BIOLOGIA CELULAR E BIOQUÍMICA


Observe atentamente à figura que segue e assinale a alternativa correta:


A membrana plasmática, em sua região hidrofóbica, é formada por cadeia de ácidos graxos e fosfatos.


A membrana plasmática apresenta a região hidrofílica voltada à parte externa e interna da célula devido à incapacidade de interagir com a água.


A membrana plasmática é chamada de fosfoglicídica, uma vez que o grupo fosfato está ligado à cadeia de ácidos graxos e glicídios.


A membrana plasmática fosfolipídica apresenta permeabilidade seletiva, mecanismo que regula a entrada e saída de substâncias da célula.


A membrana plasmática apresenta proteínas transportadoras, que permitem a passagem de todas as substâncias do meio externo para o interno da célula.

Em condições normais, é muito difícil que todos os requisitos necessários à fotossíntese estejam presentes em quantidades ideais; portanto, ela não ocorre com eficiência máxima. Abaixo é mostrado um gráfico da velocidade da fotossíntese em função da intensidade luminosa.

Analise e assinale o que for correto.

01) No ponto 1, a planta está no escuro, portanto, não está realizando fotossíntese, mas sim respirando. Nesse ponto, ela consome   em vez de produzi-lo.  

02) O número 2 indica o ponto de compensação luminosa ou ponto de compensação fótica. Isso significa que a fotossíntese atingiu velocidade igual à da respiração.  

04) O número 3 indica o ponto de saturação luminosa. Quando a fotossíntese chega nesse ponto, a produção de oxigênio não se altera mais, mesmo que a luminosidade aumente.  

08) A linha contínua mais escura representa a respiração dos vegetais, que são organismos aeróbios e, consequentemente, respiram o tempo todo. A respiração fornece a energia necessária para o metabolismo celular. 

16) A partir do ponto 2, a velocidade da fotossíntese depende também da presença do gás carbônico. Se o   não estiver em quantidades suficientes, esse começa a frear o processo de fotossíntese.

Assinale a alternativa que apresenta a soma das assertivas corretas: 


07


27


23


11


31

Analise as assertivas abaixo com relação aos processos de divisão celular. Marque V para o que for Verdadeiro e F para o que for Falso:

(   ) A mitose produz duas células-filhas a partir de uma célula, enquanto a meiose produz quatro células-filhas.

(   ) A mitose ocorre mediante uma só divisão, enquanto a meiose ocorre por meio de duas divisões consecutivas.

(   ) na prófase da mitose ocorrem eventos que não são observados na meiose, como o pareamento dos cromossomos homólogos (sinapse) e a troca de partes entre cromossomos homólogos (permutação ou crossing-over).

(   ) na metáfase I da meiose, os cromossomos que estão na região central da célula encontram-se duplicados e pareados com seus homólogos, enquanto na mitose os cromossomos homólogos não estão necessariamente próximos uns dos outros formando os pares.

A sequência correta é: 


V, F, V, F


F, V, F, V


F, V, V, V


V, V, F, V


V, V, F, F

Sobre o nucléolo, estrutura presente no núcleo celular, analise as assertivas que seguem:

01. Nucléolo é um organoide presente em células procarióticas, ligado principalmente à coordenação do processo reprodutivo das células e ao controle dos processos celulares básicos, pelo fato de conter trechos de DNA específicos, além de inúmeras proteínas associadas ou não a RNAr.

02. São corpúsculos arredondados de aspecto esponjoso, mergulhados diretamente no nucleoplasma, uma vez que não possuem membrana envolvente.

04. O nucléolo tem por função a organização dos lisossomos. Quanto maior o seu número e tamanho, maior é a digestão intracelular.

08. A porção fibrilar densa do nucléolo é mais central e é formada por RNAr (RNA ribossômico) e proteínas ribossomais.

16. A porção granular do nucléolo é mais periférica e é formada por subunidades ribossômicas em formação.

32. A Região Organizadora do Nucléolo (“RON” ou do inglês “NOR”) é onde estão localizados os genes responsáveis pela produção de rRNAs (RNA ribossômico), os quais constituem parte do nucléolo.

A soma das assertivas corretas é:


58


15


33


27


38

Com relação ao núcleo celular, em intérfase, assinale a alternativa correta:


o nucléolo se desintegra, a fim de preparar a célula para a fase de prófase da primeira divisão mitótica.


o núcleo apresenta o DNA na forma de cromatina, momento de intensa atividade transcricional ou de replicação para a divisão.


a fase S do ciclo celular acontece, de modo que todo o DNA da célula seja condensado na forma de cromossomo.


os cromossomos estarão visíveis a partir da fase G1, uma vez que a mitose sucede a fase de intérfase.


a carioteca se desintegra para dar lugar ao citoplasma, a fim de possibilitar o processo de tradução dos RNAm transcritos na fase G1 do ciclo celular.

