CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS


O ciclo de vida dos animais

Como já vimos, os animais nascem de outros animais, crescem, desenvolvem e morrem. Por isso, podemos dizer que eles têm um ciclo de vida. Existem animais que, ao nascerem, não apresentam características semelhantes às dos pais. O organismo desses animais sofre modificações durante o seu desenvolvimento até chegar à fase adulta. Essas transformações recebem o nome de metamorfose.

 

METAMORFOSE NOS ANIMAIS

 

Fases de metamorfose de uma borboleta

 

metamorfose acontece em alguns animais e é um processo de transformação do seu corpo e do seu modo de vida. Os animais que sofrem metamorfose são moluscos, anfíbios, algumas espécies de peixes e insetos.

 

As fêmeas dos animais que sofrem metamorfose põem seus ovos em lugares que julgam seguros. Após a postura dos ovos, eles eclodirão e se transformarão em larvas.

 


Figura 1. Lagartas, a forma larval das borboletas. Figura 2. Larva do mosquito da dengue

 

Na fase de larva, o animal se alimentará bastante e poderá ficar nessa fase por dias, ou até mesmo meses, dependendo da espécie.

 

As larvas do mosquito da dengue ficam submersas na água limpa e parada, e se alimentam de matéria orgânica contida no local onde estão. Podem ficar nesse estágio de dias a semanas, dependendo da oferta de alimento e da temperatura. Para essas larvas, quanto mais quente, mais rápido será o seu desenvolvimento. Depois da fase larval, a larva do mosquito da dengue passa à fase de pupa.

 

No caso das borboletas, a fase de lagarta pode durar meses, ou até mesmo um ano. Nessa fase, as lagartas se alimentam das partes da planta onde elas estão. Comem durante todo o dia, e às vezes até mesmo durante a noite. Depois de alimentadas e crescidas, elas passam à fase de pupa.

 


Figura 2. Larvas e pupas de mosquito da dengue. Figura 2. Pupa de borboleta

 

Na fase de pupa, o animal fica em repouso e não se alimenta. Essa fase pode durar de dias a meses, dependendo da espécie.

 

É na fase de pupa que o mosquito da dengue evolui para a fase final da metamorfose, e se torna um mosquito. No mosquito da dengue essa transformação pode acontecer em dois ou três dias.

Na fase de pupa, a borboleta também pode ser chamada de crisálida. Ela fica em um casulo como se estivesse enrolada em uma folha. A borboleta pode ficar nesse estágio de dias a meses, dependendo da espécie.

 

O mosquito da dengue, após sair da fase de pupa, fica flutuando na água até que seu exoesqueleto endureça. O mosquito da dengue adulto pode viver de 30 a 35 dias.

 

Nas borboletas, após a fase de pupa, o casulo se rompe, saindo dele uma borboleta adulta, o imago. Após sair do casulo, a borboleta aguarda algumas horas até que suas asas endureçam.

 


Figura 1. Borboleta. Figura 2. Mosquito da dengue

(LOUREDO, Paula. Metamorfose nos animais. Escola Kids. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/metamorfose-nos-animais.htm. Acesso em 08 mar. 2019).

 

 

Sobre a metamorfose dos animais, analise as afirmativas abaixo.

 

I  A alimentação dos animais que realizam metamorfose, quando estão na fase larval é abundante, e dependendo da espécie ele pode ficar nesta fase por muitos dias ou meses.  

II  Fazem parte do grupo de amimais que sofrem metamorfose: anfíbios, insetos,  moluscos e algumas espécies de peixes.

III  As fêmeas dos animais que sofrem metamorfose põem seus ovos em lugares que julgam seguros. Após a postura dos ovos, eles eclodirão e se transformarão em larvas.

IV  As larvas do mosquito da dengue podem ficar nesse estágio por semanas, isso vai depender da quantidade de alimento encontrado na água e da temperatura dessa água. Quanto mais quente, mais rápido a larva passa para a fase adulta. 

V  As borboletas, após a fase de pupa, o casulo se rompe, saindo dele uma borboleta adulta, o imago. Após sair do casulo, a borboleta aguarda algumas horas até que suas asas endureçam.

 

A sequência CORRETA está contida em:




  • I, II, III e V.

  • I, III  e V.

  • I, II, III, IV e V.

  • I, II, IV e V.

  • I, II, III  e IV.