CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA


 

De modo geral os músculos que cruzam a face anterior do cotovelo são os flexores do cotovelo, sendo eles braquial, bíceps braquial e braquiorradial. No que tange o músculo braquial, leia as afirmativas a seguir:

  1. O músculo braquial é um dos principais músculos flexores do cotovelo, sendo ativo em todas as posições do antebraço.
  2. O músculo braquial desempenha maior papel quando o antebraço está na em supinação.
  3.  Com a origem na face anterior dos dois terços superiores da crista supracondilar lateral do úmero e do septo adjacente e inserção na face lateral do rádio, o mesmo exibe a maior área de secção transversal dos flexores.

 

É correto o que se afirma em:

 


1, 2 e 3.


2 e 3, apenas.


1, apenas.


3, apenas.


1 e 3, apenas.

 

Assinale a alternativa incorreta a respeito das características da articulação acromioclavicular presente no complexo do ombro.

 


Na articulação em questão ocorre a maioria dos movimentos da escápula em relação a clavícula;


Permite uma grande amplitude de movimento nos três planos (frontal, sagital e horizontal);


Permite movimento limitado nos planos anatômicos;


É uma articulação plana entre a extremidade distal da clavícula e a borda medial do acrômio da escápula;


A articulação acromioclavicular é classificada com uma articulação sinovial;

 

João é maratonista e está ponto A (10 km) no tempo de uma hora e momento depois João alcançou o ponto B (40 km) no tempo de três horas. A velocidade vetorial percorrida por João entre o ponto A e B é? Ademais, a medida encontrada é de característica cinética ou cinemática?

 


20 km/h; medida cinemática.


10 km/h; medida cinemática.


15 km/h; medida cinemática.


10 km/h; medida cinética.


20 km/h; medida cinética.

 

Alterações nas curvaturas da coluna são comuns e consideradas como um problema de saúde pública. Dentre os desvios posturais mais comuns, podemos citar a hiperlordose, hipercifose e escoliose. De acordo com o que foi estudado, leia as afirmativas referentes aos principais desvios posturais na região da coluna.

 

  1. A hiperlordose se localiza na região cervical que apresenta uma curvatura mais acentuada à parte interna do corpo. Hiperlordose está frequentemente associada a enfraquecimento dos músculos abdominais e por uma inclinação da região pélvica anterior.
  2. A hipercifose, também denominada de “corcundez”, refere-se a um exagero da curvatura torácica. Este desvio é mais comum na adolescência, pois estes adquirem maus hábitos ao sentar, andar, estudar. Além disso, a osteoporose também muito se relaciona com a hipercifose, devido alterações de densidade mineral óssea nas vértebras.
  3. Escoliose é um tipo de desvio lateral da curvatura vertebral. Essa curvatura acentuada da coluna por ser para o lado direito ou para lado esquerdo tem como característica a letra C. Além disso, também há uma outra forma de desvio que se assemelha à letra S, quando os desvios estão direcionados a ambos os lados, ou seja, tanto do direito, quanto do esquerdo.

 

É correto o que se afirma em:

 


2 e 3, apenas.


1 e 2, apenas.


1, apenas.


1, 2 e 3.


3, apenas.

 

O complexo do ombro é composto por diversos músculos, articulações e ligamentos. Dentre os músculos presentes no complexo do ombro, temos o músculo supraespinhal. No que diz respeito a esse músculo que se origina na escápula e se insere no úmero, leia as afirmações a seguir:

 

  1. O músculo supraespinhal pertencente ao manguito rotador, tendo sua origem na fossa supraespinal e sua inserção no tubérculo maior do úmero.
  2.  Esse músculo é responsável pela adução do ombro (o músculo é ativado durante aproximadamente os primeiros 110° do movimento, inicia a abdução).
  3. Além do movimento de abdução, o músculo supraespinhal auxilia na rotação lateral do ombro.

 

É correto o que se afirma em:

 


1 e 3, apenas.


3, apenas.


1, apenas.


2 e 3, apenas.


1, 2 e 3.

