ELABORAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS


A DOAR – Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos é tecnicamente uma movimentação líquida de entradas (origens) e de saídas (aplicações) de recursos. Em outras palavras a origem é toda operação que aumenta  e a aplicação que reduz o CCL - Capital Circulante Líquido.

Dessa forma, assinale a alternativa correta que modifica para mais (aumento) a origem de recursos evidenciadas na DOAR.


Pagamento a Fornecedores
Desconto de duplicatas
Venda de bens de uso a vista
Compra de mercadoria a prazo
Venda de mercadorias a prazo

Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença abaixo:

" A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido..."


Está contida na DLPA.
Contém a DRE.
É obrigatória para todas as empresas.
Contém a DLPA.
É facultativa para todas as empresas.

A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) retrata a movimentação ocorrida nas contas do Patrimônio Líquido, por exemplo, Capital/Reservas de Capital/Reservas de Lucros/Ajustes de Avaliação Patrimonial, dentre outras.

Pede-se:

Uma determinada empresa apresentou um lucro líquido do exercício do exercício para um determinado período. A fim de atender à legislação, ela propõe a destinação do lucro líquido do exercício da seguinte forma:

a.    Aumento de Capital Social

b.    Proposta para futuro aumento de Capital Social

c.    Reserva Legal de acordo com a legislação em vigor

Com base nestas informações, marque a alternativa que indique o lançamento contábil correto:


D-Lucros Acumulados   C-Reserva Legal  C-Capital Social  C-Reserva para Futuro Aumento de Capital
D-Reserva Legal  C-Capital Social  C-Capital Nominal  C-Reserva para Futuro Aumento de Capital
D-Caixa/Bancos  C-Reserva Legal  C-Capital Social  C-Reserva para Futuro Aumento de Capital
D-Capital Social  C-Lucros Acumulados  C-Reserva Legal  C-Reserva para Futuro Aumento de Capital
D-Caixa/Bancos  C-Capital Social  C-Reserva para Contingências  C-Reserva para Futuro Aumento de Capital

Os Ajustes de Exercícios Anteriores são um componente evidenciado na DLPA – Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados  e que ocorrem em virtude de certos princípios contábeis básicos. 

Assinale a alternativa que indica corretamente os princípios contábeis que justificam a aplicação dos ajustes de exercícios anteriores.


Competência e Entidade
Competência e Conservadorismo
Competência e Materialidade
Competência e Consistência
Competência e Objetividade

Lucro Real é a regra geral para a apuração do Imposto de Renda (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) da pessoa jurídica. Neste regime, o imposto de renda é determinado a partir do lucro contábil, apurado pela pessoa jurídica, acrescido de ajustes (positivos e negativos) requeridos pela legislação fiscal

Marque a alternativa correta:

Lucro Real significa:


Lucro líquido.
Lucro financeiro.
Lucro tributável.
Lucro verdadeiro.
Lucro econômico.

A formula para calcular o CPV é: CPV = EI + In + MO + GGF – EF onde:

CPV = Custo dos Produtos Vendidos

EI = Estoque Inicial

In = Insumos (matérias primas, materiais de embalagem e outros materiais) aplicados nos produtos vendidos

MO = Mão de Obra Direta aplicada nos produtos vendidos

GGF = Gastos Gerais de Fabricação (aluguéis, energia, depreciações, mão de obra indireta, etc.) aplicada nos produtos vendidos

EF = Estoque Final (inventário final)

O CPV é o Custo do Produto Vendido para:


Bancos
Indústria
Entidades filantrópicas
Prestadores de serviço
Empresas comerciais

A Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados identifica os lucros acumulados ou não distribuídos para os proprietários ou não definidos para quais reservas são destinadas. Dentro do grupo Patrimônio Líquido, encontramos a conta Lucros Acumulados ou Prejuízos Acumulados. Podemos identificar também na Demonstração do Resultado do Exercício o lucro líquido ou prejuízo do exercício.

