FUNDAMENTOS DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA


“Socialização significa o processo pelo qual um indivíduo se torna um membro ativo da sociedade em que nasceu […]. Há pouca dúvida de que a sociedade, por suas exigências sobre os indivíduos determina, em grande parte, o tipo de personalidade que predominará. Naturalmente, numa sociedade complexa como a nossa, com extrema heterogeneidade de padrões, haverá consideráveis variações. Seria, portanto, exagerado dizer que a cultura produz uma personalidade totalmente estereotipada. A sociedade proporciona, antes, os limites dentro dos quais a personalidade se desenvolverá”. (Fonte: KOENIG, S. Elementos de Sociologia. Tradução de Vera Borda, Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1967, p. 70-75).

 

Sobre o processo de socialização, analise as assertivas a seguir:

I – O processo de socialização acontece de forma sistemática e tem início quando nascemos e somente cessa quando morremos.

II – As experiências que vivemos no interior dos grupos sociais vão sendo incorporadas como referências de comportamento.

III – Sanções fazem parte do processo de socialização, visto que tem por objetivo controlar o indivíduo e sua conduta. 

 

É correto o que se afirma em:

 


I e II, apenas.


II e III, apenas.


I e III, apenas.


I, II e III.


II, apenas.

É possível afirmar que no início da história das civilizações, no geral, existia a ideia de uma solidariedade familiar ou clânica. Assim, as pessoas possuíam vínculos em virtude das famílias às quais faziam parte. Essa solidariedade permitia que as pessoas, além da ideia de pertencimento também criassem organizações sociais e jurídicas próprias e que regeriam todos os aspectos da vida dessas pessoas. Diante deste contexto e considerando o conceito de relação social, assinale a alternativa correta:

 


Não é possível falar numa influência dos acontecimentos sociais na formação da personalidade dos indivíduos, considerando que cada pessoa possui sua própria visão de mundo, determinada pelos seus interesses próprios.


Para que exista relação social de fato nem sempre se faz necessária a existência de reciprocidade entre os indivíduos, bem como não se percebe a influência mútua entre aqueles que dela participam.


A formação de aspectos relacionados a individualidade das pessoas, numa coletividade, decorre somente de processos internos e que são exteriorizados quando bem desenvolvidos.


Por mais que se considere a natureza humana e a necessidade de associação do indivíduo, a forma de organização depende de uma construção social que será imposta pela sociedade ao indivíduo.


O processo de relacionamento entre os indivíduos depende da satisfação dos interesses pessoais e que se realizam coletivamente quando são comuns a todas as pessoas.

No debate protagonizado por Sócrates, narrado por Platão em seu livro “A República”, a discussão inicial se dá acerca da justiça. Para os interlocutores do “pai da filosofia”, a justiça adquiria variadas compreensões; já para Sócrates, ela tinha uma finalidade. Acerca da justiça socrática é correto afirmar:

 


Justiça é a prática e a observância às leis.


Ajudar os amigos, prejudicando os inimigos.


Simplesmente a lei do mais forte.


Consiste em devolver, ou dar, a todos o que lhes pertence.


Lei e vantagem do mais forte.

A política, comumente conhecida como a arte de governar, passa por uma grave crise no Brasil. Um dos principais fatores que tem provocado tal situação, é justamente a inversão da lógica coletiva – essência da política – para o individual. Diante disso, é possível constatar que, em verdade, a política se converteu em:

 


Contraposições.


Economia.


Relações.


Justiça.


Politicagem.

Analise o fragmento a seguir:

 

A ética  daquelas coisas das quais todo mundo sabe o que, mas que no são fáceis de explicar quando alguém pergunta. Tradicionalmente ela é entendida como um estudo ou uma reflexão científica ou filosófica, e eventualmente até teológica, sobre os costumes ou sobre as ações humanas. Mas também chamamos de ética a própria vida, quando conforme aos costumes considerados corretos. A ética pode ser o estudo das ações ou dos costumes, e pode ser a própria realização de um tipo de comportamento. (VALLS, 1994, p. 7)

 

Sendo o humano formado pelos seus valores e crenças, o comportamento ético é  aquele que possibilita a convivência de valores diferentes numa sociedade de iguais. Dessa maneira, é correto afirmar que o humano é igual nas diferenças. Em muitos casos, a humanidade não se preocupa com o comportamento ético, principalmente, por quê:

 


O excesso de leis anula a moral.


Os valores não são coletivos.


Nem todos sabem o que é ética.


A ética precisa ser refletida.


O egoísmo é maior do que o coletivismo.

Dentro da lógica da formação humana, a dependência do outro é característica fundamental para o desenvolvimento de ambos, e de toda a sociedade. Essa interdependência gera o que comumente se convencionou chamar de ralação social, ou ainda fatos sociais. Entretanto, nem sempre a relação acontece de maneira completa, por conta:

 


Das necessidades humanas.


Dos interesses individuais.


Dos interesses coletivos.


Dos problemas políticos.


Das práticas relativistas.

A prática social, comumente chamada de relação social, acontece quando as pessoas se reúnem e realizam determinada ação, em coletivo, o que possibilita a existência dos fenômenos sociais. Entretanto, a principal consideração desse processo não pode se esquivar da ideia de que a essência é o:

 


Ser.


Contexto.


Presente.


Humano.


Significado.

O processo de aprendizado é marcado por inúmeras limitações. Uma vez superadas essas limitações que impedem o alcance do conhecimento, passa-se a lidar com a prática, os modos, para se conhecer. Inicialmente, e de maneira direita, o meio comum para essa finalidade é a coordenação das ideias e a submissão delas ao crivo:

 


Da fé.


Dos juízos.


Da razão.


Da lei.


Dos sábios.

Em busca de uma explicação para modo de funcionamento da Filosofia, não é raro que respostas se apresentem fundadas em teorias diversas. Entretanto, como é próprio dessa disciplina, não há doutrina, sistema ou método único; pelo contrário, ela se inicia com a simples prática do:

 


Espantar.


Ser.


Definir.


Separar.


Agir.

Sócrates, o filósofo da época clássica, apresentava como orientação para seus discípulos uma frase atribuída ao Oráculo de Delfos: “Conhece-te a ti mesmo”. Em linhas gerais, o que ele propunha, a partir da frase, era uma mudança de comportamento. Dessa forma, a primeira ação de qualquer pessoa que quer começar a filosofar é:

 


Autopoiese.


Autossuficiência.


Autonomia.


Autoconhecimento.


Autocrítica.

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