BIOGEOGRAFIA
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
O mecanismo de dispersão da “Maria-sem-vergonha” é bastante curioso: os frutos maduros, em reação à ação dos agentes dispersivos, explodem, lançando as sementes a longas distâncias.
Maria-sem-vergonha (Impatiens walleriana).
Fonte: fotografado por Marcomini, 2010.
Com base em nossos estudos sobre o processo biogeográfico da “dispersão”, leia, avalie e assinale a assertiva correta:
A dispersão garante o estabelecimento de diferentes organismos em regiões diversas do mundo. Uma vez dispersa a espécie, sua sobrevivência está garantida.
A capacidade de dispersão entre as plantas é muito alta, pois suas sementes ou poros são muito leves e viajam grandes distâncias, invariavelmente.
A dispersão das espécies é muito positiva para as espécies nativas, pois a espécie exótica compete com as nativas, sobrevivendo a mais adaptada.
A hipótese da dispersão afirma que membros de um mesmo táxon localizados em diferentes regiões do globo, tendem a se aproximar e formar comunidades.
A Impatiens walleriana é uma planta arbustiva originária da África, que alcançou grande abrangência no Brasil, por sua eficiente propagação e graças ao clima.
Para responder a seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “degradação ambiental”.
É muito natural, no senso comum, as pessoas confundirem silvicultura com reflorestamento. Você se recorda da diferença entre as práticas designadas por estes dois distintos termos?
Dentre as alternativas que se seguem, assinale a que melhor designa o significado do termo silvicultura:
Plantio de árvores nativas, em solo naturalmente desnudos ou com pouca vegetação, como é o Domínio dos Campos, no Rio Grande do Sul.
Replantio de áreas com espécies vegetais originais, ou seja, da própria região do replantio, normalmente para abastecer o mercado interno.
Plantio de espécies vegetais exóticas, ou seja, que não são nativas à região do plantio, geralmente com objetivo de comercialização.
Reflorestamento de áreas que sofrem com o processo de desertificação, resultante da degradação da vegetação original e do solo.
Replantio de espécies exóticas em ambientes artificiais ou degradados, como em dunas, onde espécies nativas não se desenvolvem.
Para responder a seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “degradação ambiental”.
Os Biomas brasileiros apresentam um potencial imenso em termos de biodiversidade. Isso é muito importante, pelo potencial bioquímico, farmacêutico, agroquímico, etc. Por isso nossa vegetação é alvo de atenção de grandes corporações transnacionais, com sede em potências capitalistas mundiais.
Com base nos seus conhecimentos sobre os biomas brasileiros leia as afirmações abaixo, julgue-as e, em seguida, SOME os números que se referem às afirmativas CORRETAS:
Biomas continentais brasileiros
Fonte: IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, adaptado por Dias, 2011.
(01) O domínio do Cerrado, representado pelo número 3, é uma formação vegetal do Brasil. Neste bioma a maior parcela das espécies está preservada e não corre risco de extinção. Nessa área os estados mais afetados são Roraima, Amapá e Acre.
(02) O bioma Amazônia, representado pelo número 2, é o maior do Brasil. Trata-se de uma floresta tropical extremamente rica, sobretudo em sua biodiversidade. Além de ser o bioma da Região Norte do país, esta vegetação extrapola os limites territoriais brasileiros.
(04) Todos os biomas do Brasil sofrem com o problema do desmatamento. Os motivadores do problema são a industrialização, no caso do nº 1, e mais recentemente a expansão da fronteira agrícola, caso dos nºs 1, 3 e 6. Neste último, além do desmatamento, há o problema das queimadas.
(08) O número 4 do mapa representa o bioma da Mata Atlântica, um dos mais ricos do país. A Caesalpinia echinata (vulgar Pau-Brasil) é natural deste bioma. A rapinagem e a biopirataria são praticadas na Mata Atlântica desde a chegada dos portugueses ao país.
(16) As monoculturas praticadas no Brasil são responsáveis por grande parte da degradação ambiental. A cultura da cana-de-açúcar, por exemplo, inaugurou o processo de desmatamento da Mata Atlântica (nº 4) e hoje ameaça o Cerrado e a Floresta Amazônica (nºs 5 e 2).
A SOMA dos números referentes às alternativas CORRETAS:
20
12
26
07
28
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
Em biologia dá-se o nome de adaptação à capacidade de um organismo evoluir para sua sobrevivência em determinado habitat. Esta adaptação pode ser anatômica, fisiológica, comportamental, etc. A adaptação é o resultado da seleção natural ao longo de gerações, onde os mais aptos sobrevivem. As aves ratitas são exemplares de animais que, além de auxiliar na interpretação de eventos geológicos do passado, apresentam características comuns, conforme sua necessidade de adaptação em gerações passadas.
Sobre as aves ratitas é possível afirmar:
Estas aves não possuem capacidade de voar. Provavelmente tenham surgido em uma época remota em que os continentes do hemisfério sul estavam unidos. A ema é um exemplo de ave ratita encontrado naturalmente na América do Sul.
As aves ratitas possuem em comum o tamanho de pescoço, alongado pela necessidade de extraírem o alimento das árvores. Assim, é possível concluir que todas as ratitas se desenvolveram em ambientes de muita competição por alimentos próximos no chão.
Estas aves possuem a característica comum de terem pés com dois dedos. Esta marca registra que são animais que ciscam. Esta evidência demonstra que as aves ratitas alimentam-se apenas de animais que escavam o solo e arejam a terra.
As aves ratitas têm em comum o seu hábito alimentar, pois são as únicas aves essencialmente carnívoras. Provavelmente surgiram de um ancestral comum, a galinha d’angola, não considerada ratita por ser onívora, ou seja, se alimenta de vegetais e animais.
Tanto a avestruz quanto a ema são aves ratitas. No entanto, a avestruz é naturalmente encontrada na África, enquanto a ema, no Brasil. Por ser mais quente na África do que no Brasil, as avestruzes apresentam menos penas do que as emas.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”.
A imagem a seguir representa uma paisagem típica do interior da região nordestina do Brasil. Observe-a e faça o que se pede a seguir.
Gruta de Angico (SE)
Fonte: Fotografado por Borges, 2009.
De acordo com nossos estudos sobre vegetação brasileira JULGUE AS ALTERNATIVAS ABAIXO COMO VERDADEIRAS E FALSAS:
( ) A vegetação representada na imagem ocorre em clima tropical. É típica de regiões onde a pluviosidade e as temperaturas médias anuais são baixas.
( ) A vegetação de xerófitas é classificada como arbustiva; apresenta folhas pequenas, modificadas em espinhos.
( ) O mandacaru, o xique-xique e a coroa de frade são espécies típicas da Caatinga. Caatinga significa mata branca.
( ) A vegetação representada pela imagem pode ser encontrada nos estados do Nordeste e no norte de Minas Gerais.
( ) Um dos mais polêmicos projetos implantados na região do semiárido brasileiro é a transposição das águas do Rio São Francisco, que visa minimizar os agravantes da seca.
Agora assinale a alternativa que preenche as lacunas acima de forma CORRETA:
FVVVV.
FVVFV.
VVVFF.
FVVVF.
VFFVV.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”.
As pessoas que adentram a Floresta Amazônica se surpreendem com a quase ausência de espécies durante o dia. Com base no hábito de animais que habitam a Floresta, veja o que está correto:
01.Os pequenos roedores, o preguiça, os esquilos e os macacos são exemplos de mamíferos da fauna arborícola.
02. As formigas e as térmitas constroem suas casas abaixo da serapilheira, tornando vastas áreas de solo completamente ocas.
04. Os animais mais visíveis da Amazônia para olhos inexperientes são os répteis, presentes em abundância por toda a Floresta.
08. Os pássaros são os animais mais vistosos da Floresta. Beija-flores, periquitos, papagaios e tucanos podem ser citados como exemplo.
16. Dentre as espécies amazônicas conhecidas se destacam os peixes, cuja variabilidade em quantidade é dez vezes superior à de toda a Europa.
Se somados os números referentes às afirmativas corretas é encontrado:
09
25
07
12
24
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”.
A Mata Atlântica originalmente percorria todo o litoral brasileiro. Ocupava uma área de 1,3 milhão de quilômetros quadrados, sendo a segunda maior floresta tropical úmida do Brasil, perdendo apenas para a Floresta Amazônica.
Mata Atlântica em Canela- RS
Fonte: Fotografado por Alves, 2010.
Com base em nossos estudos sobre vegetação brasileira e a Mata Atlântica, veja quais das alternativas abaixo estão corretas:
I) No Bioma Mata Atlântica as chuvas são escassas e irregulares, com temperaturas elevadas e longos períodos de seca, próprios de clima árido.
