É possível afirmar que no início da história das civilizações, no geral, existia a ideia de uma solidariedade familiar ou clânica. Assim, as pessoas possuíam vínculos em virtude das famílias às quais faziam parte. Essa solidariedade permitia que as pessoas, além da ideia de pertencimento também criassem organizações sociais e jurídicas próprias e que regeriam todos os aspectos da vida dessas pessoas. Diante deste contexto e considerando o conceito de relação social, assinale a alternativa correta:
Não é possível falar numa influência dos acontecimentos sociais na formação da personalidade dos indivíduos, considerando que cada pessoa possui sua própria visão de mundo, determinada pelos seus interesses próprios.
Para que exista relação social de fato nem sempre se faz necessária a existência de reciprocidade entre os indivíduos, bem como não se percebe a influência mútua entre aqueles que dela participam.
A formação de aspectos relacionados a individualidade das pessoas, numa coletividade, decorre somente de processos internos e que são exteriorizados quando bem desenvolvidos.
Por mais que se considere a natureza humana e a necessidade de associação do indivíduo, a forma de organização depende de uma construção social que será imposta pela sociedade ao indivíduo.
O processo de relacionamento entre os indivíduos depende da satisfação dos interesses pessoais e que se realizam coletivamente quando são comuns a todas as pessoas.