CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA


 

Alterações nas curvaturas da coluna são comuns e consideradas como um problema de saúde pública. Dentre os desvios posturais mais comuns, podemos citar a hiperlordose, hipercifose e escoliose. De acordo com o que foi estudado, leia as afirmativas referentes aos principais desvios posturais na região da coluna.

 

  1. A hiperlordose se localiza na região cervical que apresenta uma curvatura mais acentuada à parte interna do corpo. Hiperlordose está frequentemente associada a enfraquecimento dos músculos abdominais e por uma inclinação da região pélvica anterior.
  2. A hipercifose, também denominada de “corcundez”, refere-se a um exagero da curvatura torácica. Este desvio é mais comum na adolescência, pois estes adquirem maus hábitos ao sentar, andar, estudar. Além disso, a osteoporose também muito se relaciona com a hipercifose, devido alterações de densidade mineral óssea nas vértebras.
  3. Escoliose é um tipo de desvio lateral da curvatura vertebral. Essa curvatura acentuada da coluna por ser para o lado direito ou para lado esquerdo tem como característica a letra C. Além disso, também há uma outra forma de desvio que se assemelha à letra S, quando os desvios estão direcionados a ambos os lados, ou seja, tanto do direito, quanto do esquerdo.

 

É correto o que se afirma em:

 




  • 2 e 3, apenas.

  • 1 e 2, apenas.

  • 1, apenas.

  • 1, 2 e 3.

  • 3, apenas.