DINÂMICAS, TÉCNICAS E JOGOS VIVENCIAIS


Fonte: https://512ml.wordpress.com/2010/02/12/personalizando-o-firefox/

 Na Grécia Antiga, utilizava-se máscaras para representar os personagens do teatro. Jacob Levy Moreno dramaturgo romeno-judeu  e pioneiro no estudo da terapia em grupo, criou o psicodrama. Analise as seguintes assertivas referentes à Teoria de Moreno:

 

I) O psicodrama é ao mesmo tempo uma técnica psicoterápica e uma modalidade para melhorar as relações sociais.

II) No contexto do método psicodramático, a espontaneidade tem um papel fundamental e se materializa em diversas características. 

III) O  psicodrama caracteriza-se fundamentalmente por seu foco na interseção do mundo subjetivo com o mundo social, contextualizando o indivíduo em relação às suas circunstâncias.

 

É correto o que se afirma em:

 


I, II e III.


I, apenas.


III, apenas.


II, apenas.


II e III, apenas.

Toda atividade que se desenvolve com um grupo, que objetivam integrar, desinibir, “quebrar gelo”, divertir, refletir, aprender, apresentar, promover o conhecimento, incitar à aprendizagem, competir e aquecer, pode ser denominada Dinâmica de Grupo.  Analise as seguintes assertivas:            

 

I) Grupo Operativo consiste na centralização de determinada tarefa.

II) O Jogo é uma técnica de recreação e competição que permite o aprendizado dos participantes.

III) Os Jogos vivenciais são aplicados exclusivamente no ambiente escolar.

IV) Os jogos vivenciais tem caráter engessado, portanto, somente os líderes aprendem.

 

Está correto o que se afirma em: 


Somente III e IV.


Somente I e II. 


Somente II e III. 


I, II, III e IV. 


Somente I, II e III. 

Rocha (2003) afirma que o "Jogo de Empresa é uma simulação do ambiente empresarial,  tanto em seus aspectos internos como externos, que permite a avaliação e a análise das possíveis consequências decorrentes de decisões adotadas". Quando se decide aplicar um jogo, é necessário adequar o método escolhido, avaliar os riscos, o público envolvido e o seu tempo de duração.

 

I) Antes da aplicação dos jogos, o facilitador deve informar detalhadamente seus objetivos e o resultado que se espera; proporcionando ampla discussão entre os participantes.  

 

                                                               PORQUE

 

II) A discussão é o elemento mais rico do jogo, pois há diferença entre jogo e brincadeira.

 

 A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

 


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


As asserções I e II são proposições falsas.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Para que o relacionamento interpessoal seja saudável, é necessário que o indivíduo esteja preparado para algumas mudanças comportamentais.

I)  O feedback deve ser mais imposto em vez de solicitado.

II)  Algumas dinâmicas facilitam o ato de receber feedback.

III) O feedback  deve ser utilizado para modificar um comportamento mediante o reconhecimento de um ponto falho e estímulo pessoal para corrigi-lo. 

IV) O feedback deve ser generalizado, vago e improdutivo.

 Está correto o que se afirma em:


Somente III e IV.


Somente I e II. 


Somente I, II e III. 


Somente II e IV.


Somente II e III. 

O trabalho em grupo possibilita aprendizado, criatividade, diálogo, alívio de tensões e sentimentos negativos e negociação. Em algumas situações, o indivíduo não escolhe ser membro de determinado grupo; ele é direcionado por questões circunstanciais ou profissionais. Os grupos relacionados a resultados e produtividade, difundidos em empresas ou locais que desenvolvem atividades rotineiras e repetitivas são denominados de: 


Grupos familiares. 


Grupos centrados nas tarefas.


Grupos de encontro.


Grupos de Treino de Sensibilidade.


Grupos guestálticos.

Os jogos representam uma técnica muito usual em dinâmica de grupo. Trata-se de uma atividade estruturada com objetivo de aprendizagem por meio da vivência.  Analise as assertivas a seguir:

 

I) Na fase de instruções, o facilitador deve explanar detalhadamente o que deve ser realizado.

II) O elemento mais rico do jogo é a discussão, pois surgem lições e aplicação prática dos conceitos vivenciados.

III) Na etapa de fechamento, o facilitador deve informar que cada participante interprete o jogo de acordo com as opiniões do facilitador.

