ESTATÍSTICA DESCRITIVA


Analise as afirmações a seguir, a respeito das definições dos seguintes conceitos. Com base nessas afirmações faça a associação entre as colunas I e II.

 

 

Feita a associação, os números da coluna II, lidos de cima para baixo, são respectivamente.


4, 2, 1, 5, 3 


3, 5, 2, 1, 4


3, 5, 1, 4, 2


2, 4, 1, 5, 3


2, 4, 1, 3, 5 

 

Considerando a aplicação da distribuição binomial analise a situação a seguir.

Após a implantação de um sistema de controle de qualidade na linha de produção de uma empresa, a meta de apenas 5% dos produtos com alguma imperfeição foi alcançada. Um funcionário diz ter analisado uma amostra de 20 produtos e encontrado pelo menos um produto com defeito. A probabilidade disto ter acontecido é de aproximadamente:


0,7035


0,6415


0,5667


0,4775


0,7555

 

Uma Usina de Açúcar e Álcool realizou um experimento para comparar 2 programas de treinamento de funcionários para executar um serviço especializado, em um dos seus setores. Entre os inscritos, 12 funcionários foram selecionados ao acaso para serem treinados pelo método I e outros 12 para serem treinados pelo método II. Terminado o treinamento, todos os funcionários realizaram o serviço e foi registrado o tempo em que cada um desempenhou a tarefa. Os dados do tempo, em minutos, despendidos em executar o serviço, segundo o método de treinamento são apresentados na Tabela 1.

 

 

 A partir das informações apresentadas leia as afirmações referentes ao tempo, em minutos, despendidos por cada funcionário para executar o serviço, segundo o método de treinamento I e II, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:

 

(   ) Pode-se afirmar que o tempo médio, em minutos, despendidos em executar o serviço, segundo o método de treinamento II é menor que o método de treinamento I   

(  ) O desvio padrão do tempo, em minutos, despendidos em executar o serviço, segundo o método de treinamento II e I é de aproximadamente, 3,94 minutos e de 4,95 minutos, respectivamente. 

(   ) O coeficiente de variação do tempo, em minutos, despendidos em executar o serviço, segundo o método de treinamento II é de, aproximadamente, 17,13%. 

(   ) O coeficiente de variação do tempo, em minutos, despendidos em executar o serviço, segundo o método de treinamento II é de, aproximadamente, 18,33%.

(   ) Pode-se afirmar que 18,33% dos funcionários despenderam, em média, 4,95 minutos, aproximadamente, para executar o serviço, uns dos outros, segundo o método de treinamento I.  

 

A sequência CORRETA está contida em:


F - F - F - V - F


F- V - V - V - V


V - F - F - V - V


F - F - V - F - V


V - V - V - V - F

Muitos dos conhecimentos que temos foram obtidos na Antiguidade por acaso e, outros, por necessidades práticas, sem aplicação de um __________. Atualmente, a Estatística está muito além desta ideia, e quase todo acréscimo de __________ resulta da observação e do             __________ de processos científicos para seu estudo. Ela consiste principalmente no  _________    de métodos experimentais e observacionais. O método experimental consiste na coleta dos dados quando realizada sob _________ pelo pesquisador. O método observacional ocorre quando não se tem controle sobre fatores que possam influenciar os dados.

 

A alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas acima é: 


conhecimento; método; desenvolvimento; planejamento; condições controladas


método; conhecimento; desenvolvimento; planejamento; condições controladas


método; conhecimento; planejamento; desenvolvimento; condições controladas


método; conhecimento; desenvolvimento; condições controladas; planejamento


conhecimento; método; desenvolvimento; condições controladas; planejamento

O ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) 2008 apresentou as seguintes informações:

O interesse na análise da capabilidade do processo está crescendo, devido às mudanças na filosofia de controle de qualidade. Sua utilização envolve não apenas a avaliação de processos, mas também a avaliação de fornecedores. A capabilidade tem sido definida por muitos caminhos, conforme têm sido apresentadas por diversos autores. O índice de capabilidade é uma função adimensional dos parâmetros do processo (µ, σ) e da especificação do processo (LSE, T, LIE), desenvolvidos para “proporcionar uma linguagem comum e de fácil entendimento para a quantificação do desempenho do processo”, (Kane, 1986), onde: µ = média do processo; σ = desvio padrão do processo; LSE = limite superior de especificação; LIE = limite inferior de especificação e T = valor nominal.

           Fonte: www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1997_T4410.PDF Acesso em Jul. de 2017 (adaptado).

Uma empresa produz eixos de motor, todos com a mesma especificação, utilizando dois processos diferentes de usinagem, A e B. O valor nominal (VN), a tolerância especificada com os limites superior (LSE) e inferior (LIE) e as curvas de processo de usinagem do diâmetro dos eixos de um lote estatisticamente significativo são mostrados na figura a seguir.

A partir dessas informações e das curvas apresentadas na figura, leia atentamente os itens a seguir.

I. ambos os processos atendem as especificações porque a dispersão do processo é menor do que a tolerância.

II. o processo A é capaz de atender a especificação porque a dispersão do processo é maior do que a tolerância.

III. o processo B não é capaz de atender a especificação porque a dispersão do processo é maior do que a tolerância.

IV. a média de cada processo está adequada as especificações, em ambos os casos, considerando-se o valor nominal (VN).

V. a variabilidade do diâmetro dos eixos no processo A é maior do que a variabilidade do diâmetro dos eixos no processo B.

São corretas APENAS as afirmativas contidas em:

Fonte: http://download.inep.gov.br/download/Enade2008_RNP/ENGENHARIA_VI.pdf Acesso em Jul. de 2017 (adaptado).


III e V


I e V 


I, II e III


II, III e IV


I, III e V

 

(Adaptada de LEVIN J. FOX J. A. FORDE D. R. Estatística para ciências humanas. 11ª edição. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012, cap. 4, p. 115.)

 

Para responder à questão considere as informações:

 

Um focus group composto por 10 adultos foi escolhido para avaliar o desempenho de dois candidatos durante um debate presidencial. Cada membro do grupo classificou como um todo em uma escala de 1 (ruim) a 10 (superior). As notas dadas aos candidatos foram as seguintes: 

 

 

Com base nas informações apresentadas, assinale a ÚNICA alternativa correta:

 


O desvio padrão das notas dadas ao candidato 2 foi de aproximadamente 1,90.


A diferença média das notas dadas aos candidatos foi de aproximadamente 0,85.


O coeficiente de variação das notas dadas ao candidato 1 foi mais elevado se comparado com o coeficiente de variação das notas dadas ao candidato 2.


O coeficiente de variação das notas do candidato 2 foi de aproximadamente 35%.


As amplitudes das notas dadas aos candidatos 1 e 2 foi de 7 e 6, respectivamente.

Censo Demográfico é o levantamento de dados de toda a população. A Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza o Censo Demográfico do Brasil, onde são coletadas informações sobre sexo, idade e nível sócio econômico de todos os residentes no Brasil. Com base nesta informação julgue as afirmações a seguir:

O Censo Demográfico se faz a cada 10 anos.

PORQUE

É exigência da Constituição da República Federativa do Brasil

 

Assinale a opção CORRETA.


a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.   


as duas afirmações são falsas.


a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.  


as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.


as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

Para responder a questão considere a informação:

  • Antes de iniciar os cálculos fixe a calculadora em duas casas decimais.

Uma pesquisa de qualidade do serviço prestado pelas Companhias Telefônicas no Brasil foi realizada e os dados se apresentam no gráfico de pizza, a seguir. A pesquisa mostrou que as reclamações dos usuários contra as Companhias Telefônicas incluem troca de companhia, taxas e serviços não compatíveis, inserção de despesas, Marketing (estratégias de mercado), chamadas interurbanas cobradas e não efetuadas, serviços de operadora e taxas de acesso. O número de reclamações é de 21.093 registros, e se encontram inseridos no gráfico de acordo com os tipos de serviço prestado pelas Companhias Telefônicas.

 

A partir das informações descritas e os dados fornecidos no gráfico, julgue as seguintes proposições:

 

I. O número de reclamações com maior percentual incluída pelos usuários na pesquisa foi taxas e serviços.  

II. As reclamações com menores percentuais incluídas pelos usuários na pesquisa foram serviços de operadora e taxas de acesso. 