II) Semelhante à Floresta Amazônica em composição e fisionomia, originalmente a Mata Atlântica ocupava importante área dos estados de Minas Gerais e São Paulo.
III) O pau-brasil, o jacarandá, o jambo e o jatobá, além de muitas espécies de orquídeas e bromélias são características da Mata Atlântica.
IV) As epífitas e os saprófitos são comuns na Mata Atlântica. As primeiras são plantas que se desenvolvem sobre outras plantas sem parasitá-las.
V) O tamanduá-bandeira, o jacaré Caiman sclerops e o pirarucu são exemplos da fauna da Mata Atlântica ameaçada de extinção.
Estão corretas as alternativas:
III, IV e V.
I, III, e IV.
II, III e IV.
I, II e IV.
I, II, e III.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”.
Quando se fala de vegetação brasileira está-se referindo ao conjunto de formações ecológicas que formam a fitografia em nosso território.
Considerando os principais tipos de vegetações brasileiras, relacione as colunas abaixo:
A) Floresta Amazônia;
B) Mata de Araucárias ou Mata dos Pinhais;
C) Caatinga;
D) Pantanal;
A) ( ) Alternam períodos de muita chuva e seca, o que possibilita a ocorrência de vegetação rica e variada, com espécies típicas de outros ecossistemas.
B) ( ) O clima da região é temperado; tem sido a floresta mais explorada economicamente no país, atendendo tanto o mercado interno (papel e madeira) como às exportações.
C) ( ) As chuvas são escassas e irregulares nesse ecossistema, as árvores são esbranquiçadas e sem folhas (no período de seca).
D) ( ) Em ambiente de umidade elevada, a maior floresta pluvial contínua do mundo constitui uma vegetação densa e fechada.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
DBCA
DACB
ABDC
DBAC
CABD
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “o papel dos fatores e elementos ambientais na distribuição dos seres vivos do planeta”.
A confluência dos fatores climáticos em uma região determina o clima que predominará sobre ela. A latitude, a altitude, as massas de ar, a continentalidade e as correntes marítimas são responsáveis pelas características climáticas de cada região.
Conforme nossos estudos sobre os tipos climáticos, leia as afirmativas abaixo, julgue-as e posteriormente assinale a opção que contém as sentenças corretas.
I) Próximo à linha do equador predomina o clima equatorial. Dentre suas características estão a elevada umidade e alta temperatura, o que forma um ambiente riquíssimo para a fauna e flora.
II) O clima temperado é marcado pelas baixas temperaturas e restrita umidade, o que acontece de forma idêntica no clima subtropical. É comum nas latitudes altas.
III) O clima desértico é marcado pela baixa umidade e reduzida amplitude térmica. Nesse clima as temperaturas sempre são baixas, como no Saara, por exemplo.
IV) O clima polar é marcado pelas baixas temperaturas e umidade. O inverno é rigoroso nesse clima, e marcado pela noite, enquanto no verão é sempre dia.
V) O clima subtropical apresenta características tanto do clima temperado quanto do clima tropical. Porém, as temperaturas no inverno são mais amenas do que no clima temperado.
Estão corretas apenas as sentenças:
I, IV e V
II, III e IV
I, III e IV
I, II e IV
II, IV e V
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.
O ciclo da água corresponde à mudança contínua de estado da matéria em questão. Conforme nossos estudos sobre esse ciclo, leia as sentenças abaixo e assinale aquela que se refere aos fenômenos físicos que dele fazem parte:
A dispersão garante o estabelecimento de diferentes organismos em regiões diversas do mundo. Uma vez dispersa a espécie, sua sobrevivência está garantida.
A capacidade de dispersão entre as plantas é muito alta, pois suas sementes ou poros são muito leves e viajam grandes distâncias, invariavelmente.
A dispersão das espécies é muito positiva para as espécies nativas, pois a espécie exótica compete com as nativas, sobrevivendo a mais adaptada.
A hipótese da dispersão afirma que membros de um mesmo táxon localizados em diferentes regiões do globo, tendem a se aproximar e formar comunidades.
A Impatiens walleriana é uma planta arbustiva originária da África, que alcançou grande abrangência no Brasil, por sua eficiente propagação e graças ao clima.
Para responder a seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “degradação ambiental”.
É muito natural, no senso comum, as pessoas confundirem silvicultura com reflorestamento. Você se recorda da diferença entre as práticas designadas por estes dois distintos termos?
