólios dos países de primeiro mundo as conseqüências para a agropecuária do terceiro mundo não tendem a ser nada promissoras.
III. Globalização é o “processo típico da segunda metade do séc. XX que conduz a crescente integração das economias e das sociedades dos vários países, esp. no que toca à produção de mercadorias e serviços, aos mercados financeiros, e à difusão de informações”
(GLOBALIZAÇÃO, 2003).
IV. A Globalização, além de expressar a internacionalização da Economia e a expansão mundializada das Corporações Multinacionais, compreende também a internacionalização dos Movimentos Sociais, como os que se preocupam com a questão ambiental e com os direitos humanos, dentre outros. Um exemplo dessa organização social em âmbito mundial são os protestos anti-Globalização que ocorrem paralelamente em escala global nos grandes centros urbanos.
Sobre as afirmações acima, é correto dizer que:
Todas estão incorretas
Apenas I e II estão corretas
Apenas III e IV estão corretas
Todas estão corretas
Apenas I e III estão corretas
Considere as afirmativas abaixo sobre agricultura convencional ou moderna, julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente.
(___) Na agricultura moderna, tudo que é produzido de dejetos, efluentes ou resíduos é lixo. Estes subprodutos são depositados na natureza, causando grande impacto ambiental. Esta maneira de pensar consumista é uma concepção muito nova, moderna, destruidora, não- regenerativa que reflete a falta de harmonia entre homem e ambiente e a despreocupação com o todo.
(___) A utilização de máquinas pesadas também faz parte da ideologia da agricultura moderna. Quanto maiores forem as máquinas, mais tecnologia e status representam. No entanto, estas máquinas têm um alto custo e exigem financiamentos que causam o endividamento do produtor agrícola. Isto não é sustentabilidade. Outro inconveniente do uso de máquinas pesadas é o grande impacto na estrutura do solo e o afastamento do agricultor da terra.
(___) A desestruturação do solo causa a pulverização e compactação da terra. Já o afastamento do agricultor da terra faz com que se perca o contato com a mesma, o diálogo com a natureza e a observação das plantas e animais. Além disto, também possui conseqüências sociais, como a migração do colono para as cidades por causa de financiamentos que acabam comprometendo a propriedade.
(___) O mau manejo e o uso intensivo do solo também provocam desestruturação. Na camada mais superficial, o solo fica desintegrado, pulverizado. Na camada mais profunda, o solo fica compactado pelo uso sistemático de máquinas pesadas. Com o tempo, forma-se uma camada dura e compactada embaixo da terra e uma camada fofa e pulverizada em cima, que, teoricamente, seria o ideal para receber a semente.
(___) Estas condições, aliadas à chuva, causam o deslocamento do solo, também chamado de perda de solo anual, a dificuldade de penetração e fixação das culturas, a dificuldade de trocas químicas, a dificuldade de absorção de água e oxigênio e a intoxicação ou eliminação total da microvida. Este é o custo ambiental da agricultura moderna e do mau manejo do solo.
V, V, V, V, V.
F, V, V, F, V.
V, F, F, V, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, F, F.
Sobre as formações fitogeográficas ou Biomas existentes no Brasil, assinale a(s) proposição (ões) correta(s) e escolha a alternativa de resposta correspondente.
1. O Bioma Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional.
2. Além dos aspectos ambientais, o Cerrado tem grande importância social. Muitas populações sobrevivem de seus recursos naturais, incluindo etnias indígenas, quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, babaçueiras, vazanteiros e comunidades quilombolas que, juntas, fazem parte do patrimônio histórico e cultural brasileiro, e detêm um conhecimento tradicional de sua biodiversidade.
3. O Bioma Mata Atlântica é formado por um conjunto de formações florestais (Florestas: Ombrófila Densa, Ombrófila Mista, Estacional Semidecidual, Estacional Decidual e Ombrófila Aberta) e ecossistemas associados como as restingas, manguezais e campos de altitude, que se estendiam originalmente por aproximadamente 1.300.000 km2 em 17 estados do território brasileiro
4. As paisagens naturais do Bioma do Pampa se caracterizam pelo predomínio dos campos nativos, mas há também a presença de matas ciliares, matas de encosta, matas de pau-ferro, formações arbustivas, butiazais, banhados, afloramentos rochosos, etc. Por ser um conjunto de ecossistemas muito antigos, o Pampa apresenta flora e fauna próprias e grande biodiversidade, ainda não completamente descrita pela ciência.
5. O Pampa ocorre na Região Centro-Oeste onde o clima é quente e seco. A flora e a fauna dessa região são extremamente diversificadas.
Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Sobre os fatores condicionantes da agricultura é correto afirmar:
Os avanços tecnológicos e científicos modificaram muito a vida do agricultor, dando menores possibilidades para resistir a variabilidade do tempo, no entanto, o clima continua sendo uma variável importante para a agricultura.
Estudos e pesquisas nas áreas de Agroclimatologia, Bioclimatologia vegetal ou climatologia agrícola, quando se procuram quantificar e estabelecer relações entre as variáveis condições atmosféricas versus plantas, estes mesmos estudos contribuem para prever safras, bem como prever aumentos na produtividade das culturas, porém não são tão difundidos aos agricultores.
Os atributos climáticos, como: precipitação, temperatura, radiação solar, ventos, não exercem direta obre todos os estágios da produção agrícola.
Cada região produtora, apresenta elementos climáticos sem variabilidades ao longo do ano e, por isso, se faz necessário o estudo da influência do clima em uma determinada região.
O efeito que o clima tem sobre a agricultura é indiscutível, norteando desde a escolha da cultura apropriada a determinada região, à época de plantio e tratos culturais. Diante disso, para que o plantio ocorresse de forma eficaz, foi necessário que a humanidade adquirisse o conhecimento empírico a respeito dos recursos naturais indispensáveis à agricultura, tais como as características dos solos e das condições climáticas.
Todas estão incorretas
Apenas I e II estão corretas
Apenas III e IV estão corretas
Todas estão corretas
Apenas I e III estão corretas
Considere as afirmativas abaixo sobre agricultura convencional ou moderna, julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente.
(___) Na agricultura moderna, tudo que é produzido de dejetos, efluentes ou resíduos é lixo. Estes subprodutos são depositados na natureza, causando grande impacto ambiental. Esta maneira de pensar consumista é uma concepção muito nova, moderna, destruidora, não- regenerativa que reflete a falta de harmonia entre homem e ambiente e a despreocupação com o todo.
(___) A utilização de máquinas pesadas também faz parte da ideologia da agricultura moderna. Quanto maiores forem as máquinas, mais tecnologia e status representam. No entanto, estas máquinas têm um alto custo e exigem financiamentos que causam o endividamento do produtor agrícola. Isto não é sustentabilidade. Outro inconveniente do uso de máquinas pesadas é o grande impacto na estrutura do solo e o afastamento do agricultor da terra.
(___) A desestruturação do solo causa a pulverização e compactação da terra. Já o afastamento do agricultor da terra faz com que se perca o contato com a mesma, o diálogo com a natureza e a observação das plantas e animais. Além disto, também possui conseqüências sociais, como a migração do colono para as cidades por causa de financiamentos que acabam comprometendo a propriedade.
(___) O mau manejo e o uso intensivo do solo também provocam desestruturação. Na camada mais superficial, o solo fica desintegrado, pulverizado. Na camada mais profunda, o solo fica compactado pelo uso sistemático de máquinas pesadas. Com o tempo, forma-se uma camada dura e compactada embaixo da terra e uma camada fofa e pulverizada em cima, que, teoricamente, seria o ideal para receber a semente.
(___) Estas condições, aliadas à chuva, causam o deslocamento do solo, também chamado de perda de solo anual, a dificuldade de penetração e fixação das culturas, a dificuldade de trocas químicas, a dificuldade de absorção de água e oxigênio e a intoxicação ou eliminação total da microvida. Este é o custo ambiental da agricultura moderna e do mau manejo do solo.
V, V, V, V, V.
F, V, V, F, V.
V, F, F, V, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, F, F.
Sobre as formações fitogeográficas ou Biomas existentes no Brasil, assinale a(s) proposição (ões) correta(s) e escolha a alternativa de resposta correspondente.
