CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Segundo Ferreira (2012), Gêneros textuais são os diversos “textos encontrados em nosso cotidiano de forma materializada, que possuem estilos próprios e funções, muitas vezes, sociais”.
Em relação aos gêneros textuais, assinale as alternativas corretas:
I) Há uma imensa diversidade de gêneros textuais diferentes que circulam na sociedade, o professor deve priorizar em seu trabalho em sala de aula, aqueles que circulam no meio social dos alunos.
II) É necessário que o professor trabalhe todos os gêneros textuais, pois há um número limitado de gêneros e os alunos precisam ter contato com todos.
III) Ao trabalhar com gêneros textuais é importante que o professor oriente os alunos a produzir textos para atender a diferentes propósitos e refletir sobre sua finalidade e as situações de uso.
IV) Durante as aulas de língua portuguesa é importante que o professor trabalhe somente com gêneros textuais escritos, pois estes auxiliam na escrita correta das palavras.
Assinale as alternativas corretas:
I, II, III e IV
I, III e IV apenas
I e III apenas
I, II e IV apenas
II e IV apenas
Segundo ferreira (2011), a coesão referencial é “aquela em que um componente da superfície do texto faz remissão a outro(s) elemento(s) nele presentes ou inferíveis a partir do universo textual”.
Com base na citação de Ferreira, leia o fragmento de "Memórias Póstumas de Brás Cuba" abaixo, observando os elementos de coesão:
“Senti tocar-me no ombro; era Lobo Neves. Encaramo-nos alguns instantes, mudos, inconsoláveis. Indaguei de Virgília, depois ficamos a conversar uma meia hora. No fim desse tempo, vieram trazer-lhe uma carta; ele leu-a, empalideceu muito e fechou-a com a mão trêmula.”
(Machado de Assis, in Memórias Póstumas de Brás Cubas)
Assinale a alternativa que indica o termo destacado em negrito e seu respectivo referente.
Me/eu; nos/nós; lhe/ Lobo Neves; ele/instante; a/mão
Me/eu; nos/nós; lhe/ Lobo Neves; ele/Lobo Neves; a/carta
Me/eu; nos/eu e a carta; lhe/ Lobo Neves; ele/instante; a/meia hora
Me/eu; nos/nós; lhe/ instantes; ele/Lobo Neves; a/Virginia
Me/eu; nos/nós; lhe/ Lobo Neves; ele/instante; a/meia hora
Para que a criança compreenda o processo da aquisição da linguagem e possa ter segurança ao usá-la em diferentes contextos, é preciso que o professor e a família desenvolvam um trabalho de parceria motivando as crianças a lerem e escreverem demonstrando habilidades e competências no processo de construção do conhecimento.
Nesse sentido, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Ao se expressar oralmente, o emissor deverá levar em consideração o contexto em que se encontra o receptor.
( ) Estimular a leitura em sala é essencial para que possa se desenvolver um leitor competente.
( ) Para que a criança obtenha sucesso na aprendizagem, a família deve apenas orientar a escola sobre a preferência de leitura dos filhos.
( ) Leitura e escrita se complementam dando sentindo ao processo de aprendizagem do aluno.
( ) A leitura, na concepção de vários autores, é um recurso valioso para ser explorado em sala de aula, principalmente quando o aluno se sente motivado.
A sequência correta está em:
V- V-F-V-F
V- F-F-V-F
V- V-F-V-V
V- V-F-F-F
F- V-F-V-F
Faça a associação entre as colunas e assinale a alternativa correta.
( 1 ) ENSINAR A LER
( 2 ) LER PARA APRENDER
( 3 ) ENSINAR A LER PARA LER
( ) Consiste em percebermos que é o momento básico da formação escolar, ou seja, é nesta etapa que o aluno cria estratégias para decodificar os signos linguísticos.
( ) Neste aspecto do ensino da leitura, acredita-se que deve haver tempo e espaço para ler por ler, ler para si mesmo, sem outra finalidade que não o prazer de ler. Fomentar o prazer da leitura não é independente de ensinar a ler.
( ) Significa que as atividades de leitura devem ser distintas, dirigidas por um objetivo e mediadas pelo professor, pois para encontrarmos uma informação é necessário um processamento específico que ative estratégias de organização de informações e elaboração de conhecimentos.
A sequência correta está em:
1, 2 e 3
2, 3 e 1
1, 3 e 2
3, 1 e 2
2, 1 e 3
A linguagem é um importante instrumento de comunicação e interação. Para que ocorra a comunicação é necessário que haja um emissor (quem transmite a mensagem) e um receptor (quem recebe a mensagem). Utilizamos diariamente diversas formas de linguagem para estabelecer contato com outras pessoas.
Porque
Quando elaboramos uma mensagem, pensamos também nos sentidos que queremos atribuir a ela, pois todo ato comunicacional é permeado por intenções, sentimentos, ideias e etc. Nesse sentido é possível afirmar que é por meio da linguagem que podemos nos comunicar e transmitir conhecimentos.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Conhecer os elementos de uma narrativa é importante para o encaminhamento da aula, sobretudo quando o professor estiver mediando a conversa com as crianças sobre a história contada. Os alunos podem compor as relações de causa e efeito provocadas pelo enredo, podem mergulhar nas características de cada personagem ou não, e ainda falar sobre o cenário da história, construindo um olhar a partir das observações feitas de onde e quando ela se passa.
Marque as alternativas corretas, segundo a afirmativa acima.
1. Pensar o que pode ser feito após a leitura de uma história também é articular saberes e criatividade.
2. Após trabalhar uma história mediada de sentidos, poderá ser proposto um momento de recriação do texto, envolvendo a expressão plástica (desenho, pintura, modelagem, colagem) ou expressão cênica (dramatização, deixar o corpo falar no gesto, na dança), ou ainda expressão musical.
3.Várias possibilidades de trabalho por meio da literatura podem ser suscitadas ou simplesmente despertar a emoção ao ouvir a história. Sem falar nada sobre ela depois, apenas ouvir, imaginar e desenvolver a atenção auditiva.
4. Trabalhar com obras literárias é fascinante, porém não há necessidade de integrá-las a outras áreas do conhecimento e nem promover sensibilização.
5. Não há um único sentido para uma história. Há todos os sentidos possíveis. O professor pode motivar os alunos a praticar o hábito da leitura percebendo, assim, a importância da leitura para sua formação.
As alternativas consideradas positivas estão contempladas somente em:
4, 2, 3, 1
2, 3, 4, 1
4, 2, 1, 5
1, 2, 3, 5
1, 3, 4, 5
Nas narrativas infantis, além dos contos escritos, os professores podem e devem explorar também as narrativas de imagens. Nesse tipo de texto, os elementos da narrativa também aparecem, pois há uma história sendo contada, com personagens, em um determinado lugar e tempo, além da organização dos fatos (enredo). De todas as alternativas apresentadas, a seguir, qual não deve ser uma preocupação do professor ao explorar as narrativas com imagens:
Contribuir para que as crianças percebam a sequência narrativa, ou seja, construírem sentido para a história contada por meio da sequência de imagens.
O mais importante é a história que está sendo contada, as imagens só servem para enfeitar o texto, por isso o foco do trabalho do professor deve ser a escrita.
Chamar a atenção para as cores, os traços, a luz, a sombra, as posições, as dimensões, a situação na página, enfim tudo deve ser explorado com as crianças.
Identificar a relação que as imagens estabelecem com o texto escrito, isto é, se linguagem verbal e não-verbal se relacionam e de que forma.
Fazer indagações, levantar hipóteses, questionar os alunos sobre as imagens, o que elas representam, o que querem dizer.
Para Ferreira (2012, p.41), durante o tempo em que as crianças estão na escola, os conteúdos são sempre os mesmos: “Classificação de palavras e sua flexão, análise sintática do período simples e composto a que se acrescenta ainda noções de processos de formação de palavras e regras de regência e concordância, bem como as regras de acentuação e pontuação.”
Nesse fragmento, a autora deixa claro que a escola demonstra uma forte tendência em trabalhar a gramática normativa deixando de lado as gramáticas reflexivas, teórica e de uso.
Leia o texto abaixo levando em conta o que se diz no fragmento acima.
Fada feiticeira
Geralda
É uma fada cozinheira
Que quando entra na cozinha
Até parece feiticeira.
É que seus molhos são pecados
As suas massas são feitiços
As suas carnes são caprichos
Quitutes da mãe brasileira.
Seus doces
Seus bons-bocados, seus quindins
Suas pamonhas, seus bombons Suas paçocas, seus pudins.
Quando ela faz a sobremesa
É sempre o prato mais gostoso
Vem um perfume saboroso
Que todo mundo vai querer
Pegar
Sentir
Mexer
Cheirar
Provar
Lamber
Morder
Comer
Ricardo Azevedo. A casa do meu avô. São Paulo: Ática, 2003
Assinale as alternativas que apresentam uma metodologia com ênfase na gramática reflexiva para o trabalho com o texto de Ricardo Azevedo.
I) O professor poderá apresentar aos alunos classes de palavras de forma significativa, como por exemplo, os verbos no final do poema que indicam uma sequencia lógica do que as pessoas têm vontade de fazer com as sobremesas de Geralda e sugerir aos alunos que escrevam outra sequência de verbos que indique a reação das pessoas caso não gostassem da sobremesa.
II) O professor poderá mostrar aos alunos que as diferentes posições que os verbos ocupam nas linhas finais do poema produzem um efeito de sentido. Poderá levar os alunos a refletir sobre a utilização desses efeitos questionando: Porque o autor utilizou esse recurso? Com ele ampliou-se a noção de movimento no poema?
III) O professor poderá solicitar aos alunos que copiem o poema, em seguida pedir que façam exercícios em que terão de classificar palavras destacadas na frase de acordo com sua classe gramatical e finalmente procurar no dicionário o significado de algumas palavras desconhecidas.
IV) O professor poderá pedir aos alunos que façam a leitura do poema em voz alta, em seguida fazer um ditado para verificar como anda a ortografia dos alunos. Após a correção do ditado a professora os entrega aos alunos e premia aqueles que acertarem todas as palavras.
São verdadeiras as afirmativas:
I, III e IV apenas
II, e IV apenas
III e IV apenas
I, II e III apenas
I e II apenas
Uma professora de quinto ano propõe uma atividade em que as crianças deveriam escrever um bilhete para um funcionário da escola. Enquanto os alunos realizavam a atividade, a professora percorre todas as mesas, observa a produção dos alunos, lê em voz alta ou silenciosamente alguns bilhetes, comenta as adequações e inadequações na escrita, pontuação, concordância e leva as crianças a refletirem a partir dos próprios erros. De acordo com a situação descrita é correto afirmar que:
A produção de texto foi feita de forma desarticulada da gramática da língua materna, pois o exercício deu prioridade ao aspecto descritivo da língua.
Na atividade citada os alunos tiveram de decorar regras/normas gramaticais para fazer as adequações propostas pela professora, sem necessariamente refletir sobre o funcionamento da língua.
A atividade teve o objetivo de medir erros e acertos gramaticais dos alunos nas produções textuais por meio da observação.
A professora apresenta um método de correção prescritiva, aquele em que o aluno substitui seu padrão linguístico considerado errado.
A mediação da professora permitiu que os alunos refletissem sobre a produção textual, verificando hipóteses sobre o funcionamento da língua e reelaborando suas ideias.
Gênero textual ou discursivo é diferente de tipos textuais. O primeiro se refere a grande variedade de textos materializados que circulam em nossa sociedade, o segundo está relacionado a estrutura da composição textual. Sendo assim, observe as opções e as relacionem a gênero textual ou tipo textual.
( 1) Gêneros textuais
( 2) Tipologias textuais
( ) Narração
( ) Descrição
( ) História em quadrinhos
( ) Charge
( ) Dissertação
( ) Injunção
( ) Contos
( ) Fábulas
Marque a opção que contém a sequência correta:
I, II, III e IV
I, III e IV apenas
I e III apenas
I, II e IV apenas
II e IV apenas
Segundo ferreira (2011), a coesão referencial é “aquela em que um componente da superfície do texto faz remissão a outro(s) elemento(s) nele presentes ou inferíveis a partir do universo textual”.
Com base na citação de Ferreira, leia o fragmento de "Memórias Póstumas de Brás Cuba" abaixo, observando os elementos de coesão:
“Senti tocar-me no ombro; era Lobo Neves. Encaramo-nos alguns instantes, mudos, inconsoláveis. Indaguei de Virgília, depois ficamos a conversar uma meia hora. No fim desse tempo, vieram trazer-lhe uma carta; ele leu-a, empalideceu muito e fechou-a com a mão trêmula.”
(Machado de Assis, in Memórias Póstumas de Brás Cubas)
Assinale a alternativa que indica o termo destacado em negrito e seu respectivo referente.
Me/eu; nos/nós; lhe/ Lobo Neves; ele/instante; a/mão
Me/eu; nos/nós; lhe/ Lobo Neves; ele/Lobo Neves; a/carta
Me/eu; nos/eu e a carta; lhe/ Lobo Neves; ele/instante; a/meia hora
Me/eu; nos/nós; lhe/ instantes; ele/Lobo Neves; a/Virginia
Me/eu; nos/nós; lhe/ Lobo Neves; ele/instante; a/meia hora
Para que a criança compreenda o processo da aquisição da linguagem e possa ter segurança ao usá-la em diferentes contextos, é preciso que o professor e a família desenvolvam um trabalho de parceria motivando as crianças a lerem e escreverem demonstrando habilidades e competências no processo de construção do conhecimento.
Nesse sentido, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Ao se expressar oralmente, o emissor deverá levar em consideração o contexto em que se encontra o receptor.
( ) Estimular a leitura em sala é essencial para que possa se desenvolver um leitor competente.
( ) Para que a criança obtenha sucesso na aprendizagem, a família deve apenas orientar a escola sobre a preferência de leitura dos filhos.
( ) Leitura e escrita se complementam dando sentindo ao processo de aprendizagem do aluno.
( ) A leitura, na concepção de vários autores, é um recurso valioso para ser explorado em sala de aula, principalmente quando o aluno se sente motivado.
A sequência correta está em:
V- V-F-V-F
V- F-F-V-F
V- V-F-V-V
V- V-F-F-F
F- V-F-V-F
Faça a associação entre as colunas e assinale a alternativa correta.
( 1 ) ENSINAR A LER
( 2 ) LER PARA APRENDER
( 3 ) ENSINAR A LER PARA LER
( ) Consiste em percebermos que é o momento básico da formação escolar, ou seja, é nesta etapa que o aluno cria estratégias para decodificar os signos linguísticos.
( ) Neste aspecto do ensino da leitura, acredita-se que deve haver tempo e espaço para ler por ler, ler para si mesmo, sem outra finalidade que não o prazer de ler. Fomentar o prazer da leitura não é independente de ensinar a ler.
( ) Significa que as atividades de leitura devem ser distintas, dirigidas por um objetivo e mediadas pelo professor, pois para encontrarmos uma informação é necessário um processamento específico que ative estratégias de organização de informações e elaboração de conhecimentos.
A sequência correta está em:
1, 2 e 3
2, 3 e 1
1, 3 e 2
3, 1 e 2
2, 1 e 3
A linguagem é um importante instrumento de comunicação e interação. Para que ocorra a comunicação é necessário que haja um emissor (quem transmite a mensagem) e um receptor (quem recebe a mensagem). Utilizamos diariamente diversas formas de linguagem para estabelecer contato com outras pessoas.
Porque
Quando elaboramos uma mensagem, pensamos também nos sentidos que queremos atribuir a ela, pois todo ato comunicacional é permeado por intenções, sentimentos, ideias e etc. Nesse sentido é possível afirmar que é por meio da linguagem que podemos nos comunicar e transmitir conhecimentos.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Conhecer os elementos de uma narrativa é importante para o encaminhamento da aula, sobretudo quando o professor estiver mediando a conversa com as crianças sobre a história contada. Os alunos podem compor as relações de causa e efeito provocadas pelo enredo, podem mergulhar nas características de cada personagem ou não, e ainda falar sobre o cenário da história, construindo um olhar a partir das observações feitas de onde e quando ela se passa.
Marque as alternativas corretas, segundo a afirmativa acima.
1. Pensar o que pode ser feito após a leitura de uma história também é articular saberes e criatividade.
2. Após trabalhar uma história mediada de sentidos, poderá ser proposto um momento de recriação do texto, envolvendo a expressão plástica (desenho, pintura, modelagem, colagem) ou expressão cênica (dramatização, deixar o corpo falar no gesto, na dança), ou ainda expressão musical.
3.Várias possibilidades de trabalho por meio da literatura podem ser suscitadas ou simplesmente despertar a emoção ao ouvir a história. Sem falar nada sobre ela depois, apenas ouvir, imaginar e desenvolver a atenção auditiva.
4. Trabalhar com obras literárias é fascinante, porém não há necessidade de integrá-las a outras áreas do conhecimento e nem promover sensibilização.
5. Não há um único sentido para uma história. Há todos os sentidos possíveis. O professor pode motivar os alunos a praticar o hábito da leitura percebendo, assim, a importância da leitura para sua formação.
