ESTATÍSTICA DESCRITIVA
O ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) 2005 apresentou as seguintes informações:
Os índices e taxas que medem a capabilidade, ou seja, a capacidade de um dado processo fabricar produtos dentro da faixa de especificação, surgiram dos estudos sobre Controle Estatístico de Processo (CEP), realizados pelo Dr. Walter Shewhart do Bell Laboratories na década de 20. Seu surgimento se confunde com o próprio nascimento da área de qualidade. Assim, o CEP é uma das ferramentas mais clássicas na área de qualidade e com certeza uma das mais comprovadas e empregadas no meio prático. Desde seu surgimento têm sido aplicados aos mais diversos processos situações e regiões em todo o mundo. Há também um grande conhecimento acumulado sobre sua aplicação, principais benefícios e restrições. O objetivo do CEP é aprimorar e controlar o processo produtivo por meio da identificação das diferentes fontes de variabilidade do processo. Utilizando conceitos de estatística procura-se separar os efeitos da variabilidade causada pelas chamadas Causas Comuns, ou seja, àquelas inerentes à natureza do processo produtivo, das Causas Especiais, ou àquelas derivadas da atuação de variáveis específicas e controláveis sobre o processo. A técnica é composta de uma ferramenta principal denominada Gráfico de Controle que permite identificar se o processo está sob controle estatístico, situação em que atuariam somente as causas comuns.
Fonte: http://www.numa.org.br/conhecimentos/conhecimentos_port/pag_conhec/capabilidadev4.html Acesso em Jul. de 2017 (adaptado).
A figura a seguir representa um estudo de capabilidade (capability) de um processo, com base em uma amostra de 50 peças não sequenciais, colhida durante um período de produção contínua de uma semana.
Considerando as informações acima, leia atentamente os itens a seguir.
I. o processo é capaz de atender a tolerância especificada porque a dispersão do processo é menor do que a tolerância, que equivale a oito desvios padrão.
II. o processo é capaz de atender a tolerância especificada porque a dispersão do processo é maior do que a tolerância, que equivale a oito desvios padrão.
III. uma ação adequada para garantir a utilização de peças dentro das especificações seria a centralização do processo (isso implica que a média do processo coincidiria com o centro da tolerância)
IV. para garantir a utilização de peças dentro das especificações uma ação adequada seria fazer com que a média do processo coincidisse com o limite inferior de tolerância.
V. no geral, o conceito de capabilidade de processo refere-se ao potencial de atendimento às especificações (tolerância) que a dispersão de um processo apresenta.
São corretas APENAS as afirmativas contidas em:
Fonte: http://download.inep.gov.br/download/enade/2005/provas/ENGENHARIA_VI.pdf Acesso em Jul. de 2017 (adaptado).