DINÂMICAS, TÉCNICAS E JOGOS VIVENCIAIS
De acordo com seus estudos no livro-texto “Dinâmicas de Grupo” de Marly Teixeira de Moraes, no Capítulo 1 – Dinâmicas de Grupos. O trabalho em grupo traz algumas considerações quanto a variação de características, que são reforçadas conforme o papel dos indivíduos na sociedade, em que as pessoas fazem uso da afiliação em grupos para se posicionarem, podendo vir a desenvolver papéis construtivos ou não construtivos.
Quanto aos papeis construtivos e não construtivos existem algumas ações que envolvem qualidades, virtudes, atitudes, desses sujeitos respectivamente, podendo ser: conciliador, mediador, ouvinte interessado, animador, dominador, dependente, criador de obstáculos, agressivo, vaidoso reivindicador, confessante e gozador.
Analise as afirmativas correspondente aos papeis citados e assinale V – Verdadeiro e F – Falso.
( ) Confessante - Utiliza palavras de ânimo e encorajamento para solucionar as divergências e superar os momentos de desafios.
( ) Vaidoso - Acompanha ativamente as atividades do grupo, aceitando as ideias e sendo o apoio para discussões em grupo.
( ) Agressivo - Faz uso da franqueza depreciativa, demonstrando desaprovação da conduta dos demais membros, sempre com postura ofensiva.
( ) Conciliador -Possui um posicionamento de amenizar os conflitos, acompanhando o grupo e auxiliando-o nas soluções por meio de alternativas.
( ) Dominador - Impõe autoridade por ordens incisivas. Considera seu posicionamento inquestionável e não aceita a opinião dos demais.
( ) Confessante - É inseguro, se autodeprecia, é carente de apoio, busca ajuda dos demais do grupo e se considera vítima com frequência.
Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta dos papéis construtivos e não construtivos descritos acima: