EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Para atender às diferenças de aprendizagem, de interesse e de ritmo de uma classe de alunos de Educação de Jovens e Adultos - EJA, o professor de Matemática tem trabalhado com duplas e trios. Esse docente vem realizando diagnóstico do desenvolvimento desses estudantes em relação à construção dos conceitos fundamentais da Matemática e estabeleceu, como meta, que todos os alunos pudessem aprender tais conceitos. Para tanto, o professor planejou atividades como:
I - resolução de situações-problema para aplicação dos conceitos fundamentais da disciplina Matemática;
II - exercício para levantamento do conhecimento prévio dos alunos em relação aos conceitos a serem estudados;
III - provas semanais com pormenores de todos os conteúdos;
IV - série do mesmo tipo de exercício para que os alunos possam reter os conceitos fundamentais.
Contribuíram para o alcance da meta proposta:
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
II e III, apenas.
Leia atentamente o trecho extraído do Caderno EJA 2, referente à aula da Professora Flávia.
A professora Flávia chega na sala exatamente quando o sinal avisa que a aula vai começar. Encontra seus alunos e alunas sentados, um atrás do outro, já com os cadernos abertos, estojos e atenção a postos. Ela os cumprimenta, vai para a lousa e escreve o título de uma notícia do jornal daquele dia: “Chuvas repentinas castigam a cidade”. Em seguida diz aos alunos que vai colocar o texto da notícia na lousa e pede que o copiem, com bastante cuidado, prestando especial atenção à ortografia. Os alunos prontamente começam a escrever. Passados alguns minutos, chegam atrasados três alunos. Eles se desculpam pelo atraso e dizem que ficaram muito tempo parados por causa da chuva que entupiu o trânsito na cidade.
A professora Fávia pede para que entrem, não há problema porque ainda podem copiar a primeira parte do texto.
(Trecho adaptado do Caderno EJA 2, p. 03)
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja_caderno2.pdf.
Acesso em: 07/08/2017).
A respeito dessa aula desenvolvida na EJA, avalie as afirmações a seguir:
I. A professora deu voz a seus alunos, pedindo que contassem as experiências já vividas por eles, em relação ao tema: a chuva e suas consequências.
II. A professora Flávia, utilizou a notícia como um texto para ser copiado e para os alunos responderem a algumas questões.
III. A professora orientou o trabalho sem contar com a ação e a participação efetiva dos alunos, que atuaram de forma passiva, realizando o que fora pedido.
IV. A docente orientou o trabalho e contou com a ação e a participação efetivas dos discentes, que atuaram de forma ativa.
É correto apenas o que se afirma em
I e IV.
III.
II e III.
II.
I e II.
Leia atentamente, o trecho a seguir:
A escola representa para os alunos da EJA um espaço ao mesmo tempo de recolocação social, de sociabilidade, de formalização do saber e de desenvolvimento pessoal. Nesse sentido, os alunos jovens e adultos diferem, em muitos aspectos, das crianças, e isto deve ser sempre considerado.
Neste sentido, é correto afirmar que:
I. ( ) Esses alunos precisam ver na escola um espaço que atenda suas necessidades como pessoas, cidadãos e aprendizes em potencial.
II. ( ) Os alunos jovens e adultos caracterizam-se como um grupo homogêneo, do ponto de vista da faixa etária, da cultura, da visão de mundo e dos conhecimentos prévios.
III. ( ) Os horários e a rigidez da grade curricular são, muitas vezes, obstáculos à entrada e permanência do(a) aluno(a) jovem e adulto na escola.
IV. ( ) Devemos considerar que o sentido de aprender, nas classes de EJA, está no encontro dos alunos com a satisfação de suas necessidades e expectativas.
São corretas as afirmativas:
IV apenas
I, III e IV
I, II e III.
I apenas.
II, III e IV.
Para responder esta questão, leia atentamente o trecho extraído do capítulo 2 do livro de Educação de Jovens e Adultos e complete o que se pede.
A ________________________ passa a ser vislumbrada como importante veículo para que os cidadãos tenham acesso às conquistas tecnológicas da sociedade como um todo, instrumento para a compreensão do processo produtivo, como instrumento de apropriação do saber tecnológico, de reelaboração da cultura do trabalho, de domínio e geração do conhecimento no seu campo profissional que deve vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social. É nesse momento que a qualificação profissional passa a se instituir dentro da EJA.
A expressão que completa corretamente a afirmativa é:
educação indígena
educação popular
educação profissional
educação prisional
educação inclusiva
Ao analisarmos as políticas públicas vigentes no Brasil nos últimos doze anos é possível compreender que a EJA tem ganhado uma nova identidade e, ao analisarmos o contexto, fica evidente que a trajetória dessa modalidade de educação, no país, é recheada de progressos e estagnações.
Nesta perspectiva, julgue as afirmativas abaixo, indicando “V” para as que forem consideradas verdadeiras e “F” para as falsas.
( ) De acordo com Paiva (1973), não é possível considerar a trajetória histórica da EJA no Brasil sem perpassar pelo processo de dominação europeia sobre os nativos brasileiros.
( ) Embora se considere que na alfabetização indígena esteja a raiz histórica da EJA, sabemos ter se tratado de um processo doloroso, dominador e opressor.
( ) Desde que ocorreu o domínio das terras brasileiras pelos europeus colonizadores, deu-se início a um processo de catequização e alfabetização.
( ) Foi fundada em 1854 a primeira escola voltada para a EJA, cujo funcionamento se dava no período noturno, com o objetivo de alfabetizar as pessoas que estavam inseridas no mercado de trabalho.
Assinale a sequência CORRETA:
F, V, V, V
V, F, V, F
V, V, V, F
F, F, F, F
V, V, V, V
Leia atentamente a citação a seguir:
A crise no sistema penitenciário brasileiro é sentida além dos muros das prisões e pode ser medida através do alto índice de reincidência criminal, pela superlotação e pelas constantes crises e rebeliões. A sensação da população é que as prisões, além de serem ineficientes, estão fora de controle.
PORQUE
O grande problema é que esta oferta se organiza de forma precária e sem uma institucionalização na rede de ensino, como prevê a LEP - Lei de Execução Penal. Na maior parte das Secretarias responsáveis pela Administração Penitenciária não há um setor para organizar a assistência educacional.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Para relembrar as raízes dos alunos e alunas, a professora Ana, de Minas Gerais, usou o tema alimentação e suas memórias afetivas como foco de interesse para estimular os jovens e adultos a escrever com naturalidade e fluência.
Com os textos produzidos, ela montou um livro de receitas da classe.
Abaixo, um trecho do texto escrito por um de seus alunos:
“Eu comia de tudo, até manga verde com sal ou açúcar. Ou leite com farinha de milho. A mãe levantava de manhã e tirava o leite de cabra, depois coava num pano e fervia numa panela. Com farinha bem torradinha e um pedaço de rapadura! Hum! ”
Por meio destas produções textuais, a professora possibilitou aos seus alunos:
I. Relembrar suas memórias afetivas sobre a alimentação.
II. Resgatar as tradições culinárias.
III. Produzir textos significativos.
IV. Usar as artes cênicas, como forma de explorar as suas potencialidades.
São corretas as afirmativas:
I e II.
I, II e III.
I, III e IV.
III e IV.
IV apenas.
Leia atentamente a prática realizada pela professora Silvana, na disciplina de Artes, em uma turma da EJA.
A professora Silvana, iniciou a aula de Artes perguntando aos seus alunos sobre as atividades de recorte, colagem, desenho e pintura.
Na roda de conversas, muitos dos alunos referiam-se aos desenhos e pinturas como atividades que gostavam de fazer.
Dessa conversa, a professora propôs à turma:
- pintura livre e
- colagem com folhas diversas recolhidas pelos próprios alunos.
Assim, avalie as afirmativas abaixo, indicando “V” para as que forem consideradas verdadeiras e “F” para as falsas, em relação ao papel do professor:
I. Ajudar os alunos na exploração de sua criatividade.
II. Auxiliá-los a desenvolverem habilidades de observação e expressividade.
II. Mostrar a utilização correta dos materiais (tinta, pincel, lápis de cera, etc.)
IV. Criar momentos para desenvolver a criatividade, a imaginação e autonomia.
Assinale a sequência CORRETA:
V, V, V, V
F, V, V, V
V, V, F, F
F, F, F, F
V, F, V, F
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é espaço de tensão e aprendizado em diferentes ambientes de vivências, que contribuem para a formação de jovens e de adultos como sujeitos da história. É inadiável que a EJA se integre a um sistema nacional de educação capaz de oferecer oportunidade de acesso, garantia de permanência e qualidade a jovens e adultos para a conclusão da educação básica. Todos os esforços feitos pelo Brasil nesse campo, em especial a partir da Constituição Federal de 1988, que preceitua no Art. 208 a educação como direito de todos e dever do Estado, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que passa a assumir a EJA como modalidade da educação, e da Resolução CEB/CNE n. 1/2000, que reafirma a especificidade desta modalidade, demonstram que a cobertura da EJA é ínfima, se comparada ao número de jovens e adultos brasileiros que não concluíram a eduação básica, e que a oferta existente ainda está longe de corresponder às reais necessidades desse grupo.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Desafios da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Brasília, 2008 (adaptado).
Com relação a essa temática, avalie as afirmativas a seguir.
I. A EJA, situada no âmbito do direito à educação, tem firmado cada vez mais seu papel na história da educação, representando uma possibilidade de acesso à educação escolar.
II. Os discentes da modalidade EJA caracterizam-se como um grupo heterogêneo do ponto de vista da faixa etária, da cultura, da visão de mundo e dos conhecimentos prévios.
III. A oferta da modalidade EJA se dá por meio de cursos regulares no turno matutino e é destinada a jovens e adultos maiores de 18 anos.
IV. A adoção da EJA como modalidade de ensino, a partir da Constituição Federal de 1988, contrapôs-se ao ensino profissionalizante com objetivo de preparar os discentes para o ensino superior.
É correto apenas o que se afirma em
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
II e III, apenas.
Leia atentamente o trecho extraído do Caderno EJA 2, referente à aula da Professora Flávia.
A professora Flávia chega na sala exatamente quando o sinal avisa que a aula vai começar. Encontra seus alunos e alunas sentados, um atrás do outro, já com os cadernos abertos, estojos e atenção a postos. Ela os cumprimenta, vai para a lousa e escreve o título de uma notícia do jornal daquele dia: “Chuvas repentinas castigam a cidade”. Em seguida diz aos alunos que vai colocar o texto da notícia na lousa e pede que o copiem, com bastante cuidado, prestando especial atenção à ortografia. Os alunos prontamente começam a escrever. Passados alguns minutos, chegam atrasados três alunos. Eles se desculpam pelo atraso e dizem que ficaram muito tempo parados por causa da chuva que entupiu o trânsito na cidade.
A professora Fávia pede para que entrem, não há problema porque ainda podem copiar a primeira parte do texto.
(Trecho adaptado do Caderno EJA 2, p. 03)
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja_caderno2.pdf.
Acesso em: 07/08/2017).
A respeito dessa aula desenvolvida na EJA, avalie as afirmações a seguir:
I. A professora deu voz a seus alunos, pedindo que contassem as experiências já vividas por eles, em relação ao tema: a chuva e suas consequências.
II. A professora Flávia, utilizou a notícia como um texto para ser copiado e para os alunos responderem a algumas questões.
III. A professora orientou o trabalho sem contar com a ação e a participação efetiva dos alunos, que atuaram de forma passiva, realizando o que fora pedido.
IV. A docente orientou o trabalho e contou com a ação e a participação efetivas dos discentes, que atuaram de forma ativa.
É correto apenas o que se afirma em
I e IV.
III.
II e III.
II.
I e II.
Leia atentamente, o trecho a seguir:
A escola representa para os alunos da EJA um espaço ao mesmo tempo de recolocação social, de sociabilidade, de formalização do saber e de desenvolvimento pessoal. Nesse sentido, os alunos jovens e adultos diferem, em muitos aspectos, das crianças, e isto deve ser sempre considerado.
Neste sentido, é correto afirmar que:
I. ( ) Esses alunos precisam ver na escola um espaço que atenda suas necessidades como pessoas, cidadãos e aprendizes em potencial.
II. ( ) Os alunos jovens e adultos caracterizam-se como um grupo homogêneo, do ponto de vista da faixa etária, da cultura, da visão de mundo e dos conhecimentos prévios.
III. ( ) Os horários e a rigidez da grade curricular são, muitas vezes, obstáculos à entrada e permanência do(a) aluno(a) jovem e adulto na escola.
IV. ( ) Devemos considerar que o sentido de aprender, nas classes de EJA, está no encontro dos alunos com a satisfação de suas necessidades e expectativas.
São corretas as afirmativas:
IV apenas
I, III e IV
I, II e III.
I apenas.
II, III e IV.
Para responder esta questão, leia atentamente o trecho extraído do capítulo 2 do livro de Educação de Jovens e Adultos e complete o que se pede.
A ________________________ passa a ser vislumbrada como importante veículo para que os cidadãos tenham acesso às conquistas tecnológicas da sociedade como um todo, instrumento para a compreensão do processo produtivo, como instrumento de apropriação do saber tecnológico, de reelaboração da cultura do trabalho, de domínio e geração do conhecimento no seu campo profissional que deve vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social. É nesse momento que a qualificação profissional passa a se instituir dentro da EJA.
A expressão que completa corretamente a afirmativa é:
educação indígena
educação popular
educação profissional
educação prisional
educação inclusiva
Ao analisarmos as políticas públicas vigentes no Brasil nos últimos doze anos é possível compreender que a EJA tem ganhado uma nova identidade e, ao analisarmos o contexto, fica evidente que a trajetória dessa modalidade de educação, no país, é recheada de progressos e estagnações.
Nesta perspectiva, julgue as afirmativas abaixo, indicando “V” para as que forem consideradas verdadeiras e “F” para as falsas.
( ) De acordo com Paiva (1973), não é possível considerar a trajetória histórica da EJA no Brasil sem perpassar pelo processo de dominação europeia sobre os nativos brasileiros.
( ) Embora se considere que na alfabetização indígena esteja a raiz histórica da EJA, sabemos ter se tratado de um processo doloroso, dominador e opressor.
( ) Desde que ocorreu o domínio das terras brasileiras pelos europeus colonizadores, deu-se início a um processo de catequização e alfabetização.
( ) Foi fundada em 1854 a primeira escola voltada para a EJA, cujo funcionamento se dava no período noturno, com o objetivo de alfabetizar as pessoas que estavam inseridas no mercado de trabalho.
Assinale a sequência CORRETA:
F, V, V, V
V, F, V, F
V, V, V, F
F, F, F, F
V, V, V, V
Leia atentamente a citação a seguir:
A crise no sistema penitenciário brasileiro é sentida além dos muros das prisões e pode ser medida através do alto índice de reincidência criminal, pela superlotação e pelas constantes crises e rebeliões. A sensação da população é que as prisões, além de serem ineficientes, estão fora de controle.
PORQUE
O grande problema é que esta oferta se organiza de forma precária e sem uma institucionalização na rede de ensino, como prevê a LEP - Lei de Execução Penal. Na maior parte das Secretarias responsáveis pela Administração Penitenciária não há um setor para organizar a assistência educacional.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Para relembrar as raízes dos alunos e alunas, a professora Ana, de Minas Gerais, usou o tema alimentação e suas memórias afetivas como foco de interesse para estimular os jovens e adultos a escrever com naturalidade e fluência.
Com os textos produzidos, ela montou um livro de receitas da classe.
Abaixo, um trecho do texto escrito por um de seus alunos:
“Eu comia de tudo, até manga verde com sal ou açúcar. Ou leite com farinha de milho. A mãe levantava de manhã e tirava o leite de cabra, depois coava num pano e fervia numa panela. Com farinha bem torradinha e um pedaço de rapadura! Hum! ”
Por meio destas produções textuais, a professora possibilitou aos seus alunos:
I. Relembrar suas memórias afetivas sobre a alimentação.
II. Resgatar as tradições culinárias.
III. Produzir textos significativos.
IV. Usar as artes cênicas, como forma de explorar as suas potencialidades.
São corretas as afirmativas:
I e II.
I, II e III.
I, III e IV.
III e IV.
IV apenas.
Leia atentamente a prática realizada pela professora Silvana, na disciplina de Artes, em uma turma da EJA.
A professora Silvana, iniciou a aula de Artes perguntando aos seus alunos sobre as atividades de recorte, colagem, desenho e pintura.
Na roda de conversas, muitos dos alunos referiam-se aos desenhos e pinturas como atividades que gostavam de fazer.
Dessa conversa, a professora propôs à turma:
- pintura livre e
- colagem com folhas diversas recolhidas pelos próprios alunos.
Assim, avalie as afirmativas abaixo, indicando “V” para as que forem consideradas verdadeiras e “F” para as falsas, em relação ao papel do professor:
I. Ajudar os alunos na exploração de sua criatividade.
II. Auxiliá-los a desenvolverem habilidades de observação e expressividade.
II. Mostrar a utilização correta dos materiais (tinta, pincel, lápis de cera, etc.)
IV. Criar momentos para desenvolver a criatividade, a imaginação e autonomia.
Assinale a sequência CORRETA:
V, V, V, V
F, V, V, V
V, V, F, F
F, F, F, F
V, F, V, F
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é espaço de tensão e aprendizado em diferentes ambientes de vivências, que contribuem para a formação de jovens e de adultos como sujeitos da história. É inadiável que a EJA se integre a um sistema nacional de educação capaz de oferecer oportunidade de acesso, garantia de permanência e qualidade a jovens e adultos para a conclusão da educação básica. Todos os esforços feitos pelo Brasil nesse campo, em especial a partir da Constituição Federal de 1988, que preceitua no Art. 208 a educação como direito de todos e dever do Estado, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que passa a assumir a EJA como modalidade da educação, e da Resolução CEB/CNE n. 1/2000, que reafirma a especificidade desta modalidade, demonstram que a cobertura da EJA é ínfima, se comparada ao número de jovens e adultos brasileiros que não concluíram a eduação básica, e que a oferta existente ainda está longe de corresponder às reais necessidades desse grupo.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Desafios da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Brasília, 2008 (adaptado).
Com relação a essa temática, avalie as afirmativas a seguir.
I. A EJA, situada no âmbito do direito à educação, tem firmado cada vez mais seu papel na história da educação, representando uma possibilidade de acesso à educação escolar.
