CONTABILIDADE AVANÇADA


Sabemos que ambos os métodos (custo de aquisição e equivalência patrimonial) são utilizados para efetuar a avaliação do valor dos investimentos permanentes no capital de outras sociedades, conforme disciplina contida nos artigos 183 e 248 da Lei nº 6.404/76. 

Sabendo disso, assinale a alternativa correta.


A grande vantagem da aplicação do método do custo de aquisição, principalmente para aqueles que aplicam recursos financeiros no mercado de capitais, por intermédio das Bolsas de Valores ou diretamente na subscrição de capital de outras empresas, está no reconhecimento dos resultados auferidos pelas investidas, no momento em que eles são apurados, passando a integrar os resultados da investidora, independentemente de ocorrer ou não a distribuição de dividendos pelas investidas.


A grande desvantagem da aplicação do método da equivalência patrimonial, principalmente para aqueles que aplicam recursos financeiros no mercado de capitais, por intermédio das Bolsas de Valores ou diretamente na subscrição de capital de outras empresas, está no reconhecimento dos resultados auferidos pelas investidas, no momento em que eles são apurados, passando a integrar os resultados da investidora, independentemente de ocorrer ou não a distribuição de dividendos pelas investidas.


Já pelo método do custo de aquisição, os investimentos permanentes são avaliados em função da variação ocorrida no Patrimônio Líquido das empresas investidas, mantendo o valor dos investimentos equivalentes ao percentual de participação no capital das empresas controladas, coligadas e de suas equiparadas.


Pelo método do custo, os investimentos permanentes efetuados no capital de outras sociedades, considerados não relevantes, são avaliados pelo custo de aquisição, deduzidos de provisão para perdas prováveis na realização do seu valor.


Pelo método da equivalência patrimonial, os resultados auferidos pelas empresas investidas somente são reconhecidos pela investidora por ocasião da distribuição e/ou do recebimento dos dividendos, fato esse que ocorre normalmente no período seguinte ao da apuração do resultado e elaboração das demonstrações contábeis da investidora.

Entende-se por valor adicionado a riqueza criada pela empresa e mensurada pela diferença entre o valor das vendas e dos insumos adquiridos. Referida riqueza também pode decorrer de transferências realizadas por terceiros à entidade. 

Assim sendo, analise as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA:


Representa receita de venda de produtos e serviços a importância reconhecida na contabilidade a esse título segundo o regime de competência e incluída na demonstração do resultado do período a que se refere.


Os insumos adquiridos de terceiros são representativos dos valores correspondentes às aquisições de matérias-primas, energia, serviços etc., que tenham sido transformados em despesas do período. Enquanto se mantiverem nos estoques, os insumos adquiridos de terceiros compõem a formação de riqueza.


As outras receitas também incluem, para o propósito da elaboração e divulgação da DVA, valores que não transitam pela DRE, tais como os relativos à construção de ativos para uso próprio da entidade e aos juros pagos ou creditados incorporados aos valores dos ativos de longo prazo.


Consideram-se outras receitas as importâncias decorrentes da baixa de ativos não circulantes por ocasião da venda e demais transações incluídas na DRE que não configurem transferência de uma entidade à outra.


O valor adicionado que uma empresa ou uma pessoa física pode gerar fazendo negócios com a venda de mercadorias é calculado pela simples diferença entre o valor da venda e o custo da mercadoria vendida.

A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é um dos componentes do balanço social e por isso tem a finalidade de demonstrar a riqueza e sua distribuição pela entidade, e sua elaboração deverá ser feita de acordo com as regras constantes na NBC T 1 - Estrutura Conceitual Básica para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis, cujos dados são obtidos principalmente por meio da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). 

Sobre a DVA, analise as alternativas a seguir e assinale a correta:


A DVA não expõe o valor adicionado pela empresa em razão de suas atividades; a forma de distribuição da riqueza gerada, entre empregados, acionistas, financiadores de capital, governo, comunidade; e a parcela retida na empresa para reinvestimento.


É importante que todas as pessoas jurídicas divulguem suas demonstrações contábeis, inclusive que procedam à elaboração da DVA, tendo em vista a sua obrigatoriedade.


A demonstração do valor adicionado evidencia a riqueza econômica produzida pela companhia em determinado exercício.


A DVA elaborada pela entidade deve ser apresentada ao término de cada exercício social como parte alheia às demonstrações contábeis que são divulgadas.


A DVA deve evidenciar a participação dos sócios controladores e prestar informações aos usuários das demonstrações contábeis relativas à maneira como a riqueza de determinada entidade foi criada, sem considerar os procedimentos utilizados para a sua distribuição.

A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) foi instituída no Brasil por meio da alteração do inciso IV do § 6º do art. 176 da Lei das S.A., pela Lei nº 11.638/07. Sua principal função é demonstrar as entradas e saídas de recursos financeiros de uma entidade em um determinado período.

Analise os itens a seguir sobre a DFC:

I - Passou a ser exigida a elaboração dessa demonstração pelas sociedades abertas com patrimônio líquido superior a R$ 2.000.000,00 e por todas as companhias fechadas.

II - Destina-se a prestar informações sobre os fluxos financeiros (entradas e saídas de dinheiro) no decorrer do exercício social e possibilita melhor avaliação da capacidade de geração de caixa da empresa e, também, das condições de liquidez e solvência.