As alternativas consideradas positivas estão contempladas somente em:
4, 2, 3, 1
2, 3, 4, 1
4, 2, 1, 5
1, 2, 3, 5
1, 3, 4, 5
Nas narrativas infantis, além dos contos escritos, os professores podem e devem explorar também as narrativas de imagens. Nesse tipo de texto, os elementos da narrativa também aparecem, pois há uma história sendo contada, com personagens, em um determinado lugar e tempo, além da organização dos fatos (enredo). De todas as alternativas apresentadas, a seguir, qual não deve ser uma preocupação do professor ao explorar as narrativas com imagens:
Contribuir para que as crianças percebam a sequência narrativa, ou seja, construírem sentido para a história contada por meio da sequência de imagens.
O mais importante é a história que está sendo contada, as imagens só servem para enfeitar o texto, por isso o foco do trabalho do professor deve ser a escrita.
Chamar a atenção para as cores, os traços, a luz, a sombra, as posições, as dimensões, a situação na página, enfim tudo deve ser explorado com as crianças.
Identificar a relação que as imagens estabelecem com o texto escrito, isto é, se linguagem verbal e não-verbal se relacionam e de que forma.
Fazer indagações, levantar hipóteses, questionar os alunos sobre as imagens, o que elas representam, o que querem dizer.
Para Ferreira (2012, p.41), durante o tempo em que as crianças estão na escola, os conteúdos são sempre os mesmos: “Classificação de palavras e sua flexão, análise sintática do período simples e composto a que se acrescenta ainda noções de processos de formação de palavras e regras de regência e concordância, bem como as regras de acentuação e pontuação.”
Nesse fragmento, a autora deixa claro que a escola demonstra uma forte tendência em trabalhar a gramática normativa deixando de lado as gramáticas reflexivas, teórica e de uso.
Leia o texto abaixo levando em conta o que se diz no fragmento acima.
Fada feiticeira
Geralda
É uma fada cozinheira
Que quando entra na cozinha
Até parece feiticeira.
É que seus molhos são pecados
As suas massas são feitiços
As suas carnes são caprichos
Quitutes da mãe brasileira.
Seus doces
Seus bons-bocados, seus quindins
Suas pamonhas, seus bombons Suas paçocas, seus pudins.
Quando ela faz a sobremesa
É sempre o prato mais gostoso
Vem um perfume saboroso
Que todo mundo vai querer
Pegar
Sentir
Mexer
Cheirar
Provar
Lamber
Morder
Comer
Ricardo Azevedo. A casa do meu avô. São Paulo: Ática, 2003
Assinale as alternativas que apresentam uma metodologia com ênfase na gramática reflexiva para o trabalho com o texto de Ricardo Azevedo.
I) O professor poderá apresentar aos alunos classes de palavras de forma significativa, como por exemplo, os verbos no final do poema que indicam uma sequencia lógica do que as pessoas têm vontade de fazer com as sobremesas de Geralda e sugerir aos alunos que escrevam outra sequência de verbos que indique a reação das pessoas caso não gostassem da sobremesa.
II) O professor poderá mostrar aos alunos que as diferentes posições que os verbos ocupam nas linhas finais do poema produzem um efeito de sentido. Poderá levar os alunos a refletir sobre a utilização desses efeitos questionando: Porque o autor utilizou esse recurso? Com ele ampliou-se a noção de movimento no poema?
III) O professor poderá solicitar aos alunos que copiem o poema, em seguida pedir que façam exercícios em que terão de classificar palavras destacadas na frase de acordo com sua classe gramatical e finalmente procurar no dicionário o significado de algumas palavras desconhecidas.
IV) O professor poderá pedir aos alunos que façam a leitura do poema em voz alta, em seguida fazer um ditado para verificar como anda a ortografia dos alunos. Após a correção do ditado a professora os entrega aos alunos e premia aqueles que acertarem todas as palavras.
São verdadeiras as afirmativas:
I, III e IV apenas
II, e IV apenas
III e IV apenas
I, II e III apenas
I e II apenas
Uma professora de quinto ano propõe uma atividade em que as crianças deveriam escrever um bilhete para um funcionário da escola. Enquanto os alunos realizavam a atividade, a professora percorre todas as mesas, observa a produção dos alunos, lê em voz alta ou silenciosamente alguns bilhetes, comenta as adequações e inadequações na escrita, pontuação, concordância e leva as crianças a refletirem a partir dos próprios erros. De acordo com a situação descrita é correto afirmar que:
A produção de texto foi feita de forma desarticulada da gramática da língua materna, pois o exercício deu prioridade ao aspecto descritivo da língua.
Na atividade citada os alunos tiveram de decorar regras/normas gramaticais para fazer as adequações propostas pela professora, sem necessariamente refletir sobre o funcionamento da língua.
A atividade teve o objetivo de medir erros e acertos gramaticais dos alunos nas produções textuais por meio da observação.
A professora apresenta um método de correção prescritiva, aquele em que o aluno substitui seu padrão linguístico considerado errado.
A mediação da professora permitiu que os alunos refletissem sobre a produção textual, verificando hipóteses sobre o funcionamento da língua e reelaborando suas ideias.
Gênero textual ou discursivo é diferente de tipos textuais. O primeiro se refere a grande variedade de textos materializados que circulam em nossa sociedade, o segundo está relacionado a estrutura da composição textual. Sendo assim, observe as opções e as relacionem a gênero textual ou tipo textual.
( 1) Gêneros textuais
( 2) Tipologias textuais
( ) Narração
( ) Descrição
( ) História em quadrinhos
( ) Charge
( ) Dissertação
( ) Injunção
( ) Contos
( ) Fábulas
Marque a opção que contém a sequência correta:
Me/eu; nos/nós; lhe/ Lobo Neves; ele/instante; a/mão
Me/eu; nos/nós; lhe/ Lobo Neves; ele/Lobo Neves; a/carta
Me/eu; nos/eu e a carta; lhe/ Lobo Neves; ele/instante; a/meia hora
Me/eu; nos/nós; lhe/ instantes; ele/Lobo Neves; a/Virginia
Me/eu; nos/nós; lhe/ Lobo Neves; ele/instante; a/meia hora
Para que a criança compreenda o processo da aquisição da linguagem e possa ter segurança ao usá-la em diferentes contextos, é preciso que o professor e a família desenvolvam um trabalho de parceria motivando as crianças a lerem e escreverem demonstrando habilidades e competências no processo de construção do conhecimento.
Nesse sentido, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Ao se expressar oralmente, o emissor deverá levar em consideração o contexto em que se encontra o receptor.
( ) Estimular a leitura em sala é essencial para que possa se desenvolver um leitor competente.
( ) Para que a criança obtenha sucesso na aprendizagem, a família deve apenas orientar a escola sobre a preferência de leitura dos filhos.
( ) Leitura e escrita se complementam dando sentindo ao processo de aprendizagem do aluno.
( ) A leitura, na concepção de vários autores, é um recurso valioso para ser explorado em sala de aula, principalmente quando o aluno se sente motivado.
A sequência correta está em:
V- V-F-V-F
V- F-F-V-F
V- V-F-V-V
V- V-F-F-F
F- V-F-V-F
Faça a associação entre as colunas e assinale a alternativa correta.
( 1 ) ENSINAR A LER
( 2 ) LER PARA APRENDER
( 3 ) ENSINAR A LER PARA LER
( ) Consiste em percebermos que é o momento básico da formação escolar, ou seja, é nesta etapa que o aluno cria estratégias para decodificar os signos linguísticos.
( ) Neste aspecto do ensino da leitura, acredita-se que deve haver tempo e espaço para ler por ler, ler para si mesmo, sem outra finalidade que não o prazer de ler. Fomentar o prazer da leitura não é independente de ensinar a ler.
( ) Significa que as atividades de leitura devem ser distintas, dirigidas por um objetivo e mediadas pelo professor, pois para encontrarmos uma informação é necessário um processamento específico que ative estratégias de organização de informações e elaboração de conhecimentos.
A sequência correta está em:
1, 2 e 3
2, 3 e 1
1, 3 e 2
3, 1 e 2
2, 1 e 3
A linguagem é um importante instrumento de comunicação e interação. Para que ocorra a comunicação é necessário que haja um emissor (quem transmite a mensagem) e um receptor (quem recebe a mensagem). Utilizamos diariamente diversas formas de linguagem para estabelecer contato com outras pessoas.
Porque
Quando elaboramos uma mensagem, pensamos também nos sentidos que queremos atribuir a ela, pois todo ato comunicacional é permeado por intenções, sentimentos, ideias e etc. Nesse sentido é possível afirmar que é por meio da linguagem que podemos nos comunicar e transmitir conhecimentos.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Conhecer os elementos de uma narrativa é importante para o encaminhamento da aula, sobretudo quando o professor estiver mediando a conversa com as crianças sobre a história contada. Os alunos podem compor as relações de causa e efeito provocadas pelo enredo, podem mergulhar nas características de cada personagem ou não, e ainda falar sobre o cenário da história, construindo um olhar a partir das observações feitas de onde e quando ela se passa.
Marque as alternativas corretas, segundo a afirmativa acima.
1. Pensar o que pode ser feito após a leitura de uma história também é articular saberes e criatividade.
2. Após trabalhar uma história mediada de sentidos, poderá ser proposto um momento de recriação do texto, envolvendo a expressão plástica (desenho, pintura, modelagem, colagem) ou expressão cênica (dramatização, deixar o corpo falar no gesto, na dança), ou ainda expressão musical.
3.Várias possibilidades de trabalho por meio da literatura podem ser suscitadas ou simplesmente despertar a emoção ao ouvir a história. Sem falar nada sobre ela depois, apenas ouvir, imaginar e desenvolver a atenção auditiva.
4. Trabalhar com obras literárias é fascinante, porém não há necessidade de integrá-las a outras áreas do conhecimento e nem promover sensibilização.
5. Não há um único sentido para uma história. Há todos os sentidos possíveis. O professor pode motivar os alunos a praticar o hábito da leitura percebendo, assim, a importância da leitura para sua formação.
As alternativas consideradas positivas estão contempladas somente em:
4, 2, 3, 1
2, 3, 4, 1
4, 2, 1, 5
1, 2, 3, 5
1, 3, 4, 5
Nas narrativas infantis, além dos contos escritos, os professores podem e devem explorar também as narrativas de imagens. Nesse tipo de texto, os elementos da narrativa também aparecem, pois há uma história sendo contada, com personagens, em um determinado lugar e tempo, além da organização dos fatos (enredo). De todas as alternativas apresentadas, a seguir, qual não deve ser uma preocupação do professor ao explorar as narrativas com imagens:
Contribuir para que as crianças percebam a sequência narrativa, ou seja, construírem sentido para a história contada por meio da sequência de imagens.
O mais importante é a história que está sendo contada, as imagens só servem para enfeitar o texto, por isso o foco do trabalho do professor deve ser a escrita.
Chamar a atenção para as cores, os traços, a luz, a sombra, as posições, as dimensões, a situação na página, enfim tudo deve ser explorado com as crianças.
Identificar a relação que as imagens estabelecem com o texto escrito, isto é, se linguagem verbal e não-verbal se relacionam e de que forma.
Fazer indagações, levantar hipóteses, questionar os alunos sobre as imagens, o que elas representam, o que querem dizer.
Para Ferreira (2012, p.41), durante o tempo em que as crianças estão na escola, os conteúdos são sempre os mesmos: “Classificação de palavras e sua flexão, análise sintática do período simples e composto a que se acrescenta ainda noções de processos de formação de palavras e regras de regência e concordância, bem como as regras de acentuação e pontuação.”
Nesse fragmento, a autora deixa claro que a escola demonstra uma forte tendência em trabalhar a gramática normativa deixando de lado as gramáticas reflexivas, teórica e de uso.
Leia o texto abaixo levando em conta o que se diz no fragmento acima.
Fada feiticeira
Geralda
É uma fada cozinheira
Que quando entra na cozinha
Até parece feiticeira.
É que seus molhos são pecados
As suas massas são feitiços
As suas carnes são caprichos
Quitutes da mãe brasileira.
Seus doces
Seus bons-bocados, seus quindins
Suas pamonhas, seus bombons Suas paçocas, seus pudins.
Quando ela faz a sobremesa
É sempre o prato mais gostoso
Vem um perfume saboroso
Que todo mundo vai querer
Pegar
Sentir
Mexer
Cheirar
Provar
Lamber
Morder
Comer
Ricardo Azevedo. A casa do meu avô. São Paulo: Ática, 2003
Assinale as alternativas que apresentam uma metodologia com ênfase na gramática reflexiva para o trabalho com o texto de Ricardo Azevedo.
I) O professor poderá apresentar aos alunos classes de palavras de forma significativa, como por exemplo, os verbos no final do poema que indicam uma sequencia lógica do que as pessoas têm vontade de fazer com as sobremesas de Geralda e sugerir aos alunos que escrevam outra sequência de verbos que indique a reação das pessoas caso não gostassem da sobremesa.
II) O professor poderá mostrar aos alunos que as diferentes posições que os verbos ocupam nas linhas finais do poema produzem um efeito de sentido. Poderá levar os alunos a refletir sobre a utilização desses efeitos questionando: Porque o autor utilizou esse recurso? Com ele ampliou-se a noção de movimento no poema?
III) O professor poderá solicitar aos alunos que copiem o poema, em seguida pedir que façam exercícios em que terão de classificar palavras destacadas na frase de acordo com sua classe gramatical e finalmente procurar no dicionário o significado de algumas palavras desconhecidas.
IV) O professor poderá pedir aos alunos que façam a leitura do poema em voz alta, em seguida fazer um ditado para verificar como anda a ortografia dos alunos. Após a correção do ditado a professora os entrega aos alunos e premia aqueles que acertarem todas as palavras.
São verdadeiras as afirmativas:
I, III e IV apenas
II, e IV apenas
III e IV apenas
I, II e III apenas
I e II apenas
Uma professora de quinto ano propõe uma atividade em que as crianças deveriam escrever um bilhete para um funcionário da escola. Enquanto os alunos realizavam a atividade, a professora percorre todas as mesas, observa a produção dos alunos, lê em voz alta ou silenciosamente alguns bilhetes, comenta as adequações e inadequações na escrita, pontuação, concordância e leva as crianças a refletirem a partir dos próprios erros. De acordo com a situação descrita é correto afirmar que:
A produção de texto foi feita de forma desarticulada da gramática da língua materna, pois o exercício deu prioridade ao aspecto descritivo da língua.
Na atividade citada os alunos tiveram de decorar regras/normas gramaticais para fazer as adequações propostas pela professora, sem necessariamente refletir sobre o funcionamento da língua.
A atividade teve o objetivo de medir erros e acertos gramaticais dos alunos nas produções textuais por meio da observação.
A professora apresenta um método de correção prescritiva, aquele em que o aluno substitui seu padrão linguístico considerado errado.
A mediação da professora permitiu que os alunos refletissem sobre a produção textual, verificando hipóteses sobre o funcionamento da língua e reelaborando suas ideias.
Gênero textual ou discursivo é diferente de tipos textuais. O primeiro se refere a grande variedade de textos materializados que circulam em nossa sociedade, o segundo está relacionado a estrutura da composição textual. Sendo assim, observe as opções e as relacionem a gênero textual ou tipo textual.
( 1) Gêneros textuais
( 2) Tipologias textuais
( ) Narração
( ) Descrição
( ) História em quadrinhos
( ) Charge
( ) Dissertação
( ) Injunção
( ) Contos
( ) Fábulas
Marque a opção que contém a sequência correta:
V- V-F-V-F
V- F-F-V-F
V- V-F-V-V
V- V-F-F-F
F- V-F-V-F
Faça a associação entre as colunas e assinale a alternativa correta.
( 1 ) ENSINAR A LER
( 2 ) LER PARA APRENDER
( 3 ) ENSINAR A LER PARA LER
( ) Consiste em percebermos que é o momento básico da formação escolar, ou seja, é nesta etapa que o aluno cria estratégias para decodificar os signos linguísticos.
( ) Neste aspecto do ensino da leitura, acredita-se que deve haver tempo e espaço para ler por ler, ler para si mesmo, sem outra finalidade que não o prazer de ler. Fomentar o prazer da leitura não é independente de ensinar a ler.
( ) Significa que as atividades de leitura devem ser distintas, dirigidas por um objetivo e mediadas pelo professor, pois para encontrarmos uma informação é necessário um processamento específico que ative estratégias de organização de informações e elaboração de conhecimentos.
A sequência correta está em:
1, 2 e 3
2, 3 e 1
1, 3 e 2
3, 1 e 2
2, 1 e 3
A linguagem é um importante instrumento de comunicação e interação. Para que ocorra a comunicação é necessário que haja um emissor (quem transmite a mensagem) e um receptor (quem recebe a mensagem). Utilizamos diariamente diversas formas de linguagem para estabelecer contato com outras pessoas.
Porque
Quando elaboramos uma mensagem, pensamos também nos sentidos que queremos atribuir a ela, pois todo ato comunicacional é permeado por intenções, sentimentos, ideias e etc. Nesse sentido é possível afirmar que é por meio da linguagem que podemos nos comunicar e transmitir conhecimentos.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Conhecer os elementos de uma narrativa é importante para o encaminhamento da aula, sobretudo quando o professor estiver mediando a conversa com as crianças sobre a história contada. Os alunos podem compor as relações de causa e efeito provocadas pelo enredo, podem mergulhar nas características de cada personagem ou não, e ainda falar sobre o cenário da história, construindo um olhar a partir das observações feitas de onde e quando ela se passa.
