ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM QUÍMICA
A crosta terrestre, que é formada por uma camada fina na superfície do planeta, é formada por rochas sólidas constituídas por oxigênio, silício, alumínio, magnésio e ferro. Todos esses metais apresentam grande aplicação industrial e cada apresenta propriedades específicas. Com relação às propriedades do alumínio, pode-se afirmar que:
I - seu íon Al3+ tem forte efeito polarizante;
II - forma o íon Al3+ que é paramagnético;
III - pode ser obtido pela eletrólise ígnea da bauxita;
IV - seus haletos agem como Ácidos de Lewis.
São corretas apenas as afirmações:
II, III e IV.
II e IV.
III e IV.
I, II e III.
I, III e IV.
O estudo dos materiais é muito importante para o desenvolvimento da sociedade, de maneira geral. Materiais metálicos, cerâmicos e poliméricos são amplamente utilizados nos dias de hoje e suas aplicações estão diretamente relacionadas às suas propriedades químicas e físicas.
Com relação à estrutura e às propriedades desses materiais, analise as afirmações a seguir.
I. Todos os materiais metálicos, cerâmicos e polímeros cristalizam-se quando solidificam. Seus átomos se arranjam em um modelo ordenado e repetido, chamado estrutura cristalina.
II. As propriedades dos materiais sólidos cristalinos dependem da sua estrutura cristalina, ou seja, da maneira pela qual os átomos, moléculas ou íons encontram-se espacialmente dispostos.
III. Os materiais metálicos (Fe, Al, aço, latão) são bons condutores de eletricidade e de calor, resistentes e, em determinadas condições, deformáveis, enquanto os materiais cerâmicos (porcelana, cimento) são duros e quebradiços.
IV. Os polímeros comuns de plásticos e borrachas possuem elevada massa molecular, flexibilidade e alta densidade, comparável a outros materiais como o chumbo (11,3 g/cm3).
É correto apenas o que se afirma em
II e III
I, III e IV
I e II
II, III e IV
I e IV
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), todo ser humano deve ter acesso à água tratada para seu consumo.
O tratamento de água consiste em um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água, para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. Esse processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.
Em uma das etapas do tratamento de água ocorre a adsorção de partículas em uma massa gelatinosa constituída de hidróxido de alumínio. Esta substância é preparada pela adição de Ca(OH)2 e Al2(SO4)3 à água contida em tanques de tratamento, de acordo com a equação (1):
Ca(OH)2 + Al2(SO4)3 ---> 2 Al(OH)3 + 3 CaSO4 (1)
O hidróxido de cálcio, por sua vez é obtido através das reações 2 e 3, demosntradas abaixo:
CaCO3 ---------> CaO + CO2 (2)
CaO + H2O -------> Ca(OH)2 (3)
Considere que uma amostra de 50 g de calcário contenha 10 g de carbonato de cálcio, que a obtenção do óxido de cálcio é de 50% do carbonato de cálcio e que todo óxido de cálcio se transforma em hidróxido de cálcio. Considere, ainda, os dados: O (A = 16), Ca (A = 40), H (A = 1) e C (A = 12)
Com base nessas informações, caso uma indústria de transformação necessite da fabricação de 740 toneladas de hidróxido de cálcio, quantas toneladas do calcário serão necessárias para essa produção?
2 000
10 000
1 000
560
20 000
A produção de madeira plástica ou compósito de plásticomadeira pode ser feita a partir de resíduos plásticos reciclados. Já pode ser encontrado no mercado nacional um produto resultante da mistura de polietileno de alta densidade (PEAD) com serragem de madeira, pigmentos e plastificante. O polietileno de alta densidade é um polímero obtido através da síntese polimerização do etileno.
Só há ligação do tipo carbono-carbono e carbono-hidrogênio. Já a celulose é um polímero natural que tem a glicose como monômero.
A respeito da análise espectroscópica da madeira plástica e de suas matérias-primas, foram feitas as seguintes afirmativas:
I - o espectro de infravermelho do PEAD apresenta bandas de estiramento na região de 1.480 cm-1;
II - o espectro de RMN de 13C em solução do PEAD apresenta sinais na região de 120-145 ppm;
III - o espectro de infravermelho da madeira plástica pode ser obtido sob a forma de filme, solubilizando a amostra em um solvente apolar;
IV - o espectro de infravermelho da madeira plástica apresenta bandas na região de 3.400 cm-1, provenientes da celulose, e banda na região de 1.450 cm-1, proveniente do polietileno.
Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)
Observação: as tabelas com as faixas características de absorção no infravermelho e deslocamento químico de 13C e 1H encontram-se a baixo.
I e III
II e III
I e IV
III e IV
II e IV
Sabendo que a solubilidade é a quantidade máxima de um soluto que pode ser dissolvida em um determinado volume de solvente, a uma dada temperatura, formando um sistema estável. Calcule a solubilidade do carbonato de cálcio, em mol.L−1, presente em uma solução aquosa de CaCl2 cuja concentração é de 0,1 mol.L−1?
Dados: Kps do CaCO3 = 8,7x10−9
8,7 x 10−8
1,8 x 10−9
8,7 x 10−9
4,4 x 10−8
1,8 x 10−8
Uma mistura dos compostos X e Y, mostrados abaixo, foi analisada por cromatografia gasosa de alta resolução com detecção por ionização em chama, utilizando uma coluna de fase estacionária polar.
O cromatograma mostrado a seguir foi obtido nas seguintes condições experimentais:
- temperatura do injetor: 250°C
- temperatura do detetor: 280°C
- temperatura inicial do forno: 50°C
- temperatura final do forno: 250°C
- taxa de aquecimento do forno: 5°C/min
Considerando os resultados do experimento descrito, pode-se afirmar que:
I - Y corresponde ao composto que apresenta menor tempo de retenção;
II - para melhorar a resolução da separação, devem ser aumentadas as temperaturas do injetor e detetor;
III - o aumento da taxa de aquecimento do forno deve diminuir a resolução;
IV - a diminuição do tamanho da coluna deverá piorar a resolução.
São corretas apenas as afirmações:
III e IV
II e III
I e IV
II e IV
I e II
Um movimento ecológico preocupado com as condições da água de um rio situado em uma área de grande aglomeração urbana resolve fazer uma campanha para conscientizar a população a utilizar detergentes em pó com parcimônia. Para tal, encomenda a uma empresa que analise o teor de fósforo em amostras de detergentes em pó de três fabricantes da região, os quais contêm tripolifosfato de sódio, Na5P3O10, utilizado para promover o abrandamento da dureza das águas. O teor de fósforo no detergente em pó foi determinado por gravimetria. O método consiste em tratar a amostra com excesso de molibdato de amônio, precipitando o fósforo na forma de (NH4)3PMo12O40. O precipitado lavado e livre de interferentes é dissolvido em solução de NH3(aq) e reprecipitado como MgNH4PO4.6H2O, que, sob calcinação, se converte em pirofosfato de magnésio, Mg2P2O7(s). A análise em triplicata forneceu os seguintes resultados:
Sabendo que a Resolução do CONAMA estabelece o valor de 4,80% como limite máximo de fósforo no produto, o(s) fabricante(s) que forneceu(ram) amostra(s) em conformidade com esta Resolução é(são) APENAS
Dados: Massa molar do Mg2P2O7 = 222 g/mol e massa molar do fósforo = 31 g/mol.
I e II
II e III
I
II
III
A variação de pH e de temperatura fazem com que as enzimas sofram os mesmos efeitos estruturais observados em proteínas globulares. Mudanças extremas de pH podem alterar a estrutura da enzima devido à repulsão de cargas ou podem interferir quando existirem grupos ionizáveis no sítio ativo afetando a ligação de substratos e a catálise. É possível determinar o pK desses grupos ionizáveis que afetam a catálise, analisando-se o gráfico da velocidade inicial de reação (V0) em função do pH. A seguir, é mostrado um gráfico de uma enzima cujo valor de pKa do resíduo é 7,1, tendo o resíduo apenas um grupo ionizável na sua forma ativa desprotonada.
Com relação à influencia das alterações dos valores de pH na atividade dessa enzima, analise as seguintes asserções.
O gráfico mostra que a enzima tem sua atividade dependente dos valores de pH.
PORQUE
Quando os valores de pH são menores que o pKa do resíduo, o grupo ionizável que afeta a catálise está em sua forma desprotonada.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Uma indústria necessita estocar solução de cloreto de níquel 1mol/L, a 25°C, e dispõe dos tanques X, Y, Z e W, relacionados a seguir.
Tanque X: construído em ferro e revestido internamente com borracha.
Tanque Y: Constítuido de estanho.
Tanque Z: construído em ferro galvanizado.
Tanque W: construído de zinco.
Dados:
Ni+2 / Ni0 E0 = − 0,25 V
Zn+2 / Zn0 E0 = − 0,76 V
Fe+2 / Fe0 E0 = − 0,44 V
Sn+2 / Sn0 E0 = − 0,14 V
Cr+3 / Cr0 E0 = − 0,74 V
Dentre esses tanques, quais são adequados para estocar a solução em questão?
II, III e IV.
II e IV.
III e IV.
I, II e III.
I, III e IV.
O estudo dos materiais é muito importante para o desenvolvimento da sociedade, de maneira geral. Materiais metálicos, cerâmicos e poliméricos são amplamente utilizados nos dias de hoje e suas aplicações estão diretamente relacionadas às suas propriedades químicas e físicas.
Com relação à estrutura e às propriedades desses materiais, analise as afirmações a seguir.
I. Todos os materiais metálicos, cerâmicos e polímeros cristalizam-se quando solidificam. Seus átomos se arranjam em um modelo ordenado e repetido, chamado estrutura cristalina.
II. As propriedades dos materiais sólidos cristalinos dependem da sua estrutura cristalina, ou seja, da maneira pela qual os átomos, moléculas ou íons encontram-se espacialmente dispostos.
III. Os materiais metálicos (Fe, Al, aço, latão) são bons condutores de eletricidade e de calor, resistentes e, em determinadas condições, deformáveis, enquanto os materiais cerâmicos (porcelana, cimento) são duros e quebradiços.
IV. Os polímeros comuns de plásticos e borrachas possuem elevada massa molecular, flexibilidade e alta densidade, comparável a outros materiais como o chumbo (11,3 g/cm3).
É correto apenas o que se afirma em
II e III
I, III e IV
I e II
II, III e IV
I e IV
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), todo ser humano deve ter acesso à água tratada para seu consumo.
O tratamento de água consiste em um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água, para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. Esse processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.
Em uma das etapas do tratamento de água ocorre a adsorção de partículas em uma massa gelatinosa constituída de hidróxido de alumínio. Esta substância é preparada pela adição de Ca(OH)2 e Al2(SO4)3 à água contida em tanques de tratamento, de acordo com a equação (1):
Ca(OH)2 + Al2(SO4)3 ---> 2 Al(OH)3 + 3 CaSO4 (1)
O hidróxido de cálcio, por sua vez é obtido através das reações 2 e 3, demosntradas abaixo:
CaCO3 ---------> CaO + CO2 (2)
CaO + H2O -------> Ca(OH)2 (3)
Considere que uma amostra de 50 g de calcário contenha 10 g de carbonato de cálcio, que a obtenção do óxido de cálcio é de 50% do carbonato de cálcio e que todo óxido de cálcio se transforma em hidróxido de cálcio. Considere, ainda, os dados: O (A = 16), Ca (A = 40), H (A = 1) e C (A = 12)
Com base nessas informações, caso uma indústria de transformação necessite da fabricação de 740 toneladas de hidróxido de cálcio, quantas toneladas do calcário serão necessárias para essa produção?
2 000
10 000
1 000
560
20 000
A produção de madeira plástica ou compósito de plásticomadeira pode ser feita a partir de resíduos plásticos reciclados. Já pode ser encontrado no mercado nacional um produto resultante da mistura de polietileno de alta densidade (PEAD) com serragem de madeira, pigmentos e plastificante. O polietileno de alta densidade é um polímero obtido através da síntese polimerização do etileno.
Só há ligação do tipo carbono-carbono e carbono-hidrogênio. Já a celulose é um polímero natural que tem a glicose como monômero.
A respeito da análise espectroscópica da madeira plástica e de suas matérias-primas, foram feitas as seguintes afirmativas:
I - o espectro de infravermelho do PEAD apresenta bandas de estiramento na região de 1.480 cm-1;
II - o espectro de RMN de 13C em solução do PEAD apresenta sinais na região de 120-145 ppm;
III - o espectro de infravermelho da madeira plástica pode ser obtido sob a forma de filme, solubilizando a amostra em um solvente apolar;
IV - o espectro de infravermelho da madeira plástica apresenta bandas na região de 3.400 cm-1, provenientes da celulose, e banda na região de 1.450 cm-1, proveniente do polietileno.
Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)
Observação: as tabelas com as faixas características de absorção no infravermelho e deslocamento químico de 13C e 1H encontram-se a baixo.
I e III
II e III
I e IV
III e IV
II e IV
Sabendo que a solubilidade é a quantidade máxima de um soluto que pode ser dissolvida em um determinado volume de solvente, a uma dada temperatura, formando um sistema estável. Calcule a solubilidade do carbonato de cálcio, em mol.L−1, presente em uma solução aquosa de CaCl2 cuja concentração é de 0,1 mol.L−1?
Dados: Kps do CaCO3 = 8,7x10−9
8,7 x 10−8
1,8 x 10−9
8,7 x 10−9
4,4 x 10−8
1,8 x 10−8
Uma mistura dos compostos X e Y, mostrados abaixo, foi analisada por cromatografia gasosa de alta resolução com detecção por ionização em chama, utilizando uma coluna de fase estacionária polar.
O cromatograma mostrado a seguir foi obtido nas seguintes condições experimentais:
- temperatura do injetor: 250°C
- temperatura do detetor: 280°C
- temperatura inicial do forno: 50°C
- temperatura final do forno: 250°C
- taxa de aquecimento do forno: 5°C/min
Considerando os resultados do experimento descrito, pode-se afirmar que:
I - Y corresponde ao composto que apresenta menor tempo de retenção;
II - para melhorar a resolução da separação, devem ser aumentadas as temperaturas do injetor e detetor;
III - o aumento da taxa de aquecimento do forno deve diminuir a resolução;
IV - a diminuição do tamanho da coluna deverá piorar a resolução.
São corretas apenas as afirmações:
III e IV
II e III
I e IV
II e IV
I e II
Um movimento ecológico preocupado com as condições da água de um rio situado em uma área de grande aglomeração urbana resolve fazer uma campanha para conscientizar a população a utilizar detergentes em pó com parcimônia. Para tal, encomenda a uma empresa que analise o teor de fósforo em amostras de detergentes em pó de três fabricantes da região, os quais contêm tripolifosfato de sódio, Na5P3O10, utilizado para promover o abrandamento da dureza das águas. O teor de fósforo no detergente em pó foi determinado por gravimetria. O método consiste em tratar a amostra com excesso de molibdato de amônio, precipitando o fósforo na forma de (NH4)3PMo12O40. O precipitado lavado e livre de interferentes é dissolvido em solução de NH3(aq) e reprecipitado como MgNH4PO4.6H2O, que, sob calcinação, se converte em pirofosfato de magnésio, Mg2P2O7(s). A análise em triplicata forneceu os seguintes resultados:
Sabendo que a Resolução do CONAMA estabelece o valor de 4,80% como limite máximo de fósforo no produto, o(s) fabricante(s) que forneceu(ram) amostra(s) em conformidade com esta Resolução é(são) APENAS
Dados: Massa molar do Mg2P2O7 = 222 g/mol e massa molar do fósforo = 31 g/mol.
I e II
II e III
I
II
III
A variação de pH e de temperatura fazem com que as enzimas sofram os mesmos efeitos estruturais observados em proteínas globulares. Mudanças extremas de pH podem alterar a estrutura da enzima devido à repulsão de cargas ou podem interferir quando existirem grupos ionizáveis no sítio ativo afetando a ligação de substratos e a catálise. É possível determinar o pK desses grupos ionizáveis que afetam a catálise, analisando-se o gráfico da velocidade inicial de reação (V0) em função do pH. A seguir, é mostrado um gráfico de uma enzima cujo valor de pKa do resíduo é 7,1, tendo o resíduo apenas um grupo ionizável na sua forma ativa desprotonada.
Com relação à influencia das alterações dos valores de pH na atividade dessa enzima, analise as seguintes asserções.
O gráfico mostra que a enzima tem sua atividade dependente dos valores de pH.
PORQUE
Quando os valores de pH são menores que o pKa do resíduo, o grupo ionizável que afeta a catálise está em sua forma desprotonada.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Uma indústria necessita estocar solução de cloreto de níquel 1mol/L, a 25°C, e dispõe dos tanques X, Y, Z e W, relacionados a seguir.
Tanque X: construído em ferro e revestido internamente com borracha.
Tanque Y: Constítuido de estanho.
Tanque Z: construído em ferro galvanizado.
Tanque W: construído de zinco.
Dados:
Ni+2 / Ni0 E0 = − 0,25 V
Zn+2 / Zn0 E0 = − 0,76 V
Fe+2 / Fe0 E0 = − 0,44 V
Sn+2 / Sn0 E0 = − 0,14 V
Cr+3 / Cr0 E0 = − 0,74 V
Dentre esses tanques, quais são adequados para estocar a solução em questão?
II e III
I, III e IV
I e II
II, III e IV
I e IV
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), todo ser humano deve ter acesso à água tratada para seu consumo.
O tratamento de água consiste em um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água, para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. Esse processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.
Em uma das etapas do tratamento de água ocorre a adsorção de partículas em uma massa gelatinosa constituída de hidróxido de alumínio. Esta substância é preparada pela adição de Ca(OH)2 e Al2(SO4)3 à água contida em tanques de tratamento, de acordo com a equação (1):
Ca(OH)2 + Al2(SO4)3 ---> 2 Al(OH)3 + 3 CaSO4 (1)
O hidróxido de cálcio, por sua vez é obtido através das reações 2 e 3, demosntradas abaixo:
CaCO3 ---------> CaO + CO2 (2)
CaO + H2O -------> Ca(OH)2 (3)
Considere que uma amostra de 50 g de calcário contenha 10 g de carbonato de cálcio, que a obtenção do óxido de cálcio é de 50% do carbonato de cálcio e que todo óxido de cálcio se transforma em hidróxido de cálcio. Considere, ainda, os dados: O (A = 16), Ca (A = 40), H (A = 1) e C (A = 12)
Com base nessas informações, caso uma indústria de transformação necessite da fabricação de 740 toneladas de hidróxido de cálcio, quantas toneladas do calcário serão necessárias para essa produção?
2 000
10 000
1 000
560
20 000
A produção de madeira plástica ou compósito de plásticomadeira pode ser feita a partir de resíduos plásticos reciclados. Já pode ser encontrado no mercado nacional um produto resultante da mistura de polietileno de alta densidade (PEAD) com serragem de madeira, pigmentos e plastificante. O polietileno de alta densidade é um polímero obtido através da síntese polimerização do etileno.
Só há ligação do tipo carbono-carbono e carbono-hidrogênio. Já a celulose é um polímero natural que tem a glicose como monômero.
A respeito da análise espectroscópica da madeira plástica e de suas matérias-primas, foram feitas as seguintes afirmativas:
I - o espectro de infravermelho do PEAD apresenta bandas de estiramento na região de 1.480 cm-1;
II - o espectro de RMN de 13C em solução do PEAD apresenta sinais na região de 120-145 ppm;
III - o espectro de infravermelho da madeira plástica pode ser obtido sob a forma de filme, solubilizando a amostra em um solvente apolar;
IV - o espectro de infravermelho da madeira plástica apresenta bandas na região de 3.400 cm-1, provenientes da celulose, e banda na região de 1.450 cm-1, proveniente do polietileno.
Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)
Observação: as tabelas com as faixas características de absorção no infravermelho e deslocamento químico de 13C e 1H encontram-se a baixo.
I e III
II e III
I e IV
III e IV
II e IV
Sabendo que a solubilidade é a quantidade máxima de um soluto que pode ser dissolvida em um determinado volume de solvente, a uma dada temperatura, formando um sistema estável. Calcule a solubilidade do carbonato de cálcio, em mol.L−1, presente em uma solução aquosa de CaCl2 cuja concentração é de 0,1 mol.L−1?
Dados: Kps do CaCO3 = 8,7x10−9
8,7 x 10−8
1,8 x 10−9
8,7 x 10−9
4,4 x 10−8
1,8 x 10−8
Uma mistura dos compostos X e Y, mostrados abaixo, foi analisada por cromatografia gasosa de alta resolução com detecção por ionização em chama, utilizando uma coluna de fase estacionária polar.
O cromatograma mostrado a seguir foi obtido nas seguintes condições experimentais:
- temperatura do injetor: 250°C
- temperatura do detetor: 280°C
- temperatura inicial do forno: 50°C
- temperatura final do forno: 250°C
- taxa de aquecimento do forno: 5°C/min
Considerando os resultados do experimento descrito, pode-se afirmar que:
I - Y corresponde ao composto que apresenta menor tempo de retenção;
II - para melhorar a resolução da separação, devem ser aumentadas as temperaturas do injetor e detetor;
III - o aumento da taxa de aquecimento do forno deve diminuir a resolução;
IV - a diminuição do tamanho da coluna deverá piorar a resolução.
São corretas apenas as afirmações:
III e IV
II e III
I e IV
II e IV
I e II
Um movimento ecológico preocupado com as condições da água de um rio situado em uma área de grande aglomeração urbana resolve fazer uma campanha para conscientizar a população a utilizar detergentes em pó com parcimônia. Para tal, encomenda a uma empresa que analise o teor de fósforo em amostras de detergentes em pó de três fabricantes da região, os quais contêm tripolifosfato de sódio, Na5P3O10, utilizado para promover o abrandamento da dureza das águas. O teor de fósforo no detergente em pó foi determinado por gravimetria. O método consiste em tratar a amostra com excesso de molibdato de amônio, precipitando o fósforo na forma de (NH4)3PMo12O40. O precipitado lavado e livre de interferentes é dissolvido em solução de NH3(aq) e reprecipitado como MgNH4PO4.6H2O, que, sob calcinação, se converte em pirofosfato de magnésio, Mg2P2O7(s). A análise em triplicata forneceu os seguintes resultados:
Sabendo que a Resolução do CONAMA estabelece o valor de 4,80% como limite máximo de fósforo no produto, o(s) fabricante(s) que forneceu(ram) amostra(s) em conformidade com esta Resolução é(são) APENAS
Dados: Massa molar do Mg2P2O7 = 222 g/mol e massa molar do fósforo = 31 g/mol.
I e II
II e III
I
II
III
A variação de pH e de temperatura fazem com que as enzimas sofram os mesmos efeitos estruturais observados em proteínas globulares. Mudanças extremas de pH podem alterar a estrutura da enzima devido à repulsão de cargas ou podem interferir quando existirem grupos ionizáveis no sítio ativo afetando a ligação de substratos e a catálise. É possível determinar o pK desses grupos ionizáveis que afetam a catálise, analisando-se o gráfico da velocidade inicial de reação (V0) em função do pH. A seguir, é mostrado um gráfico de uma enzima cujo valor de pKa do resíduo é 7,1, tendo o resíduo apenas um grupo ionizável na sua forma ativa desprotonada.
Com relação à influencia das alterações dos valores de pH na atividade dessa enzima, analise as seguintes asserções.
O gráfico mostra que a enzima tem sua atividade dependente dos valores de pH.
PORQUE
Quando os valores de pH são menores que o pKa do resíduo, o grupo ionizável que afeta a catálise está em sua forma desprotonada.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Uma indústria necessita estocar solução de cloreto de níquel 1mol/L, a 25°C, e dispõe dos tanques X, Y, Z e W, relacionados a seguir.
Tanque X: construído em ferro e revestido internamente com borracha.
Tanque Y: Constítuido de estanho.
Tanque Z: construído em ferro galvanizado.
Tanque W: construído de zinco.
Dados:
Ni+2 / Ni0 E0 = − 0,25 V
Zn+2 / Zn0 E0 = − 0,76 V
Fe+2 / Fe0 E0 = − 0,44 V
Sn+2 / Sn0 E0 = − 0,14 V
Cr+3 / Cr0 E0 = − 0,74 V
Dentre esses tanques, quais são adequados para estocar a solução em questão?
2 000
10 000
1 000
560
20 000
A produção de madeira plástica ou compósito de plásticomadeira pode ser feita a partir de resíduos plásticos reciclados. Já pode ser encontrado no mercado nacional um produto resultante da mistura de polietileno de alta densidade (PEAD) com serragem de madeira, pigmentos e plastificante. O polietileno de alta densidade é um polímero obtido através da síntese polimerização do etileno.
Só há ligação do tipo carbono-carbono e carbono-hidrogênio. Já a celulose é um polímero natural que tem a glicose como monômero.
A respeito da análise espectroscópica da madeira plástica e de suas matérias-primas, foram feitas as seguintes afirmativas:
I - o espectro de infravermelho do PEAD apresenta bandas de estiramento na região de 1.480 cm-1;
II - o espectro de RMN de 13C em solução do PEAD apresenta sinais na região de 120-145 ppm;
III - o espectro de infravermelho da madeira plástica pode ser obtido sob a forma de filme, solubilizando a amostra em um solvente apolar;
IV - o espectro de infravermelho da madeira plástica apresenta bandas na região de 3.400 cm-1, provenientes da celulose, e banda na região de 1.450 cm-1, proveniente do polietileno.
Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)
Observação: as tabelas com as faixas características de absorção no infravermelho e deslocamento químico de 13C e 1H encontram-se a baixo.
I e III
II e III
I e IV
III e IV
II e IV
Sabendo que a solubilidade é a quantidade máxima de um soluto que pode ser dissolvida em um determinado volume de solvente, a uma dada temperatura, formando um sistema estável. Calcule a solubilidade do carbonato de cálcio, em mol.L−1, presente em uma solução aquosa de CaCl2 cuja concentração é de 0,1 mol.L−1?
Dados: Kps do CaCO3 = 8,7x10−9
8,7 x 10−8
1,8 x 10−9
8,7 x 10−9
4,4 x 10−8
1,8 x 10−8
Uma mistura dos compostos X e Y, mostrados abaixo, foi analisada por cromatografia gasosa de alta resolução com detecção por ionização em chama, utilizando uma coluna de fase estacionária polar.
O cromatograma mostrado a seguir foi obtido nas seguintes condições experimentais:
- temperatura do injetor: 250°C
- temperatura do detetor: 280°C
- temperatura inicial do forno: 50°C
- temperatura final do forno: 250°C
- taxa de aquecimento do forno: 5°C/min
Considerando os resultados do experimento descrito, pode-se afirmar que:
I - Y corresponde ao composto que apresenta menor tempo de retenção;
II - para melhorar a resolução da separação, devem ser aumentadas as temperaturas do injetor e detetor;
III - o aumento da taxa de aquecimento do forno deve diminuir a resolução;
IV - a diminuição do tamanho da coluna deverá piorar a resolução.