II. Os discentes da modalidade EJA caracterizam-se como um grupo heterogêneo do ponto de vista da faixa etária, da cultura, da visão de mundo e dos conhecimentos prévios.
III. A oferta da modalidade EJA se dá por meio de cursos regulares no turno matutino e é destinada a jovens e adultos maiores de 18 anos.
IV. A adoção da EJA como modalidade de ensino, a partir da Constituição Federal de 1988, contrapôs-se ao ensino profissionalizante com objetivo de preparar os discentes para o ensino superior.
É correto apenas o que se afirma em
I e IV.
III.
II e III.
II.
I e II.
Leia atentamente, o trecho a seguir:
A escola representa para os alunos da EJA um espaço ao mesmo tempo de recolocação social, de sociabilidade, de formalização do saber e de desenvolvimento pessoal. Nesse sentido, os alunos jovens e adultos diferem, em muitos aspectos, das crianças, e isto deve ser sempre considerado.
Neste sentido, é correto afirmar que:
I. ( ) Esses alunos precisam ver na escola um espaço que atenda suas necessidades como pessoas, cidadãos e aprendizes em potencial.
II. ( ) Os alunos jovens e adultos caracterizam-se como um grupo homogêneo, do ponto de vista da faixa etária, da cultura, da visão de mundo e dos conhecimentos prévios.
III. ( ) Os horários e a rigidez da grade curricular são, muitas vezes, obstáculos à entrada e permanência do(a) aluno(a) jovem e adulto na escola.
IV. ( ) Devemos considerar que o sentido de aprender, nas classes de EJA, está no encontro dos alunos com a satisfação de suas necessidades e expectativas.
São corretas as afirmativas:
IV apenas
I, III e IV
I, II e III.
I apenas.
II, III e IV.
Para responder esta questão, leia atentamente o trecho extraído do capítulo 2 do livro de Educação de Jovens e Adultos e complete o que se pede.
A ________________________ passa a ser vislumbrada como importante veículo para que os cidadãos tenham acesso às conquistas tecnológicas da sociedade como um todo, instrumento para a compreensão do processo produtivo, como instrumento de apropriação do saber tecnológico, de reelaboração da cultura do trabalho, de domínio e geração do conhecimento no seu campo profissional que deve vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social. É nesse momento que a qualificação profissional passa a se instituir dentro da EJA.
A expressão que completa corretamente a afirmativa é:
educação indígena
educação popular
educação profissional
educação prisional
educação inclusiva
Ao analisarmos as políticas públicas vigentes no Brasil nos últimos doze anos é possível compreender que a EJA tem ganhado uma nova identidade e, ao analisarmos o contexto, fica evidente que a trajetória dessa modalidade de educação, no país, é recheada de progressos e estagnações.
Nesta perspectiva, julgue as afirmativas abaixo, indicando “V” para as que forem consideradas verdadeiras e “F” para as falsas.
( ) De acordo com Paiva (1973), não é possível considerar a trajetória histórica da EJA no Brasil sem perpassar pelo processo de dominação europeia sobre os nativos brasileiros.
( ) Embora se considere que na alfabetização indígena esteja a raiz histórica da EJA, sabemos ter se tratado de um processo doloroso, dominador e opressor.
( ) Desde que ocorreu o domínio das terras brasileiras pelos europeus colonizadores, deu-se início a um processo de catequização e alfabetização.
( ) Foi fundada em 1854 a primeira escola voltada para a EJA, cujo funcionamento se dava no período noturno, com o objetivo de alfabetizar as pessoas que estavam inseridas no mercado de trabalho.
Assinale a sequência CORRETA:
F, V, V, V
V, F, V, F
V, V, V, F
F, F, F, F
V, V, V, V
Leia atentamente a citação a seguir:
A crise no sistema penitenciário brasileiro é sentida além dos muros das prisões e pode ser medida através do alto índice de reincidência criminal, pela superlotação e pelas constantes crises e rebeliões. A sensação da população é que as prisões, além de serem ineficientes, estão fora de controle.
PORQUE
O grande problema é que esta oferta se organiza de forma precária e sem uma institucionalização na rede de ensino, como prevê a LEP - Lei de Execução Penal. Na maior parte das Secretarias responsáveis pela Administração Penitenciária não há um setor para organizar a assistência educacional.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Para relembrar as raízes dos alunos e alunas, a professora Ana, de Minas Gerais, usou o tema alimentação e suas memórias afetivas como foco de interesse para estimular os jovens e adultos a escrever com naturalidade e fluência.
Com os textos produzidos, ela montou um livro de receitas da classe.
Abaixo, um trecho do texto escrito por um de seus alunos:
“Eu comia de tudo, até manga verde com sal ou açúcar. Ou leite com farinha de milho. A mãe levantava de manhã e tirava o leite de cabra, depois coava num pano e fervia numa panela. Com farinha bem torradinha e um pedaço de rapadura! Hum! ”
Por meio destas produções textuais, a professora possibilitou aos seus alunos:
I. Relembrar suas memórias afetivas sobre a alimentação.
II. Resgatar as tradições culinárias.
III. Produzir textos significativos.
IV. Usar as artes cênicas, como forma de explorar as suas potencialidades.
São corretas as afirmativas:
I e II.
I, II e III.
I, III e IV.
III e IV.
IV apenas.
Leia atentamente a prática realizada pela professora Silvana, na disciplina de Artes, em uma turma da EJA.
A professora Silvana, iniciou a aula de Artes perguntando aos seus alunos sobre as atividades de recorte, colagem, desenho e pintura.
Na roda de conversas, muitos dos alunos referiam-se aos desenhos e pinturas como atividades que gostavam de fazer.
Dessa conversa, a professora propôs à turma:
- pintura livre e
- colagem com folhas diversas recolhidas pelos próprios alunos.
Assim, avalie as afirmativas abaixo, indicando “V” para as que forem consideradas verdadeiras e “F” para as falsas, em relação ao papel do professor:
I. Ajudar os alunos na exploração de sua criatividade.
II. Auxiliá-los a desenvolverem habilidades de observação e expressividade.
II. Mostrar a utilização correta dos materiais (tinta, pincel, lápis de cera, etc.)
IV. Criar momentos para desenvolver a criatividade, a imaginação e autonomia.
Assinale a sequência CORRETA:
V, V, V, V
F, V, V, V
V, V, F, F
F, F, F, F
V, F, V, F
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é espaço de tensão e aprendizado em diferentes ambientes de vivências, que contribuem para a formação de jovens e de adultos como sujeitos da história. É inadiável que a EJA se integre a um sistema nacional de educação capaz de oferecer oportunidade de acesso, garantia de permanência e qualidade a jovens e adultos para a conclusão da educação básica. Todos os esforços feitos pelo Brasil nesse campo, em especial a partir da Constituição Federal de 1988, que preceitua no Art. 208 a educação como direito de todos e dever do Estado, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que passa a assumir a EJA como modalidade da educação, e da Resolução CEB/CNE n. 1/2000, que reafirma a especificidade desta modalidade, demonstram que a cobertura da EJA é ínfima, se comparada ao número de jovens e adultos brasileiros que não concluíram a eduação básica, e que a oferta existente ainda está longe de corresponder às reais necessidades desse grupo.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Desafios da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Brasília, 2008 (adaptado).
Com relação a essa temática, avalie as afirmativas a seguir.
I. A EJA, situada no âmbito do direito à educação, tem firmado cada vez mais seu papel na história da educação, representando uma possibilidade de acesso à educação escolar.
II. Os discentes da modalidade EJA caracterizam-se como um grupo heterogêneo do ponto de vista da faixa etária, da cultura, da visão de mundo e dos conhecimentos prévios.
III. A oferta da modalidade EJA se dá por meio de cursos regulares no turno matutino e é destinada a jovens e adultos maiores de 18 anos.
IV. A adoção da EJA como modalidade de ensino, a partir da Constituição Federal de 1988, contrapôs-se ao ensino profissionalizante com objetivo de preparar os discentes para o ensino superior.
É correto apenas o que se afirma em
IV apenas
I, III e IV
I, II e III.
I apenas.
II, III e IV.
Para responder esta questão, leia atentamente o trecho extraído do capítulo 2 do livro de Educação de Jovens e Adultos e complete o que se pede.
A ________________________ passa a ser vislumbrada como importante veículo para que os cidadãos tenham acesso às conquistas tecnológicas da sociedade como um todo, instrumento para a compreensão do processo produtivo, como instrumento de apropriação do saber tecnológico, de reelaboração da cultura do trabalho, de domínio e geração do conhecimento no seu campo profissional que deve vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social. É nesse momento que a qualificação profissional passa a se instituir dentro da EJA.
A expressão que completa corretamente a afirmativa é:
educação indígena
educação popular
educação profissional
educação prisional
educação inclusiva
Ao analisarmos as políticas públicas vigentes no Brasil nos últimos doze anos é possível compreender que a EJA tem ganhado uma nova identidade e, ao analisarmos o contexto, fica evidente que a trajetória dessa modalidade de educação, no país, é recheada de progressos e estagnações.
Nesta perspectiva, julgue as afirmativas abaixo, indicando “V” para as que forem consideradas verdadeiras e “F” para as falsas.
( ) De acordo com Paiva (1973), não é possível considerar a trajetória histórica da EJA no Brasil sem perpassar pelo processo de dominação europeia sobre os nativos brasileiros.
( ) Embora se considere que na alfabetização indígena esteja a raiz histórica da EJA, sabemos ter se tratado de um processo doloroso, dominador e opressor.
( ) Desde que ocorreu o domínio das terras brasileiras pelos europeus colonizadores, deu-se início a um processo de catequização e alfabetização.
( ) Foi fundada em 1854 a primeira escola voltada para a EJA, cujo funcionamento se dava no período noturno, com o objetivo de alfabetizar as pessoas que estavam inseridas no mercado de trabalho.
Assinale a sequência CORRETA:
F, V, V, V
V, F, V, F
V, V, V, F
F, F, F, F
V, V, V, V
Leia atentamente a citação a seguir:
A crise no sistema penitenciário brasileiro é sentida além dos muros das prisões e pode ser medida através do alto índice de reincidência criminal, pela superlotação e pelas constantes crises e rebeliões. A sensação da população é que as prisões, além de serem ineficientes, estão fora de controle.
PORQUE
O grande problema é que esta oferta se organiza de forma precária e sem uma institucionalização na rede de ensino, como prevê a LEP - Lei de Execução Penal. Na maior parte das Secretarias responsáveis pela Administração Penitenciária não há um setor para organizar a assistência educacional.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Para relembrar as raízes dos alunos e alunas, a professora Ana, de Minas Gerais, usou o tema alimentação e suas memórias afetivas como foco de interesse para estimular os jovens e adultos a escrever com naturalidade e fluência.
Com os textos produzidos, ela montou um livro de receitas da classe.
Abaixo, um trecho do texto escrito por um de seus alunos:
“Eu comia de tudo, até manga verde com sal ou açúcar. Ou leite com farinha de milho. A mãe levantava de manhã e tirava o leite de cabra, depois coava num pano e fervia numa panela. Com farinha bem torradinha e um pedaço de rapadura! Hum! ”
Por meio destas produções textuais, a professora possibilitou aos seus alunos:
I. Relembrar suas memórias afetivas sobre a alimentação.
II. Resgatar as tradições culinárias.
III. Produzir textos significativos.
IV. Usar as artes cênicas, como forma de explorar as suas potencialidades.
São corretas as afirmativas:
I e II.
I, II e III.
I, III e IV.
III e IV.
IV apenas.
Leia atentamente a prática realizada pela professora Silvana, na disciplina de Artes, em uma turma da EJA.
A professora Silvana, iniciou a aula de Artes perguntando aos seus alunos sobre as atividades de recorte, colagem, desenho e pintura.
Na roda de conversas, muitos dos alunos referiam-se aos desenhos e pinturas como atividades que gostavam de fazer.
Dessa conversa, a professora propôs à turma:
- pintura livre e
- colagem com folhas diversas recolhidas pelos próprios alunos.
Assim, avalie as afirmativas abaixo, indicando “V” para as que forem consideradas verdadeiras e “F” para as falsas, em relação ao papel do professor:
I. Ajudar os alunos na exploração de sua criatividade.
II. Auxiliá-los a desenvolverem habilidades de observação e expressividade.
II. Mostrar a utilização correta dos materiais (tinta, pincel, lápis de cera, etc.)
IV. Criar momentos para desenvolver a criatividade, a imaginação e autonomia.
Assinale a sequência CORRETA:
V, V, V, V
F, V, V, V
V, V, F, F
F, F, F, F
V, F, V, F
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é espaço de tensão e aprendizado em diferentes ambientes de vivências, que contribuem para a formação de jovens e de adultos como sujeitos da história. É inadiável que a EJA se integre a um sistema nacional de educação capaz de oferecer oportunidade de acesso, garantia de permanência e qualidade a jovens e adultos para a conclusão da educação básica. Todos os esforços feitos pelo Brasil nesse campo, em especial a partir da Constituição Federal de 1988, que preceitua no Art. 208 a educação como direito de todos e dever do Estado, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que passa a assumir a EJA como modalidade da educação, e da Resolução CEB/CNE n. 1/2000, que reafirma a especificidade desta modalidade, demonstram que a cobertura da EJA é ínfima, se comparada ao número de jovens e adultos brasileiros que não concluíram a eduação básica, e que a oferta existente ainda está longe de corresponder às reais necessidades desse grupo.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Desafios da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Brasília, 2008 (adaptado).
Com relação a essa temática, avalie as afirmativas a seguir.
I. A EJA, situada no âmbito do direito à educação, tem firmado cada vez mais seu papel na história da educação, representando uma possibilidade de acesso à educação escolar.
II. Os discentes da modalidade EJA caracterizam-se como um grupo heterogêneo do ponto de vista da faixa etária, da cultura, da visão de mundo e dos conhecimentos prévios.
III. A oferta da modalidade EJA se dá por meio de cursos regulares no turno matutino e é destinada a jovens e adultos maiores de 18 anos.
IV. A adoção da EJA como modalidade de ensino, a partir da Constituição Federal de 1988, contrapôs-se ao ensino profissionalizante com objetivo de preparar os discentes para o ensino superior.
É correto apenas o que se afirma em
educação indígena
educação popular
educação profissional
educação prisional
educação inclusiva
Ao analisarmos as políticas públicas vigentes no Brasil nos últimos doze anos é possível compreender que a EJA tem ganhado uma nova identidade e, ao analisarmos o contexto, fica evidente que a trajetória dessa modalidade de educação, no país, é recheada de progressos e estagnações.
Nesta perspectiva, julgue as afirmativas abaixo, indicando “V” para as que forem consideradas verdadeiras e “F” para as falsas.
( ) De acordo com Paiva (1973), não é possível considerar a trajetória histórica da EJA no Brasil sem perpassar pelo processo de dominação europeia sobre os nativos brasileiros.
( ) Embora se considere que na alfabetização indígena esteja a raiz histórica da EJA, sabemos ter se tratado de um processo doloroso, dominador e opressor.
( ) Desde que ocorreu o domínio das terras brasileiras pelos europeus colonizadores, deu-se início a um processo de catequização e alfabetização.
( ) Foi fundada em 1854 a primeira escola voltada para a EJA, cujo funcionamento se dava no período noturno, com o objetivo de alfabetizar as pessoas que estavam inseridas no mercado de trabalho.
Assinale a sequência CORRETA:
F, V, V, V
V, F, V, F
V, V, V, F
F, F, F, F
V, V, V, V
Leia atentamente a citação a seguir:
A crise no sistema penitenciário brasileiro é sentida além dos muros das prisões e pode ser medida através do alto índice de reincidência criminal, pela superlotação e pelas constantes crises e rebeliões. A sensação da população é que as prisões, além de serem ineficientes, estão fora de controle.
PORQUE
O grande problema é que esta oferta se organiza de forma precária e sem uma institucionalização na rede de ensino, como prevê a LEP - Lei de Execução Penal. Na maior parte das Secretarias responsáveis pela Administração Penitenciária não há um setor para organizar a assistência educacional.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Para relembrar as raízes dos alunos e alunas, a professora Ana, de Minas Gerais, usou o tema alimentação e suas memórias afetivas como foco de interesse para estimular os jovens e adultos a escrever com naturalidade e fluência.
Com os textos produzidos, ela montou um livro de receitas da classe.
Abaixo, um trecho do texto escrito por um de seus alunos:
“Eu comia de tudo, até manga verde com sal ou açúcar. Ou leite com farinha de milho. A mãe levantava de manhã e tirava o leite de cabra, depois coava num pano e fervia numa panela. Com farinha bem torradinha e um pedaço de rapadura! Hum! ”
Por meio destas produções textuais, a professora possibilitou aos seus alunos:
I. Relembrar suas memórias afetivas sobre a alimentação.
II. Resgatar as tradições culinárias.
III. Produzir textos significativos.
IV. Usar as artes cênicas, como forma de explorar as suas potencialidades.
São corretas as afirmativas:
I e II.
I, II e III.
I, III e IV.
III e IV.
IV apenas.
Leia atentamente a prática realizada pela professora Silvana, na disciplina de Artes, em uma turma da EJA.
A professora Silvana, iniciou a aula de Artes perguntando aos seus alunos sobre as atividades de recorte, colagem, desenho e pintura.
Na roda de conversas, muitos dos alunos referiam-se aos desenhos e pinturas como atividades que gostavam de fazer.
Dessa conversa, a professora propôs à turma:
- pintura livre e
- colagem com folhas diversas recolhidas pelos próprios alunos.
Assim, avalie as afirmativas abaixo, indicando “V” para as que forem consideradas verdadeiras e “F” para as falsas, em relação ao papel do professor:
I. Ajudar os alunos na exploração de sua criatividade.
II. Auxiliá-los a desenvolverem habilidades de observação e expressividade.
II. Mostrar a utilização correta dos materiais (tinta, pincel, lápis de cera, etc.)
IV. Criar momentos para desenvolver a criatividade, a imaginação e autonomia.
Assinale a sequência CORRETA:
V, V, V, V
F, V, V, V
V, V, F, F
F, F, F, F
V, F, V, F
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é espaço de tensão e aprendizado em diferentes ambientes de vivências, que contribuem para a formação de jovens e de adultos como sujeitos da história. É inadiável que a EJA se integre a um sistema nacional de educação capaz de oferecer oportunidade de acesso, garantia de permanência e qualidade a jovens e adultos para a conclusão da educação básica. Todos os esforços feitos pelo Brasil nesse campo, em especial a partir da Constituição Federal de 1988, que preceitua no Art. 208 a educação como direito de todos e dever do Estado, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que passa a assumir a EJA como modalidade da educação, e da Resolução CEB/CNE n. 1/2000, que reafirma a especificidade desta modalidade, demonstram que a cobertura da EJA é ínfima, se comparada ao número de jovens e adultos brasileiros que não concluíram a eduação básica, e que a oferta existente ainda está longe de corresponder às reais necessidades desse grupo.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Desafios da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Brasília, 2008 (adaptado).
