DO MUNDO MEDIEVAL AO ABSOLUTISMO


O surgimento dos chamados Estados Nacionais resultam de uma intensa reformulação da vida comercial e urbana na Europa da Baixa Idade Média. A agitação histórica que caracteriza esse período deve ser considerada e analisada com cautela.


Em termos gerais, a noção de cidadania, a divisão dos três poderes (executivo, legislativo, judiciário), dos direitos civis e da representatividade política estão presentes na gênese dos Estados Nacionais Modernos.


Fragmentação da autoridade estatal que passou a figurar nas mãos da nobreza fundiária.


Profissionalização do Clero católico que passou a ser remunerado pelo Estado.


Implantação de medidas econômicas liberalistas.


Padronização de pesos, medidas e moeada dentro do território nacional.


Desarticulação do ideal de exército nacional típico do militarismo medieval.

Observe as colunas abaixo e relacione corretamente a ideia básica de cada pensador para sustentar o Absolutismo.

 

(1)       Nicolau Maquiavel

(2)       Jean Bodin

(3)       Thomas Hobbes

(4)       Jacques Bossuet

 

(  ) os homens viviam em estado natural e para escapar da barbárie se instituiu a sociedade civil, entregando o poder a um soberano forte.

(  ) sociedade precisa de uma mão firme de um Príncipe para manter o equilíbrio.

(  ) princípio do direito divino dos reis.

(  ) o poder real advém das leis de Deus, portanto é inquestionável.

 

A sequencia correta está contida em:


4-3-2-1


2-1-3-4


3-1-4-2


1-2-3-4


4-1-3-2

Analise com atenção: 

 

Tal como a história dos gregos, também a dos romanos começou pelo desenvolvimento de instituições políticas assentadas na cidade e elaboradas em benefício de uma comunidade de homens livres – os cidadãos – proprietários de terras e que reivindicavam a descendência direta dos fundadores de sua pátria. Em ambos os casos, estes cidadãos privilegiados conseguiram, no momento em que a vida urbana começou a ganhar certa amplitude e consistência, eliminar a monarquia (cuja origem se confundia com a própria origem da pátria) dando início a instituições capazes de assegurar o seu domínio. (FLORENZANO, M. B. O Mundo Antigo: economia e sociedade. São Paulo: Brasiliense, 1986, p. 56.)

 

O texto aponta que os cidadãos romanos percorreram uma trajetória política singular. Sobre as instituições romanas ao longo desse processo leia as assertivas abaixo:

 

I. O Senado, instituição mais importante do período republicano, que, no plano legislativo, aprovava as leis votadas nas assembleias, propunha novas leis para serem submetidas ao voto do povo, além de decidir sobre medidas excepcionais, como a de atribuir o poder supremo aos cônsules.

 

II. A Ditadura ou uma magistratura extraordinária, dotada de poderes excepcionais, substitutiva do Império, ao qual se recorria em momentos de particular gravidade.

 

III. O Tribunato da Plebe, cuja função era defender indivíduos e propriedades da plebe e administrar os jogos públicos, sendo o poder dos tribunos derivado do fato de serem invioláveis.

 

Pode-se afirmar que estão corretas as assertivas contidas em:


II e III apenas


I e II apenas


III apenas


I apenas


II apenas

Na Idade Moderna, o Absolutismo monárquico foi característico da Europa. Para fortalecer o próprio poder real, os monarcas europeus:


reconheceram o poder dos operários e a força dos camponeses aliando-se aos mesmos.


diminuíram o poder da nobreza, que passou a depender economicamente do rei, deste recebendo o governo das províncias e postos de comando no exército.


favoreceram os ideais econômicos da Igreja, que condenavam a usura e pregavam o "justo preço", como desejava a burguesia.


opuseram-se aos privilégios da burguesia, apoiando os empresários capitalistas em sua luta contra as corporações de artesãos.


socorreram economicamente a decadente burguesia e defenderam o proletariado em sua luta contra os empresários capitalistas.

O ápice do Absolutismo ocorreu no reinado de Luis XIV, que governou por setenta e dois anos (1643-1715). Assim como seu antecessor, Luis XIV assumiu o trono criança (cinco anos) e seu primeiro ministro foi o Cardeal Mazarino. Sobre o Absolutismo na Europa, pode-se dizer que a seguinte frase de Luis XIV personificou o absolutismo.


A corte é mais importante que o campo.


O Estado sou eu


A Igreja e o Estado são um só.


Não me venham falar de plebeus


Nobres e Reis tem a importância que é atribuida por Deus

Leia o fragmento de texto abaixo:

“As pessoas morriam às centenas, de dia e de noite, e todas eram jogadas em fossas cobertas com terra e, assim que essas fossas ficavam cheias, cavavam-se mais. E eu enterrei meus cinco filhos com minhas próprias mãos (...) E morreram tantos que todos achavam que era o fim do mundo.”
(Agnolo di Tura. The Plague in Siena: An Italian Chronicle. In: William M. Bowsky. The Black Death: a turning point in history? New York: HRW, 1971 (com adaptações).