1. O Bioma Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional.
2. Além dos aspectos ambientais, o Cerrado tem grande importância social. Muitas populações sobrevivem de seus recursos naturais, incluindo etnias indígenas, quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, babaçueiras, vazanteiros e comunidades quilombolas que, juntas, fazem parte do patrimônio histórico e cultural brasileiro, e detêm um conhecimento tradicional de sua biodiversidade.
3. O Bioma Mata Atlântica é formado por um conjunto de formações florestais (Florestas: Ombrófila Densa, Ombrófila Mista, Estacional Semidecidual, Estacional Decidual e Ombrófila Aberta) e ecossistemas associados como as restingas, manguezais e campos de altitude, que se estendiam originalmente por aproximadamente 1.300.000 km2 em 17 estados do território brasileiro
4. As paisagens naturais do Bioma do Pampa se caracterizam pelo predomínio dos campos nativos, mas há também a presença de matas ciliares, matas de encosta, matas de pau-ferro, formações arbustivas, butiazais, banhados, afloramentos rochosos, etc. Por ser um conjunto de ecossistemas muito antigos, o Pampa apresenta flora e fauna próprias e grande biodiversidade, ainda não completamente descrita pela ciência.
5. O Pampa ocorre na Região Centro-Oeste onde o clima é quente e seco. A flora e a fauna dessa região são extremamente diversificadas.
Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Sobre os fatores condicionantes da agricultura é correto afirmar:
Os avanços tecnológicos e científicos modificaram muito a vida do agricultor, dando menores possibilidades para resistir a variabilidade do tempo, no entanto, o clima continua sendo uma variável importante para a agricultura.
Estudos e pesquisas nas áreas de Agroclimatologia, Bioclimatologia vegetal ou climatologia agrícola, quando se procuram quantificar e estabelecer relações entre as variáveis condições atmosféricas versus plantas, estes mesmos estudos contribuem para prever safras, bem como prever aumentos na produtividade das culturas, porém não são tão difundidos aos agricultores.
Os atributos climáticos, como: precipitação, temperatura, radiação solar, ventos, não exercem direta obre todos os estágios da produção agrícola.
Cada região produtora, apresenta elementos climáticos sem variabilidades ao longo do ano e, por isso, se faz necessário o estudo da influência do clima em uma determinada região.
O efeito que o clima tem sobre a agricultura é indiscutível, norteando desde a escolha da cultura apropriada a determinada região, à época de plantio e tratos culturais. Diante disso, para que o plantio ocorresse de forma eficaz, foi necessário que a humanidade adquirisse o conhecimento empírico a respeito dos recursos naturais indispensáveis à agricultura, tais como as características dos solos e das condições climáticas.
V, V, V, V, V.
F, V, V, F, V.
V, F, F, V, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, F, F.
Sobre as formações fitogeográficas ou Biomas existentes no Brasil, assinale a(s) proposição (ões) correta(s) e escolha a alternativa de resposta correspondente.
1. O Bioma Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional.
2. Além dos aspectos ambientais, o Cerrado tem grande importância social. Muitas populações sobrevivem de seus recursos naturais, incluindo etnias indígenas, quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, babaçueiras, vazanteiros e comunidades quilombolas que, juntas, fazem parte do patrimônio histórico e cultural brasileiro, e detêm um conhecimento tradicional de sua biodiversidade.
3. O Bioma Mata Atlântica é formado por um conjunto de formações florestais (Florestas: Ombrófila Densa, Ombrófila Mista, Estacional Semidecidual, Estacional Decidual e Ombrófila Aberta) e ecossistemas associados como as restingas, manguezais e campos de altitude, que se estendiam originalmente por aproximadamente 1.300.000 km2 em 17 estados do território brasileiro
4. As paisagens naturais do Bioma do Pampa se caracterizam pelo predomínio dos campos nativos, mas há também a presença de matas ciliares, matas de encosta, matas de pau-ferro, formações arbustivas, butiazais, banhados, afloramentos rochosos, etc. Por ser um conjunto de ecossistemas muito antigos, o Pampa apresenta flora e fauna próprias e grande biodiversidade, ainda não completamente descrita pela ciência.