São corretas apenas as afirmações:
III e IV
II e III
I e IV
II e IV
I e II
Um movimento ecológico preocupado com as condições da água de um rio situado em uma área de grande aglomeração urbana resolve fazer uma campanha para conscientizar a população a utilizar detergentes em pó com parcimônia. Para tal, encomenda a uma empresa que analise o teor de fósforo em amostras de detergentes em pó de três fabricantes da região, os quais contêm tripolifosfato de sódio, Na5P3O10, utilizado para promover o abrandamento da dureza das águas. O teor de fósforo no detergente em pó foi determinado por gravimetria. O método consiste em tratar a amostra com excesso de molibdato de amônio, precipitando o fósforo na forma de (NH4)3PMo12O40. O precipitado lavado e livre de interferentes é dissolvido em solução de NH3(aq) e reprecipitado como MgNH4PO4.6H2O, que, sob calcinação, se converte em pirofosfato de magnésio, Mg2P2O7(s). A análise em triplicata forneceu os seguintes resultados:
Sabendo que a Resolução do CONAMA estabelece o valor de 4,80% como limite máximo de fósforo no produto, o(s) fabricante(s) que forneceu(ram) amostra(s) em conformidade com esta Resolução é(são) APENAS
Dados: Massa molar do Mg2P2O7 = 222 g/mol e massa molar do fósforo = 31 g/mol.
I e II
II e III
I
II
III
A variação de pH e de temperatura fazem com que as enzimas sofram os mesmos efeitos estruturais observados em proteínas globulares. Mudanças extremas de pH podem alterar a estrutura da enzima devido à repulsão de cargas ou podem interferir quando existirem grupos ionizáveis no sítio ativo afetando a ligação de substratos e a catálise. É possível determinar o pK desses grupos ionizáveis que afetam a catálise, analisando-se o gráfico da velocidade inicial de reação (V0) em função do pH. A seguir, é mostrado um gráfico de uma enzima cujo valor de pKa do resíduo é 7,1, tendo o resíduo apenas um grupo ionizável na sua forma ativa desprotonada.
Com relação à influencia das alterações dos valores de pH na atividade dessa enzima, analise as seguintes asserções.
O gráfico mostra que a enzima tem sua atividade dependente dos valores de pH.
PORQUE
Quando os valores de pH são menores que o pKa do resíduo, o grupo ionizável que afeta a catálise está em sua forma desprotonada.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Uma indústria necessita estocar solução de cloreto de níquel 1mol/L, a 25°C, e dispõe dos tanques X, Y, Z e W, relacionados a seguir.
Tanque X: construído em ferro e revestido internamente com borracha.
Tanque Y: Constítuido de estanho.
Tanque Z: construído em ferro galvanizado.
Tanque W: construído de zinco.
Dados:
Ni+2 / Ni0 E0 = − 0,25 V
Zn+2 / Zn0 E0 = − 0,76 V
Fe+2 / Fe0 E0 = − 0,44 V
Sn+2 / Sn0 E0 = − 0,14 V
Cr+3 / Cr0 E0 = − 0,74 V
Dentre esses tanques, quais são adequados para estocar a solução em questão?
I e III
II e III
I e IV
III e IV
II e IV
Sabendo que a solubilidade é a quantidade máxima de um soluto que pode ser dissolvida em um determinado volume de solvente, a uma dada temperatura, formando um sistema estável. Calcule a solubilidade do carbonato de cálcio, em mol.L−1, presente em uma solução aquosa de CaCl2 cuja concentração é de 0,1 mol.L−1?
Dados: Kps do CaCO3 = 8,7x10−9
8,7 x 10−8
1,8 x 10−9
8,7 x 10−9
4,4 x 10−8
1,8 x 10−8
Uma mistura dos compostos X e Y, mostrados abaixo, foi analisada por cromatografia gasosa de alta resolução com detecção por ionização em chama, utilizando uma coluna de fase estacionária polar.
O cromatograma mostrado a seguir foi obtido nas seguintes condições experimentais:
- temperatura do injetor: 250°C
- temperatura do detetor: 280°C
- temperatura inicial do forno: 50°C
- temperatura final do forno: 250°C
- taxa de aquecimento do forno: 5°C/min
Considerando os resultados do experimento descrito, pode-se afirmar que:
I - Y corresponde ao composto que apresenta menor tempo de retenção;
II - para melhorar a resolução da separação, devem ser aumentadas as temperaturas do injetor e detetor;
III - o aumento da taxa de aquecimento do forno deve diminuir a resolução;
IV - a diminuição do tamanho da coluna deverá piorar a resolução.
São corretas apenas as afirmações:
III e IV
II e III
I e IV
II e IV
I e II
Um movimento ecológico preocupado com as condições da água de um rio situado em uma área de grande aglomeração urbana resolve fazer uma campanha para conscientizar a população a utilizar detergentes em pó com parcimônia. Para tal, encomenda a uma empresa que analise o teor de fósforo em amostras de detergentes em pó de três fabricantes da região, os quais contêm tripolifosfato de sódio, Na5P3O10, utilizado para promover o abrandamento da dureza das águas. O teor de fósforo no detergente em pó foi determinado por gravimetria. O método consiste em tratar a amostra com excesso de molibdato de amônio, precipitando o fósforo na forma de (NH4)3PMo12O40. O precipitado lavado e livre de interferentes é dissolvido em solução de NH3(aq) e reprecipitado como MgNH4PO4.6H2O, que, sob calcinação, se converte em pirofosfato de magnésio, Mg2P2O7(s). A análise em triplicata forneceu os seguintes resultados:
Sabendo que a Resolução do CONAMA estabelece o valor de 4,80% como limite máximo de fósforo no produto, o(s) fabricante(s) que forneceu(ram) amostra(s) em conformidade com esta Resolução é(são) APENAS
Dados: Massa molar do Mg2P2O7 = 222 g/mol e massa molar do fósforo = 31 g/mol.