IV) Na fase de sentimentos e emoções, o facilitador deve induzir as opiniões dos participantes.

 

Está correto o que se afirma em: 


I e III, apenas.


II e III, apenas.


II e IV, apenas. 


II, apenas.


I, apenas. 

Existem diversos tipos de dinâmicas com as mais variadas finalidades. Dentre essas várias, existe um tipo que são as dinâmicas que servem para aferir a caminhada e o trabalho do grupo. Podem ser realizadas durante o processo ou no final de determinada atividade. A Dinâmica destacada se refere a:


Dinâmicas de Aquecimento e Recreação.


Dinâmicas de Relaxamento.


Dinâmicas de Avaliação.


Dinâmicas de Entrosamento


Dinâmicas de Sensibilização.

Várias são as teorias que elucidam a dinâmica de um grupo ou de uma equipe.

I) Para Lewin, a teoria do campo é  o espaço de vida da pessoa, formado pelo indivíduo e pelo seu meio psicológico.

II)  Moreno fundou o psicodrama e para ele, o conjunto socioafetivo e sociocognitivo é denominado de Tele.  

III) Pichon- Rivière é o fundador da Teoria do Vínculo, a qual elucida a relação do indivíduo com o grupo social no qual o mesmo está inserido.

IV) Segundo a teoria da comparação social  de Festinger, as pessoas de um grupo comparam suas opiniões e aptidões com as demais pessoas  do grupo.  

Está correto o que se afirma em: 


Somente I e IV.


Somente II, III e IV.


Somente II e III.


Somente I, II e IV.


Todas alternativas estão corretas. 

De acordo com seus estudos no livro-texto “Dinâmicas de Grupo” de Marly Teixeira de Moraes, no Capítulo 1 – Dinâmicas de Grupos. O trabalho em grupo traz algumas considerações quanto a variação de características, que são reforçadas conforme o papel dos indivíduos na sociedade, em que as pessoas fazem uso da afiliação em grupos para se posicionarem, podendo vir a desenvolver papéis construtivos ou não construtivos.

Quanto aos papeis construtivos e não construtivos existem algumas ações que envolvem qualidades, virtudes, atitudes, desses sujeitos respectivamente, podendo ser: conciliador, mediador, ouvinte interessado, animador, dominador, dependente, criador de obstáculos, agressivo, vaidoso reivindicador, confessante e gozador.       

Analise as afirmativas correspondente aos papeis citados e assinale V – Verdadeiro e F – Falso.                                                                  

(  ) Confessante - Utiliza palavras de ânimo e encorajamento para solucionar as divergências e superar os momentos de desafios.

(  )  Vaidoso - Acompanha ativamente as atividades do grupo, aceitando as ideias e sendo o apoio para discussões em grupo.

(  ) Agressivo - Faz uso da franqueza depreciativa, demonstrando desaprovação da conduta dos demais membros, sempre com postura ofensiva.

 (  ) Conciliador -Possui um posicionamento de amenizar os conflitos, acompanhando o grupo e auxiliando-o nas soluções por meio de alternativas.

(  ) Dominador - Impõe autoridade por ordens incisivas. Considera seu posicionamento inquestionável e não aceita a opinião dos demais.

(  ) Confessante - É inseguro, se autodeprecia, é carente de apoio, busca ajuda dos demais do grupo e se considera vítima com frequência. 

 

Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta dos papéis construtivos e não construtivos descritos acima:          

 


F – F – V – V – V – F


F – F – F – V – F – F


V – F – V – V – V – F


V– V – V – F – V – F.  


 F – F – F – V – V – V 

O jogo apresenta etapas que devem ocorrer em uma ordem precisa de realização.


Na fase de instruções, o facilitador deve explanar detalhadamente o que deve ser realizado.


Na fase de sentimentos e emoções, o facilitador deve induzir as opiniões dos participantes.


O elemento mais rico do jogo é a discussão, pois surgem lições e aplicação prática dos conceito s vivenciados.


Na fase da demonstração, o facilitador deve explicar somente verbalmente o que participantes devem realizar, ou seja, não pode demonstrar com um exemplo. 


Na etapa de fechamento, o facilitador deve informar que cada participante interprete o jogo de acordo com as opiniões do facilitador.