CONSTRUÇÃO CIVIL I


Analise o sistema construtivo mostrado na figura  e assinale a alternativa correta a que se refere os componentes da supraestrutura do mesmo. 


pilares, vigas e vedação
pilares, vigas e formas
pilares, vigas, lajes e cobertura
pilares, vigas e cimbramento
pilares, vigas e lajes
Marque a alternativa que se refere a um elemento de apoio à produção dentro dos principais elementos do canteiro de obras.

Montagem de Kits de instalações
Sala de treinamento
Ligação de água, energia elétrica e esgoto
Central de produção de pré-moldados
Estoque de blocos de concreto, cerâmico e telhas
Considerando-se a avaliação dos critérios para o arranjo físico dos elementos do canteiro de obra faça a correlação entre critério e fatores. Marque a alternativa correta.   I - Contabilidade dos equipamentos                       (    ) Quantidade e qualidade dos acessos para materiais incluindo dimensões. II – Segurança patrimonial                                      (    ) Existência de plano de manutenção Preventiva. III – Acessibilidade                                                 (    ) Minimização do número de etapas do fluxograma de processos. IV - Facilidade para a movimentação  de materiais       (    ) Número reduzido de acessos ao canteiro.  

III – II – IV - I
III – I – IV - II
IV – I – III - II
I – III – II - IV
II – III – IV - I
A qual fato devemos atentar para que se proceda ao correto assentamento de revestimentos cerâmicos de piso interno? 

Aplicação da argamassa colante
Rejuntamento das placas cerâmicas
Execução da impermeabilização
Cura da base ou revestimento argamassado horizontal.
Preparo da argamassa colante
Qual o primeiro passo a ser considerado quando da execução de locação de uma obra?

Conferência
Posição do gabarito
Nível do gabarito
Referência de nível
Divisas
Na locação da obra transferimos a planta baixa do projeto da edificação para o terreno: recuos, afastamentos, alicerces, paredes, aberturas, etc. Nessa fase de execução da locação da obra deve-se adotar o maior rigor possível já que a locação é o ponto de partida da obra e definirá todo o controle geométrico da edificação. Sintetizando, o que marcar quando se faz a locação?

Eixos ortogonais de referência;Posição central das estacas;Eixos de vigas baldrames; Centro geométrico e faces dos blocos; Eixos de paredes/pilares; Esquadro = 20 mm no lado da hipotenusa do triângulo reto (3, 4 e 5m).
Eixos ortogonais de referência;Posição central das estacas;Eixos de vigas baldrames; Centro geométrico e faces dos blocos; Esquadro = 20 mm no lado da hipotenusa do triângulo reto (3, 4 e 5m).
Posição central das estacas;Eixos de vigas baldrames; Centro geométrico e faces dos blocos; Eixos de paredes/pilares; Esquadro = 20 mm no lado da hipotenusa do triângulo reto (3, 4 e 5m).
Eixos ortogonais de referência;Posição central das estacas;Eixos de vigas baldrames; Eixos de paredes/pilares; Esquadro = 20 mm no lado da hipotenusa do triângulo reto (3, 4 e 5m).
Eixos ortogonais de referência; Eixos de vigas baldrames; Centro geométrico e faces dos blocos; Eixos de paredes/pilares; Esquadro = 20 mm no lado da hipotenusa do triângulo reto (3, 4 e 5m).
Os sistemas construtivos devem estabelecer um sistema de produção, um conjunto de processos construtivos, cujo produto final será o edifício. Assinale a alternativa que apresenta dois dos principais subsistemas construtivos.

Estrutural e Vedação 
Cobertura e Projeto Arquitetônico
Projeto Arquitetônico e Hidráulico
Projeto Arquitetônico e Elétrico
Projeto Arquitetônico e Fachada
A aplicação de tinta látex acrílica, após o selador ou a massa corrida, deve acontecer em duas demãos de tinta com diluição de:

5% a 15% de água
10% a 20% de água
10% a 25% de água
15% a 30% de água
10% a 30% de água
Vibrador de imersão para concreto é desenvolvido para adensar os mais variados tipos de concreto, na confecção de colunas, vigas, sapatas, pisos e lajes entre outros, mantendo a mistura da massa homogênea, eliminando o ar e proporcionando maior dureza e resistência do concreto. Analise os procedimentos no adensamento com relação à vibração do concreto por meio de vibradores por imersão e marque a alternativa correta.

Desligar o vibrador enquanto este estiver submerso, não puxar o vibrador pelo mangote ou cabo elétrico.
Várias incisões próximas por menos tempo produz melhor resultado que uma incisão por tempo maior (as incisões deverão ser feitas lentamente para evitar bolhas), antes de ligar o mangote, verificar o sentido de rotulação do mesmo.
Evitar o contato da agulha do vibrador com a fôrma, vibrar o concreto pela armadura.
Aplicar sempre o vibrador na direção diagonal, o vibrador deve permanecer no concreto por cerca de 15 segundos.
Dar atenção ao isolamento dos cabos e motores, ligação dos vibradores em qualquer tipo de tomadas.
A base para o dimensionamento de qualquer fôrma para pilar deve ser a carga, neste caso, o empuxo do concreto, que depende da altura do pilar e da velocidade da concretagem. Um dos passos para a execução de forma para pilar é locar e fixar os gastalhos e pontaletesguia. Defina o que são os GASTALHOS. 

É constituído de uma fina camada de concreto e pequenas vigas formadas pela utilização de um elemento que pode ser ou não incorporado à laje. 
São chapas que servem para demarcar as posições das paredes no assoalho com tinta ou giz e, em seguida, demarcar os pontos hidráulicos, elétricos e demais conforme projetos.
É um quadro de madeira ou metálico com o desenho do perímetro do pilar mais a espessura do painel da fôrma, que serve para o posicionamento do pilar e travamento do seu pé.
São chapas de compensado, estruturadas com sarrafos, geralmente, na vertical. O conjunto deve ficar preso com peças mais resistentes na horizontal, travando através de furos.
É um conjunto formado por pontaletes e sarrafos de madeira, cuja função é o travamento e escoramento de vigas.
Páginas: 1234