DANÇA, ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS
A improvisação pode ser uma ferramenta utilizada por qual manifestação artística? Marque a afirmativa correta.
Apenas no teatro
Na dança e no teatro
Apenas a dança
Em qualquer manifestação artística
Apenas na música
Para Mayrink (s/d) o termo cultura popular é originado pela junção do termo francês civilization, que remete ao que é material, e do termo alemão kultur, que fala sobre o que é imaterial, o subjetivo. A junção destas duas palavras produz o significado que temos atualmente de cultura popular. Marque a afirmativa que refere ao conceito correto de cultura popular:
Refere-se a produção cultura e intelectual produzida pelas artes
Refere-se a tudo o que é produzido pelo povo.
Refere-se apenas a lendas e histórias contadas pelo povo de uma comunidade.
Refere-se ao que é importado, trazido que outro local que não seja o nosso país.
Refere-se ao que a mídia e o meios de informação produz.
De acordo com os registros sobre a dança, ela se originou quando?
Quando Luís XIV criou a Academia Real de Dança.
Todas as alternativas estão corretas
Quando o homem da pré-história se comunicou por meio de expressões corporais ritmadas.
Quando a dança moderna questionou os padrões sociais do corpo no balé clássico.
Quando os filósofos gregos pregaram a sua importância na construção do homem completo, o homem belo.
Segundo classificação feita por Souza (1997) a Ginástica pode ser dividida em cinco categorias, com base nos seus campos de atuação. Pensando na Ginástica Rítmica, em qual categoria ela se enquadra? Marque a resposta correta.
Ginástica de Demonstração.
Ginástica Fisioterápica.
Ginástica de Condicionamento Físico.
Ginástica de Competição.
Ginástica de Conscientização Corporal.
Em relação ao histórico de improvisação na dança, enumere a segunda coluna, que traz as danças e seu período histórico, de acordo com a primeira, que apresenta alguns pontos que caracterizam o ato de improvisar na dança ao longo da história.
1- Tem a improvisação como forma de criação dos movimentos dançados. A linguagem da dança se originou da experimentação e improvisação. Utilizaram os movimentos improvisados
2 – O seu academicismo e rigor técnico não permite espaço para a improvisação.
3 – Utilizado de forma discreta. Muito apreciado no seu início, mas com o tempo não se fez foco principal da dança.
4 – Quando alguns bailarinos e coréografos como Merce Cunningham e Ana Halprin passaram a estudar novas formas de movimentação que não se enquandravam dentro da dança moderna.
5 - Tanto a fruição quanto o fazer artístico tornam-se mais democratizados, ficando ao alcance de qualquer pessoa que esteja presente naquele local e naquele momento presente.
( ) Dança na pós modernidade.
( ) Dança no período primitivo.
( ) Dança na contemporaneidade/performers.
( ) Dança no período moderno.
( ) Dança no período clássico.
1 2 3 4 5
3 2 4 5 1
2 3 5 4 1
4 1 5 3 2
4 5 3 2 1
A ato de improvisar pode ser usado em qualquer linguagem artística. O corpo do artista que se põe a improvisar é ao mesmo tempo agente do ato improvisado e suporte artístico, ou seja, ele é ao mesmo tempo o bailarino e o criador. Para que o corpo que dança consiga criar com o seu próprio corpo, é necessário que? Marque a alternativa correta.
Ele não precisa ter nenhum conhecimento prévio, qualquer um pode dançar. É só colocar a música e improvisar.
Que ele tenha experiência prática em alguma dança moderna e/ou contemporânea.
Que ele tenha alguns conhecimentos prévios, de movimentação, de vivência na dança, de técnicas de improviso e expressão corporal
Que ele tenha conhecimentos sobre o balé clássico, tanto práticos quanto teóricos.
Que ele tenha força de vontade em entregar ao movimento improvisado.
A palavra diversidade significa variedade, pluralidade e diferença, engloba tudo o que é diverso, que possui multiplicidade. Com base no capítulo quais são as vertentes de diversidade que foram descritas no texto? Marque a resposta correta. A palavra diversidade significa variedade, pluralidade e diferença, engloba tudo o que é diverso, que possui multiplicidade. Com base no capítulo quais são as vertentes de diversidade que foram descritas no texto? Marque a resposta correta.
Diversidade humana, religiosa e étnica.
Diversidade cultural, biológica e étnica.
Diversidade cultural, ecológica e universal.
Diversidade da dança, humana e cultural.
Diversidade biológica, da dança e das manifestações artísticas.
A inclusão escolar compreende-se pela ideia de que todos os cidadãos tenham direito ao acesso no sistema de ensino, sem segregação e discriminação, baseados nas diferenças humanas de gênero, religião, classe social, condições físicas, psicológicas e mentais, dentre outras. Com base nas afirmativas apresentadas a respeito da educação inclusiva, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A educação inclusiva visa o desenvolvimento de valores educacionais e humanos, assim como metodologias que permitam o desenvolvimento das diferenças através do aprender em conjunto.
( ) O ensino inclusivo deve incluir todos. Os alunos irão ter acesso ao conhecimento, seus espaços e ferramentas, mas cada um irá aprender de conjunta e unificada, todos devem aprender no mesmo ritmo e da mesma forma.
( ) A escola não tem a responsabilidade de atender as diversidades humanas. Deve existir para cada diversidade um local de aprendizado específico.
( ) A sociedade em que vivemos contribui na formação de pessoas livres, críticas e reflexivas, onde a especialização não comumente empregada.
( ) Os alunos que possuem contato com um ensino mais inclusivo, desenvolvem sentimentos de respeito às diferenças, de solidariedade, de cooperação e respeito.
V F V F F
V F F F V
V V V V V
V F V V V
F V F V V
Em relação ao movimento improvisado na dança, marque a alternativa que contempla a resposta correta.
I – O ato improvisado na dança se faz visível por meio do movimento, seja pela ampla movimentação ou nas pequenas movimentações.
II - Quando o corpo se encontra em pausa os movimentos internos não existem, por isso a pausa não pode compor uma cena improvisada.
III - O movimento improvisado não tem interesse pela técnica mecânica e nem pela estética, mas sim pelas possibilidades expressivas do movimento, por quem e pelo o que o movimento acontece.
IV - No improviso não é só o corpo físico que se movimenta, mas um corpo unidade, um corpo que acessa outros campos de seu ser.
V - O movimento improvisado surge de forças que extrapolam a materialidade, ele é gerado no acesso aos mecanismos da memória, da técnica de dança já vivida por ele, dos pensamentos, da imaginação, da criação, da percepção, dentre outros.
As afirmativas I, IV e V estão corretas.
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
As afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
As afirmativas IV e V estão corretas.
Em relação aos jogos de improviso da dança, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O jogo é uma manifestação que está presente na vida de todos nós, nas nossas organizações humanas e da natureza, na forma como nos relacionamos com o outro e com o mundo.
( ) O jogo é uma manifestação que está presente nos corpos de quem dança, daqueles que possuem uma vivência prévia na dança. Só se pode participar do jogos de improvisação quem já dançou.
( ) Jogar dançando, ou dançar jogando, sugere continuar a conceber a improvisação como sequências de passos codificados e de movimentos já sabidos e experimentados.
( ) Jogar dançando é se entregar ao jogo sem medos, deixar o corpo se definir no espaço e tempo, encontrar o seu lugar, se integrar do momento presente.
( ) Os jogos de improviso não são importantes na dança, pois permitem uma liberdade que a dança não admite.
Apenas no teatro
Na dança e no teatro
Apenas a dança
Em qualquer manifestação artística
Apenas na música
Para Mayrink (s/d) o termo cultura popular é originado pela junção do termo francês civilization, que remete ao que é material, e do termo alemão kultur, que fala sobre o que é imaterial, o subjetivo. A junção destas duas palavras produz o significado que temos atualmente de cultura popular. Marque a afirmativa que refere ao conceito correto de cultura popular:
Refere-se a produção cultura e intelectual produzida pelas artes
Refere-se a tudo o que é produzido pelo povo.
Refere-se apenas a lendas e histórias contadas pelo povo de uma comunidade.
Refere-se ao que é importado, trazido que outro local que não seja o nosso país.
Refere-se ao que a mídia e o meios de informação produz.
De acordo com os registros sobre a dança, ela se originou quando?
Quando Luís XIV criou a Academia Real de Dança.
Todas as alternativas estão corretas
Quando o homem da pré-história se comunicou por meio de expressões corporais ritmadas.
Quando a dança moderna questionou os padrões sociais do corpo no balé clássico.
Quando os filósofos gregos pregaram a sua importância na construção do homem completo, o homem belo.
Segundo classificação feita por Souza (1997) a Ginástica pode ser dividida em cinco categorias, com base nos seus campos de atuação. Pensando na Ginástica Rítmica, em qual categoria ela se enquadra? Marque a resposta correta.
Ginástica de Demonstração.
Ginástica Fisioterápica.
Ginástica de Condicionamento Físico.
Ginástica de Competição.
Ginástica de Conscientização Corporal.
Em relação ao histórico de improvisação na dança, enumere a segunda coluna, que traz as danças e seu período histórico, de acordo com a primeira, que apresenta alguns pontos que caracterizam o ato de improvisar na dança ao longo da história.
1- Tem a improvisação como forma de criação dos movimentos dançados. A linguagem da dança se originou da experimentação e improvisação. Utilizaram os movimentos improvisados
2 – O seu academicismo e rigor técnico não permite espaço para a improvisação.
3 – Utilizado de forma discreta. Muito apreciado no seu início, mas com o tempo não se fez foco principal da dança.
4 – Quando alguns bailarinos e coréografos como Merce Cunningham e Ana Halprin passaram a estudar novas formas de movimentação que não se enquandravam dentro da dança moderna.
5 - Tanto a fruição quanto o fazer artístico tornam-se mais democratizados, ficando ao alcance de qualquer pessoa que esteja presente naquele local e naquele momento presente.
( ) Dança na pós modernidade.
( ) Dança no período primitivo.
( ) Dança na contemporaneidade/performers.
( ) Dança no período moderno.
( ) Dança no período clássico.
1 2 3 4 5
3 2 4 5 1
2 3 5 4 1
4 1 5 3 2
4 5 3 2 1
A ato de improvisar pode ser usado em qualquer linguagem artística. O corpo do artista que se põe a improvisar é ao mesmo tempo agente do ato improvisado e suporte artístico, ou seja, ele é ao mesmo tempo o bailarino e o criador. Para que o corpo que dança consiga criar com o seu próprio corpo, é necessário que? Marque a alternativa correta.
Ele não precisa ter nenhum conhecimento prévio, qualquer um pode dançar. É só colocar a música e improvisar.
Que ele tenha experiência prática em alguma dança moderna e/ou contemporânea.
Que ele tenha alguns conhecimentos prévios, de movimentação, de vivência na dança, de técnicas de improviso e expressão corporal
Que ele tenha conhecimentos sobre o balé clássico, tanto práticos quanto teóricos.
Que ele tenha força de vontade em entregar ao movimento improvisado.
A palavra diversidade significa variedade, pluralidade e diferença, engloba tudo o que é diverso, que possui multiplicidade. Com base no capítulo quais são as vertentes de diversidade que foram descritas no texto? Marque a resposta correta. A palavra diversidade significa variedade, pluralidade e diferença, engloba tudo o que é diverso, que possui multiplicidade. Com base no capítulo quais são as vertentes de diversidade que foram descritas no texto? Marque a resposta correta.
Diversidade humana, religiosa e étnica.
Diversidade cultural, biológica e étnica.
Diversidade cultural, ecológica e universal.
Diversidade da dança, humana e cultural.
Diversidade biológica, da dança e das manifestações artísticas.
A inclusão escolar compreende-se pela ideia de que todos os cidadãos tenham direito ao acesso no sistema de ensino, sem segregação e discriminação, baseados nas diferenças humanas de gênero, religião, classe social, condições físicas, psicológicas e mentais, dentre outras. Com base nas afirmativas apresentadas a respeito da educação inclusiva, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A educação inclusiva visa o desenvolvimento de valores educacionais e humanos, assim como metodologias que permitam o desenvolvimento das diferenças através do aprender em conjunto.
( ) O ensino inclusivo deve incluir todos. Os alunos irão ter acesso ao conhecimento, seus espaços e ferramentas, mas cada um irá aprender de conjunta e unificada, todos devem aprender no mesmo ritmo e da mesma forma.
( ) A escola não tem a responsabilidade de atender as diversidades humanas. Deve existir para cada diversidade um local de aprendizado específico.
( ) A sociedade em que vivemos contribui na formação de pessoas livres, críticas e reflexivas, onde a especialização não comumente empregada.
( ) Os alunos que possuem contato com um ensino mais inclusivo, desenvolvem sentimentos de respeito às diferenças, de solidariedade, de cooperação e respeito.
V F V F F
V F F F V
V V V V V
V F V V V
F V F V V
Em relação ao movimento improvisado na dança, marque a alternativa que contempla a resposta correta.
I – O ato improvisado na dança se faz visível por meio do movimento, seja pela ampla movimentação ou nas pequenas movimentações.
II - Quando o corpo se encontra em pausa os movimentos internos não existem, por isso a pausa não pode compor uma cena improvisada.
III - O movimento improvisado não tem interesse pela técnica mecânica e nem pela estética, mas sim pelas possibilidades expressivas do movimento, por quem e pelo o que o movimento acontece.
IV - No improviso não é só o corpo físico que se movimenta, mas um corpo unidade, um corpo que acessa outros campos de seu ser.
V - O movimento improvisado surge de forças que extrapolam a materialidade, ele é gerado no acesso aos mecanismos da memória, da técnica de dança já vivida por ele, dos pensamentos, da imaginação, da criação, da percepção, dentre outros.
As afirmativas I, IV e V estão corretas.
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
As afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
As afirmativas IV e V estão corretas.
Em relação aos jogos de improviso da dança, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O jogo é uma manifestação que está presente na vida de todos nós, nas nossas organizações humanas e da natureza, na forma como nos relacionamos com o outro e com o mundo.
( ) O jogo é uma manifestação que está presente nos corpos de quem dança, daqueles que possuem uma vivência prévia na dança. Só se pode participar do jogos de improvisação quem já dançou.
( ) Jogar dançando, ou dançar jogando, sugere continuar a conceber a improvisação como sequências de passos codificados e de movimentos já sabidos e experimentados.
( ) Jogar dançando é se entregar ao jogo sem medos, deixar o corpo se definir no espaço e tempo, encontrar o seu lugar, se integrar do momento presente.
( ) Os jogos de improviso não são importantes na dança, pois permitem uma liberdade que a dança não admite.
Refere-se a produção cultura e intelectual produzida pelas artes
Refere-se a tudo o que é produzido pelo povo.
Refere-se apenas a lendas e histórias contadas pelo povo de uma comunidade.
Refere-se ao que é importado, trazido que outro local que não seja o nosso país.
Refere-se ao que a mídia e o meios de informação produz.
De acordo com os registros sobre a dança, ela se originou quando?
Quando Luís XIV criou a Academia Real de Dança.
Todas as alternativas estão corretas
Quando o homem da pré-história se comunicou por meio de expressões corporais ritmadas.
Quando a dança moderna questionou os padrões sociais do corpo no balé clássico.
Quando os filósofos gregos pregaram a sua importância na construção do homem completo, o homem belo.
Segundo classificação feita por Souza (1997) a Ginástica pode ser dividida em cinco categorias, com base nos seus campos de atuação. Pensando na Ginástica Rítmica, em qual categoria ela se enquadra? Marque a resposta correta.
Ginástica de Demonstração.
Ginástica Fisioterápica.
Ginástica de Condicionamento Físico.
Ginástica de Competição.
Ginástica de Conscientização Corporal.
Em relação ao histórico de improvisação na dança, enumere a segunda coluna, que traz as danças e seu período histórico, de acordo com a primeira, que apresenta alguns pontos que caracterizam o ato de improvisar na dança ao longo da história.
1- Tem a improvisação como forma de criação dos movimentos dançados. A linguagem da dança se originou da experimentação e improvisação. Utilizaram os movimentos improvisados
2 – O seu academicismo e rigor técnico não permite espaço para a improvisação.
3 – Utilizado de forma discreta. Muito apreciado no seu início, mas com o tempo não se fez foco principal da dança.
4 – Quando alguns bailarinos e coréografos como Merce Cunningham e Ana Halprin passaram a estudar novas formas de movimentação que não se enquandravam dentro da dança moderna.
5 - Tanto a fruição quanto o fazer artístico tornam-se mais democratizados, ficando ao alcance de qualquer pessoa que esteja presente naquele local e naquele momento presente.
( ) Dança na pós modernidade.
( ) Dança no período primitivo.
( ) Dança na contemporaneidade/performers.
( ) Dança no período moderno.
( ) Dança no período clássico.
1 2 3 4 5
3 2 4 5 1
2 3 5 4 1
4 1 5 3 2
4 5 3 2 1
A ato de improvisar pode ser usado em qualquer linguagem artística. O corpo do artista que se põe a improvisar é ao mesmo tempo agente do ato improvisado e suporte artístico, ou seja, ele é ao mesmo tempo o bailarino e o criador. Para que o corpo que dança consiga criar com o seu próprio corpo, é necessário que? Marque a alternativa correta.
Ele não precisa ter nenhum conhecimento prévio, qualquer um pode dançar. É só colocar a música e improvisar.
Que ele tenha experiência prática em alguma dança moderna e/ou contemporânea.
Que ele tenha alguns conhecimentos prévios, de movimentação, de vivência na dança, de técnicas de improviso e expressão corporal
Que ele tenha conhecimentos sobre o balé clássico, tanto práticos quanto teóricos.
Que ele tenha força de vontade em entregar ao movimento improvisado.
