ELABORAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS


O balanço social, pelas informações que apresenta, evidencia significativo diferencial para a imagem da empresa e isto é cada vez mais valorizado por investidores e consumidores - tanto no Brasil quanto no mundo. 

Desta forma, analise as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA:




  • O balanço social é uma ferramenta de medição e divulgação da responsabilidade e do acompanhamento social, pois sendo utilizado como instrumento de gestão de negócio, agrega valores à empresa e certamente amplia o exercício da cidadania.
  • Esse instrumento traça um paralelo entre os consumidores e os fabricantes que produzem os mais diversos itens de consumo, com menor risco à saúde e à segurança, procurando agregar valores com o envolvimento dos consumidores até nos riscos do meio ambiente.
  • Não são necessários muitos esforços para entender a importância da entidade empresarial elaborar e divulgar o balanço social, tendo em vista que todos se beneficiam de tal ato.
  • O “avanço” desse balanço permite às empresas prestar contas apenas aos proprietários e gestores de como é o seu processo de industrialização, seu relacionamento na comercialização e na prestação de serviço, durante e no pós-venda e maior rigor com o tratamento de resíduos para que o meio ambiente não seja atingido. Afinal, o objetivo da contabilidade é gerar informações para auxiliar na tomada de decisões, e esse é um dos papéis do balanço patrimonial.
  • Considerando os efeitos da globalização, este tipo de informação é de suma importância, pois o comércio internacional movimenta milhares de tipos de mercadorias e isso requer ética e transparência na movimentação de todas estas mercadorias, demonstrando publicamente a periculosidade e os riscos a que os consumidores estão possivelmente expostos.