FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO


As antropologias metafísicas afirmam que a natureza do ser humano é marcada pelo dualismo corpo e alma, e a essência humana antecede sua existência material. Essa perspectiva teórica, definida por pensadores como pensadores como Platão, Aristóteles, Plotino, Agostino, Tomás de Aquino, Descartes, Spinoza, Leibnitz, entre outros, fundamenta a proposição que reconhece:

 

I o corpo como extensão do mundo sensível e a alma como extensão do mundo ideal.

II o corpo e a alma como síntese das experiências sociais e culturais que o homem vive.

III a vida humana como uma peregrinação para o estágio final para o qual a alma se destina.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


II, somente.
I, somente.
III, somente.
I e III.
II e III.

Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

Segundo Moran, “educar é colaborar para que professores e alunos, nas escolas e organizações, transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional, do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e profissionais e tornar-se cidadãos realizados e produtivos”.

 

(MORAN, José Manuel. Mudar a forma de ensinar e aprender com tecnologias. In: INTERAÇÕES. Vol. 5 — Nº 9 — pp. 57-72 Jan/Jun 2000, p. 58)

 

Sobre a educação, seus objetivos e o papel da escola no século XXI, julgue os itens a seguir.

 

I A educação escolar deve desenvolver nos sujeitos as competências e habilidades necessárias à convivência ética, solidária e inclusiva.

II A educação escolar deve priorizar, exclusivamente, a transmissão dos saberes necessários à formação profissional e inserção no mercado de trabalho.

III A educação escolar deve se organizar em torno de quatro aprendizagens fundamentais: aprender a ser, a aprender, a fazer e a conviver.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


II e III.
I e II.
I, apenas.
I e III.
II, apenas.

De acordo com Snyders (1973), a pedagogia progressista afirma a educação como relação marcada pela sociedade e a escola como local onde também se processa a luta de classes. Nesse sentido, o termo progressista surge no âmbito do debate e da pesquisa educacional para designar as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação.

 

Considerando as características da pedagogia progressista, julgue as afirmativas a seguir, indicando V para o que for verdadeiro e F para o que for falso.

 

(  ) Para a pedagogia progressista, o professor deixa de ser o “dono” do saber para caminhar com o aluno e mediar a aprendizagem.

( ) No contexto da pedagogia progressista, as avaliações têm como função a verificação objetiva e quantitativa dos resultados alcançados pelos alunos.

( ) Para a pedagogia progressista, a seleção dos conteúdos escolares deve considerar prioritariamente a adequação do indivíduo às necessidades do mercado.

(  ) No contexto da pedagogia progressista, as diferenças sociais, econômicas e culturais dos alunos dimensionam a relação escola e sociedade.

( ) Para a pedagogia progressista, a seleção dos conteúdos escolares em função da realidade do aluno provoca a elevação do nível da consciência crítica.

 

Assinale a sequência CORRETA.


F, F, F, V, V.
V, F, F, V, V.  
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
F, V, V, F, F.

O paradigma da educação popular, inspirado originalmente no trabalho de Paulo Freire nos anos de 1960, encontrava na conscientização sua categoria fundamental. A prática e a reflexão sobre a prática levaram a incorporar outra categoria não menos importante: a da organização. Sobre a educação popular, julgue os itens a seguir.

 

I A educação popular surgiu à margem da sociedade, colocando-se em franca oposição ao modelo tradicional de educação.

II A valorização dos lugares sociais e dos espaços pedagógicos distintos destacam, no âmbito da educação popular, a busca por mudanças sociais significativas.

III A educação popular reforça a ortodoxia pedagógica da escola tradicional ressaltando o discurso da autoridade e hierarquia dos saberes.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


III, somente.
I e III.
I, somente.
II, somente.
I e II.

Vários autores que se dedicam a pensar a educação criticam o saber que é ensinado nas escolas segundo o paradigma tradicional, uma vez que, conforme este modelo, o conhecimento é apresentado como algo pronto, cabendo ao professor fragmentá-lo em pequenas partes e organizá-lo sequencialmente para transmiti-lo aos alunos. Nessa perspectiva, surge o paradigma emergente contrapondo o que se entende por tradicional. Quanto ao paradigma emergente, podemos entender que:

 

I a prioridade do diálogo entre os sujeitos centraliza os processos de ensino no aluno.

II a prática pedagógica deve priorizar o resultado e o conhecimento pronto ao diálogo.

III ensinar e aprender são atos criativos que perpassam a relação professor/aluno/conhecimento.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I e III.
I, somente.
III, somente.
II, somente.
II e III.

Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

A Pedagogia, portanto, se apresenta como uma tomada de consciência, como a teorização de um determinado projeto educativo, no quadro geral de uma doutrina ou reflexão filosófica, para conduzir os educandos à vida de uma determinada comunidade ou sociedade.

