DAS COMUNIDADES PRIMITIVAS AO MUNDO MEDIEVAL


Leia atentamente o fragmento de texto abaixo:

A África é o único continente do mundo cortado por três importantes paralelos, o Equador e os trópicos de Câncer e de Capricórnio, apresentando grande diversidade climática e botânica. Seu extenso litoral, com mais de 27 mil quilômetros, é muito regular, com poucos recortes e ilhas. A base geológica do relevo africano é muito antiga, o que explica as pequenas altitudes, é um dos mais baixos continentes do mundo, com uma altitude média de cerca de 350 metros. Predominam os planaltos. A hidrografia do continente é pobre, devido à presença de extensas áreas com climas áridos e semi-áridos. Destacam-se poucos rios de grandes extensões, dentre eles o Nilo é o mais importante, há numerosos rios temporários nas regiões áridas. O clima do continente é bem diversificado e é determinado principalmente pelas baixas altitudes e pela predominância de baixas latitudes, as médias térmicas mantêm-se elevadas durante todo o ano, exceto nos extremos norte e sul, e nos picos das mais elevadas montanhas. Algumas correntes marítimas interferem no clima das áreas litorâneas. Diante da grandeza desse continente, fica a pergunta: de qual região vieram os africanos escravizados trazidos para o Brasil?


Os estudos apontam que a maioria provém da Líbia e do Sudão.


Os estudos apontam que a maioria provém da Líbia e do Congo 


Os estudos apontam que a maioria provém da Etiópia e da Somália 


Os estudos apontam que a maioria provém do Egito e África do Sul 


Os estudos apontam que a maioria provém da África Ocidental e Centro-Ocidental

O professor Jaime Pinski em seu livro “As primeiras civilizações” (2005, p.14) tem uma explicação muito interessante sobre as habilidades que o homem precisou desenvolver uma vez que não veio “equipado” como outros animais. Sobre esse assunto analise as assertivas seguintes:

 

 I - Nenhum homem nasce sabendo odiar, ter preconceito, construir casas, fabricar armas ou utilizar o pelo de outro animal.

II - Pelo exemplo dos mais velhos, ou seja, por meio da aprendizagem, é que ele chega a receber sua herança de conhecimento.

III - Na história humana, roupas, ferramentas, armas e tradições tomam o lugar de pelos, garras, presas e instintos na busca de alimentos e abrigos.

IV - As roupas criadas inicialmente para proteção, hoje são indicativas de diferenças sociais.

 

É correto o que se afirma em: 


I, II, III e IV apenas 


I e III apenas 


I, II e III apenas


III e IV apenas 


I e II apenas 

Como vimos, a história humana é marcada por conquistas no campo do conhecimento. Sendo assim, identifique qual foi a conquista intelectual considerada pela historiografia tradicional como sendo o marco final da Pré-história


A organização das primeiras cidades


O aparecimento da propriedade privada


O desenvolvimento de armas de bronze. 


O uso do fogo


A invenção da escrita

O Império romano promoveu um primeiro processo globalizador fundindo elementos de várias culturas do mundo conhecido. Da fusão, por exemplo, da sociedade romana com a sociedade bárbaro-germânica surgiu a sociedade medieval europeia. Sendo assim, responda qual aspecto da mentalidade econômica germânica predominou sobre a romana na economia feudal? Marque a alternativa correta.


A grande comercialização de produtos artesanais nas muitas vilas europeias.


A produção do excedente agrícola visando o comércio nas grandes cidades.


A agricultura de subsistência responsável pelo aspecto auto-suficiente do Feudo.


O grande comércio de cavalos e certos gêneros agrícolas com os estrangeiros. 


O combate à exploração de mão-de-obra e a remuneração justa do trabalhador. 

Dentre as estratégias usadas pela Igreja durante a Idade Média para exercer o domínio ideológico sobre a população europeia, se encontrava o seguinte artifício:


Publicação de compêndios literários que interpretavam as passagens bíblicas de maior complexidade. 


O uso das artes plásticas como instrumento de doutrinação, tendo em vista que a quase totalidade da população era iletrada. 


Missas ministradas na língua nacional dos camponeses, para que esses assimilassem melhor as ideias católicas. 


A organização de escolas para camponeses dentro dos feudos, para que junto da educação formal se articulasse princípios religiosos. 