Sobre resultado das epidemias que assolaram a Idade Média podemos dizer que:

I - Foram sendo agravadas pela fraqueza das pessoas em virtude da fome.

II - O consumo de alimentos de má qualidade – ervas ou farinhas impróprias ao consumo, alimentos estragados, e por vezes a própria terra, sem contar a carne humana, cuja menção não deve ser atribuída à fantasia dos cronistas.

III - Viajantes eram aprisionados por outros, mais fortes do que eles, e seus membros eram cortados, cozidos no fogo e devorados. Muitas pessoas que iam de um lugar a outro para fugir da fome e encontravam hospitalidade no caminho foram degolados durante a noite e serviram de alimento àqueles que os tinham acolhido

IV - Os padres da Igreja Católica não ficaram doentes em função da proteção de Deus e ajudavam a todos que deles precisavam distribuindo comida e vestimentas.


Pode-se dizer que estão corretas as assertivas contidas em:


II e III apenas


II, III e IV apenas


II apenas


I e IV apenas


I, II e III apenas

Os romanos fizeram bom uso da escrita, de tal modo que devido à quantidade de escritos que chegaram até nós, sabemos mais sobre esse povo do que sobre outra civilização antiga. 

Sobre os romanos analise as seguintes assertivas:

I - O alfabeto usado em todo o Ocidente foi aperfeiçoado e difundido pelos romanos, as letras maiúsculas de hoje são as mesmas que eram usadas no império.

II - Os algarismos romanos que usamos para datar séculos, numerar capítulos, entre outros usos, foram uma opção romana para números utilizando as próprias letras do alfabeto.

III- As leis escritas, a jurisprudência, (ciência do direito e das leis) formam outro legado romano para o Ocidente, para defender os cidadãos, foram escritas leis.

IV - Mesmo antes das leis escritas, a justiça era rigorosa e era igual para todos.

 

Estão corretas as assertivas contidas em:


III e IV apenas


II e III apenas


II apenas


I, II e III apenas


I, III e IV apenas

Leia com atenção:

"(...) a própria vocação do nobre lhe proibia qualquer atividade econômica direta. Ele pertencia de corpo e alma à sua função própria: a do guerreiro. (...) Um corpo ágil e musculoso não é o bastante para fazer o cavaleiro ideal. É preciso ainda acrescentar a coragem. E é também porque proporciona a esta virtude a ocasião de se manifestar que a guerra põe tanta alegria no coração dos homens, para os quais a audácia e o desprezo da morte são, de algum modo, valores profissionais." (Bloch, Marc. A sociedade feudal. Lisboa: Edições 70, 1987.)


O autor nos fala da condição social dos nobres medievais e dos valores ligados às suas ações guerreiras, É possível dizer que a atuação guerreira desses cavaleiros representa, respectivamente, para a sociedade e para eles próprios:


O cumprimento das obrigações senhoriais ligadas à produção, e à proibição da transmissão hereditária das conquistas realizadas.


A garantia de segurança, num contexto em que as classes e os Estados nacionais se encontram em conflito, e a perspectiva de conquistas de terras e riquezas.


O respeito às relações de vassalagem travadas entre senhores e servos, e a diversão sob a forma de torneios e jogos em épocas de paz.


A permissão real para realização de atividades comerciais, e a eliminação do tédio de um cotidiano de cultura rudimentar e alheio a assuntos administrativos.


A participação nas guerras santas e na defesa do catolicismo, e a possibilidade de pilhagem de homens e coisas, de massacres e mutilações de inimigos.

A palavra democracia significa “poder do povo”, a palavra república, “que o poder está a serviço do bem comum, da coisa coletiva ou pública”. Percebe-se que em ambas a ênfase é no coletivo. Avalie as alternativas abaixo e marque respectivamente quais foram as civilizações que primeiro adotaram tais práticas.


Grécia e Roma


Grécia e Egito


Nínive e Roma


Grécia e Mesopotâmia


Israel e Roma

Vimos que no período feudal algumas características socioeconômicas, políticas e culturais se destacaram. Assinale a afirmativa que se apresenta mais correta em relação ao período feudal:


sociedade estamental, economia urbana e mentalidade fortemente religiosa


 intensa mobilidade social, economia agrária e Estado centralizado. 


regime de trabalho servil, fragmentação política e economia agrária.


economia monetarizada, laços de vassalagem e exploração burguesa da terra


cultura clericalizada, economia auto-suficiente e Estado monárquico forte

Páginas: 1234567