ESTATÍSTICA DESCRITIVA


 

Uma Usina de Açúcar e Álcool realizou um experimento para comparar 2 programas de treinamento de funcionários para executar um serviço especializado, em um dos seus setores. Entre os inscritos, 12 funcionários foram selecionados ao acaso para serem treinados pelo método I e outros 12 para serem treinados pelo método II. Terminado o treinamento, todos os funcionários realizaram o serviço e foi registrado o tempo em que cada um desempenhou a tarefa. Os dados do tempo, em minutos, despendidos em executar o serviço, segundo o método de treinamento são apresentados na Tabela 1.

 

 

 A partir das informações apresentadas leia as afirmações referentes ao tempo, em minutos, despendidos por cada funcionário para executar o serviço, segundo o método de treinamento I e II, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:

 

(   ) Pode-se afirmar que o tempo médio, em minutos, despendidos em executar o serviço, segundo o método de treinamento II é menor que o método de treinamento I   

(  ) O desvio padrão do tempo, em minutos, despendidos em executar o serviço, segundo o método de treinamento II e I é de aproximadamente, 3,94 minutos e de 4,95 minutos, respectivamente. 

(   ) O coeficiente de variação do tempo, em minutos, despendidos em executar o serviço, segundo o método de treinamento II é de, aproximadamente, 17,13%. 

(   ) O coeficiente de variação do tempo, em minutos, despendidos em executar o serviço, segundo o método de treinamento II é de, aproximadamente, 18,33%.

(   ) Pode-se afirmar que 18,33% dos funcionários despenderam, em média, 4,95 minutos, aproximadamente, para executar o serviço, uns dos outros, segundo o método de treinamento I.  

 

A sequência CORRETA está contida em:




  • F - F - F - V - F

  • F- V - V - V - V

  • V - F - F - V - V

  • F - F - V - F - V

  • V - V - V - V - F