FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL


O papel do professor educador  da Educação Infantil é ser mediador entre o aluno e os conhecimentos socialmente construídos pela humanidade, e, historicamente, adquiridos na vida pela criança.

 

Leia abaixo, algumas situações em que o professor poderá aproveitar para que essa mediação aconteça em sala de aula e assinale apenas aquelas que estão de acordo com a proposta da BNCC.

 

I- Utilizar diferentes  práticas pedagógicas que oportunizam às crianças o desenvolvimento da criatividade e da imaginação, bem como a expressão de sentimentos.

 

II- Utilizar linguagens artísticas oportunizando, por meio das expressões cênica, visual e musical, o desenvolvimento individual e a constituição de uma identidade cultural.

 

III-Desenvolver práticas artísticas propiciando o prazer e a alegria, utilizando apenas  materiais xerocopiados porque interessam as crianças.

 

IV- Oportunizar situações nas quais as crianças possam observar os  recursos pedagógicos que o professor trouxe para sua aula, mas sem manuseá-los, evitando que assim estraguem.

 

 Estão corretas apenas as alternativas:


I e III;


I e IV;


I e II;


II e III;


III e IV ;

Para que a aprendizagem infantil ocorra com sucesso é preciso que o professor considere, na organização do trabalho educativo, práticas pedagógicas que priorizem o brincar, o cuidar e o educar,(RCNEI) e interações e brincadeiras.(DCNEI).

 

Para tanto, leia as alternativas abaixo, e assinale aquelas que justificam a afirmativa acima, levando em consideração, o princípio da socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma.

 

 

Assinale nas alternativas abaixo, algumas práticas que contemplam essa afirmativa.

 

I- A participação de todos em situações diversas de interação das crianças da mesma idade e de idades diferentes, como fator de promoção da aprendizagem, do desenvolvimento e da capacidade de relacionar-se.

 

II- Os conhecimentos prévios de qualquer natureza, que as crianças já possuem, devem ser desconsiderados nos novos aprendizados.

 

III-Encorajar a criança a interagir e a resolver os conflitos, respeitando a individualidade de cada criança, porque cada uma é única em seus desejos, necessidades e aprendizado.

 

IV- O grau de desafio que as atividades apresentam, bem como a resolução de problemas do dia a dia precisam ser realizados pelo professor, pelo fato das crianças possuírem pouca idade.

Estão corretas apenas as questões:


I, II, III.


 II,  III.


 II, IV.


I,   III.


 II,  III, IV.

O filósofo suíço Rousseau (1712 – 1778) considerado o precursor da educação moderna marcou profundamente a concepção de criança e de educação. Revela a natureza da criança, identificando a infância como uma fase particular da existência e enfatiza o valor da educação naturalista como cultivo das competências cognitivas, sociais e afetivas da criança.

Sobre Rousseau ainda podemos afirmar:

I. Rousseau realça o valor da infância. Nenhuma criança deve ser impedida de crescer naturalmente.

II.A criança é sujeito de suas próprias experiências, ela quer tocar em tudo, indagando acerca das coisas que observa. A escola que assim a considera responde às suas indagações naturais e instiga sua curiosidade.

III.A criança não é um adulto em miniatura ou alguém que “virá a ser”. Ao contrário, ela já é um ser concreto e real, tendo sua própria história, cabendo à educação conduzir a formação desse ser sem afastá-lo de sua condição natural.

IV. Rousseau diz “considere o homem no homem e a criança na criança. A natureza quer que as crianças sejam crianças antes de serem homens (...)". A infância tem maneiras de ver, de pensar, de sentir que lhe são próprias.

V.A preocupação com a ludicidade no ensino, valorizando os jogos e brincadeiras, tendo em vista o desenvolvimento sensório motor e afetivo da criança. Desenvolveu a invenção de numerosos materiais pedagógicos destinados a facilitar a aplicação da sua proposta de trazer a alegria ao ensino.

Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:


I, III e IV apenas.


I, II, III e V apenas.


I, III, IV e V apenas.


II, III, IV e V apenas.


 I, II, III, e IV apenas.

Leia a leitura complementar solicitada: O que diferencia a BNCC do DCNEI e do RCNEI? (TREVISAN, RITA) e responda à questão a seguir sobre a concepção de infância e objetivos de cada documento, numerando a segunda coluna de acordo com a primeira.

1-RCNEI

2-DCNEI

3-BNCC

(  )-CONCEPÇÃO DE CRIANÇA - Foco está no desenvolvimento integral da criança, mas ela ainda é vista como alguém que responde aos estímulos dados pelos adultos (no caso da escola, os professores). OBJETIVO - Esclarecer o que deve ser ensinado nessa etapa da Educação Básica.

( )-CONCEPÇÃO DE CRIANÇA - Reforça a visão da criança como protagonista em todos os contextos de que faz parte: ela não apenas interage, mas cria e modifica a cultura e a sociedade. OBJETIVO - A partir de um significativo avanço no entendimento de como a criança aprende, oferecer referências para a construção de um currículo, baseadas em direitos de desenvolvimento e aprendizagem bem definidos.

(  )- CONCEPÇÃO DE CRIANÇA - Amplia o olhar sobre a criança, considerando as interações sociais como condições essenciais para o aprendizado. Ao mesmo tempo, a criança está no centro do processo de aprendizagem, como sujeito das diferentes práticas cotidianas. Trata a criança com toda complexidade e potência e situa a Educação Infantil em relação ao desenvolvimento de princípios éticos, estéticos e políticos. OBJETIVO - Trazer mais subsídios sobre como a criança aprende para que, a partir daí, possa se pensar em como garantir o que ela tem direito de aprender, nessa fase. Reforça a importância de que o aluno tenha acesso ao conhecimento cultural, porém, preservando o modo de a criança aprender.