I e II
II e III
I
II
III
A variação de pH e de temperatura fazem com que as enzimas sofram os mesmos efeitos estruturais observados em proteínas globulares. Mudanças extremas de pH podem alterar a estrutura da enzima devido à repulsão de cargas ou podem interferir quando existirem grupos ionizáveis no sítio ativo afetando a ligação de substratos e a catálise. É possível determinar o pK desses grupos ionizáveis que afetam a catálise, analisando-se o gráfico da velocidade inicial de reação (V0) em função do pH. A seguir, é mostrado um gráfico de uma enzima cujo valor de pKa do resíduo é 7,1, tendo o resíduo apenas um grupo ionizável na sua forma ativa desprotonada.
Com relação à influencia das alterações dos valores de pH na atividade dessa enzima, analise as seguintes asserções.
O gráfico mostra que a enzima tem sua atividade dependente dos valores de pH.
PORQUE
Quando os valores de pH são menores que o pKa do resíduo, o grupo ionizável que afeta a catálise está em sua forma desprotonada.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Uma indústria necessita estocar solução de cloreto de níquel 1mol/L, a 25°C, e dispõe dos tanques X, Y, Z e W, relacionados a seguir.
Tanque X: construído em ferro e revestido internamente com borracha.
Tanque Y: Constítuido de estanho.
Tanque Z: construído em ferro galvanizado.
Tanque W: construído de zinco.
Dados:
Ni+2 / Ni0 E0 = − 0,25 V
Zn+2 / Zn0 E0 = − 0,76 V
Fe+2 / Fe0 E0 = − 0,44 V
Sn+2 / Sn0 E0 = − 0,14 V
Cr+3 / Cr0 E0 = − 0,74 V
Dentre esses tanques, quais são adequados para estocar a solução em questão?
8,7 x 10−8
1,8 x 10−9
8,7 x 10−9
4,4 x 10−8
1,8 x 10−8
Uma mistura dos compostos X e Y, mostrados abaixo, foi analisada por cromatografia gasosa de alta resolução com detecção por ionização em chama, utilizando uma coluna de fase estacionária polar.
O cromatograma mostrado a seguir foi obtido nas seguintes condições experimentais:
- temperatura do injetor: 250°C
- temperatura do detetor: 280°C
- temperatura inicial do forno: 50°C
- temperatura final do forno: 250°C
- taxa de aquecimento do forno: 5°C/min
Considerando os resultados do experimento descrito, pode-se afirmar que:
I - Y corresponde ao composto que apresenta menor tempo de retenção;
II - para melhorar a resolução da separação, devem ser aumentadas as temperaturas do injetor e detetor;
III - o aumento da taxa de aquecimento do forno deve diminuir a resolução;
IV - a diminuição do tamanho da coluna deverá piorar a resolução.
São corretas apenas as afirmações:
III e IV
II e III
I e IV
II e IV
I e II
Um movimento ecológico preocupado com as condições da água de um rio situado em uma área de grande aglomeração urbana resolve fazer uma campanha para conscientizar a população a utilizar detergentes em pó com parcimônia. Para tal, encomenda a uma empresa que analise o teor de fósforo em amostras de detergentes em pó de três fabricantes da região, os quais contêm tripolifosfato de sódio, Na5P3O10, utilizado para promover o abrandamento da dureza das águas. O teor de fósforo no detergente em pó foi determinado por gravimetria. O método consiste em tratar a amostra com excesso de molibdato de amônio, precipitando o fósforo na forma de (NH4)3PMo12O40. O precipitado lavado e livre de interferentes é dissolvido em solução de NH3(aq) e reprecipitado como MgNH4PO4.6H2O, que, sob calcinação, se converte em pirofosfato de magnésio, Mg2P2O7(s). A análise em triplicata forneceu os seguintes resultados:
Sabendo que a Resolução do CONAMA estabelece o valor de 4,80% como limite máximo de fósforo no produto, o(s) fabricante(s) que forneceu(ram) amostra(s) em conformidade com esta Resolução é(são) APENAS
Dados: Massa molar do Mg2P2O7 = 222 g/mol e massa molar do fósforo = 31 g/mol.
I e II
II e III
I
II
III
A variação de pH e de temperatura fazem com que as enzimas sofram os mesmos efeitos estruturais observados em proteínas globulares. Mudanças extremas de pH podem alterar a estrutura da enzima devido à repulsão de cargas ou podem interferir quando existirem grupos ionizáveis no sítio ativo afetando a ligação de substratos e a catálise. É possível determinar o pK desses grupos ionizáveis que afetam a catálise, analisando-se o gráfico da velocidade inicial de reação (V0) em função do pH. A seguir, é mostrado um gráfico de uma enzima cujo valor de pKa do resíduo é 7,1, tendo o resíduo apenas um grupo ionizável na sua forma ativa desprotonada.
Com relação à influencia das alterações dos valores de pH na atividade dessa enzima, analise as seguintes asserções.
O gráfico mostra que a enzima tem sua atividade dependente dos valores de pH.
PORQUE
Quando os valores de pH são menores que o pKa do resíduo, o grupo ionizável que afeta a catálise está em sua forma desprotonada.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Uma indústria necessita estocar solução de cloreto de níquel 1mol/L, a 25°C, e dispõe dos tanques X, Y, Z e W, relacionados a seguir.
