FORMAÇÃO GERAL IV


Com base no disposto no Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 e na palestra assistida, leia e analise cada uma das afirmativas a seguir:

I. O indivíduo que for pai com idade igual ou maior que 60 anos poderá requerer ao poder público a prestação de alimentos a seus filhos, netos, bisnetos, entre outros familiares que dependam exclusivamente desse idoso.

II. Considere a seguinte situação: João, de 72 anos, portador de limitações físicas, convidou seu filho Ricardo para morar com ele, pois necessita de auxílio nas atividades diárias, no entanto, Ricardo condicionou a sua permanência na casa do pai, caso esse desse o cartão do INSS e a senha para que o filho pudesse juntar o dinheiro necessário para a compra da viagem tão sonhada. Nessa condição, a atitude de Ricardo não constitui delito passível de punição, dado que, é dever dos pais partilharem seus bens com os filhos.

III. O idoso apresenta atendimento preferencial junto à Defensoria Pública da União, dos Estados e do Distrito Federal em relação aos serviços de assistência judiciária.

IV. É dever do Estado e da sociedade certificar ao idoso o direito à liberdade, no que se refere também a prática de esportes e lazer.


As afirmativas CORRETAS estão contidas em:


Apenas III está correta.


Apenas III e IV são corretas.


Apenas I e II são corretas.


Apenas II está correta.


Apenas I está correta.

Os crimes contra a pessoa são aqueles que mais causam comoção, entretanto, no que diz respeito aos crimes cometido por menores, estatisticamente falando, esse não é o maior problema, pois:


O homicídio representa o segundo maior crime envolvendo menores como autor.


Representam a mesma quantidade de crimes cometidos contra o patrimônio.


Comprovadamente 100% dos crimes cometidos por jovens são por negligência da família.


São os crimes contra a dignidade sexual que mais tem menores como autores.


Os crimes de tráfico e de roubo representam mais de 60% dos crimes cometidos por menores.

Durante muito tempo a modalidade a distância não foi vista com bons olhos pelas empresas e pelo mercado, contudo, nos últimos cinco anos essa relação mudou radicalmente e as empresas estão optando por profissionais formados pelo ensino a distância. Isso vem ocorrendo pelo fato de que o aluno para obter sucesso  na modalidade a distância acaba desenvolvendo algumas habilidades muito requeridas pelo mercado. Sobre essas habilidades, analise as afirmações:

I)        Responsabilidade, pois o aluno EaD desenvolve alto nível de responsabilidade por assumir de forma autônoma o compromisso com os estudos.

II)      Proatividade uma vez que estudar EaD exige que o aluno seja ativo, antevendo e programando suas ações em busca da aprendizagem.

III)    Foco em resultados, onde o aluno EaD aprende a lidar e administrar seus resultados parciais e finais das disciplinas.

IV)   Indisciplina, pois ao estudar na modalidade EaD  o aluno pode escolher o horário que vai estudar e geralmente o resultado é uma indisciplina em relação aos compromissos com os estudos.

É correto o que se afirma em:


Nas afirmativas I, II e III apenas.


Nas afirmativas I, III e IV apenas.


Nas afirmativas I, II, III e IV.


Na afirmativa I apenas.


Nas afirmativas I e II apenas.

Acerca das medidas sócio-educativas a qual os menores estão sujeitos,leia as afirmativas a seguir:

I - A internação consiste em medida rotineira e que a qualquer momento poderá ser aplicada ao menor.

II - A obrigação de reparar o dano independe da capacidade que o menor tem para arcar com o prejuízo, podendo o mesmo estar sujeito ao internamento.

III - A internação é excepcional e nunca poderá ser feita com prazo determinado, devendo o adolescente submeter-se a avaliações periódicas.

IV - A prestação de serviços à comunidade poderá, inclusive, submeter o adolescente a vexame público, como forma de punir seus atos.

 

A(s) afirmativa(s) CORRETAS está(ão) contida(s) em:


Somente IV é correta.


Somente III e IV são corretas.


Somente II e III são corretas.


Somente III é correta.


Somente I e II são corretas.

Estimativas creditam aos menores menos de 1% dos crimes cometidos no Brasil, entretanto, tais dados nem de longe representam a verdade, haja vista que:


temos um sistema eficiente de registro, controle e resolução dos crimes cometidos por menores.


a porcentagem de resolução dos crimes no Brasil é alta e contraria essa tese.


os crimes cometidos por menores possuem o mesmo tratamento dos crimes cometidos por adultos e isso inviabiliza os dados.


menos de 10% dos crimes cometidos no Brasil terem sido solucionados, o que compromete essas estatísticas no tocante aos praticados por menores.


os jovens no Brasil são vítimas de um sistema que os vê como potenciais infratores.

