DO MUNDO MEDIEVAL AO ABSOLUTISMO


Leia o fragmento de texto abaixo:

“As pessoas morriam às centenas, de dia e de noite, e todas eram jogadas em fossas cobertas com terra e, assim que essas fossas ficavam cheias, cavavam-se mais. E eu enterrei meus cinco filhos com minhas próprias mãos (...) E morreram tantos que todos achavam que era o fim do mundo.”
(Agnolo di Tura. The Plague in Siena: An Italian Chronicle. In: William M. Bowsky. The Black Death: a turning point in history? New York: HRW, 1971 (com adaptações).

Sobre resultado das epidemias que assolaram a Idade Média podemos dizer que:

I - Foram sendo agravadas pela fraqueza das pessoas em virtude da fome.

II - O consumo de alimentos de má qualidade – ervas ou farinhas impróprias ao consumo, alimentos estragados, e por vezes a própria terra, sem contar a carne humana, cuja menção não deve ser atribuída à fantasia dos cronistas.

III - Viajantes eram aprisionados por outros, mais fortes do que eles, e seus membros eram cortados, cozidos no fogo e devorados. Muitas pessoas que iam de um lugar a outro para fugir da fome e encontravam hospitalidade no caminho foram degolados durante a noite e serviram de alimento àqueles que os tinham acolhido

IV - Os padres da Igreja Católica não ficaram doentes em função da proteção de Deus e ajudavam a todos que deles precisavam distribuindo comida e vestimentas.


Pode-se dizer que estão corretas as assertivas contidas em:




  • II e III apenas

  • II, III e IV apenas

  • II apenas

  • I e IV apenas

  • I, II e III apenas