ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM QUÍMICA
A produção de madeira plástica ou compósito de plásticomadeira pode ser feita a partir de resíduos plásticos reciclados. Já pode ser encontrado no mercado nacional um produto resultante da mistura de polietileno de alta densidade (PEAD) com serragem de madeira, pigmentos e plastificante. O polietileno de alta densidade é um polímero obtido através da síntese polimerização do etileno.
Só há ligação do tipo carbono-carbono e carbono-hidrogênio. Já a celulose é um polímero natural que tem a glicose como monômero.
A respeito da análise espectroscópica da madeira plástica e de suas matérias-primas, foram feitas as seguintes afirmativas:
I - o espectro de infravermelho do PEAD apresenta bandas de estiramento na região de 1.480 cm-1;
II - o espectro de RMN de 13C em solução do PEAD apresenta sinais na região de 120-145 ppm;
III - o espectro de infravermelho da madeira plástica pode ser obtido sob a forma de filme, solubilizando a amostra em um solvente apolar;
IV - o espectro de infravermelho da madeira plástica apresenta bandas na região de 3.400 cm-1, provenientes da celulose, e banda na região de 1.450 cm-1, proveniente do polietileno.
Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)
Observação: as tabelas com as faixas características de absorção no infravermelho e deslocamento químico de 13C e 1H encontram-se a baixo.