ESTATÍSTICA DESCRITIVA


(Adaptada de LEVIN J. FOX J. A. FORDE D. R. Estatística para ciências humanas. 11ª edição. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012, cap. 4, p. 115.)

 

Para responder à questão considere as informações:

 

Um focus group composto por 10 adultos foi escolhido para avaliar o desempenho de dois candidatos durante um debate presidencial. Cada membro do grupo classificou como um todo em uma escala de 1 (ruim) a 10 (superior). As notas dadas aos candidatos foram as seguintes: 

 

 

Com base nas informações apresentadas, assinale a ÚNICA alternativa correta:

 


A diferença média das notas dadas aos candidatos foi de aproximadamente 0,85.
O desvio padrão das notas dadas ao candidato 2 foi de aproximadamente 1,90.
As amplitudes das notas dadas aos candidatos 1 e 2 foi de 7 e 6, respectivamente.
O coeficiente de variação das notas do candidato 2 foi de aproximadamente 35%.
O coeficiente de variação das notas dadas ao candidato 1 foi mais elevado se comparado com o coeficiente de variação das notas dadas ao candidato 2.

(Adaptada de LARSON R., FARBER B. Estatística Aplicada. 4ª edição. São Paulo: Pearson, 2010, cap. 1, p. 4.)

 

Em uma pesquisa recente, no Brasil, foi perguntado a 1.710 adultos se eles consideram o aquecimento global um problema que exige uma ação imediata do governo. Novecentos e trinta e cinco deles responderam que sim.    

 

Com base nas informações apresentadas, leia atentamente os itens a seguir:

 

I. A população consiste das respostas de todos os adultos no Brasil.

II. A amostra consiste das respostas de 1.710 adultos no Brasil.

III. A população é um subconjunto das respostas de todos os adultos no Brasil.

IV. Os dados populacionais podem ser usados para formar conclusões sobre a amostra.  

 V. O conjunto de dados consiste de 935 sim e 775 não.     

 

São corretas APENAS as afirmativas contidas em:

 


III, IV e V. 


I, II e V.


I, IV e V.


I, II e IV.


II, III e IV.

Os dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações mostram que o Brasil registrou 236,2 milhões de linhas móveis em operação, em janeiro de 2018. Isso representa uma diminuição de 258,7 mil linhas em operação (-0,11%), em relação a dezembro de 2017. As tabelas abaixo apresentam a evolução dos acessos em operação nas modalidades de cobrança pré-paga e pós-paga nos últimos 7 meses.

 

 

Analisando as informações apresentadas e considerando os meses do estudo, qual o valor percentual da redução ocorrida no número de linhas, em janeiro de 2018, em comparação a dezembro de 2017 na cobrança pré-paga?

Fonte: http://rotadosconcursos.com.br/questoes-de-concursos/filtro_avancado?disciplinas[]=43&id=972419. Acesso em Fev. de 2019 (adaptado).

 


1,10%


-2,30%


1,02%


-1,48%


-0,74%

(Adaptada de McCLAVE, J. T... [et al.]. Estatística para administração e economia. 10ª edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009, cap. 4, p. 193.)

 

Para responder à questão considere as informações:

 

 

Uma máquina que produz peças para serem revendidas para outra indústria está funcionando mal e gerando 8% de produtos defeituosos. As peças defeituosas e não defeituosas saem da máquina de maneira aleatória. Se as próximas 20 peças são testadas qual a probabilidade de que duas sejam defeituosas? Assinale a alternativa CORRETA:

 


42,10%


81,50%


27,11%


70,45%


20,55%

O ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) 2013 apresentou as seguintes informações:

No quadro abaixo, é apresentado a distribuição do número de empregos formais registrados em uma cidade brasileira, consideradas as variáveis setores de atividade e gênero, de acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Com base nas informações do quadro apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. O setor com o melhor desempenho em termos percentuais foi o de Serviços, com a geração de 8062 postos de trabalho entre 2010 e 2011.

II. De uma forma geral, comparando-se os dados de gênero, as mulheres vêm ocupando mais postos de trabalho na Administração Pública e perdendo postos na Construção civil.

III. Entre 2010 e 2011, o aumento na distribuição dos postos de trabalho entre homens e mulheres foi mais equilibrado que o ocorrido entre 2009 e 2010.

IV. O setor com o pior desempenho total entre 2010 e 2011 foi o da Agropecuária, extração vegetal, caça e pesca, que apresentou aumento de somente 7 postos de trabalho.

V. Entre 2010 e 2011, os homens vêm aumentando mais postos de trabalho nos setores: da Indústria de Transformação, de Serviços industriais de utilidade pública, do Comércio, de Serviços e da Agropecuária, extração vegetal, caça e pesca. 

É correto apenas o que se afirma em

 FONTE: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/provas/2013/14_TEC_EM_AGRONEGOCIO.pdf Acesso em Jul. de 2017 (adaptado).   


III, IV e V.


II, III e IV.


I, II e IV.


I, II e III.


I, IV e V.

(Adaptada de LARSON R.; FARBER, B. Estatística Aplicada. 4ª edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010, cap. 5, p. 204.)

 

Para responder à questão considere as informações:

 

 

Uma pesquisa indica que as pessoas usam seus aparelhos celulares por uma média de 1,1 ano antes de trocá-los por um aparelho novo. O desvio padrão é 0,5 anos. Um dono de celular é selecionado aleatoriamente. Considerando que a variável aleatória do estudo é normalmente distribuída, qual a probabilidade de que o dono vá usar o aparelho celular por menos de 1 ano antes de trocá-lo? Assinale a alternativa CORRETA.     

 


88,81%


58,84%


34,13%


36,43%


42,07%

(Adaptada de DEVORE, J. L. Probabilidade e Estatística para engenharia e ciências. 8ª edição. São Paulo: Cengage Learning, 2014, cap. 2, p. 67)

 

Para responder à questão considere as informações:

 

 

Quatro indivíduos responderam a uma solicitação de um banco de sangue para doação. Nenhum deles doou sangue antes, de forma que seus tipos sanguíneos são desconhecidos. Suponha que apenas o tipo O+ seja desejado e apenas um dos quatro indivíduos tenha esse tipo sanguíneo. Se os doadores potenciais forem selecionados em ordem aleatória para determinação do tipo sanguíneo, qual será a probabilidade de que pelo menos três indivíduos tenham de ser testados para obtenção do tipo desejado? Assinale a alternativa CORRETA.     

 


0,20


0,25


0,50


0,30


0,40

Para resolver a questão considere a informação:

Antes de iniciar os cálculos fixe a calculadora em 2 casas decimais.

Uma pesquisa foi realizada para levantar informações sobre o número de multas autuadas por excesso de velocidade, entre 300 jovens na faixa etária de 18 a 22 anos, durante o ano de 2015. Os resultados dessa pesquisa estão apresentados no quadro a seguir.

 

Em relação às informações apresentadas, considere as afirmações a seguir.

 

I. A proporção de jovens que não receberam multa é de 20%. 

II. Em torno de 61% dos jovens receberam exatamente nenhuma, 1 ou 2 multas por excesso de velocidade.    

III. Do total de 300 jovens entrevistados podemos afirmar que exatamente 10% receberam 4 multas, e outros 10% receberam 5 multas. 

IV. 28% dos jovens pesquisados receberam exatamente 2 multas.  

V. A proporção de jovens que receberam entre 5 multas ou mais é de 0,14.  

 

São corretas APENAS as afirmativas contidas em:


II, III e V


I, II e III


II, IV e V


I, III e IV


III, IV e V

 

Dois novos tipos de componentes elétricos são testados quanto à sua vida média, em horas. Duas amostras de 10 componentes dos tipos I e II são apresentadas na Tabela 1.

 

 

A partir das informações apresentadas, considere as seguintes afirmações:

 

I.  Os componentes elétricos do tipo I, em média, têm um tempo de vida de aproximadamente 1082,40 horas.

II. A moda dos tempos de vida médio dos componentes elétricos tipo II é 2.015 horas.

III. O tempo mediano dos componentes elétricos dos tipos I e II é de 1.085,0 e 1.070,5, respectivamente.

IV. Pode-se afirmar que o valor do primeiro quintil para o componente do tipo I é 1065.

 

São corretas APENAS as afirmativas contidas em:


II e IV


I, III e IV


I, II e III


III e IV


II, III e IV

(Adaptada de Levine, David M... [et al.]. Estatística Teoria e Aplicações. 6ª edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009, cap. 4, p. 136.)

 

Na função de gerente de marketing de produtos eletrônicos M&R Eletronics Word, você está analisando os resultados levantados por meio de um estudo sobre intenções de compra. Esse estudo questionou chefes de domicílio sobre suas intenções de adquirir um aparelho de televisão com tela grande (definida como 36 polegadas ou mais) nos próximos 12 meses. Dando prosseguimento ao estudo realizado, você planeja realizar um levantamento junto a essas pessoas, 12 meses depois, com o objetivo de verificar se, de fato, essas pessoas adquiriram os aparelhos de televisão. Os dados desse estudo para a amostra de domicílios em termos do comportamento de compra de aparelhos de televisão com tela grande são apresentados a seguir.

 

 

Com base nas informações apresentadas, analise as seguintes afirmações:

 

I. O espaço amostral do estudo consiste em 1000 respondentes.  

II. Os eventos simples são: “planejou comprar”; “não planejou comprar”; “comprou”; não comprou”. 

III. O complemento do evento “planejou comprar” é “comprou”.

IV. O evento “planejou comprar e efetivamente comprou” é um evento combinado.

V. O evento “não planejou comprar e efetivamente não comprou é um evento complementar.      

 

São corretas APENAS as afirmações:

 


I, IV e V.


I, II e III.


II, III e V.


I, II e IV.


II, III e IV.

Páginas: 12345678