A palavra diversidade significa variedade, pluralidade e diferença, engloba tudo o que é diverso, que possui multiplicidade. Com base no capítulo quais são as vertentes de diversidade que foram descritas no texto? Marque a resposta correta. A palavra diversidade significa variedade, pluralidade e diferença, engloba tudo o que é diverso, que possui multiplicidade. Com base no capítulo quais são as vertentes de diversidade que foram descritas no texto? Marque a resposta correta.
Diversidade humana, religiosa e étnica.
Diversidade cultural, biológica e étnica.
Diversidade cultural, ecológica e universal.
Diversidade da dança, humana e cultural.
Diversidade biológica, da dança e das manifestações artísticas.
A inclusão escolar compreende-se pela ideia de que todos os cidadãos tenham direito ao acesso no sistema de ensino, sem segregação e discriminação, baseados nas diferenças humanas de gênero, religião, classe social, condições físicas, psicológicas e mentais, dentre outras. Com base nas afirmativas apresentadas a respeito da educação inclusiva, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A educação inclusiva visa o desenvolvimento de valores educacionais e humanos, assim como metodologias que permitam o desenvolvimento das diferenças através do aprender em conjunto.
( ) O ensino inclusivo deve incluir todos. Os alunos irão ter acesso ao conhecimento, seus espaços e ferramentas, mas cada um irá aprender de conjunta e unificada, todos devem aprender no mesmo ritmo e da mesma forma.
( ) A escola não tem a responsabilidade de atender as diversidades humanas. Deve existir para cada diversidade um local de aprendizado específico.
( ) A sociedade em que vivemos contribui na formação de pessoas livres, críticas e reflexivas, onde a especialização não comumente empregada.
( ) Os alunos que possuem contato com um ensino mais inclusivo, desenvolvem sentimentos de respeito às diferenças, de solidariedade, de cooperação e respeito.
V F V F F
V F F F V
V V V V V
V F V V V
F V F V V
Em relação ao movimento improvisado na dança, marque a alternativa que contempla a resposta correta.
I – O ato improvisado na dança se faz visível por meio do movimento, seja pela ampla movimentação ou nas pequenas movimentações.
II - Quando o corpo se encontra em pausa os movimentos internos não existem, por isso a pausa não pode compor uma cena improvisada.
III - O movimento improvisado não tem interesse pela técnica mecânica e nem pela estética, mas sim pelas possibilidades expressivas do movimento, por quem e pelo o que o movimento acontece.
IV - No improviso não é só o corpo físico que se movimenta, mas um corpo unidade, um corpo que acessa outros campos de seu ser.
V - O movimento improvisado surge de forças que extrapolam a materialidade, ele é gerado no acesso aos mecanismos da memória, da técnica de dança já vivida por ele, dos pensamentos, da imaginação, da criação, da percepção, dentre outros.
As afirmativas I, IV e V estão corretas.
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
As afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
As afirmativas IV e V estão corretas.
Em relação aos jogos de improviso da dança, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O jogo é uma manifestação que está presente na vida de todos nós, nas nossas organizações humanas e da natureza, na forma como nos relacionamos com o outro e com o mundo.
( ) O jogo é uma manifestação que está presente nos corpos de quem dança, daqueles que possuem uma vivência prévia na dança. Só se pode participar do jogos de improvisação quem já dançou.
( ) Jogar dançando, ou dançar jogando, sugere continuar a conceber a improvisação como sequências de passos codificados e de movimentos já sabidos e experimentados.
( ) Jogar dançando é se entregar ao jogo sem medos, deixar o corpo se definir no espaço e tempo, encontrar o seu lugar, se integrar do momento presente.
( ) Os jogos de improviso não são importantes na dança, pois permitem uma liberdade que a dança não admite.
Quando Luís XIV criou a Academia Real de Dança.
Todas as alternativas estão corretas
Quando o homem da pré-história se comunicou por meio de expressões corporais ritmadas.
Quando a dança moderna questionou os padrões sociais do corpo no balé clássico.
Quando os filósofos gregos pregaram a sua importância na construção do homem completo, o homem belo.
Segundo classificação feita por Souza (1997) a Ginástica pode ser dividida em cinco categorias, com base nos seus campos de atuação. Pensando na Ginástica Rítmica, em qual categoria ela se enquadra? Marque a resposta correta.
Ginástica de Demonstração.
Ginástica Fisioterápica.
Ginástica de Condicionamento Físico.
Ginástica de Competição.
Ginástica de Conscientização Corporal.
Em relação ao histórico de improvisação na dança, enumere a segunda coluna, que traz as danças e seu período histórico, de acordo com a primeira, que apresenta alguns pontos que caracterizam o ato de improvisar na dança ao longo da história.
1- Tem a improvisação como forma de criação dos movimentos dançados. A linguagem da dança se originou da experimentação e improvisação. Utilizaram os movimentos improvisados
2 – O seu academicismo e rigor técnico não permite espaço para a improvisação.
3 – Utilizado de forma discreta. Muito apreciado no seu início, mas com o tempo não se fez foco principal da dança.
4 – Quando alguns bailarinos e coréografos como Merce Cunningham e Ana Halprin passaram a estudar novas formas de movimentação que não se enquandravam dentro da dança moderna.
5 - Tanto a fruição quanto o fazer artístico tornam-se mais democratizados, ficando ao alcance de qualquer pessoa que esteja presente naquele local e naquele momento presente.
( ) Dança na pós modernidade.
( ) Dança no período primitivo.
( ) Dança na contemporaneidade/performers.
( ) Dança no período moderno.
( ) Dança no período clássico.
1 2 3 4 5
3 2 4 5 1
2 3 5 4 1
4 1 5 3 2
4 5 3 2 1
A ato de improvisar pode ser usado em qualquer linguagem artística. O corpo do artista que se põe a improvisar é ao mesmo tempo agente do ato improvisado e suporte artístico, ou seja, ele é ao mesmo tempo o bailarino e o criador. Para que o corpo que dança consiga criar com o seu próprio corpo, é necessário que? Marque a alternativa correta.
Ele não precisa ter nenhum conhecimento prévio, qualquer um pode dançar. É só colocar a música e improvisar.