 

A capacidade física flexibilidade é considerada um importante componente de aptidão física relacionado ao desempenho atlético. A fim de melhorar a flexibilidade, várias abordagens podem ser utilizadas, dentre elas o alongamento ativo e passivo, balístico e estático e facilitação neuromuscular proprioceptiva. No que tange os tipos de métodos para melhora da flexibilidade, leia as afirmativas a seguir:

 

  1. Alongamento ativo é produzido pela contração dos músculos antagonistas, em contrapartida o alongamento passivo exige de uma força aplicada por outro segmento corporal ou força aplicada por outra pessoa para mover o segmento até a máxima amplitude de movimento.
  2. Alongamento estático consiste na ação de alongar uma musculatura específica até sua extensão máxima de movimento e, ao chegar neste ponto, permanecer movimentando o membro por cerca de 15 segundos.
  3. O alongamento balístico corresponde à execução na máxima amplitude de movimento sem que haja movimentos visíveis, ou seja, sem movimento.

 

É correto o que se afirma em:

 


I, II e III.


II, apenas.


I, apenas.


II e III, apenas.


I e III, apenas.

 

Um nadador atravessa um lago com 0,5 km de largura em 33 minutos. Qual foi sua velocidade média em km/h?

 


Velocidade média = 0,015 km/h


Velocidade média = 0,909 km/h


Velocidade média = 1,434 km/h


Velocidade média = 0,345 km/h


Velocidade média = 0,23 km/h

 

Os extensores primários do cotovelo são os músculos tríceps braquial e ancôneo. Assim como nos movimentos de flexão, os músculos localizados no antebraço também podem contribuir para extensão do cotovelo. No que refere a localização anatômica do tríceps braquial, bem como sua função, assinale a alternativa incorreta:

 


O músculo possui três cabeças com origens distintas.


O músculo tríceps é denominado como o principal músculo extensor do cotovelo.


Músculo tríceps braquial é dividido em três porções, sendo elas cabeça longa de origem no tubérculo infraglenoidal da escápula e margem glenoidal adjacente; cabeça lateral na face posterior do úmero e; cabeça medial na face posterior do úmero.


O músculo tríceps é denominado como o músculo flexor secundário do cotovelo. Auxiliando em angulações acima de 90° o movimento de flexão.


Embora as três cabeças do tríceps braquial tenham origens distintas, ambas se inserem por meio de um tendão comum na face posterior do olecrano da ulna.

De acordo com os conceitos das áreas de conhecimento cinesiologia e biomecânica, analise as afirmativas a seguir:

  1. Cinesioligia, refere-se a uma área de conhecimento o qual estuda a eficiência dos movimentos do ponto de vista anatômico e sua interação com as ações articulares, ósseas e muscular durante a execução do mesmo.
  2. Já o conteúdo da biomecânica, foi extraído da mecânica, uma área física o qual estuda o movimento e os efeitos das forças incidem em um objeto. Podemos então dizer, que biomecânica refere-se a aplicação das leis da mecânica ao movimento humano.
  3. Um exemplo de aplicação biomecânica no futebol americano, modalidade de grande reconhecimento nos Estados Unidos, poderia ser a avaliação da musculatura do jogador que produz um movimento para interceptar o avanço do jogador adversário.

 

É correto o que se afirma em:

 


1, 2 e 3


1, apenas.


1 e 2, apenas.


2 e 3, apenas.


2, apenas.

 

O ombro consiste das articulações acromioclavicular, esternoclavicular e escapulotorácica, glenoumeral. Leias as afirmativas a seguir, referente a articulação glenoumeral:

A articulação glenoumeral é uma articulação esferoidal sinovial de movimento mais livre no corpo humano.  Permite movimento nos dois planos sagital e transversal. Esta relação entre a mobilidade e a estabilidade faz com que a articulação seja propensa a lesão, uma vez que sua estabilidade depende dos ligamentos e músculos que se articulam a ela.

 

É correto o que se afirma em:

 


3, apenas.
1, 2 e 3.
1 e 3, apenas.
2 e 3, apenas.
1, apenas.
Páginas: 123456