CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA


 

A execução da marcha depende de vários fatores, exceto:

 


Mobilidade articular;
Coordenação apenas de membros inferiores;
Forças contínuas de reação com o solo;
Atividade muscular.
Sustentação do corpo;

 

Os movimentos entre as vértebras se dão graças à leve flexibilidade dos discos intervertebrais, sendo que o tipo de movimento permitido para cada região da coluna é determinado na maioria das vezes pela forma e orientação dos processos articulares presentes nas vértebras. Sobre o grau de movimento em regiões da coluna, assinale a alternativa correta:

 


Nos locais onde os discos vertebrais são pequenos e grossos em relação ao corpo da vértebra, o movimento é maior, como é o caso da região cervical e lombar.
Nos locais onde os discos vertebrais são grandes e grossos em relação ao corpo da vértebra, o movimento é maior, como é o caso da região cervical e lombar.
Nenhuma das alternativas está correta.
Nos locais onde os discos vertebrais são grandes e grossos em relação ao corpo da vértebra, o movimento é menor, como é o caso da região torácica.
Todas as alternativas estão corretas.

 

Sabemos que cerca de 30% dos pacientes pós-lesões de ligamento lateral sofrem com sequelas crônicas que em geral são:

 


Frequentes falseios, rigidez do tornozelo, edema e hipertrofia.
Rigidez do tornozelo, perda de massa muscular ao entorno do tornozelo e edemas.
Sinovite ou tendinite, rigidez do tornozelo, fraqueza muscular, edema e frequentes falseios.
Tendinite, edema e fortalecimento muscular.
Fraqueza muscular e desestabilidade.

 

O ombro consiste das articulações acromioclavicular, esternoclavicular e escapulotorácica, glenoumeral. Leias as afirmativas a seguir, referente a articulação acromioclavicular:

A articulação acromioclavicular é uma articulação plana entre a extremidade distal da clavícula e a borda medial do acrômio do úmero.  Ela é classificada como uma articulação sinovial, embora a estrutura permita movimento limitado nos três planos (sagital, frontal e horizontal). Nesta articulação ocorre a maioria dos movimentos da escápula com relação à clavícula. A articulação está reforçada com uma cápsula articular e ligamentos situados acima e abaixo da articulação, dentre eles podemos citar o ligamento coracoclavicular, que é um ligamento importante para estabilização da cabeça do úmero, podendo limitar o movimento de abdução excessivo da cabeça do úmero.

 

É correto o que se afirma em:

 


1, 2 e 3.
2, apenas.
2 e 3, apenas.
1 e 2, apenas.
1, apenas.

 

Assinale a alternativa incorreta a respeito das características da articulação escapulotorácica presente no complexo do ombro.

 


Articulação unida por músculos subescapular e deltoide;
A articulação funcional, permite movimentos tridimensionais entre a escápula e o tórax;
Essa articulação auxilia na realização de atividades funcionais que envolvem o uso de membros superiores;
Nenhuma das anteriores.
Essa articulação é considerada uma articulação funcional por não apresentar características anatômicas comuns às demais articulações;

 

No que tange o conhecimento a respeito da composição e constituição dos ossos, analise as afirmações a seguir:

Como característica distinta os ossos têm um alto teor de material inorgânico, na forma de sais minerais, fazendo com que osso tenha um tecido duro e rígido. Já os componentes orgânicos são responsáveis pela flexibilidade e elasticidade óssea.  A substância inorgânica principal de formação óssea são o carbonato de potássio e o fosfato (60 a 70% de um osso normal).  Esses minerais fornecem ao osso sua rigidez e são responsáveis pela resistência à compressão. A água (25 a 30%), e a matriz orgânica (colágeno) compõe o restante do tecido. O colágeno fornece ao osso sua flexibilidade e contribui para sua resistência à tração. As porcentagens dos matérias são relativas a idade, histórico de dieta e a saúde óssea.

 

É correto o que se afirma em:

 


1, 2 e 3.
3, apenas.
1, apenas.
2 e 3, apenas.
1 e 3, apenas.
  São funções do sistema muscular, exceto:    

Proporcionar estabilidade articular;
Gerar força para locomoção e respiração;
Produção de calor durante a exposição ao frio;
Gerar força para sustentação e proteção de órgãos;
Nenhuma das alternativas.
  Alguns músculos presentes na região do ombro inserem no úmero (braço) e originam no tronco, dentre eles podemos citar os músculos peitoral maior, deltoide, latíssimo do dorso, e etc. Ao que diz respeito às características específicas do músculo deltoide, assinale a alternativa incorreta.  

A parte anterior do músculo é responsável pela flexão do ombro, bem como na rotação interna.
A parte média do músculo deltoide fornece uma boa contribuição na abdução do úmero.
A parte posterior do deltoide ajuda na flexão, especialmente quando o úmero está rodando lateralmente.
Músculo deltoide origina-se no terço externo da clavícula, acrômio e toda a espinha da escápula e se insere na tuberosidade deltoidea.
A parte posterior do deltoide ajuda na extensão, especialmente quando o úmero está rodando lateralmente.
O termo cinemática se refere à descrição do movimento sem levar em conta a força ou a massa. Cinemática irá analisar o tamanho, a cronologia e o sequenciamento do movimento, sem referência às forças que o causam. Para isso, a cinemática utilizará de recursos como análise por exemplo do deslocamento, distância, aceleração e da velocidade. Leia as afirmativas a seguir a respeito do conhecimento da cinemática: Deslocamento é medida ao logo da trajetória do movimento, portanto a distância percorrida por um objeto ou pessoa pode ou não ser em linha reta. Já o termo distância, é definido tanto pelo alcance do movimento do objeto desde sua posição de partida como pela direção que ele se moveu. A aceleração é definida como a mudança na velocidade que ocorre em um determinado espaço de tempo. É correto o que se afirma em:  

3, apenas.
2 e 3, apenas.
1, 2 e 3
1, apenas.
1 e 2, apenas.
  No que se refere ao ciclo da marcha e os movimentos realizados na região do quadril, leia as afirmativas a seguir: Os movimentos de flexão-extensão são realizados envolta no eixo mediolateral. Movimentos de rotação interna e externa ocorrem ao redor do eixo longitudinal e ocasiona o movimento de adução e abdução em torno do eixo anteroposterior.  Movimentos de flexão e extensão acontecem com uma maior amplitude, entretanto os demais movimentos são imprescindíveis para realização da locomoção no âmbito do quadril. É correto o que se afirma em:  

3, apenas.
1 e 3, apenas.
1, apenas.
1, 2 e 3.
1 e 2, apenas.
Páginas: 1234