DINÂMICAS, TÉCNICAS E JOGOS VIVENCIAIS


De acordo com seus estudos no livro-texto “Dinâmicas de Grupo” de Marly Teixeira de Moraes, no Capítulo 1 – Dinâmicas de Grupos. O trabalho em grupo traz algumas considerações quanto a variação de características, que são reforçadas conforme o papel dos indivíduos na sociedade, em que as pessoas fazem uso da afiliação em grupos para se posicionarem, podendo vir a desenvolver papéis construtivos ou não construtivos.

Quanto aos papeis construtivos e não construtivos existem algumas ações que envolvem qualidades, virtudes, atitudes, desses sujeitos respectivamente, podendo ser: conciliador, mediador, ouvinte interessado, animador, dominador, dependente, criador de obstáculos, agressivo, vaidoso reivindicador, confessante e gozador.       

Analise as afirmativas correspondente aos papeis citados e assinale V – Verdadeiro e F – Falso.                                                                  

(  ) Confessante - Utiliza palavras de ânimo e encorajamento para solucionar as divergências e superar os momentos de desafios.

(  )  Vaidoso - Acompanha ativamente as atividades do grupo, aceitando as ideias e sendo o apoio para discussões em grupo.

(  ) Agressivo - Faz uso da franqueza depreciativa, demonstrando desaprovação da conduta dos demais membros, sempre com postura ofensiva.

 (  ) Conciliador -Possui um posicionamento de amenizar os conflitos, acompanhando o grupo e auxiliando-o nas soluções por meio de alternativas.

(  ) Dominador - Impõe autoridade por ordens incisivas. Considera seu posicionamento inquestionável e não aceita a opinião dos demais.

(  ) Confessante - É inseguro, se autodeprecia, é carente de apoio, busca ajuda dos demais do grupo e se considera vítima com frequência. 

 

Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta dos papéis construtivos e não construtivos descritos acima:          

 




  • F – F – V – V – V – F

  • F – F – F – V – F – F

  • V – F – V – V – V – F

  • V– V – V – F – V – F.  

  •  F – F – F – V – V – V