O termo lipídio designa alguns tipos de substâncias orgânicas cuja principal característica é a insolubilidade em água e a solubilidade em certos solventes orgânicos. Sobre esse assunto, é correto afirmar que

01) a hidrólise de moléculas de lipídios produz ácidos graxos e glicerol.  

02) os lipídios exercem importante papel na estocagem de energia, na estrutura das membranas celulares e na ação hormonal.  

04) os fosfolipídios apresentam, além de ácido graxo e glicerol, um grupo fosfato.  

08) os lipídios são compostos orgânicos formados pela polimerização de ácidos carboxílicos de cadeias pequenas.  

16) os carotenoides são lipídios importantes para os animais, por participarem da formação da vitamina A.  

 


24


27


11


22


3

Analise a figura e, em seguida, assinale V para o que for Verdadeiro e F para o que for Falso.

Fonte: Disponível em: . Acesso em 17 Set. 2015.

 

(   ) As células eucariontes apresentam organelas citoplasmáticas membranosas, como por exemplo, o retículo endoplasmático rugoso e o ribossomo.

(   ) O lisossomo é uma organela citoplasmática comumente encontrada em células eucariontes animais.

(   ) A célula eucarionte possui material genético evolvido pela membrana nuclear, também chamada de carioteca.

(   ) A parede celular, presente nas células dos fungos e dos vegetais, pode ser composta de quitina e de celulose, respectivamente.

(   ) O centríolo é o única organela citoplasmática encontrada nas células procariontes.

A sequência correta é:


V, F, F, F, V


F, V, V, V, F


V, F, V, V, F


F, V, V, F, V


F, F, V, V, V

A celulose é um carboidrato de difícil absorção pelo organismo humano. Isso se deve ao fato de não possuirmos genes que comandam a produção de enzimas que façam a digestão desse carboidrato, presente na dieta por meio da ingestão de frutas e verduras.

Sobre as enzimas, é CORRETO afirmar: 


ocorrem ligadas a uma substância química não proteica, conhecida como cofator do sistema A, que impede a ocorrência do processo chave-fechadura.   


são proteínas que, junto à água, podem provocar reações de síntese, ou seja, catalisam reações nos organismos vivos.   


são proteínas especiais que funcionam como catalisadores de determinadas reações químicas nos seres vivos.   


não dependem da variação da temperatura e da concentração de substrato para ativar o sistema enzimático, uma vez que conseguem realizar a catalisação das reações em qualquer tipo de ambiente.   


favorecem a ocorrência de reações químicas em temperaturas altas, mantendo o pH constante.

A respiração consiste num processo pelo qual a energia química é transferida de compostos contendo carbono para o ATP. Este processo envolve quatro estágios distintos: glicólise, ciclo de Krebs, cadeia de transporte de elétrons e fosforilação oxidativa. Sobre tais estágios, julgue os itens em VERDADEIRO ou FALSO e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

( ) Quando a glicose é decomposta numa série de reações, parte da energia liberada é armazenada na forma de ADP, sem perda energética.

( ) A primeira fase na quebra da glicose é a glicólise, que forma três carbonos de piruvato, duas moléculas de ATP e duas de NADH. Todo este processo ocorre no citosol.

( ) O ciclo de Krebs completa a quebra metabólica da glicólise a dióxido de carbono.

( ) A via aeróbica resulta na completa oxidação da glicose e num fornecimento muito maior de ATP do que é possível conseguir-se apenas com a glicólise.

( ) Os elétrons fluem ao longo da cadeia de transporte eletrônico, dos níveis mais baixos para os níveis mais altos de energia, sendo que a energia liberaba é perdida na forma de calor.


VFVVF


FVVVF


FFVFV


VVFFV


FVFVF

Observe atentamente à figura e, em seguida, assinale a alternativa correta.


O ATP é essencial para a execução da cadeia respiratória mitocondrial, mas é dispensável para a realização das fases de escuro da fotossíntese, realizada pelo cloroplasto.


O cloroplasto é responsável por produzir moléculas de NDP+ que serão utilizadas pela mitocôndria durante a cadeia respiratória.


O cloroplasto, por meio da quebra da molécula de água, liberação de íons H+ e gás oxigênio, absorção de CO2, produz matéria orgânica à base de carbono capaz de ser absorvida pela mitocôndria e quebrada a fim de obter ATP.


O cloroplasto, por meio de suas cristas membranosas, promove a fotólise da água que libera íons H+ responsáveis pela clivagem da glicose na mitocôndria.


O CO2 produzido pela mitocôndria, como resíduo da cadeia respiratória, é liberado para o ambiente, da mesma forma que o O2 produzido pelo cloroplasto também o é.

Páginas: 12345678910