Analisar as funções da escola no âmbito da inclusão, nos leva a compreender o todo complexo que a compõe e para que a inclusão seja realidade, várias são as responsabilidades da escola. 

Nesse pensar é CORRETO afirmar que:


A escola se propõe a desenvolver atividades fixas, sem dinamicidade, por isso a inclusão parece algo inacessível.


Uma das funções da escola é buscar promover a inserção e a socialização dos indivíduos na sociedade, uma vez que envolve a formação crítica e reflexiva dos mesmos.


Cabe à escola, no processo de inclusão, perceber e tratar o aluno como diferente dos demais e obrigá-lo a acompanhar a turma.


É possível perceber que as funções da escola estão voltadas unicamente nas práticas do ensino e aprendizagem dos conteúdos a serem memorizados.


A função social da inclusão não cabe ao professor, visto que ele é encarregado de passar o conhecimento que possui no intuito de fazer com que os alunos decorem os conteúdos sem questioná-los.

Ao discutirmos as condições históricas da educação, percebemos que a atuação do professor se relaciona com acontecimentos de ordem política, econômica, social e cultural.

De acordo com essa constatação, assinale a alternativa correta.

 


A escola forma o homem necessário para sua época, conforme as condições sociais postas.


A atuação do professor não se relaciona com as transformações sociais.


A escola é uma instituição completamente determinada por condições externas a ela, portanto, sua existência hoje é desnecessária.


A escola não tem responsabilidade social e política.


A atuação do professor está relacionada unicamente com o estado liberal.

A inclusão, sobretudo no âmbito escolar, tem se tornado cada vez mais presente e necessária, assim como nos demais ambientes sociais. Nesse contexto e sobre os principais aspectos relacionados a inclusão abordados na palestra, leia as afirmativas a seguir: 

 

I - Historicamente é possível perceber que por muitos anos houve certa segregação em relação as pessoas deficientes, e por isso a necessidade da inclusão, visto que por muito tempo houveram excluídos.

II - A inclusão engloba somente as pessoas que possuem necessidades especiais, ou seja, limitações ou deficiências pois elas foram por muitos anos da história, separadas do convívio em sociedade.

III - O processo inclusivo precisa ser desenvolvido em todos os meios sociais, no entanto, o início desse processo se dá desde o nascimento da criança na família. Assim, a atenção da família é essencial para o desenvolvimento do indivíduo.

IV - A escola também exerce papel fundamental no processo de inclusão, pois além de dar sequência a essa inclusão iniciada na família, será incumbida de promover estímulos adequados para a integração, socialização e desenvolvimento do aluno.

As afirmativas CORRETAS estão contidas em:


Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.


Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.


Somente as afirmativas I e III estão corretas.


Somente as afirmativas II e IV estão corretas.


Somente as afirmativas I e II estão corretas.

O professor exerce função de grande importância no processo inclusivo e de desenvolvimento dos alunos. A esse respeito leia as afirmativas a seguir:

I - A inclusão é um desafio a ser enfrentado e superado pelo professor que está comprometido com a qualidade do ensino.

II - Para que a inclusão se efetive é necessário que o professor perceba as particularidades dos seus alunos e busque atualização e conhecimentos constantemente.

III - O professor precisa, ao trabalhar com alunos de inclusão e que apresentam necessidades educacionais especiais, focar somente nas limitações e deficiências do aluno. 

IV - Sobre o papel do professor, precisamos pensar na importância da prática social que exerce no contexto do cotidiano escolar em prol da inclusão.

V - É fundamental que o professor pense no ensinar como um ato coletivo mas no aprender como uma prática individualizada, por isso a necessidade de atentar-se ao aprendizado de cada aluno.

As afirmativas CORRETAS estão contidas em:


Somente as afirmativas I, II, III e V estão corretas.


Somente as afirmativas I, II, IV e V estão corretas.


Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.


Somente as afirmativas I e II estão corretas


Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

Aprender a distancia vai exigir do aluno esforço contínuo em aquisição de habilidades e qualidades fundamentais para o seu desenvolvimento profissional. Sobre as habilidades do aluno que estuda a distância, analise as proposições e assinale a alternativa correta.

I)       Uma condição básica para o trabalho do aluno na educação a distância é a capacidade de lidar com as atividades profissionais, familiares e os estudos.

Logo

II)      É imprescindível saber definir prioridades e  gerenciar o tempo de forma a conseguir dar conta das diferentes atividades acadêmicas e compromissos familiares e profissionais.

 


Ambas as proposições estão corretas mas a II não se refere ao mesmo assunto da I.


A proposição I está correta e a II incorreta.


Ambas as proposições são incorretas.


 As proposições I e II são corretas e são complementares.


A proposição I está incorreta e a II correta

Páginas: 12345