III - Os fluxos de caixa decorrentes das atividades operacionais têm origem nas principais atividades geradoras de receitas da empresa, que resultam das transações e de outros eventos que são computados na apuração do lucro líquido ou prejuízo.

IV - Os itens referentes às transações de investimento e financiamento, que por não afetarem o uso de caixa ou equivalentes de caixa, não são objeto de inclusão na demonstração dos fluxos de caixa, devem ser ignorados pois não apresentam nenhuma importância.

Sobre a DFC é incorreto o que se afirma em:


II, III e IV apenas.


I e IV apenas.


II e IV apenas.


II e III apenas.


I, III e IV apenas.

Quando as sociedades empresárias possuem investimentos no exterior, por exemplo, filiais, coligadas ou controladas, seus resultados são afetados diretamente pelas mudanças na taxa de câmbio, especialmente no que diz respeito à variação cambial originária desses investimentos. 

Neste sentido, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:

I - Taxa de fechamento é a taxa de câmbio à vista vigente ao término do período de reporte.

II - Variação cambial é a diferença resultante da conversão de um número específico de unidades de uma moeda para outra, a diferentes taxas cambiais.

III - Moeda estrangeira é a moeda do ambiente econômico principal no qual a entidade opera.

IV - Valor justo é o valor pelo qual um ativo pode ser trocado, ou um passivo liquidado, entre partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si, com a ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória.


Somente I e IV estão corretas.


Somente I e II estão corretas.


Somente II, III e IV estão corretas.


Somente III e IV estão corretas.


Somente I, II e IV estão corretas.

Estudamos em nossa disciplina que na elaboração do balanço patrimonial com transações estrangeiras ou operações realizadas no exterior, devem ser observados alguns aspectos importantes. Sendo assim, analise os itens a seguir:

I - Os valores registrados de moeda estrangeira devem ser convertidos pela taxa de fechamento do ano-calendário.

II - Os valores não monetários (ativos e bens) registrados nos seus valores pelo custo histórico adquiridos em uma moeda estrangeira devem ser convertidos usando-se a taxa cambial da data da transação.

III - Os valores não monetários que são mensurados ao seu valor justo em uma moeda estrangeira devem ser convertidos usando-se as taxas cambiais da data em que o valor justo for determinado.

IV - Os valores monetários que não são mensurados ao seu valor justo em uma moeda estrangeira devem ser convertidos usando-se as taxas cambiais da data em que o valor de mercado for determinado.

 

Está correto apenas o que se afirma em:


II e III.


I, II e III.


I e II.


I, II e IV.


I, III e IV.

“Os métodos de reorganização das sociedades podem ocorrer mediante processos de incorporações, fusão ou cisão, ou de outras formas. Estes processos podem ser simples ou complexos.” Esses rearranjos podem ocorrer por diversos motivos como: satisfazer as necessidades do mercado, para se modernizar, acompanhar as evoluções tecnológicas garantindo assim um crescimento sustentável, dentre outros fatores.

Observe as frases a seguir e preencha conforme indicado: Incorporação; Fusão; Cisão.

 

I – Envolve uma sociedade que absorve o patrimônio de outras, sucedendo-lhes em seus direitos e obrigações.

II – Nesse procedimento ocorre uma transação pela qual a empresa transporta parcelas do patrimônio líquido para uma ou mais empresas que foram constituídas para esse fim ou já existiam.

III – Por meio dessa transação, ocorre a união de duas ou mais empresas com o objetivo de formar novas organizações, estas vão assumir todas as responsabilidades com relação aos direitos e obrigações.

IV – Nesta operação as organizações atraídas ao processo desaparecerão, originando outra empresa.

Assinale a alternativa que identifica as afirmativas:

 


Incorporação; Cisão; Fusão; Cisão.


Fusão; Cisão; Incorporação; Fusão.


Cisão; Incorporação; Fusão; Cisão.


Incorporação; Cisão; Fusão; Fusão.


Cisão; Fusão; Incorporação; Fusão.

Observe o diagrama:

Considerando a Unidade “Combinação de negócios”, pode-se observar que são formas que as empresas encontram, atendendo a legislação específica, para alcançar o propósito pretendido pela organização visando a demanda de mercado, inovação tecnológica, dentre outros aspectos.

Assim sendo, o diagrama apresentado refere-se a qual reorganização societária:

 

 


Fusão.


Incorporação.


Extinção.


Cisão.


Transformação.

Observe o diagrama:

Considerando a Unidade “Combinação de negócios”, pode-se observar que são formas que as empresas encontram, atendendo a legislação específica, para alcançar o propósito pretendido pela organização visando a demanda de mercado, inovação tecnológica, dentre outros aspectos.

Assim sendo, o diagrama apresentado refere-se a qual reorganização societária:

 

 


Cisão.


Extinção.


Incorporação.


Transformação.


Fusão.

Observe o diagrama:

Considerando a Unidade “Combinação de negócios”, pode-se observar que são formas que as empresas encontram, atendendo a legislação específica, para alcançar o propósito pretendido pela organização visando a demanda de mercado, inovação tecnológica, dentre outros aspectos.

Assim sendo, o diagrama apresentado refere-se a qual reorganização societária:


Extinção.


Cisão Total.


Incorporação.


Cisão Parcial.


Fusão.

Páginas: 12345678910