FÍSICA, QUÍMICA E MATEMÁTICA APLICADAS À BIOLOGIA


Dados os elementos genéricos: 15 A 35, 16 B 35, 18 C 38, 19 D 38 e 18 E 40, podemos afirmar que são isóbaros:


A e B; C e D


C e E


B e D


A e D; B e C


A e C; B e D

Vênus é um planeta que compõe o sistema solar. Está situado no segundo lugar entre os planetas a partir do Sol.

O nome do planeta em questão é proveniente da deusa romana Vênus. O planeta Vênus possui grande semelhança com a Terra, ambos são do tipo terrestre, além disso, são semelhantes quanto ao tamanho, massa e composição. Vênus é o planeta de maior proximidade com a Terra, está distante entre 40,2 milhões de quilômetros e 260 milhões de quilômetros, essa variação é oriunda da órbita que os respectivos realizam em torno do sol. O estudo acerca de Vênus teve início quando a primeira sonda espacial, chamada de Mariner 2, em 1962, atingiu a superfície do planeta, logo mais foram enviadas outras sondas, o fluxo aumentou, até por que configurava o período da corrida espacial, então foram enviadas as sondas soviéticas de nome Vênus e as americanas Mariner e Pioneer. No ano de 1982 outras sondas pousaram na superfície e detectaram basalto de cobre nas camadas do planeta. Vênus é um dos astros mais reluzentes, superado pela Lua, a luz refletida é popularmente denominada de “estrela Dalva”. No decorrer de muito tempo imaginava-se que Terra e Vênus eram planetas gêmeos, embora as particularidades comuns se restrinjam somente aos aspectos referentes ao tamanho e massa, pois em condições favoráveis de formação e proliferação de vidas são totalmente distintos. Outra diferença entre Terra e Vênus é a atmosfera, pois a atmosfera do segundo é 92 vezes mais densa que a da Terra. Isso por que a atmosfera é constituída em grande parte de gás carbônico, ocasionando um profundo efeito estufa que coloca o planeta como o mais quente entre todos os outros. Uma curiosidade particular de Vênus é em relação aos movimentos de rotação e translação, em que um dia nesse planeta é maior que um ano.

Fonte: Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/geografia/planeta-venus.htm. Acesso em: 10 set.2016.

O planeta Vênus (VIDE Figura) possui gravidade g=8m/s2. Qual seria o peso de uma nave espacial de 2 toneladas (2000kg) na superfície desse planeta?  

ObservaçãoSe ela conseguir pousar... !

Figura: Planeta Vênus.

Fonte: Acervo do autor.


32000N


20N


20000N


16000N


16N

Todos nós temos a ideia intuitiva do que vem a ser energia, mas o que é mais interessante é conhecer quais são essas formas e tipos de energia que existem na natureza e como elas se interagem (VIDE Figura). Diversos fenômenos que ocorrem na natureza estão ligados a alguma forma de energia (Livro: Física, volume 1).

Figura: Moinho de vento - usa as hélices como elemento de captação e conversão da energia eólica.

Fonte: Acervo do autor.

Considerando as informações do texto acima e os estudos sobre algumas formas de energia, assinale a alternativa CORRETA.


Energia nuclear é aquela gerada pelo vento. Para a captação dessa fonte de energia, o vento gira uma hélice gigante conectada a um gerador que produz eletricidade. Quando vários mecanismos como esse - conhecido como turbina de vento - são ligados a uma central de transmissão de energia, temos uma central eólica.


Chamamos de energia cinética a todas as formas de energia, relacionadas com o movimento dos corpos ou com a capacidade de colocá-los em movimento ou deformá-los.


A energia potencial está relacionada à movimentação dos corpos, ou seja, é a energia que um corpo possui em virtude de ele estar em movimento.


Energia eólica é aquela gerada pelo vento. Para a captação dessa fonte de energia, o vento gira uma hélice gigante conectada a um gerador que produz eletricidade. Quando vários mecanismos como esse - conhecido como turbina de vento - são ligados a uma central de transmissão de energia, temos uma central eólica.


Energia potencial é aquela gerada pelo vento. Para a captação dessa fonte de energia, o vento gira uma hélice gigante conectada a um gerador que produz eletricidade. Quando vários mecanismos como esse - conhecido como turbina de vento - são ligados a uma central de transmissão de energia, temos uma central eólica.

Utilizamos uma equação para calcular o valor de um termo desconhecido, que geralmente é representado por uma letra. As equações possuem sinais operatórios como adição, subtração, multiplicação, divisão, radiciação e igualdade. O sinal de igualdade divide a equação em dois membros, os quais são compostos de elementos de dois tipos:

Elemento de valor constante:representado por valores numéricos;

Elemento de valor variável: representado pela união de números e letras.

Fonte: Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/matematica/equacao-1-o-grau-com-uma-incognita.htm.

Fonte: Acervo do autor.

Considerando as informações do texto acima, responda ao seguinte questionamento: o dobro de um número, mais cinco unidades é 53. Qual é esse número?