5. O Pampa ocorre na Região Centro-Oeste onde o clima é quente e seco. A flora e a fauna dessa região são extremamente diversificadas.
Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Sobre os fatores condicionantes da agricultura é correto afirmar:
Os avanços tecnológicos e científicos modificaram muito a vida do agricultor, dando menores possibilidades para resistir a variabilidade do tempo, no entanto, o clima continua sendo uma variável importante para a agricultura.
Estudos e pesquisas nas áreas de Agroclimatologia, Bioclimatologia vegetal ou climatologia agrícola, quando se procuram quantificar e estabelecer relações entre as variáveis condições atmosféricas versus plantas, estes mesmos estudos contribuem para prever safras, bem como prever aumentos na produtividade das culturas, porém não são tão difundidos aos agricultores.
Os atributos climáticos, como: precipitação, temperatura, radiação solar, ventos, não exercem direta obre todos os estágios da produção agrícola.
Cada região produtora, apresenta elementos climáticos sem variabilidades ao longo do ano e, por isso, se faz necessário o estudo da influência do clima em uma determinada região.
O efeito que o clima tem sobre a agricultura é indiscutível, norteando desde a escolha da cultura apropriada a determinada região, à época de plantio e tratos culturais. Diante disso, para que o plantio ocorresse de forma eficaz, foi necessário que a humanidade adquirisse o conhecimento empírico a respeito dos recursos naturais indispensáveis à agricultura, tais como as características dos solos e das condições climáticas.
Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Sobre os fatores condicionantes da agricultura é correto afirmar:
Os avanços tecnológicos e científicos modificaram muito a vida do agricultor, dando menores possibilidades para resistir a variabilidade do tempo, no entanto, o clima continua sendo uma variável importante para a agricultura.
Estudos e pesquisas nas áreas de Agroclimatologia, Bioclimatologia vegetal ou climatologia agrícola, quando se procuram quantificar e estabelecer relações entre as variáveis condições atmosféricas versus plantas, estes mesmos estudos contribuem para prever safras, bem como prever aumentos na produtividade das culturas, porém não são tão difundidos aos agricultores.
Os atributos climáticos, como: precipitação, temperatura, radiação solar, ventos, não exercem direta obre todos os estágios da produção agrícola.
Cada região produtora, apresenta elementos climáticos sem variabilidades ao longo do ano e, por isso, se faz necessário o estudo da influência do clima em uma determinada região.
O efeito que o clima tem sobre a agricultura é indiscutível, norteando desde a escolha da cultura apropriada a determinada região, à época de plantio e tratos culturais. Diante disso, para que o plantio ocorresse de forma eficaz, foi necessário que a humanidade adquirisse o conhecimento empírico a respeito dos recursos naturais indispensáveis à agricultura, tais como as características dos solos e das condições climáticas.
Os avanços tecnológicos e científicos modificaram muito a vida do agricultor, dando menores possibilidades para resistir a variabilidade do tempo, no entanto, o clima continua sendo uma variável importante para a agricultura.
Estudos e pesquisas nas áreas de Agroclimatologia, Bioclimatologia vegetal ou climatologia agrícola, quando se procuram quantificar e estabelecer relações entre as variáveis condições atmosféricas versus plantas, estes mesmos estudos contribuem para prever safras, bem como prever aumentos na produtividade das culturas, porém não são tão difundidos aos agricultores.
Os atributos climáticos, como: precipitação, temperatura, radiação solar, ventos, não exercem direta obre todos os estágios da produção agrícola.
Cada região produtora, apresenta elementos climáticos sem variabilidades ao longo do ano e, por isso, se faz necessário o estudo da influência do clima em uma determinada região.
O efeito que o clima tem sobre a agricultura é indiscutível, norteando desde a escolha da cultura apropriada a determinada região, à época de plantio e tratos culturais. Diante disso, para que o plantio ocorresse de forma eficaz, foi necessário que a humanidade adquirisse o conhecimento empírico a respeito dos recursos naturais indispensáveis à agricultura, tais como as características dos solos e das condições climáticas.