CONTABILIDADE AVANÇADA
A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) foi instituída no Brasil por meio da alteração do inciso IV do § 6º do art. 176 da Lei das S.A., pela Lei nº 11.638/07. Sua principal função é demonstrar as entradas e saídas de recursos financeiros de uma entidade em um determinado período.
Analise os itens a seguir sobre a DFC:
I - Passou a ser exigida a elaboração dessa demonstração pelas sociedades abertas com patrimônio líquido superior a R$ 2.000.000,00 e por todas as companhias fechadas.
II - Destina-se a prestar informações sobre os fluxos financeiros (entradas e saídas de dinheiro) no decorrer do exercício social e possibilita melhor avaliação da capacidade de geração de caixa da empresa e, também, das condições de liquidez e solvência.
III - Os fluxos de caixa decorrentes das atividades operacionais têm origem nas principais atividades geradoras de receitas da empresa, que resultam das transações e de outros eventos que são computados na apuração do lucro líquido ou prejuízo.
IV - Os itens referentes às transações de investimento e financiamento, que por não afetarem o uso de caixa ou equivalentes de caixa, não são objeto de inclusão na demonstração dos fluxos de caixa, devem ser ignorados pois não apresentam nenhuma importância.
Sobre a DFC é incorreto o que se afirma em: