CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS


O ciclo de vida dos animais

Como já vimos, os animais nascem de outros animais, crescem, desenvolvem e morrem. Por isso, podemos dizer que eles têm um ciclo de vida. Existem animais que, ao nascerem, não apresentam características semelhantes às dos pais. O organismo desses animais sofre modificações durante o seu desenvolvimento até chegar à fase adulta. Essas transformações recebem o nome de metamorfose.

 

METAMORFOSE NOS ANIMAIS

 

Fases de metamorfose de uma borboleta

 

metamorfose acontece em alguns animais e é um processo de transformação do seu corpo e do seu modo de vida. Os animais que sofrem metamorfose são moluscos, anfíbios, algumas espécies de peixes e insetos.

 

As fêmeas dos animais que sofrem metamorfose põem seus ovos em lugares que julgam seguros. Após a postura dos ovos, eles eclodirão e se transformarão em larvas.

 


Figura 1. Lagartas, a forma larval das borboletas. Figura 2. Larva do mosquito da dengue

 

Na fase de larva, o animal se alimentará bastante e poderá ficar nessa fase por dias, ou até mesmo meses, dependendo da espécie.

 

As larvas do mosquito da dengue ficam submersas na água limpa e parada, e se alimentam de matéria orgânica contida no local onde estão. Podem ficar nesse estágio de dias a semanas, dependendo da oferta de alimento e da temperatura. Para essas larvas, quanto mais quente, mais rápido será o seu desenvolvimento. Depois da fase larval, a larva do mosquito da dengue passa à fase de pupa.

 

No caso das borboletas, a fase de lagarta pode durar meses, ou até mesmo um ano. Nessa fase, as lagartas se alimentam das partes da planta onde elas estão. Comem durante todo o dia, e às vezes até mesmo durante a noite. Depois de alimentadas e crescidas, elas passam à fase de pupa.

 


Figura 2. Larvas e pupas de mosquito da dengue. Figura 2. Pupa de borboleta

 

Na fase de pupa, o animal fica em repouso e não se alimenta. Essa fase pode durar de dias a meses, dependendo da espécie.

 

É na fase de pupa que o mosquito da dengue evolui para a fase final da metamorfose, e se torna um mosquito. No mosquito da dengue essa transformação pode acontecer em dois ou três dias.

Na fase de pupa, a borboleta também pode ser chamada de crisálida. Ela fica em um casulo como se estivesse enrolada em uma folha. A borboleta pode ficar nesse estágio de dias a meses, dependendo da espécie.

 

O mosquito da dengue, após sair da fase de pupa, fica flutuando na água até que seu exoesqueleto endureça. O mosquito da dengue adulto pode viver de 30 a 35 dias.

 

Nas borboletas, após a fase de pupa, o casulo se rompe, saindo dele uma borboleta adulta, o imago. Após sair do casulo, a borboleta aguarda algumas horas até que suas asas endureçam.

 


Figura 1. Borboleta. Figura 2. Mosquito da dengue

(LOUREDO, Paula. Metamorfose nos animais. Escola Kids. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/metamorfose-nos-animais.htm. Acesso em 08 mar. 2019).

 

 

Sobre a metamorfose dos animais, analise as afirmativas abaixo.

 

I  A alimentação dos animais que realizam metamorfose, quando estão na fase larval é abundante, e dependendo da espécie ele pode ficar nesta fase por muitos dias ou meses.  

II  Fazem parte do grupo de amimais que sofrem metamorfose: anfíbios, insetos,  moluscos e algumas espécies de peixes.

III  As fêmeas dos animais que sofrem metamorfose põem seus ovos em lugares que julgam seguros. Após a postura dos ovos, eles eclodirão e se transformarão em larvas.

IV  As larvas do mosquito da dengue podem ficar nesse estágio por semanas, isso vai depender da quantidade de alimento encontrado na água e da temperatura dessa água. Quanto mais quente, mais rápido a larva passa para a fase adulta. 

V  As borboletas, após a fase de pupa, o casulo se rompe, saindo dele uma borboleta adulta, o imago. Após sair do casulo, a borboleta aguarda algumas horas até que suas asas endureçam.

 

A sequência CORRETA está contida em:


I, II, III e V.


I, III  e V.


I, II, III, IV e V.


I, II, IV e V.


I, II, III  e IV.

Brasil Blogado » Biologia » Quais plantas possuem flor e fruto qual é a importância. Disponível em: https://www.brasilblogado.com/quais-plantas-possuem-flor-e-fruto-qual-e-a-importancia/. Acesso em 08 mar. 2019.


 

Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I - Quando uma flor desabrocha significa que está pronta para reproduzir-se. Com a parte masculina (estames) e a feminina (pistilo ou estigma e ovário) perfeitamente estruturadas, os agentes da natureza conseguem depositar o pólen no estigma fecundando óvulo.