Marque as alternativas corretas, segundo a afirmativa acima.
1. Pensar o que pode ser feito após a leitura de uma história também é articular saberes e criatividade.
2. Após trabalhar uma história mediada de sentidos, poderá ser proposto um momento de recriação do texto, envolvendo a expressão plástica (desenho, pintura, modelagem, colagem) ou expressão cênica (dramatização, deixar o corpo falar no gesto, na dança), ou ainda expressão musical.
3.Várias possibilidades de trabalho por meio da literatura podem ser suscitadas ou simplesmente despertar a emoção ao ouvir a história. Sem falar nada sobre ela depois, apenas ouvir, imaginar e desenvolver a atenção auditiva.
4. Trabalhar com obras literárias é fascinante, porém não há necessidade de integrá-las a outras áreas do conhecimento e nem promover sensibilização.
5. Não há um único sentido para uma história. Há todos os sentidos possíveis. O professor pode motivar os alunos a praticar o hábito da leitura percebendo, assim, a importância da leitura para sua formação.
As alternativas consideradas positivas estão contempladas somente em:
4, 2, 3, 1
2, 3, 4, 1
4, 2, 1, 5
1, 2, 3, 5
1, 3, 4, 5
Nas narrativas infantis, além dos contos escritos, os professores podem e devem explorar também as narrativas de imagens. Nesse tipo de texto, os elementos da narrativa também aparecem, pois há uma história sendo contada, com personagens, em um determinado lugar e tempo, além da organização dos fatos (enredo). De todas as alternativas apresentadas, a seguir, qual não deve ser uma preocupação do professor ao explorar as narrativas com imagens:
Contribuir para que as crianças percebam a sequência narrativa, ou seja, construírem sentido para a história contada por meio da sequência de imagens.
O mais importante é a história que está sendo contada, as imagens só servem para enfeitar o texto, por isso o foco do trabalho do professor deve ser a escrita.
Chamar a atenção para as cores, os traços, a luz, a sombra, as posições, as dimensões, a situação na página, enfim tudo deve ser explorado com as crianças.
Identificar a relação que as imagens estabelecem com o texto escrito, isto é, se linguagem verbal e não-verbal se relacionam e de que forma.
Fazer indagações, levantar hipóteses, questionar os alunos sobre as imagens, o que elas representam, o que querem dizer.
Para Ferreira (2012, p.41), durante o tempo em que as crianças estão na escola, os conteúdos são sempre os mesmos: “Classificação de palavras e sua flexão, análise sintática do período simples e composto a que se acrescenta ainda noções de processos de formação de palavras e regras de regência e concordância, bem como as regras de acentuação e pontuação.”
Nesse fragmento, a autora deixa claro que a escola demonstra uma forte tendência em trabalhar a gramática normativa deixando de lado as gramáticas reflexivas, teórica e de uso.
Leia o texto abaixo levando em conta o que se diz no fragmento acima.
Fada feiticeira
Geralda
É uma fada cozinheira
Que quando entra na cozinha
Até parece feiticeira.
É que seus molhos são pecados
As suas massas são feitiços
As suas carnes são caprichos
Quitutes da mãe brasileira.
Seus doces
Seus bons-bocados, seus quindins
Suas pamonhas, seus bombons Suas paçocas, seus pudins.
Quando ela faz a sobremesa
É sempre o prato mais gostoso
Vem um perfume saboroso
Que todo mundo vai querer
Pegar
Sentir
Mexer
Cheirar
Provar
Lamber
Morder
Comer
Ricardo Azevedo. A casa do meu avô. São Paulo: Ática, 2003
Assinale as alternativas que apresentam uma metodologia com ênfase na gramática reflexiva para o trabalho com o texto de Ricardo Azevedo.
I) O professor poderá apresentar aos alunos classes de palavras de forma significativa, como por exemplo, os verbos no final do poema que indicam uma sequencia lógica do que as pessoas têm vontade de fazer com as sobremesas de Geralda e sugerir aos alunos que escrevam outra sequência de verbos que indique a reação das pessoas caso não gostassem da sobremesa.
II) O professor poderá mostrar aos alunos que as diferentes posições que os verbos ocupam nas linhas finais do poema produzem um efeito de sentido. Poderá levar os alunos a refletir sobre a utilização desses efeitos questionando: Porque o autor utilizou esse recurso? Com ele ampliou-se a noção de movimento no poema?
III) O professor poderá solicitar aos alunos que copiem o poema, em seguida pedir que façam exercícios em que terão de classificar palavras destacadas na frase de acordo com sua classe gramatical e finalmente procurar no dicionário o significado de algumas palavras desconhecidas.
IV) O professor poderá pedir aos alunos que façam a leitura do poema em voz alta, em seguida fazer um ditado para verificar como anda a ortografia dos alunos. Após a correção do ditado a professora os entrega aos alunos e premia aqueles que acertarem todas as palavras.
São verdadeiras as afirmativas:
I, III e IV apenas
II, e IV apenas
III e IV apenas
I, II e III apenas
I e II apenas
Uma professora de quinto ano propõe uma atividade em que as crianças deveriam escrever um bilhete para um funcionário da escola. Enquanto os alunos realizavam a atividade, a professora percorre todas as mesas, observa a produção dos alunos, lê em voz alta ou silenciosamente alguns bilhetes, comenta as adequações e inadequações na escrita, pontuação, concordância e leva as crianças a refletirem a partir dos próprios erros. De acordo com a situação descrita é correto afirmar que:
A produção de texto foi feita de forma desarticulada da gramática da língua materna, pois o exercício deu prioridade ao aspecto descritivo da língua.
Na atividade citada os alunos tiveram de decorar regras/normas gramaticais para fazer as adequações propostas pela professora, sem necessariamente refletir sobre o funcionamento da língua.
A atividade teve o objetivo de medir erros e acertos gramaticais dos alunos nas produções textuais por meio da observação.
A professora apresenta um método de correção prescritiva, aquele em que o aluno substitui seu padrão linguístico considerado errado.
A mediação da professora permitiu que os alunos refletissem sobre a produção textual, verificando hipóteses sobre o funcionamento da língua e reelaborando suas ideias.
Gênero textual ou discursivo é diferente de tipos textuais. O primeiro se refere a grande variedade de textos materializados que circulam em nossa sociedade, o segundo está relacionado a estrutura da composição textual. Sendo assim, observe as opções e as relacionem a gênero textual ou tipo textual.
( 1) Gêneros textuais
( 2) Tipologias textuais
( ) Narração
( ) Descrição
( ) História em quadrinhos
( ) Charge
( ) Dissertação
( ) Injunção
( ) Contos
( ) Fábulas
Marque a opção que contém a sequência correta:
1, 2 e 3
2, 3 e 1
1, 3 e 2
3, 1 e 2
2, 1 e 3
A linguagem é um importante instrumento de comunicação e interação. Para que ocorra a comunicação é necessário que haja um emissor (quem transmite a mensagem) e um receptor (quem recebe a mensagem). Utilizamos diariamente diversas formas de linguagem para estabelecer contato com outras pessoas.
Porque
Quando elaboramos uma mensagem, pensamos também nos sentidos que queremos atribuir a ela, pois todo ato comunicacional é permeado por intenções, sentimentos, ideias e etc. Nesse sentido é possível afirmar que é por meio da linguagem que podemos nos comunicar e transmitir conhecimentos.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Conhecer os elementos de uma narrativa é importante para o encaminhamento da aula, sobretudo quando o professor estiver mediando a conversa com as crianças sobre a história contada. Os alunos podem compor as relações de causa e efeito provocadas pelo enredo, podem mergulhar nas características de cada personagem ou não, e ainda falar sobre o cenário da história, construindo um olhar a partir das observações feitas de onde e quando ela se passa.
Marque as alternativas corretas, segundo a afirmativa acima.
1. Pensar o que pode ser feito após a leitura de uma história também é articular saberes e criatividade.
2. Após trabalhar uma história mediada de sentidos, poderá ser proposto um momento de recriação do texto, envolvendo a expressão plástica (desenho, pintura, modelagem, colagem) ou expressão cênica (dramatização, deixar o corpo falar no gesto, na dança), ou ainda expressão musical.
3.Várias possibilidades de trabalho por meio da literatura podem ser suscitadas ou simplesmente despertar a emoção ao ouvir a história. Sem falar nada sobre ela depois, apenas ouvir, imaginar e desenvolver a atenção auditiva.
4. Trabalhar com obras literárias é fascinante, porém não há necessidade de integrá-las a outras áreas do conhecimento e nem promover sensibilização.
5. Não há um único sentido para uma história. Há todos os sentidos possíveis. O professor pode motivar os alunos a praticar o hábito da leitura percebendo, assim, a importância da leitura para sua formação.
As alternativas consideradas positivas estão contempladas somente em:
4, 2, 3, 1
2, 3, 4, 1
4, 2, 1, 5
1, 2, 3, 5
1, 3, 4, 5
Nas narrativas infantis, além dos contos escritos, os professores podem e devem explorar também as narrativas de imagens. Nesse tipo de texto, os elementos da narrativa também aparecem, pois há uma história sendo contada, com personagens, em um determinado lugar e tempo, além da organização dos fatos (enredo). De todas as alternativas apresentadas, a seguir, qual não deve ser uma preocupação do professor ao explorar as narrativas com imagens:
Contribuir para que as crianças percebam a sequência narrativa, ou seja, construírem sentido para a história contada por meio da sequência de imagens.
O mais importante é a história que está sendo contada, as imagens só servem para enfeitar o texto, por isso o foco do trabalho do professor deve ser a escrita.
Chamar a atenção para as cores, os traços, a luz, a sombra, as posições, as dimensões, a situação na página, enfim tudo deve ser explorado com as crianças.
Identificar a relação que as imagens estabelecem com o texto escrito, isto é, se linguagem verbal e não-verbal se relacionam e de que forma.
Fazer indagações, levantar hipóteses, questionar os alunos sobre as imagens, o que elas representam, o que querem dizer.
Para Ferreira (2012, p.41), durante o tempo em que as crianças estão na escola, os conteúdos são sempre os mesmos: “Classificação de palavras e sua flexão, análise sintática do período simples e composto a que se acrescenta ainda noções de processos de formação de palavras e regras de regência e concordância, bem como as regras de acentuação e pontuação.”
Nesse fragmento, a autora deixa claro que a escola demonstra uma forte tendência em trabalhar a gramática normativa deixando de lado as gramáticas reflexivas, teórica e de uso.
Leia o texto abaixo levando em conta o que se diz no fragmento acima.
Fada feiticeira
Geralda
É uma fada cozinheira
Que quando entra na cozinha
Até parece feiticeira.
É que seus molhos são pecados
As suas massas são feitiços
As suas carnes são caprichos
Quitutes da mãe brasileira.
Seus doces
Seus bons-bocados, seus quindins
Suas pamonhas, seus bombons Suas paçocas, seus pudins.
Quando ela faz a sobremesa
É sempre o prato mais gostoso
Vem um perfume saboroso
Que todo mundo vai querer
Pegar
Sentir
Mexer
Cheirar
Provar
Lamber
Morder
Comer
Ricardo Azevedo. A casa do meu avô. São Paulo: Ática, 2003
Assinale as alternativas que apresentam uma metodologia com ênfase na gramática reflexiva para o trabalho com o texto de Ricardo Azevedo.
I) O professor poderá apresentar aos alunos classes de palavras de forma significativa, como por exemplo, os verbos no final do poema que indicam uma sequencia lógica do que as pessoas têm vontade de fazer com as sobremesas de Geralda e sugerir aos alunos que escrevam outra sequência de verbos que indique a reação das pessoas caso não gostassem da sobremesa.
II) O professor poderá mostrar aos alunos que as diferentes posições que os verbos ocupam nas linhas finais do poema produzem um efeito de sentido. Poderá levar os alunos a refletir sobre a utilização desses efeitos questionando: Porque o autor utilizou esse recurso? Com ele ampliou-se a noção de movimento no poema?
III) O professor poderá solicitar aos alunos que copiem o poema, em seguida pedir que façam exercícios em que terão de classificar palavras destacadas na frase de acordo com sua classe gramatical e finalmente procurar no dicionário o significado de algumas palavras desconhecidas.
IV) O professor poderá pedir aos alunos que façam a leitura do poema em voz alta, em seguida fazer um ditado para verificar como anda a ortografia dos alunos. Após a correção do ditado a professora os entrega aos alunos e premia aqueles que acertarem todas as palavras.
São verdadeiras as afirmativas:
I, III e IV apenas
II, e IV apenas
III e IV apenas
I, II e III apenas
I e II apenas
Uma professora de quinto ano propõe uma atividade em que as crianças deveriam escrever um bilhete para um funcionário da escola. Enquanto os alunos realizavam a atividade, a professora percorre todas as mesas, observa a produção dos alunos, lê em voz alta ou silenciosamente alguns bilhetes, comenta as adequações e inadequações na escrita, pontuação, concordância e leva as crianças a refletirem a partir dos próprios erros. De acordo com a situação descrita é correto afirmar que:
A produção de texto foi feita de forma desarticulada da gramática da língua materna, pois o exercício deu prioridade ao aspecto descritivo da língua.
Na atividade citada os alunos tiveram de decorar regras/normas gramaticais para fazer as adequações propostas pela professora, sem necessariamente refletir sobre o funcionamento da língua.
A atividade teve o objetivo de medir erros e acertos gramaticais dos alunos nas produções textuais por meio da observação.
A professora apresenta um método de correção prescritiva, aquele em que o aluno substitui seu padrão linguístico considerado errado.
A mediação da professora permitiu que os alunos refletissem sobre a produção textual, verificando hipóteses sobre o funcionamento da língua e reelaborando suas ideias.
Gênero textual ou discursivo é diferente de tipos textuais. O primeiro se refere a grande variedade de textos materializados que circulam em nossa sociedade, o segundo está relacionado a estrutura da composição textual. Sendo assim, observe as opções e as relacionem a gênero textual ou tipo textual.
( 1) Gêneros textuais
( 2) Tipologias textuais
( ) Narração
( ) Descrição
( ) História em quadrinhos
( ) Charge
( ) Dissertação
( ) Injunção
( ) Contos
( ) Fábulas
Marque a opção que contém a sequência correta:
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Conhecer os elementos de uma narrativa é importante para o encaminhamento da aula, sobretudo quando o professor estiver mediando a conversa com as crianças sobre a história contada. Os alunos podem compor as relações de causa e efeito provocadas pelo enredo, podem mergulhar nas características de cada personagem ou não, e ainda falar sobre o cenário da história, construindo um olhar a partir das observações feitas de onde e quando ela se passa.
Marque as alternativas corretas, segundo a afirmativa acima.
1. Pensar o que pode ser feito após a leitura de uma história também é articular saberes e criatividade.
2. Após trabalhar uma história mediada de sentidos, poderá ser proposto um momento de recriação do texto, envolvendo a expressão plástica (desenho, pintura, modelagem, colagem) ou expressão cênica (dramatização, deixar o corpo falar no gesto, na dança), ou ainda expressão musical.
3.Várias possibilidades de trabalho por meio da literatura podem ser suscitadas ou simplesmente despertar a emoção ao ouvir a história. Sem falar nada sobre ela depois, apenas ouvir, imaginar e desenvolver a atenção auditiva.
4. Trabalhar com obras literárias é fascinante, porém não há necessidade de integrá-las a outras áreas do conhecimento e nem promover sensibilização.
5. Não há um único sentido para uma história. Há todos os sentidos possíveis. O professor pode motivar os alunos a praticar o hábito da leitura percebendo, assim, a importância da leitura para sua formação.
As alternativas consideradas positivas estão contempladas somente em:
4, 2, 3, 1
2, 3, 4, 1
4, 2, 1, 5
1, 2, 3, 5
1, 3, 4, 5
Nas narrativas infantis, além dos contos escritos, os professores podem e devem explorar também as narrativas de imagens. Nesse tipo de texto, os elementos da narrativa também aparecem, pois há uma história sendo contada, com personagens, em um determinado lugar e tempo, além da organização dos fatos (enredo). De todas as alternativas apresentadas, a seguir, qual não deve ser uma preocupação do professor ao explorar as narrativas com imagens:
Contribuir para que as crianças percebam a sequência narrativa, ou seja, construírem sentido para a história contada por meio da sequência de imagens.
O mais importante é a história que está sendo contada, as imagens só servem para enfeitar o texto, por isso o foco do trabalho do professor deve ser a escrita.
Chamar a atenção para as cores, os traços, a luz, a sombra, as posições, as dimensões, a situação na página, enfim tudo deve ser explorado com as crianças.
Identificar a relação que as imagens estabelecem com o texto escrito, isto é, se linguagem verbal e não-verbal se relacionam e de que forma.
Fazer indagações, levantar hipóteses, questionar os alunos sobre as imagens, o que elas representam, o que querem dizer.
Para Ferreira (2012, p.41), durante o tempo em que as crianças estão na escola, os conteúdos são sempre os mesmos: “Classificação de palavras e sua flexão, análise sintática do período simples e composto a que se acrescenta ainda noções de processos de formação de palavras e regras de regência e concordância, bem como as regras de acentuação e pontuação.”
Nesse fragmento, a autora deixa claro que a escola demonstra uma forte tendência em trabalhar a gramática normativa deixando de lado as gramáticas reflexivas, teórica e de uso.
Leia o texto abaixo levando em conta o que se diz no fragmento acima.
Fada feiticeira
Geralda
É uma fada cozinheira
Que quando entra na cozinha
Até parece feiticeira.
É que seus molhos são pecados
As suas massas são feitiços
As suas carnes são caprichos
Quitutes da mãe brasileira.
Seus doces
Seus bons-bocados, seus quindins
Suas pamonhas, seus bombons Suas paçocas, seus pudins.
Quando ela faz a sobremesa
É sempre o prato mais gostoso
Vem um perfume saboroso
Que todo mundo vai querer
Pegar
Sentir
Mexer
Cheirar
Provar
Lamber
Morder
Comer
Ricardo Azevedo. A casa do meu avô. São Paulo: Ática, 2003
Assinale as alternativas que apresentam uma metodologia com ênfase na gramática reflexiva para o trabalho com o texto de Ricardo Azevedo.
I) O professor poderá apresentar aos alunos classes de palavras de forma significativa, como por exemplo, os verbos no final do poema que indicam uma sequencia lógica do que as pessoas têm vontade de fazer com as sobremesas de Geralda e sugerir aos alunos que escrevam outra sequência de verbos que indique a reação das pessoas caso não gostassem da sobremesa.
II) O professor poderá mostrar aos alunos que as diferentes posições que os verbos ocupam nas linhas finais do poema produzem um efeito de sentido. Poderá levar os alunos a refletir sobre a utilização desses efeitos questionando: Porque o autor utilizou esse recurso? Com ele ampliou-se a noção de movimento no poema?
III) O professor poderá solicitar aos alunos que copiem o poema, em seguida pedir que façam exercícios em que terão de classificar palavras destacadas na frase de acordo com sua classe gramatical e finalmente procurar no dicionário o significado de algumas palavras desconhecidas.
IV) O professor poderá pedir aos alunos que façam a leitura do poema em voz alta, em seguida fazer um ditado para verificar como anda a ortografia dos alunos. Após a correção do ditado a professora os entrega aos alunos e premia aqueles que acertarem todas as palavras.
São verdadeiras as afirmativas:
I, III e IV apenas
II, e IV apenas
III e IV apenas
I, II e III apenas
I e II apenas
Uma professora de quinto ano propõe uma atividade em que as crianças deveriam escrever um bilhete para um funcionário da escola. Enquanto os alunos realizavam a atividade, a professora percorre todas as mesas, observa a produção dos alunos, lê em voz alta ou silenciosamente alguns bilhetes, comenta as adequações e inadequações na escrita, pontuação, concordância e leva as crianças a refletirem a partir dos próprios erros. De acordo com a situação descrita é correto afirmar que:
A produção de texto foi feita de forma desarticulada da gramática da língua materna, pois o exercício deu prioridade ao aspecto descritivo da língua.
Na atividade citada os alunos tiveram de decorar regras/normas gramaticais para fazer as adequações propostas pela professora, sem necessariamente refletir sobre o funcionamento da língua.
A atividade teve o objetivo de medir erros e acertos gramaticais dos alunos nas produções textuais por meio da observação.
A professora apresenta um método de correção prescritiva, aquele em que o aluno substitui seu padrão linguístico considerado errado.
A mediação da professora permitiu que os alunos refletissem sobre a produção textual, verificando hipóteses sobre o funcionamento da língua e reelaborando suas ideias.
Gênero textual ou discursivo é diferente de tipos textuais. O primeiro se refere a grande variedade de textos materializados que circulam em nossa sociedade, o segundo está relacionado a estrutura da composição textual. Sendo assim, observe as opções e as relacionem a gênero textual ou tipo textual.
( 1) Gêneros textuais
( 2) Tipologias textuais
( ) Narração
( ) Descrição
( ) História em quadrinhos
( ) Charge
( ) Dissertação
( ) Injunção
( ) Contos
( ) Fábulas
Marque a opção que contém a sequência correta:
4, 2, 3, 1
2, 3, 4, 1
4, 2, 1, 5
1, 2, 3, 5
1, 3, 4, 5
Nas narrativas infantis, além dos contos escritos, os professores podem e devem explorar também as narrativas de imagens. Nesse tipo de texto, os elementos da narrativa também aparecem, pois há uma história sendo contada, com personagens, em um determinado lugar e tempo, além da organização dos fatos (enredo). De todas as alternativas apresentadas, a seguir, qual não deve ser uma preocupação do professor ao explorar as narrativas com imagens:
Contribuir para que as crianças percebam a sequência narrativa, ou seja, construírem sentido para a história contada por meio da sequência de imagens.
O mais importante é a história que está sendo contada, as imagens só servem para enfeitar o texto, por isso o foco do trabalho do professor deve ser a escrita.
Chamar a atenção para as cores, os traços, a luz, a sombra, as posições, as dimensões, a situação na página, enfim tudo deve ser explorado com as crianças.
Identificar a relação que as imagens estabelecem com o texto escrito, isto é, se linguagem verbal e não-verbal se relacionam e de que forma.
Fazer indagações, levantar hipóteses, questionar os alunos sobre as imagens, o que elas representam, o que querem dizer.
Para Ferreira (2012, p.41), durante o tempo em que as crianças estão na escola, os conteúdos são sempre os mesmos: “Classificação de palavras e sua flexão, análise sintática do período simples e composto a que se acrescenta ainda noções de processos de formação de palavras e regras de regência e concordância, bem como as regras de acentuação e pontuação.”
Nesse fragmento, a autora deixa claro que a escola demonstra uma forte tendência em trabalhar a gramática normativa deixando de lado as gramáticas reflexivas, teórica e de uso.
Leia o texto abaixo levando em conta o que se diz no fragmento acima.
Fada feiticeira
Geralda
É uma fada cozinheira
Que quando entra na cozinha
Até parece feiticeira.
É que seus molhos são pecados
As suas massas são feitiços
As suas carnes são caprichos
Quitutes da mãe brasileira.
Seus doces
Seus bons-bocados, seus quindins
Suas pamonhas, seus bombons Suas paçocas, seus pudins.
Quando ela faz a sobremesa
É sempre o prato mais gostoso
Vem um perfume saboroso
Que todo mundo vai querer
Pegar
Sentir
Mexer
Cheirar
Provar
Lamber
Morder
Comer
Ricardo Azevedo. A casa do meu avô. São Paulo: Ática, 2003
Assinale as alternativas que apresentam uma metodologia com ênfase na gramática reflexiva para o trabalho com o texto de Ricardo Azevedo.
I) O professor poderá apresentar aos alunos classes de palavras de forma significativa, como por exemplo, os verbos no final do poema que indicam uma sequencia lógica do que as pessoas têm vontade de fazer com as sobremesas de Geralda e sugerir aos alunos que escrevam outra sequência de verbos que indique a reação das pessoas caso não gostassem da sobremesa.
II) O professor poderá mostrar aos alunos que as diferentes posições que os verbos ocupam nas linhas finais do poema produzem um efeito de sentido. Poderá levar os alunos a refletir sobre a utilização desses efeitos questionando: Porque o autor utilizou esse recurso? Com ele ampliou-se a noção de movimento no poema?
III) O professor poderá solicitar aos alunos que copiem o poema, em seguida pedir que façam exercícios em que terão de classificar palavras destacadas na frase de acordo com sua classe gramatical e finalmente procurar no dicionário o significado de algumas palavras desconhecidas.
IV) O professor poderá pedir aos alunos que façam a leitura do poema em voz alta, em seguida fazer um ditado para verificar como anda a ortografia dos alunos. Após a correção do ditado a professora os entrega aos alunos e premia aqueles que acertarem todas as palavras.
São verdadeiras as afirmativas:
I, III e IV apenas
II, e IV apenas
III e IV apenas
I, II e III apenas
I e II apenas
Uma professora de quinto ano propõe uma atividade em que as crianças deveriam escrever um bilhete para um funcionário da escola. Enquanto os alunos realizavam a atividade, a professora percorre todas as mesas, observa a produção dos alunos, lê em voz alta ou silenciosamente alguns bilhetes, comenta as adequações e inadequações na escrita, pontuação, concordância e leva as crianças a refletirem a partir dos próprios erros. De acordo com a situação descrita é correto afirmar que:
A produção de texto foi feita de forma desarticulada da gramática da língua materna, pois o exercício deu prioridade ao aspecto descritivo da língua.
Na atividade citada os alunos tiveram de decorar regras/normas gramaticais para fazer as adequações propostas pela professora, sem necessariamente refletir sobre o funcionamento da língua.
A atividade teve o objetivo de medir erros e acertos gramaticais dos alunos nas produções textuais por meio da observação.
A professora apresenta um método de correção prescritiva, aquele em que o aluno substitui seu padrão linguístico considerado errado.
A mediação da professora permitiu que os alunos refletissem sobre a produção textual, verificando hipóteses sobre o funcionamento da língua e reelaborando suas ideias.
Gênero textual ou discursivo é diferente de tipos textuais. O primeiro se refere a grande variedade de textos materializados que circulam em nossa sociedade, o segundo está relacionado a estrutura da composição textual. Sendo assim, observe as opções e as relacionem a gênero textual ou tipo textual.
( 1) Gêneros textuais
( 2) Tipologias textuais
( ) Narração
( ) Descrição
( ) História em quadrinhos
( ) Charge
( ) Dissertação
( ) Injunção
( ) Contos
( ) Fábulas
Marque a opção que contém a sequência correta:
Contribuir para que as crianças percebam a sequência narrativa, ou seja, construírem sentido para a história contada por meio da sequência de imagens.
O mais importante é a história que está sendo contada, as imagens só servem para enfeitar o texto, por isso o foco do trabalho do professor deve ser a escrita.
Chamar a atenção para as cores, os traços, a luz, a sombra, as posições, as dimensões, a situação na página, enfim tudo deve ser explorado com as crianças.
Identificar a relação que as imagens estabelecem com o texto escrito, isto é, se linguagem verbal e não-verbal se relacionam e de que forma.
Fazer indagações, levantar hipóteses, questionar os alunos sobre as imagens, o que elas representam, o que querem dizer.
Para Ferreira (2012, p.41), durante o tempo em que as crianças estão na escola, os conteúdos são sempre os mesmos: “Classificação de palavras e sua flexão, análise sintática do período simples e composto a que se acrescenta ainda noções de processos de formação de palavras e regras de regência e concordância, bem como as regras de acentuação e pontuação.”
Nesse fragmento, a autora deixa claro que a escola demonstra uma forte tendência em trabalhar a gramática normativa deixando de lado as gramáticas reflexivas, teórica e de uso.
Leia o texto abaixo levando em conta o que se diz no fragmento acima.
Fada feiticeira
Geralda
É uma fada cozinheira
Que quando entra na cozinha
Até parece feiticeira.
É que seus molhos são pecados
As suas massas são feitiços
As suas carnes são caprichos
Quitutes da mãe brasileira.
Seus doces
Seus bons-bocados, seus quindins
Suas pamonhas, seus bombons Suas paçocas, seus pudins.
Quando ela faz a sobremesa
É sempre o prato mais gostoso
Vem um perfume saboroso
Que todo mundo vai querer
Pegar
Sentir
Mexer
Cheirar
Provar
Lamber
Morder
Comer
Ricardo Azevedo. A casa do meu avô. São Paulo: Ática, 2003
Assinale as alternativas que apresentam uma metodologia com ênfase na gramática reflexiva para o trabalho com o texto de Ricardo Azevedo.
I) O professor poderá apresentar aos alunos classes de palavras de forma significativa, como por exemplo, os verbos no final do poema que indicam uma sequencia lógica do que as pessoas têm vontade de fazer com as sobremesas de Geralda e sugerir aos alunos que escrevam outra sequência de verbos que indique a reação das pessoas caso não gostassem da sobremesa.
II) O professor poderá mostrar aos alunos que as diferentes posições que os verbos ocupam nas linhas finais do poema produzem um efeito de sentido. Poderá levar os alunos a refletir sobre a utilização desses efeitos questionando: Porque o autor utilizou esse recurso? Com ele ampliou-se a noção de movimento no poema?
III) O professor poderá solicitar aos alunos que copiem o poema, em seguida pedir que façam exercícios em que terão de classificar palavras destacadas na frase de acordo com sua classe gramatical e finalmente procurar no dicionário o significado de algumas palavras desconhecidas.
IV) O professor poderá pedir aos alunos que façam a leitura do poema em voz alta, em seguida fazer um ditado para verificar como anda a ortografia dos alunos. Após a correção do ditado a professora os entrega aos alunos e premia aqueles que acertarem todas as palavras.
São verdadeiras as afirmativas:
I, III e IV apenas
II, e IV apenas
III e IV apenas
I, II e III apenas
I e II apenas
Uma professora de quinto ano propõe uma atividade em que as crianças deveriam escrever um bilhete para um funcionário da escola. Enquanto os alunos realizavam a atividade, a professora percorre todas as mesas, observa a produção dos alunos, lê em voz alta ou silenciosamente alguns bilhetes, comenta as adequações e inadequações na escrita, pontuação, concordância e leva as crianças a refletirem a partir dos próprios erros. De acordo com a situação descrita é correto afirmar que:
A produção de texto foi feita de forma desarticulada da gramática da língua materna, pois o exercício deu prioridade ao aspecto descritivo da língua.
Na atividade citada os alunos tiveram de decorar regras/normas gramaticais para fazer as adequações propostas pela professora, sem necessariamente refletir sobre o funcionamento da língua.
A atividade teve o objetivo de medir erros e acertos gramaticais dos alunos nas produções textuais por meio da observação.
A professora apresenta um método de correção prescritiva, aquele em que o aluno substitui seu padrão linguístico considerado errado.
A mediação da professora permitiu que os alunos refletissem sobre a produção textual, verificando hipóteses sobre o funcionamento da língua e reelaborando suas ideias.
Gênero textual ou discursivo é diferente de tipos textuais. O primeiro se refere a grande variedade de textos materializados que circulam em nossa sociedade, o segundo está relacionado a estrutura da composição textual. Sendo assim, observe as opções e as relacionem a gênero textual ou tipo textual.
( 1) Gêneros textuais
( 2) Tipologias textuais
( ) Narração
( ) Descrição
( ) História em quadrinhos
( ) Charge
( ) Dissertação
( ) Injunção
( ) Contos
( ) Fábulas
Marque a opção que contém a sequência correta:
I, III e IV apenas
II, e IV apenas
III e IV apenas
I, II e III apenas
I e II apenas
Uma professora de quinto ano propõe uma atividade em que as crianças deveriam escrever um bilhete para um funcionário da escola. Enquanto os alunos realizavam a atividade, a professora percorre todas as mesas, observa a produção dos alunos, lê em voz alta ou silenciosamente alguns bilhetes, comenta as adequações e inadequações na escrita, pontuação, concordância e leva as crianças a refletirem a partir dos próprios erros. De acordo com a situação descrita é correto afirmar que:
A produção de texto foi feita de forma desarticulada da gramática da língua materna, pois o exercício deu prioridade ao aspecto descritivo da língua.
Na atividade citada os alunos tiveram de decorar regras/normas gramaticais para fazer as adequações propostas pela professora, sem necessariamente refletir sobre o funcionamento da língua.
A atividade teve o objetivo de medir erros e acertos gramaticais dos alunos nas produções textuais por meio da observação.
A professora apresenta um método de correção prescritiva, aquele em que o aluno substitui seu padrão linguístico considerado errado.
A mediação da professora permitiu que os alunos refletissem sobre a produção textual, verificando hipóteses sobre o funcionamento da língua e reelaborando suas ideias.
Gênero textual ou discursivo é diferente de tipos textuais. O primeiro se refere a grande variedade de textos materializados que circulam em nossa sociedade, o segundo está relacionado a estrutura da composição textual. Sendo assim, observe as opções e as relacionem a gênero textual ou tipo textual.
( 1) Gêneros textuais
( 2) Tipologias textuais
( ) Narração
( ) Descrição
( ) História em quadrinhos
( ) Charge
( ) Dissertação
( ) Injunção
( ) Contos
( ) Fábulas
Marque a opção que contém a sequência correta:
A produção de texto foi feita de forma desarticulada da gramática da língua materna, pois o exercício deu prioridade ao aspecto descritivo da língua.
Na atividade citada os alunos tiveram de decorar regras/normas gramaticais para fazer as adequações propostas pela professora, sem necessariamente refletir sobre o funcionamento da língua.
A atividade teve o objetivo de medir erros e acertos gramaticais dos alunos nas produções textuais por meio da observação.
A professora apresenta um método de correção prescritiva, aquele em que o aluno substitui seu padrão linguístico considerado errado.
A mediação da professora permitiu que os alunos refletissem sobre a produção textual, verificando hipóteses sobre o funcionamento da língua e reelaborando suas ideias.