29


46


24


23


60

A maioria dos procariotos tem uma parede celular espessa e relativamente rígida. Essa parede celular é bem diferente das paredes celulares de plantas e algas, as quais contêm celulose e outros polissacarídeos, e das de fungos, que contêm quitina. Quase todas as bactérias possuem paredes celulares contendo peptideoglicano (um polímero de aminoaçúcares). As paredes celulares das archaeas são de tipos diferentes, mas a maioria contém quantidades significativas de proteínas. Um grupo de Archaea possui pseudopeptideoglicano nas suas paredes; como você já deve ter adivinhado pelo prefixo pseudo, pseudopeptideoglicano é similar ao peptideoglicano das bactérias, porém existe algumas diferenças. O peptideoglicano é uma substância própria das bactérias; sua ausência na parede das archaeas indica uma diferença-chave entre os dois domínios procarióticos (PURVES et al., 2005).

Considerando as características dos organismos procariotos, descritas no trecho acima e uma pesquisa de uma Universidade mineira com cultura de bactérias patogênicas, em que verificou-se que a população desses micro-organismos dobra a cada duas horas, analise a seguir, os resultados dessas experiências. 

Os pesquisadores constataram no início das experimentações que havia 500 bactérias. Dessa forma, podemos afirmar que depois de seis horas haverá?


4000 bactérias


2000 bactérias


8000 bactérias


1000 bactérias


3000 bactérias

As classificações mais primitivas das bactérias eram baseadas na morfologia: o exame microscópico constituía o único de que se dispunha para reunir as bactérias em grupos tomando como base a forma individual e o tipo de agrupamento. Bem cedo verificou-se a impossibilidade de evitar erros utilizando apenas um critério de classificação e, desta forma, outros critérios foram adicionados ao inicial como, por exemplo, as características das culturas, reações bioquímicas, patogenicidade ou capacidade de causar doenças.

Para exemplificar a importância desses micro-organismos, já foi constatado em pesquisas científicas que no ser humano (adulto) saudável existe cerca de 100 bilhões de bactérias, somente em seu sistema digestório. Portanto, esse número de bactérias pode ser escrito como:


1011


10-13


10-12


1012


10-11

Em um polo de apoio presencial (Minas Gerais) da Universidade de Uberaba há 1240 alunos. Em um dia de um módulo/bimestre da etapa regular (Programação / Calendário), 1/8 dos(as) discentes foram às Práticas Laboratoriais do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. 

I)  Qual o número de alunos(as) que participaram das aulas práticas?  II) Quantos alunos(as) ficaram com outras atividades no polo de apoio presencial?


155 e 1085, respectivamente.


1085 e 155, respectivamente.


1085 e 1240, respectivamente.


1240 e 1085, respectivamente.


155 e 1240, respectivamente.

Sempre que tocamos ou medimos a massa de algo, estamos tratando diretamente com matéria. Toda a Química preocupa-se com as propriedades da matéria e, particularmente, como uma forma de matéria pode ser convertida em outra. As propriedades das substâncias podem ser classificadas de duas formas: extensivas ou intensivas.

A partir das informações acima, analise a veracidade das afirmações que se seguem.

I) As propriedades extensivas são diretamente proporcionais à quantidade de matéria da substância presente na amostra, como por exemplo, a massa e o volume.

II) As propriedades intensivas independem da quantidade de matéria, como por exemplo, a temperatura, a pressão, cor e densidade.

III) A densidade é definida como a relação entre a massa de uma substância e o volume que ela ocupa. 

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmação(ões) contida(s) em:


I e II, apenas


I e III, apenas


I, II e III


II e III, apenas


III, apenas

Os elementos químicos conhecidos possuem um número definido de prótons (em seus núcleos), chamado de número atômico. Quando o átomo está neutro, seu número de prótons é igual ao número de elétrons. Esses elétrons são distribuídos na eletrosfera de acordo com as camadas eletrônicas, da mais próxima para a mais distante do núcleo e o nível de energia mais externo, ou seja, mais distante do núcleo atômico é denominado camada de valência.

O estrôncio possui Z=38, portanto, é CORRETO afirmar que esse elemento químico possui na camada de valência: 


08 elètrons


32 elètrons


18 elètrons


02 elètrons


38 elètrons

Em temperatura constante, substâncias diferentes serão dissolvidas em quantidades diferentes por uma mesma quantidade de solvente. O NaCl, possui solubilidade limitada e a quantidade máxima é em torno de 35,5g em 100g de água, na temperatura de 20oC.

Considerando a saturação das soluções, analise a veracidade das assertivas abaixo.

I)  Em uma solução insaturada, a quantidade de soluto adicionado é inferior à quantidade máxima que pode ser solubilizada na solução.

II) Em uma solução saturada, a solução contém a máxima quantidade de soluto que pode ser solubilizada pelo solvente.

III) O mel e o xarope são exemplos de solução supersaturada.

IV) De acordo com a Lei de Henry, os gases diminuem sua solubilidade com a diminuição da temperatura. É o caso do gás carbônico dissolvido nos refrigerantes, cervejas e águas minerais.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) assertiva(s) contida(s) em:


I e III, apenas


I, II e III, apenas


I, II e IV, apenas


II e III, apenas


I, II, III e IV

Páginas: 12345678