CONSTRUÇÃO CIVIL I


Os tubos de PVC são largamente utilizados, muito conhecidos, têm preço relativamente baixo e fácil manuseio. Apesar de tudo isso, uma estranha contradição os envolve: todos pensam saber manuseá-los, mas poucos encanadores dominam, de fato, os procedimentos adequados para sua instalação. O resultado, quase sempre, aparece na forma de vazamentos. Analise as afirmativas considerando a forma correta do manuseio dos tubos PVC e marque a alternativa correta.

I - Tubos tensionados a alvenaria foi cortada, e, na hora de juntar um tubo ao outro, o encanador percebe que o encaixe não vai ser perfeito. Restam duas soluções: refazer o trecho de encanamento ou forçar um pouquinho o cano. O PVC tem certa flexibilidade, então ele, aperta daqui, puxa dali, pronto, está feita a conexão.

II - tubos derretidos cena comum em qualquer canteiro de obras: para emendar um tubo no outro, o operário recorre ao fogo, aquece a ponta do tubo e a encaixa na seção seguinte.

III – Nas soldas o adesivo deve ser usado com parcimônia, já que seu excesso dentro do tubo cria um obstáculo à passagem da água e a pressão aumenta naquele ponto.




  • Está correta somente a afirmativa II

  • Estão corretas as afirmativas I e III

  • Estão corretas as afirmativas II e III

  • Estão corretas as afirmativas I e II

  • Está correta somente a afirmativa III