FUNDAMENTOS DA GESTÃO DE PESSOAS


O entendimento da “Administração de Recursos Humanos” passa pelo entendimento dos termos que a compõem. Pensando nesses termos, analise as alternativas abaixo e assinale a CORRETA:


Recursos vem do latim recursos e remete à ação de recorrer, de poder contar com algo. Nas organizações, os recursos se referem unicamente aos recursos físicos e estruturais.


Administração vem do latim administratione que se traduz como aquele que executa, aquele que é responsável pela operacionalização das ações organizacionais.


Administração refere-se à organização, à dinâmica organizacional, à cultura organizacional, pouco relacionada com a ação de administrar.


Recursos humanos é um conjunto de recursos físicos dispostos em uma organização, seja ela pública ou privada.


Administração de Recursos Humanos é a ação de planejar, organizar, desenvolver, coordenar e controlar os métodos capazes de promover o desempenho eficiente do pessoal.

O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia que propõe a análise de indicadores a partir de quatro perspectivas que são: Financeira, Clientes, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento. São indicadores da perspectiva do Aprendizado e Crescimento:

 


A imagem da organização, a fidelização dos clientes, a satisfação/insatisfação deles.


As competências dos colaboradores, o desempenho das lideranças, o comprometimento, as taxas de absenteísmo e de rotatividade.


A rentabilidade do patrimônio líquido, o número de vendas, o crescimento da receita.


A produtividade, o desperdício, a qualidade.


Nenhuma das opções anteriores.

A interação psicológica entre empregado e organização é basicamente um processo de reciprocidade: a organização realiza certas coisas para e pelo participante, remunera-o, dá-lhe segurança e status; reciprocamente , o participante responde trabalhando e desempenhando suas tarefas. “A organização espera que o empregado obedeça à sua autoridade e, por seu turno, o empregado espera que a organização se comporte corretamente com ele e opere com justiça.” (CHIAVENATO, 2004, p. 95)

 

Tendo esse texto como referência e considerando a relação, avalie as seguintes asserções e as relações entre elas:

 

I) As organizações jamais existiriam sem as pessoas que lhe dão vida, energia, inteligência, criatividade e racionalidade.

 

                                       PORQUE

 

II) Cada uma das  partes depende da outra em uma relação de mútua dependência na qual há benefícios recíprocos.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

 


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


As asserções I e II são proposições falsas.

Julgue as seguintes afirmativas:

I) Atualmente, as fontes de recrutamento utilizadas pelas grandes organizações são: Internet, rádios, jornais e currículos.

II) No processo de recrutamento e seleção é desnecessário compreender o perfil do ocupante do cargo.

III) A avaliação de desempenho interfere no processo de agregar pessoas, ou seja, no procedimento de recrutamento e seleção.

IV) O método de avaliação por resultados é utilizado por organizações que têm um sistema de metas e resultados muito estruturados e divulgados para todos os níveis da organização, sendo adequado para empresas que adotam planejamento estratégico. 

Está correto o que se afirma em: 

 


I, III e IV, apenas.


Todas alternativas estão corretas.


I e IV apenas. 


II e III, apenas. 


II e IV, apenas.

Para Chiavenato (2008), em uma organização de pequeno porte, os gerentes de linha assumem todas as responsabilidades sem qualquer interferência interna ou externa. À medida que a organização cresce, o trabalho dos gerentes se divide e se especializa e eles passam a necessitar de assistência de consultoria de um Staff de RH. Uma das atividades exercidas pelo Staff de RH é:


executar as ações gerenciais. 


cuidar da tática e operações de RH.


executar as ações de RH. 


alcançar resultados de RH.


cuidar das políticas de RH.

“Para as pessoas, o trabalho é considerado como um meio para atingir um objetivo intermediário, que é o salário. Segundo a teoria da expectância, o salário permite alcançar muitos objetivos finais desejados pelos indivíduo. Na prática , o salário constitui a fonte de renda que proporciona o poder aquisitivo de cada  pessoa. E o poder aquisitivo define o padrão de vida da cada pessoa e a satisfação da sua hierarquia das necessidades individuais”. (CHIAVENATO, 2014, p. 244)

 

I) O salário nominal representa o volume de dinheiro fixado em contrato individual pelo cargo ocupado.

 

II) O salário mínimo é a menor remuneração permitida por lei para trabalhadores de um país ou ramo de atividade econômica.

 

III) A composição do salário é influenciada por fatores ambientais: economia, situação do mercado e legislação trabalhista e fatores organizacionais: tipologia dos cargos na organização, desempenho e capacidade financeira da  organização.

 

IV)  O salário real representa a quantidade de bens que o empregado pode adquirir com o volume de dinheiro que recebe mensal ou semanalmente e corresponde ao poder aquisitivo.

 

Está correto o que se afirma em:

 


I e IV apenas.


Todas alternativas. 


II e III, apenas.


I, II e IV, apenas.


I, II e III, apenas. 

O trabalho é o instrumento que o homem utiliza com a finalidade de saciar as suas vontades e sobreviver.

 

I) As organizações devem constantemente avaliar suas estratégicas na área de RH, pois é através delas que se consegue despertar nas pessoas uma motivação que as leve a trabalhar mais comprometidas e mais satisfeitas.

II)  A interação psicológica entre empregado e organização é basicamente um processo de reciprocidade.

III) O empregado espera que a organização se comporte corretamente com ele e opere com justiça.

IV) Uma estratégia bem montada, com planos de cargos e salários adequados de acordo com o mercado, influencia na administração e manutenção de recursos humanos.

 

Estão CORRETAS as afirmativas:  

 


I e III, apenas


I e IV, apenas.


II e III, apenas.


III e IV, apenas.


Todas alternativas estão corretas.

O treinamento que apresenta como vantagens: proximidade do instrutor e do treinando, favorecendo troca permanente de informações e “feedback”; possibilidade de aprofundamento do assunto pela prática da discussão e maior interação entre os participantes é denominado de: 


Treinamento à distância.


Assinatura de jornais e revistas.


Workshops.


Palestras.


Treinamento presencial.

Veja os dados abaixo:

 

 

Esses dados se referem à pesquisa Delphi RH, realizada em 2010, que aponta alguns desafios para a Gestão de Pessoas na atualidade. Sobre esses e outros desafios É POSSÍVEL AFIRMAR QUE:

 


A preocupação com o alinhamento das pessoas à estratégia do negócio aparece em primeiro lugar (82,3%) porque as pessoas têm um papel de menor importância nas empresas.


O desenvolvimento e capacitação de lideranças é desafiante à gestão de pessoas, já que precisa estimular estilos de liderança autoritários nas empresas.


O apoio à promoção de mudanças organizacionais é um desafio ligado ao papel da gestão de pessoas enquanto “parceiro estratégico”.


A globalização tornou a gestão de pessoas um processo mais fácil, já que criou conexões mais próximas e de fácil controle.


O incentivo à diversidade é um desafio ao RH, pois é preciso incentivar a criatividade, o convívio com pessoas de diferentes perfis, estimulando o desenvolvimento de competências.

De acordo com Chiavenato (2008), a gestão de pessoas ocorre por meio de um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos, que são: os processos de agregar pessoas, de aplicar pessoas, de recompensar pessoas, de desenvolver pessoas, de manter pessoas e de monitorar pessoas. .Os processos de recompensar as pessoas são utilizados para:


incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas.


incluir novas pessoas na empresa.


capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas. 


acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados. 


desenhar as atividades que as pessoas realizarão na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho.