FORMAÇÃO GERAL X


As formas de atuação das empresas de consultoria variam, de acordo com os seus tipos, ou seja, existem consultorias que prestam serviços especializados, geral, estruturada e particularizada. Assim, cada um desses tipos tem um modo distinto de atuação, e, nesse contexto, associe as duas colunas relacionando o tipo de consultoria à sua característica.   (1) Consultoria especializada (2) Consultoria geral (3) Consultoria estruturada (4) Consultoria particularizada ( ) Os projetos de consultoria são desenvolvidos de acordo com o cliente. (  ) Consultoria ideal para empresas-clientes que querem fazer uma grande mudança organizacional. (   ) Consultoria que atua em uma área específica. (  ) Consultoria interessante para quem está em início de carreira. A sequência correta dessa classificação é:  

1, 4, 3, 2.
1, 3, 4, 2.
3, 1, 2, 4.
2, 1, 4, 3.
4, 2, 1, 3.

Uma dos principais desafios provocados pela acelerada expansão do ensino superior é a qualificação do corpo docente, uma vez que, essa qualificação tem uma relação direta com a qualidade do ensino. A partir dessa reflexão, indique a alternativa correta que indica a estrutura da Educação Superior Brasileira.


Ensino Médio e Graduação.


Mestrado e especialização.


Pós-Graduação  e especialização.


Graduação e  Pós-Graduação.


Latu-sensu e stricto sensu.

Analise as afirmativas a seguir sobre gestão do tempo:

I. Gestão do tempo significa utilizar um sistema que ajude a adquirir controle sobre as horas do dia, para facilitar o cumprimento de nossas responsabilidades.

II. Gestão do tempo visa assegurar a pontualidade na conclusão das atividades.

III. Gestão do tempo está relacionada, diretamente, com o término de um projeto e com os recursos despendidos.

 

Assinale a alternativa correta

 


Todas as afirmativas estão corretas.


Apenas a afirmativa I está correta.


Apenas a afirmativa II está correta.


Apenas as afirmativas I e III estão corretas.


Apenas a afirmativa III está correta.

O segmento cervical se apresenta como a parte mais instável da coluna vertebral, devido à sua anatomia e biomecânica de movimentos. Quadros dolorosos podem afetar a região, levando o indivíduo portador a apresentar inúmeros sinais e sintomas. Conhecendo sobre os sinais e sintomas da cervicalgia, principalmente, aqueles, em consequência da má utilização da tecnologia móvel, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:

I- A cervical se apresenta como a parte de maior mobilidade da coluna vertebral.

II- Devido à quantidade de movimentos desse segmento ser limitada, dificilmente, patologias se instalam nessa região.

III- Quadros de tensão muscular, ocasionados por fadiga de movimentos repetitivos, podem desenvolver quadros de “dores de cabeça” em consequência.

IV- As vértebras cervicais são menores do que as outras vértebras da coluna, por isso se apresentam mais instáveis e permitem um maior número de movimentos do pescoço.

Assinale a alternativa correta:


As afirmativas I, III e IV estão corretas.


As afirmativas I e II estão corretas.


As afirmativas II e III estão corretas.


Apenas a afirmativa IV está correta


As afirmativas I e IV estão corretas.

De acordo com a Lei  nº. 10.861/2004, o Enade constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrito no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação.  Indique a alternativa que corresponde ao objetivo do ENADE.


Avaliar o desempenhos dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação e as habilidades e competências em sua formação.


Diagnosticar e nortear orientações  para os cursos conforme as necessidades do mercado de trabalho.


Medir as aptidões as habilidades  dos alunos a fim de verificar a eficiência e produtividade dos professores do ensino superior.


Contribuir com a melhoria da educação básica nacional e a universalização  e democratização do acesso à escola.


Avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas por meio de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Em uma apresentação, a confirmação é o ato de argumentar para o público o assunto que você trouxe de forma envolvente. Isso se faz necessário para que o público presente saiba com exatidão o conteúdo a ser apresentado.

Contudo,

Um grande problema enfrentado por oradores refere-se à divagação, isto é, refere-se à situação em que o comunicador deixa de lado o assunto central e passa a rondar por outras questões que podem não ser de interesse do ouvinte.