 

(CESCON, Everaldo. A Filosofia e a Educação. In:____; NODARI, Paulo César. Temas de filosofia da educação. Caxias do Sul, RS: Educs, 2009, p. 11)

 

De acordo com o autor, é CORRETO inferir do texto que:


a Pedagogia formula a sua teorização no campo da reflexão filosófica, a fim de que os sujeitos amadureçam e se desenvolvam no âmbito sociocultural em que vivem.
a Pedagogia é autossuficiente e representa um conjunto de saberes de natureza prática que determinam os procedimentos educativos.
a natureza didático-metodológica da Pedagogia exclui a reflexão filosófica de seu campo de atuação, ocupando-se somente das leis que regulamentam o sistema educacional.
a natureza da ciência pedagógica reflete os ideais e os interesses políticos de diferentes grupos, determinando o conceito de educação presente na sociedade.
a Pedagogia determina os processos dinâmicos da práxis educativa, representando a abertura da consciência para a educação como ação externa aos sujeitos. 

Em sua origem, o termo senso comum é deveridado do latim sensus comunnis (LALANDE, 1999). Diz respeito à maneira comum de sentir e agir do homem no tocante às suas experiências cotidianas, e não implica qualquer ideia de juízo teórico. Considerando as caracterizações do senso comum, julgue as afirmações que seguem indicando V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.

 

(  ) O senso comum define o conjunto dos saberes construídos no âmbito da experiência, das percepções e sensações cotidianas.

(  ) O senso comum situa o saber produzido pela experiência cotidiana, equiparando-o às noções do saber científico.

( ) O senso comum circunstancia a forma crítica do saber de experiência como parte dos campos teóricos do conhecimento.

(  ) O senso comum referencia o conjunto das crenças espontaneamente construídas e transmitidas de modo não crítico pela tradição.

(  ) O senso comum representa uma relevante forma de constituição dos saberes que mantêm coesos sujeitos e comunidades.

 

Assinale a sequência CORRETA.


V, V, V, F, F.
F, V, V, F, F.
F, F, V, V, F.
V, V, F, F, V.
V, F, F, V, V.

Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

Razão é um termo muito pouco adequado para abranger as formas da vida cultural do homem em toda a sua riqueza e variedade. Mas todas essas formas são simbólicas. Portanto, em lugar de definir o homem como um animal rationale [racional], deveríamos defini-lo como um animal symbolicum [simbólico]. Desse modo, podemos designar sua diferença específica, e podemos compreender o novo caminho aberto ao homem: o da civilização.

 

(CASSIRER, E. Antropologia Filosófica. São Paulo: Mestre Jou, 1977, p. 51)

 

Sobre a concepção de cultura presente no fragmento de texto acima, é CORRETO inferir que:


a cultura diz respeito somente aos elementos concretos uma comunidade humana – técnica e trabalho – e, por isso, não possui propriedades simbólicas.
a cultura é um termo plurissemântico e, por isso, não há consenso quanto à natureza da produção cultural e, tampouco, da sua função no desenvolvimento da civilização.
a cultura é meio pelo qual o homem significa a sua existência criando um complexo conjunto de símbolos que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, as leis, os costumes e hábitos adquiridos na vida em sociedade.
a complexidade dos elementos culturais, como a língua, os costumes e as técnicas definem o homem como um animal racional, diferenciando-o por sua capacidade transformadora dos demais animais.
a cultura é uma dimensão artificial da vida humana, não representando, portanto, o vínculo que mantém unidos, entre si, os membros de uma determinada comunidade.

Segundo Cescon, “o substantivo pedagogia, como o conjunto das atividades do pedagogo, surgiu na França, por volta de 1495 e, a seguir na Alemanha, com o sentido de intervenções de sentido instrutivo. O termo passo a significar qualquer teoria referente à atividade didático-educativa”. Contudo, afirma o autor, “uma coisa é a educação e outra é a Pedagogia”.

 

(CESCON, Everaldo. A Filosofia e a Educação. In:____; NODARI, Paulo César. Temas de filosofia da educação. Caxias do Sul, RS: Educs, 2009, p. 10)

 

Sobre a diferença entre a Educação e a Pedagogia, julgue os itens abaixo.

 

I A Pedagogia possui um aspecto teórico, pois abrange o conjunto dos conhecimentos produzidos acerca do processo educativo.

II A Educação possui um aspecto prático e, por isso, diz respeito ao conjunto das normas, regras, procedimentos e leis que regulamentam o sistema educacional.

III A Educação é processo e, por isso, possui em sua natureza dinâmica o caráter da práxis, pois representa a concretização da ciência pedagógica no fato educativo.

IV A Pedagogia se ocupa do estudo científico e especulativo da educação, de suas teorias, de seus aspectos filosóficos, científicos e técnicos.

V A educação é um processo autossuficiente, com fins específicos e representa um conjunto de saberes que determinam os procedimentos pedagógicos.

 

Estão CORRETAS as afirmativas:


I, II e V.
III e V.
I, III e V.
I, III e IV.
II, III e IV.

Ao se envolver com o objeto do conhecimento, o sujeito é também por ele influenciado. O modo como o sujeito se relaciona com o objeto do conhecimento altera a sua compreensão. Tudo depende da lente pela qual se vê: a lente influencia o sujeito, e é por ele influenciada.

 

Considerando o texto acima, analise as assertivas que seguem.

 

O conhecimento científico vai além do senso comum e está pautado em um senso crítico.

PORQUE

O senso crítico é o conjunto de habilidades desenvolvidas por estudar, por meio de diferentes leituras, as ações/reflexões da utilização cotidiana dos conhecimentos construídos.

 

Acerca dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.


A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições falsas.