FUNDAMENTOS DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA


Leia o fragmento textual a seguir, acerca da pólis grega:

 

Com o poder em suas mãos, a classe nobre – que se transformava de nobreza proprietária rural para empresária – passou a cometer abusos, os quais prejudicavam os trabalhadores principalmente no que se refere à magistratura, por afetarem o viés democrático do processo.

 

Com base na argumentação do autor, é correto afirmar que:

 


O fechamento da sociedade para o debate, e o diálogo, transformou a civilização grega em inexistente.


O andamento da justiça, até então protelada, passou a ter como referência as questões comuns.


A participação no processo democrático ficou restrito a um determinado grupo social.


A sociedade acabou sendo suprimida por outros povos, dando lugar a uma democracia.


O desenvolvimento da democracia passou a obedecer a uma lógica insustentável.

A organização da civilização grega antiga, berço político da civilização ocidental, ainda hoje é referência para o estabelecimento social. Durante o período homérico – entre os séculos XII e VIII a.C. – os povos eram organizados em genos, onde o pater exercia o papel de chefe. O pater tinha como papel central zelar pela organização legal, religiosa e militar do genos. Assim, acerca do genos grego, pode-se afirmar corretamente que eram:

 


Grandes tribos reunidas, tendo como referência uma organização social democrática.


Grandes grupos sociais, com funções somente religiosas, que eram chefiados por um homem.


Pequenas comunidades, formadas a base de cidades, que seguiam as mesmas regras sociais.


Pequenos grupos de pessoas com ideais comuns, marcados pela liderança coletiva.


Grandes famílias que funcionavam como unidades econômicas, políticas, religiosas e sociais.

A concepção, ou definição, de Política não é algo simples. Em suas dimensões, ela acaba assumindo características complexas que possibilitam a abertura de um leque de pesquisas. Assim, é comum que se trabalhe com a teoria e prática política, ou mesmo os sistemas que a compõe, ou ainda, o comportamento político. Essa reunião de possibilidades denomina-se:

 


Análise política.


Visibilidade política.


Prática política.


Dinâmica política.


Ciência Política.

Considerando o princípio da Alteridade como requisito para a formação do ser humano, é preciso lembrar que não adianta simplesmente praticá-lo, sem que se busque um equilíbrio. Tal equilíbrio se preocupa em garantir uma igualdade de desenvolvimento entre as pessoas, de preocupação com o outro, que pode-se chamar de:

 


Fraternidade.


Morosidade.


Solidariedade.


Capacidade.


Praticidade.

A ___________ é a essência que nos distingue dos demais animais. O humano é um ser único e capaz de movimentos singulares, tais como a reflexão pessoal, a análise, a crítica e, principalmente, a capacidade de projeção. Essa capacidade se aprimora com a necessidade da formação da identidade.

 

A palavra que complementa corretamente a frase é:

 


Prática.


Ação.


Consciência.


Realidade.


Ciência.

O humano como um ser múltiplo e em constante transformação busca, a todo momento, significar a sua existência com a conquista de aspectos subjetivos e objetivos. Um dos maiores aspectos conquistados por esse humano é a liberdade; que pode ser concebida como:

 


Limitada, pois o humano não a conhece.


Garantida, pois a lei a protege.


Plena, pois o humano é completo.


Convencionada, a partir do consenso.


Satisfatória, o humano não precisa de toda liberdade.

“Até hoje, a história de todas as sociedades é a história das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, senhor feudal e servo, mestre de corporação e aprendiz; em resumo, opressores e oprimidos, estiveram em constante antagonismo entre si, travando uma luta ininterrupta, ora aberta, ora oculta — uma guerra que terminou sempre ou com uma transformação revolucionária de toda a sociedade ou com a destruição das classes em luta.” (MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. In: Cartas filosóficas e outros escritos. São Paulo: Grijalbo, 1977, p. 84).

Sobre o pensamento de Marx acerca das classes sociais verifique as assertivas a seguir:

 

I – As classes sociais que são resultado do modo de produção capitalista trouxeram obstáculos que não se pode transpor. Desigualdade, antagonismo e exploração são suas marcas.

II – A luta entre polos contrários e seus interesses antagônicos representa o movimento dialético que permite as mudanças sociais e caracteriza a obra Marxista. Tese e Antítese em oposição resultam em síntese, que é um todo novo, diferente das partes que a originaram.

III – Classes sociais ainda que sejam complementares não são interdependentes. Suas divergências e antagonismos são características que se percebe em todas as relações sociais, em qualquer nível social, desde o início dos tempos.

 

É correto o que se afirma em:

 


II e III, apenas.


I e II, apenas.


I e III, apenas.


I, II e III.


I, apenas.

Max Weber desenvolveu importante estudo sobre o poder e as formas de dominação, ou seja, das formas de submissão de um grupo a um mandato. Sobre dominação e poder em Weber, verifique as assertivas a seguir:

 

I - Weber elabora, relaciona e diferencia os conceitos para poder e dominação. Ainda que, numa análise apressada, possamos empregá-los como sinônimos, não o são.

II - Poder é a probabilidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social. Nesse sentido, aproxima-se do conceito de dominação. O que os difere é o elemento da obediência.

III - A dominação pressupõe que o dominado assuma o conteúdo da dominação como se por vontade própria estivesse agindo. O comando é de tal forma interiorizado que nem sempre o indivíduo percebe as relações de dominação das quais faz parte.

 

É correto o que se afirma em:

 


II, apenas.


I e II, apenas.


I e III, apenas.


I, II e III.


II e III, apenas.

Considerando as características dos fatos sociais, segundo Émile Durkeim, marque a alternativa que contém a resposta correta:

 


Fatos Sociais exercem coerção sobre os indivíduos.


Os fatos sociais estão na sociedade porque estão no indivíduo.


Não existem fatos sociais patológicos.


Os fatos sociais deixam de existir quando o indivíduo falece.


Fatos sociais são exteriores ao indivíduo, mas não possuem generalidade.

Émile Durkheim teorizou sobre a relação entre as instituições sociais e os indivíduos, definindo o que são os fatos sociais e suas características. Considerando o que você estudou sobre esse sociólogo, analise as alternativas a seguir:

 

I – Cabe às instituições sociais o papel de transmissão das normas de comportamento a serem interiorizadas pelo indivíduo. No entanto, segundo Durkheim é do indivíduo a decisão de aceitá-las ou não.

II – Instituições sociais se valem de hierarquias e de coercitividade para exercer controle social sobre os indivíduos, que tendem a se curvar diante do que lhes é imposto.

III – Os fatos sociais têm origem na coletividade, por meio da ação das instituições sociais e são internalizados pelos indivíduos por meio do processo de socialização.

 

É correto o que se afirma em:

 


I e II, apenas.


II e III, apenas.


I e III, apenas.


III, apenas.


I, II e III.

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