ESTATÍSTICA DESCRITIVA


Os estudos de Amostragem ressaltam ser impossível ou impraticável observar as características de interesse em toda a população. Desta forma, escolhemos criteriosamente uma parte da população, que é representada pela amostra. Sendo assim, as regras adotadas nas escolhas das unidades amostrais devem ser objetivas e, de preferência, usando-se de mecanismos de sorteio. Quando as unidades são sorteadas, as amostras são chamadas probabilísticas.

A partir das informações apresentadas no enunciado, leia atentamente as frases, a seguir: 

I. Entre os principais métodos amostrais é o mais simples além de ser básico para outros métodos conhecidos.

II. Para retirarmos uma amostra casual simples em 15 possíveis grupos (amostras) de tamanho igual a 2, podemos enumerar estes grupos do 1 ao 15 e sortear, mediante algum mecanismo, um dos grupos como amostra.    

III. São construídas com o intuito de garantir que cada dígito, ou cada par de dígitos consecutivos, e assim por diante, apareça com a mesma frequência em uma longa sequência de dígitos. 

IV. São exemplos: um estudo sobre os indivíduos de várias categorias de renda despendem com o lazer e, um estudo entre os proprietários de imóveis de um país. 

V. É exemplo: um lote de um novo recipiente para detergente líquido será submetido a um teste de aceitação-rejeição em processo de inspeção de qualidade. Sabe-se que a população é de 50 unidades do produto, estocados em 10 pilhas com 5 unidades em cada pilha.        

Agora marque a alternativa que apresenta, respectivamente, as relações que os termos, sublinhados, estabelecem nas frases em que foram empregados: 


Amostra casual estratificada – sistema de referência – tabelas de números aleatórios –  amostra aleatória simples e amostra por conglomerado – amostra aleatória sistemática  


Amostra casual simples – sistema de referência – tabelas de números aleatórios – amostra por conglomerado e amostra aleatória estratificada – amostra aleatória sistemática  


Amostra casual simples – sistema de referência – tabelas de números aleatórios – amostra aleatória estratificada e amostra aleatória sistemática – amostra por conglomerado   


Amostra casual simples – sistema de referência – tabelas de números aleatórios –  amostra aleatória estratificada e amostra por conglomerado – amostra aleatória sistemática 


Amostra casual simples – tabelas de números aleatórios - sistema de referência – amostra aleatória estratificada e amostra por conglomerado – amostra aleatória sistemática 

O ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) 2008 apresentou as seguintes informações:

O interesse na análise da capabilidade do processo está crescendo, devido às mudanças na filosofia de controle de qualidade. Sua utilização envolve não apenas a avaliação de processos, mas também a avaliação de fornecedores. A capabilidade tem sido definida por muitos caminhos, conforme têm sido apresentadas por diversos autores. O índice de capabilidade é uma função adimensional dos parâmetros do processo (µ, σ) e da especificação do processo (LSE, T, LIE), desenvolvidos para “proporcionar uma linguagem comum e de fácil entendimento para a quantificação do desempenho do processo”, (Kane, 1986), onde: µ = média do processo; σ = desvio padrão do processo; LSE = limite superior de especificação; LIE = limite inferior de especificação e T = valor nominal.

           Fonte: www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1997_T4410.PDF Acesso em Jul. de 2017 (adaptado).

Uma empresa produz eixos de motor, todos com a mesma especificação, utilizando dois processos diferentes de usinagem, A e B. O valor nominal (VN), a tolerância especificada com os limites superior (LSE) e inferior (LIE) e as curvas de processo de usinagem do diâmetro dos eixos de um lote estatisticamente significativo são mostrados na figura a seguir.

A partir dessas informações e das curvas apresentadas na figura, leia atentamente os itens a seguir.

I. ambos os processos atendem as especificações porque a dispersão do processo é menor do que a tolerância.

II. o processo A é capaz de atender a especificação porque a dispersão do processo é maior do que a tolerância.

III. o processo B não é capaz de atender a especificação porque a dispersão do processo é maior do que a tolerância.

IV. a média de cada processo está adequada as especificações, em ambos os casos, considerando-se o valor nominal (VN).

V. a variabilidade do diâmetro dos eixos no processo A é maior do que a variabilidade do diâmetro dos eixos no processo B.

São corretas APENAS as afirmativas contidas em:

Fonte: http://download.inep.gov.br/download/Enade2008_RNP/ENGENHARIA_VI.pdf Acesso em Jul. de 2017 (adaptado).