Desta forma assinale a resposta correta:

A Demonstração do Lucro ou Prejuízo Acumulado representa a interligação entre:


A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e a Demonstração do Resultado do Exercício
A Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados e a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido
A Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos e o Balanço Patrimonial
A demonstração do Resultado do Exercício e o Balanço Patrimonial
A Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados e o Balanço Patrimonial

O balanço social, pelas informações que apresenta, evidencia significativo diferencial para a imagem da empresa e isto é cada vez mais valorizado por investidores e consumidores - tanto no Brasil quanto no mundo. 

Desta forma, analise as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA:


O balanço social é uma ferramenta de medição e divulgação da responsabilidade e do acompanhamento social, pois sendo utilizado como instrumento de gestão de negócio, agrega valores à empresa e certamente amplia o exercício da cidadania.
Esse instrumento traça um paralelo entre os consumidores e os fabricantes que produzem os mais diversos itens de consumo, com menor risco à saúde e à segurança, procurando agregar valores com o envolvimento dos consumidores até nos riscos do meio ambiente.
Não são necessários muitos esforços para entender a importância da entidade empresarial elaborar e divulgar o balanço social, tendo em vista que todos se beneficiam de tal ato.
O “avanço” desse balanço permite às empresas prestar contas apenas aos proprietários e gestores de como é o seu processo de industrialização, seu relacionamento na comercialização e na prestação de serviço, durante e no pós-venda e maior rigor com o tratamento de resíduos para que o meio ambiente não seja atingido. Afinal, o objetivo da contabilidade é gerar informações para auxiliar na tomada de decisões, e esse é um dos papéis do balanço patrimonial.
Considerando os efeitos da globalização, este tipo de informação é de suma importância, pois o comércio internacional movimenta milhares de tipos de mercadorias e isso requer ética e transparência na movimentação de todas estas mercadorias, demonstrando publicamente a periculosidade e os riscos a que os consumidores estão possivelmente expostos.

Na década de 60, nos EUA e na Europa, o repúdio da população à Guerra do Vietnã deu início a um movimento de boicote à aquisição de produtos e ações de algumas empresas ligadas ao conflito. Nesse contexto, a sociedade exigia uma nova postura ética e diversas empresas passaram a prestar contas de suas ações e objetivos sociais. 

Sobre a história do balanço social, é correto afirmar que:


Na década de 60, no Brasil, o repúdio da população à Guerra do Vietnã deu início a um movimento de boicote à aquisição de produtos e ações de algumas empresas ligadas ao conflito. Nesse contexto, a sociedade exigia uma nova postura ética e diversas empresas passaram a prestar contas de suas ações e objetivos sociais.
Nos EUA, a ideia começou a ser discutida na década de 70. Entretanto, apenas a partir de 1980 surgiram os primeiros balanços sociais de empresas. A partir da década de 90, corporações de diferentes setores passaram a publicar balanço social anualmente.
Atualmente, não é possível contabilizar o sucesso dessa iniciativa e afirmar que o processo de construção de uma nova mentalidade e de novas práticas no meio empresarial está em pleno curso.
Foi buscando atender à demanda da sociedade por uma postura mais ética por parte das empresas que iniciou-se a elaboração e divulgação anual de relatórios com informações de caráter social, que hoje chamamos de balanço social.
É visível a despreocupação com a divulgação desse balanço, tendo em vista a não obrigatoriedade, mesmo porque passa a ser um marketing para a empresa que o divulga.

A Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos visa explicar as variações ocorridas no Circulante da empresa e identificar quais são os recursos que alteram o Capital Circulante Líquido (CCL), ou seja, Ativo Circulante (-) Passivo Circulante.

Quanto as movimentações válidas, indique abaixo as que ocorrem necessariamente entre os grupos circulantes e não circulantes.


Pagamento a fornecedores
Compra e venda de mercadorias a prazo
Compra e venda de mercadorias a vista
Integralização de Capital em Dinheiro, lucro distribuído, empréstimos obtidos a longo prazo
Pagamento de Impostos a Recolher
Páginas: 123456