FUNDAMENTOS DO AGRONEGÓCIO
Considere as afirmativas abaixo sobre a globalização da agricultura no mundo e no Brasil.
1. Na década de 1980, os países capitalistas desenvolvidos passaram por um processo de abertura comercial e financeira, que ficou conhecido como o fenômeno da globalização, e que suscitou uma aceleração no número de transações (comerciais e financeiras) bem como elevou o grau de sua magnitude, e passou-se a assistir uma maior interdependência entre as economias. No entanto, nesse período países em desenvolvimento, sobretudo da América Latina, ficaram à margem desses acontecimentos em razão de problemas de instabilidade econômica.
II. A abertura econômica, a desregulamentação dos mercados, a crise das formas tradicionais de intervenção do Estado e a formação de blocos econômicos são as principais mudanças estruturais que trouxeram a globalização e a necessidade de incrementar a competitividade para o cotidiano do agronegócio brasileiro. Trata-se de um fenômeno externo irreversível, que decorreu do incremento no intercâmbio mundial de mercadorias, serviços, fatores de produção, tecnologias, informações e, sobretudo, capitais.
III. O mercado, cuja definição vinha de encontro a aspectos relacionados a lugares específicos, como um estado, país ou grupo de países, passa a ter um caráter global, uma vez que tanto consumidores quanto concorrentes podem estar nos mais distantes lugares do planeta.
IV. A abertura econômica ocorrida no Brasil a partir do início da década de 1990 alterou sensivelmente as condições de competitividade dos mais diversos setores da economia nacional, estando o setor agrícola incluído neste processo. A maior exposição dos produtores rurais ao mercado global veio, em conjunto com a redução da intervenção governamental no que se refere à prática de concessão de subsídios para a agricultura, a tornar o ambiente de competição cada vez mais complexo para estes atores.
Sobre as afirmações acima, é correto dizer que: