FORMAÇÃO GERAL XI


Leia atentamente as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta no que diz respeito a uma das dicas para que o líder possa influenciar, de forma positiva, a cultura organizacional da empresa.

 


Preferir as atividades realizadas individualmente em relação às coletivas.


Não permitir aproximação dos membros da equipe, pois, assim, eles têm maior facilidade para criticar o trabalho da empresa.


Nunca se desculpar, pois, com essa atitude, o líder demonstra fragilidade e perde a autonomia sobre seus funcionários.


Reconhecer o valor de cada um.


Não permitir a participação dos membros nas decisões da empresa, porque eles adquirem muita autonomia e ameaçam o poder do líder.

Leia atentamente as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta no que diz respeito ao impacto das mudanças nas organizações. 

 


As mudanças nas organizações podem ser negativas quando realizadas de forma rápida e arriscada.


As mudanças nas organizações sempre são positivas, uma vez que geram transformações e a quebra da inércia.


As mudanças nas organizações podem ser positivas quando são decididas de forma rápida.


As mudanças nas organizações podem ser positivas quando preferíveis em relação à apatia e ao silêncio.


As mudanças nas organizações podem ser negativas quando provocam discussões abertas ou debates.

Leia atentamente as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta no que diz respeito à adesão dos funcionários às mudanças dentro das organizações.

 


Quando um líder afetuoso adverte sua equipe em relação à mudança, ela sempre atende prontamente.


Quando os líderes fazem alguma advertência, afirmando que é preciso mudar, há a tendência de os funcionários se apegarem a qualquer informação, sugerindo que “está tudo bem”.


Quando líderes fazem alguma advertência, afirmando que é preciso mudar, há uma tendência à mudança, porque os funcionários temem a demissão.


Quando líderes fazem alguma advertência, afirmando que é preciso mudar, os funcionários tendem a se apegar às situações anteriores que não foram bem-sucedidas.


A adesão à mudança depende do perfil da equipe, da empresa, do gestor e das atividades desenvolvidas a partir das transformações.

Leia atentamente as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta no que diz respeito aos tipos de inteligências múltiplas. 

 


Pessoas com inteligência naturalista têm ótimo senso de localização, direção e movimentos.


Pessoas com inteligência interpessoal têm bom controle e domínio das próprias emoções.


Pessoas com inteligência musical têm facilidade para se expressar com sons.


Pessoas com inteligência cinestésica têm facilidade nos relacionamentos.


Pessoas com inteligência espacial detectam, categorizam e diferenciam assuntos relacionados à natureza.

Às vezes a gente planeja, cumpre o planejado, mas os resultados não aparecem. O que fazer, então? É preciso monitorar os progressos e as dificuldades encontradas no meio do caminho. Sobre a etapa de avaliação e monitoramento, avalie quais asserções representam benefícios desta etapa.

I -  Possibilidade de definir quais estratégias realmente dão certo.

II - Identificar erros de planejamento de tempo, por exemplo.

III - Aumentar sua confiança ao verificar os resultados aparecendo.

 

Assinale a alternativa que elenca apenas as afirmativas corretas.

 


II apenas.


I apenas.


III apenas.


II e III apenas.


Todas são corretas.

No momento em que estamos planejando metas e ações, estamos imbuídos de genuína motivação para realizar o que é necessário para alcançar os objetivos. Contudo, na hora de executar o plano, algumas pessoas parecem esquecer das motivações ou ficam sem energia para realizar, sentindo-se sobrecarregadas. Quais estratégias aprendemos para evitar a procrastinação, por exemplo?

 


Para evitar a procrastinação, a pessoa deve fazer um compromisso com ela e com seus familiares, para que as pessoas possam cobrar os resultados depois e puni-la, caso não tenha cumprido.


Pessoas sem foco não conseguem parar de procrastinar, mesmo com estratégias para isso. 


Para evitar a procrastinação, a pessoa deve fazer um compromisso consigo mesma, que pode ser reforçado se lembrando diariamente dos motivos que a levam àquela ação e não se deixando enganar pelos pensamentos autoilusórios de que “depois dá tempo”. 


A procrastinação só pode ser evitada quando há rigidez na execução.


Para conseguir não procrastinar, a pessoa tem que ser capaz de dizer não às atividades menos importantes e fazer exatamente o que está no plano, sem possibilidades de alterações ou imprevistos.

Os pensamentos autoilusórios são estratégias cognitivas que nos afastam dos nossos objetivos. Apesar de termos a certeza do que queremos, muitas vezes não colocamos energia para realizar o que devemos fazer e uma das causas disso são os pensamentos autoilusórios.

Diante disso, marque a alternativa que indica um exemplo de autorregulação de aprendizagem realizada com sucesso.

 


João havia programado passar o domingo estudando, mas sua namorada estava triste e ele resolveu sair com ela para o cinema para distraí-la. Afinal de contas, ele poderia estudar depois.


Maria planejou toda a semana de estudo e quando chegou no domingo percebeu que havia cumprido 40% do planejado.


Carla não gosta de estudar Matemática, a matéria que ela mais precisa. Então, ela sempre reserva o fim dos estudos para esta matéria. Acontece que ela acaba estudando mais as que gosta e estuda ainda menos Matemática.


Pedro havia programado passar o domingo estudando, mas sua mãe teve um princípio de infarto e ele precisou levá-la para o hospital. Pedro, então, replanejou o seu estudo para o  fim de semana seguinte e concluiu com sucesso.


José adora estudar. Ele planejou estudar Cálculo I no fim de semana inteiro, mas na hora ficou com preguiça e preferiu estudar Termodinâmica. Ele acabou todo conteúdo de termodinâmica e agora terá que planejar outro momento para Cálculo.

Segundo Bandura (1980), autor da Teoria Social Cognitiva, os sujeitos são movidos por objetivos. A pessoa será impulsionada a se comportar, a se dedicar ou a fazer sacrifícios apenas se tiver um objetivo a alcançar.

Assinale a alternativa que corresponde às características desses objetivos.

 

 


Claro, complexo, sem prazo e subjetivo.


Amplo, aberto, pessoal e mensurável.


Claro, conciso, sem prazo e subjetivo.


Representação dos sonhos do sujeito.


Claro, conciso, com prazo e mensurável.

Na vida, sempre enfrentamos dilemas relacionados a quais fatores daremos mais importância em determinada circunstância, como: estudar até tarde ou ir à balada; fazer dieta ou comer o que tem vontade etc. Qual é o nome do processo interno que determina essas decisões?

 


Autoconceito.


Autoeficácia.


Automotivação.


Autoestima.


Autorregulação.

Fazemos política o tempo todo. Buscamos sempre, na relação que estabelecemos com as pessoas à nossa volta, uma forma de atendermos aos nossos interesses. Quando estamos em nosso ambiente doméstico, profissional ou no lazer, nos diversos momentos de nossa vida, as relações que estabelecemos geram possibilidades ou as tiram de nós. Nesses momentos, fazemos política, conscientes ou não de praticá-la.

 

Considerando a política como algo que praticamos cotidianamente em nossa vida, mesmo nos momentos privados, assinale a alternativa que define política que está relacionada às nossas ações, segundo Nicolau Maquiavel.

 


A política é a expressão exclusiva dos interesses do Estado, do agente governante, daqueles que detêm o poder sobre a sociedade, determinam suas ações e estabelecem a legalidade de suas funções.


Quando falamos no poder e na condição de usá-lo, estamos falando de política. Os homens públicos expressam o poder e a força sobre a sociedade. Contudo, o inverso não significa política, mas obediência.


A política constitui-se como a prática de quem tem vocação. Somente se pode pensar na política como uma especialidade para a representatividade social. Por isso, tanto Maquiavel quanto Weber consideram que, para ser político, é necessária a profissionalização.


A “política é a arte do improvável”. Esta é a principal definição de Maquiavel em relação ao poder estabelecido sobre a sociedade. Além de não terem lógica, as ocorrências políticas, ainda hoje, são um mistério para os cientistas sociais.


Na concepção de Maquiavel, a política é a lógica da força, do poder. A todo o momento que estamos estabelecendo nossas relações em sociedade, estamos buscando medidas para poder usar as forças que temos ou as que estão à nossa disposição para atingir nossos interesses.

Páginas: 12345