Que ele tenha experiência prática em alguma dança moderna e/ou contemporânea.
Que ele tenha alguns conhecimentos prévios, de movimentação, de vivência na dança, de técnicas de improviso e expressão corporal
Que ele tenha conhecimentos sobre o balé clássico, tanto práticos quanto teóricos.
Que ele tenha força de vontade em entregar ao movimento improvisado.
A palavra diversidade significa variedade, pluralidade e diferença, engloba tudo o que é diverso, que possui multiplicidade. Com base no capítulo quais são as vertentes de diversidade que foram descritas no texto? Marque a resposta correta. A palavra diversidade significa variedade, pluralidade e diferença, engloba tudo o que é diverso, que possui multiplicidade. Com base no capítulo quais são as vertentes de diversidade que foram descritas no texto? Marque a resposta correta.
Diversidade humana, religiosa e étnica.
Diversidade cultural, biológica e étnica.
Diversidade cultural, ecológica e universal.
Diversidade da dança, humana e cultural.
Diversidade biológica, da dança e das manifestações artísticas.
A inclusão escolar compreende-se pela ideia de que todos os cidadãos tenham direito ao acesso no sistema de ensino, sem segregação e discriminação, baseados nas diferenças humanas de gênero, religião, classe social, condições físicas, psicológicas e mentais, dentre outras. Com base nas afirmativas apresentadas a respeito da educação inclusiva, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A educação inclusiva visa o desenvolvimento de valores educacionais e humanos, assim como metodologias que permitam o desenvolvimento das diferenças através do aprender em conjunto.
( ) O ensino inclusivo deve incluir todos. Os alunos irão ter acesso ao conhecimento, seus espaços e ferramentas, mas cada um irá aprender de conjunta e unificada, todos devem aprender no mesmo ritmo e da mesma forma.
( ) A escola não tem a responsabilidade de atender as diversidades humanas. Deve existir para cada diversidade um local de aprendizado específico.
( ) A sociedade em que vivemos contribui na formação de pessoas livres, críticas e reflexivas, onde a especialização não comumente empregada.
( ) Os alunos que possuem contato com um ensino mais inclusivo, desenvolvem sentimentos de respeito às diferenças, de solidariedade, de cooperação e respeito.
V F V F F
V F F F V
V V V V V
V F V V V
F V F V V
Em relação ao movimento improvisado na dança, marque a alternativa que contempla a resposta correta.
I – O ato improvisado na dança se faz visível por meio do movimento, seja pela ampla movimentação ou nas pequenas movimentações.
II - Quando o corpo se encontra em pausa os movimentos internos não existem, por isso a pausa não pode compor uma cena improvisada.
III - O movimento improvisado não tem interesse pela técnica mecânica e nem pela estética, mas sim pelas possibilidades expressivas do movimento, por quem e pelo o que o movimento acontece.
IV - No improviso não é só o corpo físico que se movimenta, mas um corpo unidade, um corpo que acessa outros campos de seu ser.
V - O movimento improvisado surge de forças que extrapolam a materialidade, ele é gerado no acesso aos mecanismos da memória, da técnica de dança já vivida por ele, dos pensamentos, da imaginação, da criação, da percepção, dentre outros.
As afirmativas I, IV e V estão corretas.
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
As afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
As afirmativas IV e V estão corretas.
Em relação aos jogos de improviso da dança, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O jogo é uma manifestação que está presente na vida de todos nós, nas nossas organizações humanas e da natureza, na forma como nos relacionamos com o outro e com o mundo.
( ) O jogo é uma manifestação que está presente nos corpos de quem dança, daqueles que possuem uma vivência prévia na dança. Só se pode participar do jogos de improvisação quem já dançou.
( ) Jogar dançando, ou dançar jogando, sugere continuar a conceber a improvisação como sequências de passos codificados e de movimentos já sabidos e experimentados.
( ) Jogar dançando é se entregar ao jogo sem medos, deixar o corpo se definir no espaço e tempo, encontrar o seu lugar, se integrar do momento presente.
( ) Os jogos de improviso não são importantes na dança, pois permitem uma liberdade que a dança não admite.
Ginástica de Demonstração.
Ginástica Fisioterápica.
Ginástica de Condicionamento Físico.
Ginástica de Competição.
Ginástica de Conscientização Corporal.
Em relação ao histórico de improvisação na dança, enumere a segunda coluna, que traz as danças e seu período histórico, de acordo com a primeira, que apresenta alguns pontos que caracterizam o ato de improvisar na dança ao longo da história.
1- Tem a improvisação como forma de criação dos movimentos dançados. A linguagem da dança se originou da experimentação e improvisação. Utilizaram os movimentos improvisados
2 – O seu academicismo e rigor técnico não permite espaço para a improvisação.
3 – Utilizado de forma discreta. Muito apreciado no seu início, mas com o tempo não se fez foco principal da dança.
4 – Quando alguns bailarinos e coréografos como Merce Cunningham e Ana Halprin passaram a estudar novas formas de movimentação que não se enquandravam dentro da dança moderna.
5 - Tanto a fruição quanto o fazer artístico tornam-se mais democratizados, ficando ao alcance de qualquer pessoa que esteja presente naquele local e naquele momento presente.
( ) Dança na pós modernidade.
( ) Dança no período primitivo.
( ) Dança na contemporaneidade/performers.
( ) Dança no período moderno.
( ) Dança no período clássico.
1 2 3 4 5
3 2 4 5 1
2 3 5 4 1
4 1 5 3 2
4 5 3 2 1
A ato de improvisar pode ser usado em qualquer linguagem artística. O corpo do artista que se põe a improvisar é ao mesmo tempo agente do ato improvisado e suporte artístico, ou seja, ele é ao mesmo tempo o bailarino e o criador. Para que o corpo que dança consiga criar com o seu próprio corpo, é necessário que? Marque a alternativa correta.
Ele não precisa ter nenhum conhecimento prévio, qualquer um pode dançar. É só colocar a música e improvisar.