 

Está correta a sequência:


1-2-3


3-2-1


2-1-3


1-3-2


3-1-2

O Art. 4º das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia nos informa que o curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções entre outras de exercer educação profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf

 

Considerando o disposto acima leia as alternativas a seguir que nos informa sobre a atuação do pedagogo em espaços não escolares.

 

I- Interagir com os profissionais das demais áreas, visando a elaboração e execução de atividades distintas como materiais didáticos, trabalhos em equipe, desenvolvimento de políticas públicas relacionadas à educação, entre outras.

 

II-Produzir conhecimento, sempre planejando e dando acompanhamento, somente as crianças de escolas públicas.

 

III-Atuar em diferentes áreas de trabalho em que existam somente crianças de 0 a 5 anos, substituindo a escola e a família procurando realizar uma rotina igual a realizada pela escola.

 

IV-Elaborar trabalhos com projetos interdisciplinares, desenvolvendo habilidades e competências necessárias aos objetivos a ele proposto. São práticas necessárias ao bom desenvolvimento profissional e pessoal dos profissionais que nela atuam.

 

Estão corretas apenas as alternativas:


I, II, III, IV;


I, III;


I, IV;


II, III, IV;


I, II, IV;

Leia a leitura complementar solicitada: O que diferencia a BNCC do DCNEI e do RCNEI? (TREVISAN, RITA) e numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª em se tratando da LINHA DO TEMPO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

1-1988

 2- 1996

 3- 1998

 4- 2006

 5- 2009

  6- 2017

(  )-A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) institui e orienta a implantação de um planejamento curricular ao longo de todas as etapas da Educação Básica. Na Educação Infantil, ela dialoga com a DCNEI, mas traz um detalhamento maior ao listar os objetivos de aprendizagem.

(   )-As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) surgem para orientar o planejamento curricular das escolas. Propõem a organização por eixos de interações e brincadeira. Além disso, traz como marco conceitual a indissociabilidade entre o cuidar e educar.

(   )-A partir da publicação da Emenda Constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009, a Educação Infantil passa a ser obrigatória para as crianças de 4 e 5 anos.

(   )- O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) é publicado, como parte dos documentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ele reúne objetivos, conteúdos e orientações didáticas

(   )- O acesso ao Ensino Fundamental é antecipado para os seis anos de idade, por conta de uma alteração na LDB

(   )- A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) reconhece a Educação Infantil como um segmento que promove a aprendizagem e parte integrante da Educação Básica.

(   )- A Constituição Federal estabelece o atendimento em creche e pré-escola é um dever do Estado e um direito da criança de 0 a 6 anos de idade.

 

Está correta a sequência:


6-5-5-3-4-2-1


2-3-5-5-4-6-1


2-4-6-1-3-5-5


1-2-3-4-5-6-6


1-3-5-2-4-6-5

Atualmente o pedagogo exerce diferentes funções dentro da instituição de ensino em que trabalha, seja na gestão administrativa, na coordenação pedagógica ou na gestão da sala de aula.

 

São funções do pedagogo:

 

I-Organizar e/ou mediar o planejamento das ações pedagógicas da instituição em que trabalha.

 

II-Promover ações que contemplem estudos e conhecimentos sobre a BNCC/2017.

 

III-Ler o planejamento dos professores e riscar todas as atividades que acredita estar fora de contexto.

 

IV-Planejar para os professores as atividades que os mesmos devem aplicar para os alunos em sala de aula.

 

Estão corretas as alternativas:


II e IV apenas;


I e II apenas;


I e IV apenas;


I e III apenas;


III e IV apenas;

Ser professor no século XXI, para a etapa da Educação Infantil, demanda habilidades e competências necessárias que deverão ser desenvolvidas por meio de uma formação acadêmica sólida, e posteriormente, formação continuada na instituição em que o professor atua.

 

A partir dessa informação, avalie as asserções a seguir:

 

Essa formação deve abranger a concepção de infância e do desenvolvimento infantil, a importância das interações e brincadeiras e, também, de saber trabalhar em grupo, de ser assertivo.

 

Porque,

 

A formação do professor deverá gerar frutos em seu campo específico de trabalho: a sala de aula, e, principalmente, no desenvolvimento integral do aluno.

 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


 Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

De acordo com os estudos da BNCC, as interações e as brincadeiras, acontecem em momentos distintos da rotina diária da Educação Infantil.

 

Leia abaixo algumas situações de interações e brincadeiras:

 

 

I- A professora conversa com o bebê e ele responde com um gesto, olhar ou sorriso;

II- Nas brincadeiras, ao relacionar nomes dos objetos e situações do seu cotidiano;

III- Nas brincadeiras corporais de exploração dos objetos do ambiente;

IV- Nos desenhos e grafismos;

V- Nas comunicações cotidianas e no recontar histórias;

VI- Na expressão de poesias, parlendas, adivinhas, cantigas de roda e de ninar.

 

Está correta apenas a sequência:


I, II, IV, V e VI apenas;


I, II, III, IV, V e VI;


I, III, IV, V e VI apenas;


 III, IV, V e VI apenas;


I, II  e VI apenas;

O brincar é primordial para que a criança compreenda o mundo que está à sua volta. O professor, ciente dessa necessidade básica da criança, deve estruturar o dia a dia na Educação Infantil de forma que ela tenha a oportunidade de ampliar seu espaço de utilização dos recursos e das brincadeiras como possibilidade de ampliação de conhecimento.

 

PORQUE

 

Em uma sala de aula de Educação Infantil, o professor poderá utilizar diferentes formas de expressão incorporadas às práticas pedagógicas que oportunizam às crianças o desenvolvimento da criatividade e de imaginação e proporcionar a ela diferentes aprendizados.

 

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.