Tanque X: construído em ferro e revestido internamente com borracha.
Tanque Y: Constítuido de estanho.
Tanque Z: construído em ferro galvanizado.
Tanque W: construído de zinco.
Dados:
Ni+2 / Ni0 E0 = − 0,25 V
Zn+2 / Zn0 E0 = − 0,76 V
Fe+2 / Fe0 E0 = − 0,44 V
Sn+2 / Sn0 E0 = − 0,14 V
Cr+3 / Cr0 E0 = − 0,74 V
Dentre esses tanques, quais são adequados para estocar a solução em questão?
III e IV
II e III
I e IV
II e IV
I e II
Um movimento ecológico preocupado com as condições da água de um rio situado em uma área de grande aglomeração urbana resolve fazer uma campanha para conscientizar a população a utilizar detergentes em pó com parcimônia. Para tal, encomenda a uma empresa que analise o teor de fósforo em amostras de detergentes em pó de três fabricantes da região, os quais contêm tripolifosfato de sódio, Na5P3O10, utilizado para promover o abrandamento da dureza das águas. O teor de fósforo no detergente em pó foi determinado por gravimetria. O método consiste em tratar a amostra com excesso de molibdato de amônio, precipitando o fósforo na forma de (NH4)3PMo12O40. O precipitado lavado e livre de interferentes é dissolvido em solução de NH3(aq) e reprecipitado como MgNH4PO4.6H2O, que, sob calcinação, se converte em pirofosfato de magnésio, Mg2P2O7(s). A análise em triplicata forneceu os seguintes resultados:
Sabendo que a Resolução do CONAMA estabelece o valor de 4,80% como limite máximo de fósforo no produto, o(s) fabricante(s) que forneceu(ram) amostra(s) em conformidade com esta Resolução é(são) APENAS
Dados: Massa molar do Mg2P2O7 = 222 g/mol e massa molar do fósforo = 31 g/mol.
I e II
II e III
I
II
III
A variação de pH e de temperatura fazem com que as enzimas sofram os mesmos efeitos estruturais observados em proteínas globulares. Mudanças extremas de pH podem alterar a estrutura da enzima devido à repulsão de cargas ou podem interferir quando existirem grupos ionizáveis no sítio ativo afetando a ligação de substratos e a catálise. É possível determinar o pK desses grupos ionizáveis que afetam a catálise, analisando-se o gráfico da velocidade inicial de reação (V0) em função do pH. A seguir, é mostrado um gráfico de uma enzima cujo valor de pKa do resíduo é 7,1, tendo o resíduo apenas um grupo ionizável na sua forma ativa desprotonada.
Com relação à influencia das alterações dos valores de pH na atividade dessa enzima, analise as seguintes asserções.
O gráfico mostra que a enzima tem sua atividade dependente dos valores de pH.
PORQUE
Quando os valores de pH são menores que o pKa do resíduo, o grupo ionizável que afeta a catálise está em sua forma desprotonada.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Uma indústria necessita estocar solução de cloreto de níquel 1mol/L, a 25°C, e dispõe dos tanques X, Y, Z e W, relacionados a seguir.
Tanque X: construído em ferro e revestido internamente com borracha.
Tanque Y: Constítuido de estanho.
Tanque Z: construído em ferro galvanizado.
Tanque W: construído de zinco.
Dados:
Ni+2 / Ni0 E0 = − 0,25 V
Zn+2 / Zn0 E0 = − 0,76 V
Fe+2 / Fe0 E0 = − 0,44 V
Sn+2 / Sn0 E0 = − 0,14 V
Cr+3 / Cr0 E0 = − 0,74 V
Dentre esses tanques, quais são adequados para estocar a solução em questão?
I e II
II e III
I
II
III
A variação de pH e de temperatura fazem com que as enzimas sofram os mesmos efeitos estruturais observados em proteínas globulares. Mudanças extremas de pH podem alterar a estrutura da enzima devido à repulsão de cargas ou podem interferir quando existirem grupos ionizáveis no sítio ativo afetando a ligação de substratos e a catálise. É possível determinar o pK desses grupos ionizáveis que afetam a catálise, analisando-se o gráfico da velocidade inicial de reação (V0) em função do pH. A seguir, é mostrado um gráfico de uma enzima cujo valor de pKa do resíduo é 7,1, tendo o resíduo apenas um grupo ionizável na sua forma ativa desprotonada.
Com relação à influencia das alterações dos valores de pH na atividade dessa enzima, analise as seguintes asserções.
O gráfico mostra que a enzima tem sua atividade dependente dos valores de pH.
PORQUE
Quando os valores de pH são menores que o pKa do resíduo, o grupo ionizável que afeta a catálise está em sua forma desprotonada.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Uma indústria necessita estocar solução de cloreto de níquel 1mol/L, a 25°C, e dispõe dos tanques X, Y, Z e W, relacionados a seguir.
Tanque X: construído em ferro e revestido internamente com borracha.
Tanque Y: Constítuido de estanho.
Tanque Z: construído em ferro galvanizado.
Tanque W: construído de zinco.
Dados:
Ni+2 / Ni0 E0 = − 0,25 V
Zn+2 / Zn0 E0 = − 0,76 V
Fe+2 / Fe0 E0 = − 0,44 V
Sn+2 / Sn0 E0 = − 0,14 V
Cr+3 / Cr0 E0 = − 0,74 V
Dentre esses tanques, quais são adequados para estocar a solução em questão?
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.