II, III e IV


I, II e III


I, III e V

 


III e V


I e V 

 

Os seguintes tempos foram registrados pelos corredores de 400 metros e de 1600 metros de um time de trilha da UNIUBE (os tempos estão em minutos).

 

 

Tomando-se como referência as diversas informações apresentadas, analise as proposições seguintes:

 

I. O tempo médio do corredor de 400 metros foi de aproximadamente 0,97 minutos.

II. O tempo médio do corredor de 1600 metros foi de aproximadamente 4, 53 minutos.

III. O desvio padrão do corredor de 400 metros foi de aproximadamente 0,1296 minutos.

IV. O desvio padrão do corredor de 1600 metros foi de aproximadamente 0,0566 minutos.

V. O coeficiente de variação dos corredores de 400 metros é de aproximadamente 2,86%.


Estão corretas APENAS as afirmações contidas nas proposições:

 


I e IV


I, II e III


I e II


II, III e V


III, IV e V

O ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) 2013 apresentou as seguintes informações:

No quadro abaixo, é apresentado a distribuição do número de empregos formais registrados em uma cidade brasileira, consideradas as variáveis setores de atividade e gênero, de acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Com base nas informações do quadro apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. O setor com o melhor desempenho em termos percentuais foi o da Administração Pública, com a geração de 7 490 postos de trabalho entre 2010 e 2011.

II. De uma forma geral, comparando-se os dados de gênero, as mulheres vêm ocupando mais postos de trabalho na Administração Pública e perdendo postos na Construção civil.

III. Entre 2010 e 2011, o aumento na distribuição dos postos de trabalho entre homens e mulheres foi mais equilibrado que o ocorrido entre 2009 e 2010.

IV. O setor com o pior desempenho total entre 2010 e 2011 foi o da Agropecuária, extração vegetal, caça e pesca, que apresentou aumento de somente 7 postos de trabalho.

V. Entre 2010 e 2011, os homens vêm aumentando mais postos de trabalho nos setores: da Indústria de Transformação, de Serviços industriais de utilidade pública, do Comércio, de Serviços e da Agropecuária, extração vegetal, caça e pesca. 

É correto apenas o que se afirma em

 FONTE: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/provas/2013/14_TEC_EM_AGRONEGOCIO.pdf Acesso em Jul. de 2017 (adaptado).   


II, III e IV.


I, IV e V.


I, II e III.


I, II e IV.


III, IV e V.

Censo Demográfico é o levantamento de dados de toda a população. A Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza o Censo Demográfico do Brasil, onde são coletadas informações sobre sexo, idade e nível sócio econômico de todos os residentes no Brasil. Com base nesta informação julgue as afirmações a seguir:

O Censo Demográfico se faz a cada 10 anos.

PORQUE

É exigência da Constituição da República Federativa do Brasil

 

Assinale a opção CORRETA.


as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.


a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.  


as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.


as duas afirmações são falsas.

a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.   

O ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) 2005 apresentou as seguintes informações:

Os índices e taxas que medem a capabilidade, ou seja, a capacidade de um dado processo fabricar produtos dentro da faixa de especificação, surgiram dos estudos sobre Controle Estatístico de Processo (CEP), realizados pelo Dr. Walter Shewhart do Bell Laboratories na década de 20. Seu surgimento se confunde com o próprio nascimento da área de qualidade. Assim, o CEP é uma das ferramentas mais clássicas na área de qualidade e com certeza uma das mais comprovadas e empregadas no meio prático. Desde seu surgimento têm sido aplicados aos mais diversos processos situações e regiões em todo o mundo. Há também um grande conhecimento acumulado sobre sua aplicação, principais benefícios e restrições. O objetivo do CEP é aprimorar e controlar o processo produtivo por meio da identificação das diferentes fontes de variabilidade do processo. Utilizando conceitos de estatística procura-se separar os efeitos da variabilidade causada pelas chamadas Causas Comuns,  ou seja, àquelas inerentes à natureza do processo produtivo, das Causas Especiais, ou  àquelas derivadas da atuação de variáveis específicas e controláveis sobre o processo. A técnica é composta de uma ferramenta principal denominada Gráfico de Controle que permite identificar se o processo está sob controle estatístico, situação em que atuariam somente as causas comuns.

Fonte: http://www.numa.org.br/conhecimentos/conhecimentos_port/pag_conhec/capabilidadev4.html Acesso em Jul. de 2017 (adaptado).