Com relação a essa temática, avalie as afirmativas a seguir.
I. A EJA, situada no âmbito do direito à educação, tem firmado cada vez mais seu papel na história da educação, representando uma possibilidade de acesso à educação escolar.
II. Os discentes da modalidade EJA caracterizam-se como um grupo heterogêneo do ponto de vista da faixa etária, da cultura, da visão de mundo e dos conhecimentos prévios.
III. A oferta da modalidade EJA se dá por meio de cursos regulares no turno matutino e é destinada a jovens e adultos maiores de 18 anos.
IV. A adoção da EJA como modalidade de ensino, a partir da Constituição Federal de 1988, contrapôs-se ao ensino profissionalizante com objetivo de preparar os discentes para o ensino superior.
É correto apenas o que se afirma em
F, V, V, V
V, F, V, F
V, V, V, F
F, F, F, F
V, V, V, V
Leia atentamente a citação a seguir:
A crise no sistema penitenciário brasileiro é sentida além dos muros das prisões e pode ser medida através do alto índice de reincidência criminal, pela superlotação e pelas constantes crises e rebeliões. A sensação da população é que as prisões, além de serem ineficientes, estão fora de controle.
PORQUE
O grande problema é que esta oferta se organiza de forma precária e sem uma institucionalização na rede de ensino, como prevê a LEP - Lei de Execução Penal. Na maior parte das Secretarias responsáveis pela Administração Penitenciária não há um setor para organizar a assistência educacional.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Para relembrar as raízes dos alunos e alunas, a professora Ana, de Minas Gerais, usou o tema alimentação e suas memórias afetivas como foco de interesse para estimular os jovens e adultos a escrever com naturalidade e fluência.
Com os textos produzidos, ela montou um livro de receitas da classe.
Abaixo, um trecho do texto escrito por um de seus alunos:
“Eu comia de tudo, até manga verde com sal ou açúcar. Ou leite com farinha de milho. A mãe levantava de manhã e tirava o leite de cabra, depois coava num pano e fervia numa panela. Com farinha bem torradinha e um pedaço de rapadura! Hum! ”
Por meio destas produções textuais, a professora possibilitou aos seus alunos:
I. Relembrar suas memórias afetivas sobre a alimentação.
II. Resgatar as tradições culinárias.
III. Produzir textos significativos.
IV. Usar as artes cênicas, como forma de explorar as suas potencialidades.
São corretas as afirmativas:
I e II.
I, II e III.
I, III e IV.
III e IV.
IV apenas.
Leia atentamente a prática realizada pela professora Silvana, na disciplina de Artes, em uma turma da EJA.
A professora Silvana, iniciou a aula de Artes perguntando aos seus alunos sobre as atividades de recorte, colagem, desenho e pintura.
Na roda de conversas, muitos dos alunos referiam-se aos desenhos e pinturas como atividades que gostavam de fazer.
Dessa conversa, a professora propôs à turma:
- pintura livre e
- colagem com folhas diversas recolhidas pelos próprios alunos.
Assim, avalie as afirmativas abaixo, indicando “V” para as que forem consideradas verdadeiras e “F” para as falsas, em relação ao papel do professor:
I. Ajudar os alunos na exploração de sua criatividade.
II. Auxiliá-los a desenvolverem habilidades de observação e expressividade.
II. Mostrar a utilização correta dos materiais (tinta, pincel, lápis de cera, etc.)
IV. Criar momentos para desenvolver a criatividade, a imaginação e autonomia.
Assinale a sequência CORRETA:
V, V, V, V
F, V, V, V
V, V, F, F
F, F, F, F
V, F, V, F
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é espaço de tensão e aprendizado em diferentes ambientes de vivências, que contribuem para a formação de jovens e de adultos como sujeitos da história. É inadiável que a EJA se integre a um sistema nacional de educação capaz de oferecer oportunidade de acesso, garantia de permanência e qualidade a jovens e adultos para a conclusão da educação básica. Todos os esforços feitos pelo Brasil nesse campo, em especial a partir da Constituição Federal de 1988, que preceitua no Art. 208 a educação como direito de todos e dever do Estado, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que passa a assumir a EJA como modalidade da educação, e da Resolução CEB/CNE n. 1/2000, que reafirma a especificidade desta modalidade, demonstram que a cobertura da EJA é ínfima, se comparada ao número de jovens e adultos brasileiros que não concluíram a eduação básica, e que a oferta existente ainda está longe de corresponder às reais necessidades desse grupo.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Desafios da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Brasília, 2008 (adaptado).
Com relação a essa temática, avalie as afirmativas a seguir.
I. A EJA, situada no âmbito do direito à educação, tem firmado cada vez mais seu papel na história da educação, representando uma possibilidade de acesso à educação escolar.
II. Os discentes da modalidade EJA caracterizam-se como um grupo heterogêneo do ponto de vista da faixa etária, da cultura, da visão de mundo e dos conhecimentos prévios.
III. A oferta da modalidade EJA se dá por meio de cursos regulares no turno matutino e é destinada a jovens e adultos maiores de 18 anos.
IV. A adoção da EJA como modalidade de ensino, a partir da Constituição Federal de 1988, contrapôs-se ao ensino profissionalizante com objetivo de preparar os discentes para o ensino superior.
É correto apenas o que se afirma em
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Para relembrar as raízes dos alunos e alunas, a professora Ana, de Minas Gerais, usou o tema alimentação e suas memórias afetivas como foco de interesse para estimular os jovens e adultos a escrever com naturalidade e fluência.
Com os textos produzidos, ela montou um livro de receitas da classe.
Abaixo, um trecho do texto escrito por um de seus alunos:
“Eu comia de tudo, até manga verde com sal ou açúcar. Ou leite com farinha de milho. A mãe levantava de manhã e tirava o leite de cabra, depois coava num pano e fervia numa panela. Com farinha bem torradinha e um pedaço de rapadura! Hum! ”
Por meio destas produções textuais, a professora possibilitou aos seus alunos:
I. Relembrar suas memórias afetivas sobre a alimentação.
II. Resgatar as tradições culinárias.
III. Produzir textos significativos.
IV. Usar as artes cênicas, como forma de explorar as suas potencialidades.
São corretas as afirmativas:
I e II.
I, II e III.
I, III e IV.
III e IV.
IV apenas.
Leia atentamente a prática realizada pela professora Silvana, na disciplina de Artes, em uma turma da EJA.
A professora Silvana, iniciou a aula de Artes perguntando aos seus alunos sobre as atividades de recorte, colagem, desenho e pintura.
Na roda de conversas, muitos dos alunos referiam-se aos desenhos e pinturas como atividades que gostavam de fazer.
Dessa conversa, a professora propôs à turma:
- pintura livre e
- colagem com folhas diversas recolhidas pelos próprios alunos.
Assim, avalie as afirmativas abaixo, indicando “V” para as que forem consideradas verdadeiras e “F” para as falsas, em relação ao papel do professor:
I. Ajudar os alunos na exploração de sua criatividade.
II. Auxiliá-los a desenvolverem habilidades de observação e expressividade.
II. Mostrar a utilização correta dos materiais (tinta, pincel, lápis de cera, etc.)
IV. Criar momentos para desenvolver a criatividade, a imaginação e autonomia.
Assinale a sequência CORRETA:
V, V, V, V
F, V, V, V
V, V, F, F
F, F, F, F
V, F, V, F
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é espaço de tensão e aprendizado em diferentes ambientes de vivências, que contribuem para a formação de jovens e de adultos como sujeitos da história. É inadiável que a EJA se integre a um sistema nacional de educação capaz de oferecer oportunidade de acesso, garantia de permanência e qualidade a jovens e adultos para a conclusão da educação básica. Todos os esforços feitos pelo Brasil nesse campo, em especial a partir da Constituição Federal de 1988, que preceitua no Art. 208 a educação como direito de todos e dever do Estado, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que passa a assumir a EJA como modalidade da educação, e da Resolução CEB/CNE n. 1/2000, que reafirma a especificidade desta modalidade, demonstram que a cobertura da EJA é ínfima, se comparada ao número de jovens e adultos brasileiros que não concluíram a eduação básica, e que a oferta existente ainda está longe de corresponder às reais necessidades desse grupo.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Desafios da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Brasília, 2008 (adaptado).
Com relação a essa temática, avalie as afirmativas a seguir.
I. A EJA, situada no âmbito do direito à educação, tem firmado cada vez mais seu papel na história da educação, representando uma possibilidade de acesso à educação escolar.
II. Os discentes da modalidade EJA caracterizam-se como um grupo heterogêneo do ponto de vista da faixa etária, da cultura, da visão de mundo e dos conhecimentos prévios.
III. A oferta da modalidade EJA se dá por meio de cursos regulares no turno matutino e é destinada a jovens e adultos maiores de 18 anos.
IV. A adoção da EJA como modalidade de ensino, a partir da Constituição Federal de 1988, contrapôs-se ao ensino profissionalizante com objetivo de preparar os discentes para o ensino superior.
É correto apenas o que se afirma em
I e II.
I, II e III.
I, III e IV.
III e IV.
IV apenas.
Leia atentamente a prática realizada pela professora Silvana, na disciplina de Artes, em uma turma da EJA.
A professora Silvana, iniciou a aula de Artes perguntando aos seus alunos sobre as atividades de recorte, colagem, desenho e pintura.
Na roda de conversas, muitos dos alunos referiam-se aos desenhos e pinturas como atividades que gostavam de fazer.
Dessa conversa, a professora propôs à turma:
- pintura livre e
- colagem com folhas diversas recolhidas pelos próprios alunos.
Assim, avalie as afirmativas abaixo, indicando “V” para as que forem consideradas verdadeiras e “F” para as falsas, em relação ao papel do professor:
I. Ajudar os alunos na exploração de sua criatividade.
II. Auxiliá-los a desenvolverem habilidades de observação e expressividade.
II. Mostrar a utilização correta dos materiais (tinta, pincel, lápis de cera, etc.)
IV. Criar momentos para desenvolver a criatividade, a imaginação e autonomia.
Assinale a sequência CORRETA:
V, V, V, V
F, V, V, V
V, V, F, F
F, F, F, F
V, F, V, F
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é espaço de tensão e aprendizado em diferentes ambientes de vivências, que contribuem para a formação de jovens e de adultos como sujeitos da história. É inadiável que a EJA se integre a um sistema nacional de educação capaz de oferecer oportunidade de acesso, garantia de permanência e qualidade a jovens e adultos para a conclusão da educação básica. Todos os esforços feitos pelo Brasil nesse campo, em especial a partir da Constituição Federal de 1988, que preceitua no Art. 208 a educação como direito de todos e dever do Estado, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que passa a assumir a EJA como modalidade da educação, e da Resolução CEB/CNE n. 1/2000, que reafirma a especificidade desta modalidade, demonstram que a cobertura da EJA é ínfima, se comparada ao número de jovens e adultos brasileiros que não concluíram a eduação básica, e que a oferta existente ainda está longe de corresponder às reais necessidades desse grupo.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Desafios da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Brasília, 2008 (adaptado).
Com relação a essa temática, avalie as afirmativas a seguir.
I. A EJA, situada no âmbito do direito à educação, tem firmado cada vez mais seu papel na história da educação, representando uma possibilidade de acesso à educação escolar.
II. Os discentes da modalidade EJA caracterizam-se como um grupo heterogêneo do ponto de vista da faixa etária, da cultura, da visão de mundo e dos conhecimentos prévios.
III. A oferta da modalidade EJA se dá por meio de cursos regulares no turno matutino e é destinada a jovens e adultos maiores de 18 anos.
IV. A adoção da EJA como modalidade de ensino, a partir da Constituição Federal de 1988, contrapôs-se ao ensino profissionalizante com objetivo de preparar os discentes para o ensino superior.
É correto apenas o que se afirma em
V, V, V, V
F, V, V, V
V, V, F, F
F, F, F, F
V, F, V, F