FUNDAMENTOS DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA


“Até hoje, a história de todas as sociedades é a história das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, senhor feudal e servo, mestre de corporação e aprendiz; em resumo, opressores e oprimidos, estiveram em constante antagonismo entre si, travando uma luta ininterrupta, ora aberta, ora oculta — uma guerra que terminou sempre ou com uma transformação revolucionária de toda a sociedade ou com a destruição das classes em luta.” (MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. In: Cartas filosóficas e outros escritos. São Paulo: Grijalbo, 1977, p. 84).

Sobre o pensamento de Marx acerca das classes sociais verifique as assertivas a seguir:

 

I – As classes sociais que são resultado do modo de produção capitalista trouxeram obstáculos que não se pode transpor. Desigualdade, antagonismo e exploração são suas marcas.

II – A luta entre polos contrários e seus interesses antagônicos representa o movimento dialético que permite as mudanças sociais e caracteriza a obra Marxista. Tese e Antítese em oposição resultam em síntese, que é um todo novo, diferente das partes que a originaram.

III – Classes sociais ainda que sejam complementares não são interdependentes. Suas divergências e antagonismos são características que se percebe em todas as relações sociais, em qualquer nível social, desde o início dos tempos.

 

É correto o que se afirma em:

 




  • II e III, apenas.

  • I e II, apenas.

  • I e III, apenas.

  • I, II e III.

  • I, apenas.