III. Pode-se notar que as reclamações no serviço de Marketing foram próximas de 5%.

IV. Taxas e serviços foram incluídos entre as reclamações dos usuários em torno de 21%, aproximadamente.  

V. As reclamações dos usuários nas taxas e serviços e, nos serviços de operadora totalizaram mais de 6000 mil reclamações.   

 

Estão corretas APENAS as afirmações contidas nas proposições:


I, III e V.


II, III e IV


I, II e III


I, III e IV


II, IV e V

O ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) 2018 apresentou as seguintes informações:

 

Segundo dados do Censo da Educação Superior, observa-se, nos últimos anos, um aumento do número de Instituições de Educação Superior privadas no Brasil. Nessa nova realidade, o aumento da concorrência, aliado à redução gradativa do número de estudantes ingressantes no curso de Administração ano a ano, levou uma instituição que opera no ensino superior privado há mais de 30 anos, com ofertas de formação estritamente na modalidade presencial, a rever sua atuação. Após uma análise ambiental detalhada, a instituição optou por utilizar nesse curso uma estratégia genérica de diferenciação de produto. Nessa mesma linha, por entender que não teria condições de criar um diferencial competitivo nas ofertas de curso a distância, já que seria um entrante tardio nesse mercado, a instituição optou por manter suas ofertas exclusivamente na modalidade presencial. Com base nisso, elaborou um planejamento estratégico para reformular o curso de acordo com esse direcionamento.

 

Com base no texto, assinale a opção em que as informações apresentadas no quadro são coerentes com a estratégia genérica definida pela instituição.

 

Fonte: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/provas/2018/administracao.pdf. Acesso em Fev. de 2019 (adaptado).

 

 






Os estudos de Amostragem ressaltam ser impossível ou impraticável observar as características de interesse em toda a população. Desta forma, escolhemos criteriosamente uma parte da população, que é representada pela amostra. Sendo assim, as regras adotadas nas escolhas das unidades amostrais devem ser objetivas e, de preferência, usando-se de mecanismos de sorteio. Quando as unidades são sorteadas, as amostras são chamadas probabilísticas.

A partir das informações apresentadas no enunciado, leia atentamente as frases, a seguir: 

I. Entre os principais métodos amostrais é o mais simples além de ser básico para outros métodos conhecidos.

II. Para retirarmos uma amostra casual simples em 15 possíveis grupos (amostras) de tamanho igual a 2, podemos enumerar estes grupos do 1 ao 15 e sortear, mediante algum mecanismo, um dos grupos como amostra.    

III. São construídas com o intuito de garantir que cada dígito, ou cada par de dígitos consecutivos, e assim por diante, apareça com a mesma frequência em uma longa sequência de dígitos. 

IV. São exemplos: um estudo sobre os indivíduos de várias categorias de renda despendem com o lazer e, um estudo entre os proprietários de imóveis de um país. 

V. É exemplo: um lote de um novo recipiente para detergente líquido será submetido a um teste de aceitação-rejeição em processo de inspeção de qualidade. Sabe-se que a população é de 50 unidades do produto, estocados em 10 pilhas com 5 unidades em cada pilha.        

Agora marque a alternativa que apresenta, respectivamente, as relações que os termos, sublinhados, estabelecem nas frases em que foram empregados: 


Amostra casual simples – tabelas de números aleatórios - sistema de referência – amostra aleatória estratificada e amostra por conglomerado – amostra aleatória sistemática 


Amostra casual simples – sistema de referência – tabelas de números aleatórios –  amostra aleatória estratificada e amostra por conglomerado – amostra aleatória sistemática 


Amostra casual estratificada – sistema de referência – tabelas de números aleatórios –  amostra aleatória simples e amostra por conglomerado – amostra aleatória sistemática  


Amostra casual simples – sistema de referência – tabelas de números aleatórios – amostra aleatória estratificada e amostra aleatória sistemática – amostra por conglomerado   


Amostra casual simples – sistema de referência – tabelas de números aleatórios – amostra por conglomerado e amostra aleatória estratificada – amostra aleatória sistemática