A publicação de livros e panfletos doutrinários, para que a população lesse e se instruísse

O declínio do feudalismo abriu espaço para a consolidação de uma nova ordem política. A Europa conheceu um processo irremediável de fortalecimento do poder real. Para a centralização desse poder político, característica das Monarquias Nacionais e dos Tempos Modernos, os soberanos recorreram, entre outros, aos seguintes meios:


A associação entre Coroa e os Senhores Feudais com a dinamização das administrações locais; 


A associação entre a Coroa e a nobreza e à criação de uma organização administrativa específica; 


A associação entre Coroa e burguesia nacional e à formação de exércitos permanentes.


A associação entre Coroa e nobreza com a centralização da justiça;


A associação entre Coroa e Clero e uma descentralização na arrecadação de impostos; 

De acordo com o capítulo 4 de seu livro, acompanhando a formação dos Estados Nacionais, a cisão do catolicismo eliminou a referência da cristandade como elemento de união na Europa do século XVI.  Analise as seguintes assertivas sobre esse assunto:

I - A primeira divisão da Igreja católica ocorreu em 1517, com as teses de Martinho Lutero, em área que hoje pertence à Alemanha

II - Em 1534, Henrique VIII rompeu com Roma, e formou a Igreja Anglicana na Inglaterra.

III - Calvino, líder de outro segmento do protestantismo em 1541 constituiu um governo vinculado à religião em Genebra, na Suíça.

 

É possível afirmar que estão corretas as alternativas:


I, II e III


I apenas


I e III apenas


II e III apenas


I e II apenas

Em meados do século XIV ocorreram revoltas populares, originadas pelas mortes na Guerra dos Cem Anos e em virtude da Peste. Nas suas leituras foi possível observar que faltaram braços para a lida no campo e sem alimento a fome voltou a assolar. Analise as assertivas a seguir:

I - Os camponeses lutavam junto aos guerreiros em virtude das obrigações aos senhores feudais diminuindo a mão de obra no campo.

 

II - A peste, a Guerra e o alto custo de vida em virtude da escassez levaram os camponeses ao conflito aberto.

 

III - Houve o aumento de empresas fundadas pelos camponeses com a liberação do vínculo com os senhores feudais.

 

Pode-se dizer que estão corretas as alternativas:


I apenas


II apenas


I e II apenas


I e III apenas


II e III apenas

As cidades medievais possuíam as guildas, que eram corporações de artesãos que tinham como finalidade:


Proteger os interesses do governo controlando os salários e a qualidade da produção para melhorar a arrecadação de impostos.


Proteger os interesses de seus componentes controlando os preços, salários, métodos e qualidade de produção. 


Proteger os interesses da Igreja que não aceitava o lucro e a má qualidade da produção


Proteger os interesses do senhor feudal que pagava muito caro pelas roupas confeccionadas pelos artesãos.


Proteger os interesses da alta burguesia que comprava alimentos da associação dos artesãos.

Leia o fragmento com atenção

As solidariedades de família – as “linhagens” – fazem-se mais estreitas. As solidariedades de classe reforçam-se mediante os rituais, os costumes, os juramentos, todo o aparato material e moral da “cavalaria”. Por último intervém também a sanção religiosa: a igreja cujos altos cargos recrutam-se entre os poderosos, e os demais entre a massa camponesa livre, insere-se com firmeza no sistema feudal; agrupa imensos senhorios, graças às doações (de forma feudal) que lhe fazem camponeses e grandes senhores. Limita as violências – sobretudo aquelas que, sendo entre senhores, quebrariam a requerida solidariedade -, mas assegura a subordinação moral das classes trabalhadoras, restritas no cotidiano a manter, mediante seu trabalho e seu produto, a classe “que combate” e a classe que “reza”. (PARANAIN, 2003, p.27)

 

A partir do século XI se fortaleceram os vínculos feudais de vassalagem, de mandos locais e também de “proteção” em troca de obrigações pessoais. Esse fenômeno de ampliação da solidariedade está relacionado também:  


ao processo de ruralização e descentralização política e administrativa.


ao renascimento cultural e o enfraquecimento do poder da igreja.


ao fortalecimento dos Estados Nacionais.


à centralização política decorrente do processo de ruralização.


à centralização política e administrativas do mundo europeu.

Páginas: 12345678910