A figura a seguir representa um estudo de capabilidade (capability) de um processo, com base em uma amostra de 50 peças não sequenciais, colhida durante um período de produção contínua de uma semana.

Considerando as informações acima, leia atentamente os itens a seguir.  

I. o processo é capaz de atender a tolerância especificada porque a dispersão do processo é menor do que a tolerância, que equivale a oito desvios padrão.

II. o processo é capaz de atender a tolerância especificada porque a dispersão do processo é maior do que a tolerância, que equivale a oito desvios padrão.

III. uma ação adequada para garantir a utilização de peças dentro das especificações seria a centralização do processo (isso implica que a média do processo coincidiria com o centro da tolerância)

IV. para garantir a utilização de peças dentro das especificações uma ação adequada seria fazer com que a média do processo coincidisse com o limite inferior de tolerância.

V. no geral, o conceito de capabilidade de processo refere-se ao potencial de atendimento às especificações (tolerância) que a dispersão de um processo apresenta.

São corretas APENAS as afirmativas contidas em:

Fonte: http://download.inep.gov.br/download/enade/2005/provas/ENGENHARIA_VI.pdf  Acesso em Jul. de 2017 (adaptado).


I e V 


II e IV


II, III e IV


I, II e III


I, III e V

O ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) 2005 apresentou as seguintes informações:

Duas populações (A e B) possuem distribuição normal e estão representadas na figura abaixo. Foram tomadas duas amostras representativas das populações e estes dados estão no quadro a seguir.

Com base nas informações apresentadas leia atentamente os itens a seguir:

I.  a amostra 1 foi retirada da população B e sua média é igual a 10.

II. a amostra 2 foi retirada da população A e sua média é 20.

III. a variância da população B é maior que a variância da população A.

IV. as médias das população A e B são, respectivamente, 10 e 20.

V. a média e a variância da população A são maiores que a da população B.

São corretas APENAS as afirmativas contidas em:

Fonte:http://download.inep.gov.br/download/enade/2005/provas/ENGENHARIA_VIII.pdf Acesso em Jul. de 2017 (adaptado).


II e III


I e V


III e IV  


II, III e IV


I, II e III

Uma rede de fábricas confecciona de artigos esportivos até trajes para passeio e social. Com a chegada da próxima estação, a procura pelas novas tendências torna-se um fascínio para muitos consumidores, e este é um dos fatores que incita as vendas. A Diretora dessa rede de fábricas, como boa dirigente, acompanha tudo bem de perto. A dirigente sabe que as vendas seguem uma distribuição normal, com média de 1500 unidades e desvio-padrão de 150 unidades, e deseja saber qual a probabilidade de que as vendas sejam superiores a 1650 unidades no mês. Assinale a alternativa CORRETA:


15,87%


19,88%


12,36%


11,75%


20,35%

Para resolver a atividade considere as informações:

Um aluno tirou as seguintes notas bimestrais exibidas na Tabela 1.

Qual o desvio padrão das notas bimestrais do aluno? Dê sua resposta com duas casas decimais.


3,47


6,47


4,47


2,02


5,47

A Organização Beneficente BEM VIVER iniciou uma campanha para levantar fundos. Está recolhendo garrafas usadas, que pretende vender a uma indústria para serem recicladas. Desde que a campanha começou a menos de uma semana, a organização já recolheu quase 2 toneladas de garrafas em 11 pontos de coleta. O quadro a seguir apresenta o registro das coletas em cada ponto de arrecadação, por quilo.

 

A partir das informações apresentadas no enunciado e no quadro leia as afirmações referentes aos registros da campanha beneficente, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:

 

 (   ) Em média, foram arrecadados aproximadamente 175 quilos de garrafas usadas nos 11 pontos de coleta.

 (   ) A mediana é o valor que fica no meio da série ordenada, ou seja, entre os valores 174 e 180 quilos de garrafas.   

 (   ) O conjunto de dados do quadro apresenta dois valores modais, daí o conjunto ser chamado de bimodal.  

 (   ) O valor mediano dos quilos de garrafas arrecadados, a menos de uma semana, foi de 172 quilos de garrafas. 

 (   ) Podemos concluir que 50% dos quilos de garrafas arrecadados, apresentam-se maiores ou iguais a 172 quilos e, 50% apresentam-se menores ou iguais. 

 

A sequência CORRETA está contida em:


V  F  F  V  V


F  V  V  V  F


F  F  V   F V


V  V  V  V  F 


V  V  V  F  F