Que ele tenha experiência prática em alguma dança moderna e/ou contemporânea.
Que ele tenha alguns conhecimentos prévios, de movimentação, de vivência na dança, de técnicas de improviso e expressão corporal
Que ele tenha conhecimentos sobre o balé clássico, tanto práticos quanto teóricos.
Que ele tenha força de vontade em entregar ao movimento improvisado.
A palavra diversidade significa variedade, pluralidade e diferença, engloba tudo o que é diverso, que possui multiplicidade. Com base no capítulo quais são as vertentes de diversidade que foram descritas no texto? Marque a resposta correta. A palavra diversidade significa variedade, pluralidade e diferença, engloba tudo o que é diverso, que possui multiplicidade. Com base no capítulo quais são as vertentes de diversidade que foram descritas no texto? Marque a resposta correta.
Diversidade humana, religiosa e étnica.
Diversidade cultural, biológica e étnica.
Diversidade cultural, ecológica e universal.
Diversidade da dança, humana e cultural.
Diversidade biológica, da dança e das manifestações artísticas.
A inclusão escolar compreende-se pela ideia de que todos os cidadãos tenham direito ao acesso no sistema de ensino, sem segregação e discriminação, baseados nas diferenças humanas de gênero, religião, classe social, condições físicas, psicológicas e mentais, dentre outras. Com base nas afirmativas apresentadas a respeito da educação inclusiva, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A educação inclusiva visa o desenvolvimento de valores educacionais e humanos, assim como metodologias que permitam o desenvolvimento das diferenças através do aprender em conjunto.
( ) O ensino inclusivo deve incluir todos. Os alunos irão ter acesso ao conhecimento, seus espaços e ferramentas, mas cada um irá aprender de conjunta e unificada, todos devem aprender no mesmo ritmo e da mesma forma.
( ) A escola não tem a responsabilidade de atender as diversidades humanas. Deve existir para cada diversidade um local de aprendizado específico.
( ) A sociedade em que vivemos contribui na formação de pessoas livres, críticas e reflexivas, onde a especialização não comumente empregada.
( ) Os alunos que possuem contato com um ensino mais inclusivo, desenvolvem sentimentos de respeito às diferenças, de solidariedade, de cooperação e respeito.
V F V F F
V F F F V
V V V V V
V F V V V
F V F V V
Em relação ao movimento improvisado na dança, marque a alternativa que contempla a resposta correta.
I – O ato improvisado na dança se faz visível por meio do movimento, seja pela ampla movimentação ou nas pequenas movimentações.
II - Quando o corpo se encontra em pausa os movimentos internos não existem, por isso a pausa não pode compor uma cena improvisada.
III - O movimento improvisado não tem interesse pela técnica mecânica e nem pela estética, mas sim pelas possibilidades expressivas do movimento, por quem e pelo o que o movimento acontece.
IV - No improviso não é só o corpo físico que se movimenta, mas um corpo unidade, um corpo que acessa outros campos de seu ser.
V - O movimento improvisado surge de forças que extrapolam a materialidade, ele é gerado no acesso aos mecanismos da memória, da técnica de dança já vivida por ele, dos pensamentos, da imaginação, da criação, da percepção, dentre outros.
As afirmativas I, IV e V estão corretas.
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
As afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
As afirmativas IV e V estão corretas.
Em relação aos jogos de improviso da dança, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O jogo é uma manifestação que está presente na vida de todos nós, nas nossas organizações humanas e da natureza, na forma como nos relacionamos com o outro e com o mundo.
( ) O jogo é uma manifestação que está presente nos corpos de quem dança, daqueles que possuem uma vivência prévia na dança. Só se pode participar do jogos de improvisação quem já dançou.
( ) Jogar dançando, ou dançar jogando, sugere continuar a conceber a improvisação como sequências de passos codificados e de movimentos já sabidos e experimentados.
( ) Jogar dançando é se entregar ao jogo sem medos, deixar o corpo se definir no espaço e tempo, encontrar o seu lugar, se integrar do momento presente.
( ) Os jogos de improviso não são importantes na dança, pois permitem uma liberdade que a dança não admite.
1 2 3 4 5
3 2 4 5 1
2 3 5 4 1
4 1 5 3 2
4 5 3 2 1
A ato de improvisar pode ser usado em qualquer linguagem artística. O corpo do artista que se põe a improvisar é ao mesmo tempo agente do ato improvisado e suporte artístico, ou seja, ele é ao mesmo tempo o bailarino e o criador. Para que o corpo que dança consiga criar com o seu próprio corpo, é necessário que? Marque a alternativa correta.
Ele não precisa ter nenhum conhecimento prévio, qualquer um pode dançar. É só colocar a música e improvisar.
Que ele tenha experiência prática em alguma dança moderna e/ou contemporânea.
Que ele tenha alguns conhecimentos prévios, de movimentação, de vivência na dança, de técnicas de improviso e expressão corporal
Que ele tenha conhecimentos sobre o balé clássico, tanto práticos quanto teóricos.
Que ele tenha força de vontade em entregar ao movimento improvisado.
A palavra diversidade significa variedade, pluralidade e diferença, engloba tudo o que é diverso, que possui multiplicidade. Com base no capítulo quais são as vertentes de diversidade que foram descritas no texto? Marque a resposta correta. A palavra diversidade significa variedade, pluralidade e diferença, engloba tudo o que é diverso, que possui multiplicidade. Com base no capítulo quais são as vertentes de diversidade que foram descritas no texto? Marque a resposta correta.
Diversidade humana, religiosa e étnica.
Diversidade cultural, biológica e étnica.
Diversidade cultural, ecológica e universal.
Diversidade da dança, humana e cultural.
Diversidade biológica, da dança e das manifestações artísticas.
A inclusão escolar compreende-se pela ideia de que todos os cidadãos tenham direito ao acesso no sistema de ensino, sem segregação e discriminação, baseados nas diferenças humanas de gênero, religião, classe social, condições físicas, psicológicas e mentais, dentre outras. Com base nas afirmativas apresentadas a respeito da educação inclusiva, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A educação inclusiva visa o desenvolvimento de valores educacionais e humanos, assim como metodologias que permitam o desenvolvimento das diferenças através do aprender em conjunto.
( ) O ensino inclusivo deve incluir todos. Os alunos irão ter acesso ao conhecimento, seus espaços e ferramentas, mas cada um irá aprender de conjunta e unificada, todos devem aprender no mesmo ritmo e da mesma forma.
( ) A escola não tem a responsabilidade de atender as diversidades humanas. Deve existir para cada diversidade um local de aprendizado específico.
( ) A sociedade em que vivemos contribui na formação de pessoas livres, críticas e reflexivas, onde a especialização não comumente empregada.
( ) Os alunos que possuem contato com um ensino mais inclusivo, desenvolvem sentimentos de respeito às diferenças, de solidariedade, de cooperação e respeito.
V F V F F
V F F F V
V V V V V
V F V V V
F V F V V
Em relação ao movimento improvisado na dança, marque a alternativa que contempla a resposta correta.
I – O ato improvisado na dança se faz visível por meio do movimento, seja pela ampla movimentação ou nas pequenas movimentações.
II - Quando o corpo se encontra em pausa os movimentos internos não existem, por isso a pausa não pode compor uma cena improvisada.
III - O movimento improvisado não tem interesse pela técnica mecânica e nem pela estética, mas sim pelas possibilidades expressivas do movimento, por quem e pelo o que o movimento acontece.
IV - No improviso não é só o corpo físico que se movimenta, mas um corpo unidade, um corpo que acessa outros campos de seu ser.
V - O movimento improvisado surge de forças que extrapolam a materialidade, ele é gerado no acesso aos mecanismos da memória, da técnica de dança já vivida por ele, dos pensamentos, da imaginação, da criação, da percepção, dentre outros.
As afirmativas I, IV e V estão corretas.
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
As afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
As afirmativas IV e V estão corretas.
Em relação aos jogos de improviso da dança, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O jogo é uma manifestação que está presente na vida de todos nós, nas nossas organizações humanas e da natureza, na forma como nos relacionamos com o outro e com o mundo.
( ) O jogo é uma manifestação que está presente nos corpos de quem dança, daqueles que possuem uma vivência prévia na dança. Só se pode participar do jogos de improvisação quem já dançou.
( ) Jogar dançando, ou dançar jogando, sugere continuar a conceber a improvisação como sequências de passos codificados e de movimentos já sabidos e experimentados.
( ) Jogar dançando é se entregar ao jogo sem medos, deixar o corpo se definir no espaço e tempo, encontrar o seu lugar, se integrar do momento presente.
( ) Os jogos de improviso não são importantes na dança, pois permitem uma liberdade que a dança não admite.
Ele não precisa ter nenhum conhecimento prévio, qualquer um pode dançar. É só colocar a música e improvisar.
Que ele tenha experiência prática em alguma dança moderna e/ou contemporânea.
Que ele tenha alguns conhecimentos prévios, de movimentação, de vivência na dança, de técnicas de improviso e expressão corporal
Que ele tenha conhecimentos sobre o balé clássico, tanto práticos quanto teóricos.
Que ele tenha força de vontade em entregar ao movimento improvisado.
A palavra diversidade significa variedade, pluralidade e diferença, engloba tudo o que é diverso, que possui multiplicidade. Com base no capítulo quais são as vertentes de diversidade que foram descritas no texto? Marque a resposta correta. A palavra diversidade significa variedade, pluralidade e diferença, engloba tudo o que é diverso, que possui multiplicidade. Com base no capítulo quais são as vertentes de diversidade que foram descritas no texto? Marque a resposta correta.
Diversidade humana, religiosa e étnica.
Diversidade cultural, biológica e étnica.
Diversidade cultural, ecológica e universal.
Diversidade da dança, humana e cultural.
Diversidade biológica, da dança e das manifestações artísticas.
A inclusão escolar compreende-se pela ideia de que todos os cidadãos tenham direito ao acesso no sistema de ensino, sem segregação e discriminação, baseados nas diferenças humanas de gênero, religião, classe social, condições físicas, psicológicas e mentais, dentre outras. Com base nas afirmativas apresentadas a respeito da educação inclusiva, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A educação inclusiva visa o desenvolvimento de valores educacionais e humanos, assim como metodologias que permitam o desenvolvimento das diferenças através do aprender em conjunto.
( ) O ensino inclusivo deve incluir todos. Os alunos irão ter acesso ao conhecimento, seus espaços e ferramentas, mas cada um irá aprender de conjunta e unificada, todos devem aprender no mesmo ritmo e da mesma forma.
( ) A escola não tem a responsabilidade de atender as diversidades humanas. Deve existir para cada diversidade um local de aprendizado específico.
( ) A sociedade em que vivemos contribui na formação de pessoas livres, críticas e reflexivas, onde a especialização não comumente empregada.
( ) Os alunos que possuem contato com um ensino mais inclusivo, desenvolvem sentimentos de respeito às diferenças, de solidariedade, de cooperação e respeito.
V F V F F
V F F F V
V V V V V
V F V V V
F V F V V
Em relação ao movimento improvisado na dança, marque a alternativa que contempla a resposta correta.
I – O ato improvisado na dança se faz visível por meio do movimento, seja pela ampla movimentação ou nas pequenas movimentações.
II - Quando o corpo se encontra em pausa os movimentos internos não existem, por isso a pausa não pode compor uma cena improvisada.
III - O movimento improvisado não tem interesse pela técnica mecânica e nem pela estética, mas sim pelas possibilidades expressivas do movimento, por quem e pelo o que o movimento acontece.
IV - No improviso não é só o corpo físico que se movimenta, mas um corpo unidade, um corpo que acessa outros campos de seu ser.
V - O movimento improvisado surge de forças que extrapolam a materialidade, ele é gerado no acesso aos mecanismos da memória, da técnica de dança já vivida por ele, dos pensamentos, da imaginação, da criação, da percepção, dentre outros.
As afirmativas I, IV e V estão corretas.
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
As afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
As afirmativas IV e V estão corretas.
Em relação aos jogos de improviso da dança, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O jogo é uma manifestação que está presente na vida de todos nós, nas nossas organizações humanas e da natureza, na forma como nos relacionamos com o outro e com o mundo.
( ) O jogo é uma manifestação que está presente nos corpos de quem dança, daqueles que possuem uma vivência prévia na dança. Só se pode participar do jogos de improvisação quem já dançou.
( ) Jogar dançando, ou dançar jogando, sugere continuar a conceber a improvisação como sequências de passos codificados e de movimentos já sabidos e experimentados.
( ) Jogar dançando é se entregar ao jogo sem medos, deixar o corpo se definir no espaço e tempo, encontrar o seu lugar, se integrar do momento presente.
( ) Os jogos de improviso não são importantes na dança, pois permitem uma liberdade que a dança não admite.
Diversidade humana, religiosa e étnica.
Diversidade cultural, biológica e étnica.
Diversidade cultural, ecológica e universal.
Diversidade da dança, humana e cultural.
Diversidade biológica, da dança e das manifestações artísticas.
A inclusão escolar compreende-se pela ideia de que todos os cidadãos tenham direito ao acesso no sistema de ensino, sem segregação e discriminação, baseados nas diferenças humanas de gênero, religião, classe social, condições físicas, psicológicas e mentais, dentre outras. Com base nas afirmativas apresentadas a respeito da educação inclusiva, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A educação inclusiva visa o desenvolvimento de valores educacionais e humanos, assim como metodologias que permitam o desenvolvimento das diferenças através do aprender em conjunto.
( ) O ensino inclusivo deve incluir todos. Os alunos irão ter acesso ao conhecimento, seus espaços e ferramentas, mas cada um irá aprender de conjunta e unificada, todos devem aprender no mesmo ritmo e da mesma forma.
( ) A escola não tem a responsabilidade de atender as diversidades humanas. Deve existir para cada diversidade um local de aprendizado específico.
( ) A sociedade em que vivemos contribui na formação de pessoas livres, críticas e reflexivas, onde a especialização não comumente empregada.
( ) Os alunos que possuem contato com um ensino mais inclusivo, desenvolvem sentimentos de respeito às diferenças, de solidariedade, de cooperação e respeito.
V F V F F
V F F F V
V V V V V
V F V V V
F V F V V
Em relação ao movimento improvisado na dança, marque a alternativa que contempla a resposta correta.
I – O ato improvisado na dança se faz visível por meio do movimento, seja pela ampla movimentação ou nas pequenas movimentações.
II - Quando o corpo se encontra em pausa os movimentos internos não existem, por isso a pausa não pode compor uma cena improvisada.
III - O movimento improvisado não tem interesse pela técnica mecânica e nem pela estética, mas sim pelas possibilidades expressivas do movimento, por quem e pelo o que o movimento acontece.
IV - No improviso não é só o corpo físico que se movimenta, mas um corpo unidade, um corpo que acessa outros campos de seu ser.
V - O movimento improvisado surge de forças que extrapolam a materialidade, ele é gerado no acesso aos mecanismos da memória, da técnica de dança já vivida por ele, dos pensamentos, da imaginação, da criação, da percepção, dentre outros.
As afirmativas I, IV e V estão corretas.
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
As afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
As afirmativas IV e V estão corretas.
Em relação aos jogos de improviso da dança, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O jogo é uma manifestação que está presente na vida de todos nós, nas nossas organizações humanas e da natureza, na forma como nos relacionamos com o outro e com o mundo.
( ) O jogo é uma manifestação que está presente nos corpos de quem dança, daqueles que possuem uma vivência prévia na dança. Só se pode participar do jogos de improvisação quem já dançou.
( ) Jogar dançando, ou dançar jogando, sugere continuar a conceber a improvisação como sequências de passos codificados e de movimentos já sabidos e experimentados.
( ) Jogar dançando é se entregar ao jogo sem medos, deixar o corpo se definir no espaço e tempo, encontrar o seu lugar, se integrar do momento presente.
( ) Os jogos de improviso não são importantes na dança, pois permitem uma liberdade que a dança não admite.
V F V F F
V F F F V
V V V V V
V F V V V
F V F V V
Em relação ao movimento improvisado na dança, marque a alternativa que contempla a resposta correta.
I – O ato improvisado na dança se faz visível por meio do movimento, seja pela ampla movimentação ou nas pequenas movimentações.
II - Quando o corpo se encontra em pausa os movimentos internos não existem, por isso a pausa não pode compor uma cena improvisada.
III - O movimento improvisado não tem interesse pela técnica mecânica e nem pela estética, mas sim pelas possibilidades expressivas do movimento, por quem e pelo o que o movimento acontece.
IV - No improviso não é só o corpo físico que se movimenta, mas um corpo unidade, um corpo que acessa outros campos de seu ser.
V - O movimento improvisado surge de forças que extrapolam a materialidade, ele é gerado no acesso aos mecanismos da memória, da técnica de dança já vivida por ele, dos pensamentos, da imaginação, da criação, da percepção, dentre outros.
As afirmativas I, IV e V estão corretas.
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
As afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
As afirmativas IV e V estão corretas.
Em relação aos jogos de improviso da dança, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O jogo é uma manifestação que está presente na vida de todos nós, nas nossas organizações humanas e da natureza, na forma como nos relacionamos com o outro e com o mundo.
( ) O jogo é uma manifestação que está presente nos corpos de quem dança, daqueles que possuem uma vivência prévia na dança. Só se pode participar do jogos de improvisação quem já dançou.
( ) Jogar dançando, ou dançar jogando, sugere continuar a conceber a improvisação como sequências de passos codificados e de movimentos já sabidos e experimentados.
( ) Jogar dançando é se entregar ao jogo sem medos, deixar o corpo se definir no espaço e tempo, encontrar o seu lugar, se integrar do momento presente.
( ) Os jogos de improviso não são importantes na dança, pois permitem uma liberdade que a dança não admite.
As afirmativas I, IV e V estão corretas.
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
As afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
As afirmativas IV e V estão corretas.