 

 Porque


II - O fruto é o ovário fecundado que se incumbe de proteger a maior riqueza de uma planta, a semente, guardando-a em seu interior.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições falsas.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Podemos adivinhar o que está no forno apenas pelo cheiro que sentimos no ar da cozinha. Esse é o sentido do olfato.

O principal órgão do corpo humano responsável pelo olfato é o nariz.  Ele apresenta duas cavidades, que são chamadas de cavidades nasais. Nas cavidades nasais, encontramos um muco pegajoso, que tem a função de ajudar a purificar as impurezas        encontradas  no ar que respiramos, isso porque, no ar, estão presentes minúsculos seres vivos, poeira, que grudam no muco (catarro, meleca) e não vão para os pulmões.

No teto da cavidade nasal encontra-se a mucosa olfativa ou mucosa amarela, que é    formada por         células olfativas, cujos prolongamentos ficam envolvidos pelo muco. Quando o ar entra pelo nariz e atinge  _________________, ele se dissolve no muco e atinge os prolongamentos das _________________, que por sua vez, enviam impulsos para o ____________________, no qual as sensações olfativas são interpretadas e produzidas.

Assinale a alternativa que completa as lacunas apresentando o processo de entrada de ar pelo nariz até a percepção do olfato.


Quando o ar entra pelo nariz e atinge células olfativas, ele se dissolve no muco e atinge os prolongamentos das cavidades nasais, que por sua vez, enviam impulsos para o sistema respiratório, no qual as sensações olfativas são interpretadas e produzidas.


Quando o ar entra pelo nariz e atinge o sistema nervoso, ele se dissolve no muco e atinge os prolongamentos das células nervosas, que por sua vez, enviam impulsos para a cavidade nasal, no qual as sensações olfativas são interpretadas e produzidas.

 


Quando o ar entra pelo nariz e atinge  a cavidade nasal, ele se dissolve no muco e atinge os prolongamentos das células olfativas, que por sua vez, enviam impulsos para o sistema respiratório,  no qual as sensações olfativas são interpretadas e produzidas.


Quando o ar entra pelo nariz e atinge o sistema respiratório, ele se dissolve no muco e atinge os prolongamentos das cavidades nasais, que por sua vez, enviam impulsos para o sistema nervoso, no qual as sensações olfativas são interpretadas e roduzidas.


Quando o ar entra pelo nariz e atinge a cavidade nasal , ele se dissolve no muco e atinge os prolongamentos das células olfativas, que por sua vez, enviam impulsos para o sistema nervoso, no qual as sensações olfativas são interpretadas e produzidas.

A visão ocorre quando a energia luminosa que chega aos nossos olhos e traz informações de tudo que nos cerca. Os olhos, por sua vez, enviam esse estímulo luminoso até o cérebro, que transforma essas informações, retiradas do meio, em imagens.

 

A córnea, esclera, coroide e a íris constituem - se nas partes externas do olho.

 

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, fazendo a correspondência de cada uma dessas partes.

 

 

Assinale o item que apresenta a numeração correta.


1, 2, 3, e 4


3, 1, 2 e 4


2, 3, 1 e 4


3, 2, 1 e 4


2, 1, 4 e 3

Sobre a reprodução dos peixes, ela varia de acordo com a forma como os filhotes nascem.

 

Com base nessa afirmação numere a segunda coluna de acordo com a primeira.

 

Assinale a alternativa com a sequência correta.


2, 3, 1


3, 2, 3


2, 1, 3


3, 1, 2


1, 3, 2

Mundo Educação. Circulação Atmosférica. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/circulacao-atmosferica.htm. Acesso em: 28 mar de 2019.

O ar está presente em todas as partes e, mesmo que não seja visto, podemos senti-lo ao respirarmos. Em nosso dia a dia, percebemos a sua presença quando venta forte e balança as folhas das árvores, quando o sentimos tocando no nosso rosto. Não podemos pegar o ar, mas sabemos que ele existe. Através das suas propriedades podemos comprovar a sua existência.

 

Leia as afirmativas abaixo e identifique as corretas.

 

  1. O ar ocupa lugar no espaço e, por ocupar lugar no espaço, possui massa.
  2. O ar que está na atmosfera exerce pressão sobre os corpos que estão nela.
  3. O ar possui elasticidade, ou seja, a capacidade de comprimir e descomprimir.
  4. O ar é mistura de gases, que são: nitrogênio, oxigênio e gás carbônico.
  5. Ao movimento do ar na atmosfera damos o nome de furação.

 

Assinale a alternativa que tem a sequência correta considerando as afirmativas acima.

 


2, 3, 4 e 5.


1 2, 4 e 5.


1, 2, 3,  e 4 .


1, 2, 3, 4 e 5.


1, 2, 3 e 5.

Páginas: 12345678910