Considerando as asserções, pode-se afirmar que:


A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.


As duas asserções são verdadeiras e a segunda complementa a primeira.


As duas asserções são falsas.


A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.


As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não complementa a primeira.

Assim como todo profissional, o consultor de organizações deve apresentar algumas características importantes para o desenvolvimento das atividades. As principais são: o conhecimento, a habilidade e a atitude. Sobre essas características, analise as afirmativas a seguir.

I – O conhecimento está na base da pirâmide, pois é a partir dele, que é possível o profissional de consultoria desenvolver suas habilidades.

II – As habilidades podem ser compreendidas como as características que se relacionam ao processo de saber fazer.

III – No topo da pirâmide está a característica atitude em que o consultor precisa apresentar postura proativa e interativa.

É correto o que se afirma em:

 


 I, II e III.


II, apenas.


 II e III, apenas.


 I e II, apenas.


I e III, apenas.

Atualmente, um dos maiores problemas da sociedade é o tempo, na verdade, falta dele para realizar as atividades no período estipulado. A sensação é a de que o tempo está acelerado, e não se consegue administrar as horas de forma satisfatória. Gerir o próprio tempo não é uma tarefa das mais fáceis. Sobre a gestão do tempo, assinale a alternativa correta.

 


Alcançar melhores resultados está relacionado, negativamente, com a gestão do tempo.


Gerir o tempo é uma atividade que aumenta a pressão sobre a necessidade de executar as tarefas.


Gerir o tempo é usá-lo para atividades que nem sempre são importantes.


A gestão do tempo é crucial para a vida profissional e, também, para a vida pessoal. Visa identificar como realizar uma atividade em um tempo adequado, com a menor quantidade de recursos possíveis.


Apesar do tempo curto, é comum ouvir as pessoas dizendo que conseguiram cumprir seus prazos sem muito esforço.

A Psicologia, quando voltada a trabalhar no contexto do trabalho, apresenta algumas estratégias e elementos para se compreender como o sujeito pode se inserir neste meio e conseguir se controlar para atingir as metas da organização e, também, suas próprias metas. Nesse sentido, algumas pesquisas ressaltam a importância de se compreender 3 elementos: o Trabalho, o Tempo, e a Subjetividade. Sobre o Tempo, analise as afirmativas a seguir:

 

I. O tempo é um elemento que nos denota o momento em que vivemos, no caso, as noções de aqui e agora estão muito disseminadas no contexto do trabalho.

II. A velocidade como as coisas mudam, atualmente, desvalorizam o passado, o presente e o futuro, banalizando, também, as trajetórias das pessoas.

III. O tempo, hoje, é o maior aliado das pessoas que precisam cumprir suas obrigações, pois é vasto.

 

Assinale a alternativa correta quanto às afirmativas.

 


Apenas a afirmativa II está correta.


Todas as afirmativas estão corretas.


Apenas a afirmativa I está correta.


Apenas as afirmativas I e II estão corretas.


Apenas a afirmativa III está correta.

Kanfer (1977) define autocontrole em termos das estratégias que uma pessoa emprega para modificar a probabilidade de uma resposta, em oposição às influências externas existentes. Esse autor divide o processo natural de autocontrole em 3 etapas:

  1. Auto-registro
  2. Auto-avaliação
  3. Auto-reforço

Analise as definições  a seguir e indique, em cada parênteses, o auto-controle correspondente:

 

(   ) Conforme a pessoa recolhe informação sobre seu comportamento, é normal comparar com algum padrão. Esses padrões internos podem ser rigorosos ou não.

(   ) A pessoa começa a perceber melhor ou ser mais consciente do comportamento em questão. Isso pode ser feito de maneira informal ou formal, por exemplo anotando os comportamentos.

(   ) Uma pessoa influi sobre seu próprio comportamento da mesma maneira que uma pessoa poderia influir sobre outra, por meio de recompensas e da punição.

 

A sequência correta das definições é:

 

 


1, 3, 2.


3, 2, 1.


2, 1, 3


1, 2, 3.


2, 3, 1.

Páginas: 12345