Dentre as alternativas que se seguem, assinale a que melhor designa o significado do termo silvicultura:
Plantio de árvores nativas, em solo naturalmente desnudos ou com pouca vegetação, como é o Domínio dos Campos, no Rio Grande do Sul.
Replantio de áreas com espécies vegetais originais, ou seja, da própria região do replantio, normalmente para abastecer o mercado interno.
Plantio de espécies vegetais exóticas, ou seja, que não são nativas à região do plantio, geralmente com objetivo de comercialização.
Reflorestamento de áreas que sofrem com o processo de desertificação, resultante da degradação da vegetação original e do solo.
Replantio de espécies exóticas em ambientes artificiais ou degradados, como em dunas, onde espécies nativas não se desenvolvem.
Para responder a seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “degradação ambiental”.
Os Biomas brasileiros apresentam um potencial imenso em termos de biodiversidade. Isso é muito importante, pelo potencial bioquímico, farmacêutico, agroquímico, etc. Por isso nossa vegetação é alvo de atenção de grandes corporações transnacionais, com sede em potências capitalistas mundiais.
Com base nos seus conhecimentos sobre os biomas brasileiros leia as afirmações abaixo, julgue-as e, em seguida, SOME os números que se referem às afirmativas CORRETAS:
Biomas continentais brasileiros
Fonte: IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, adaptado por Dias, 2011.
(01) O domínio do Cerrado, representado pelo número 3, é uma formação vegetal do Brasil. Neste bioma a maior parcela das espécies está preservada e não corre risco de extinção. Nessa área os estados mais afetados são Roraima, Amapá e Acre.
(02) O bioma Amazônia, representado pelo número 2, é o maior do Brasil. Trata-se de uma floresta tropical extremamente rica, sobretudo em sua biodiversidade. Além de ser o bioma da Região Norte do país, esta vegetação extrapola os limites territoriais brasileiros.
(04) Todos os biomas do Brasil sofrem com o problema do desmatamento. Os motivadores do problema são a industrialização, no caso do nº 1, e mais recentemente a expansão da fronteira agrícola, caso dos nºs 1, 3 e 6. Neste último, além do desmatamento, há o problema das queimadas.
(08) O número 4 do mapa representa o bioma da Mata Atlântica, um dos mais ricos do país. A Caesalpinia echinata (vulgar Pau-Brasil) é natural deste bioma. A rapinagem e a biopirataria são praticadas na Mata Atlântica desde a chegada dos portugueses ao país.
(16) As monoculturas praticadas no Brasil são responsáveis por grande parte da degradação ambiental. A cultura da cana-de-açúcar, por exemplo, inaugurou o processo de desmatamento da Mata Atlântica (nº 4) e hoje ameaça o Cerrado e a Floresta Amazônica (nºs 5 e 2).
A SOMA dos números referentes às alternativas CORRETAS:
20
12
26
07
28
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
Em biologia dá-se o nome de adaptação à capacidade de um organismo evoluir para sua sobrevivência em determinado habitat. Esta adaptação pode ser anatômica, fisiológica, comportamental, etc. A adaptação é o resultado da seleção natural ao longo de gerações, onde os mais aptos sobrevivem. As aves ratitas são exemplares de animais que, além de auxiliar na interpretação de eventos geológicos do passado, apresentam características comuns, conforme sua necessidade de adaptação em gerações passadas.
Sobre as aves ratitas é possível afirmar:
Estas aves não possuem capacidade de voar. Provavelmente tenham surgido em uma época remota em que os continentes do hemisfério sul estavam unidos. A ema é um exemplo de ave ratita encontrado naturalmente na América do Sul.
As aves ratitas possuem em comum o tamanho de pescoço, alongado pela necessidade de extraírem o alimento das árvores. Assim, é possível concluir que todas as ratitas se desenvolveram em ambientes de muita competição por alimentos próximos no chão.
Estas aves possuem a característica comum de terem pés com dois dedos. Esta marca registra que são animais que ciscam. Esta evidência demonstra que as aves ratitas alimentam-se apenas de animais que escavam o solo e arejam a terra.
As aves ratitas têm em comum o seu hábito alimentar, pois são as únicas aves essencialmente carnívoras. Provavelmente surgiram de um ancestral comum, a galinha d’angola, não considerada ratita por ser onívora, ou seja, se alimenta de vegetais e animais.
Tanto a avestruz quanto a ema são aves ratitas. No entanto, a avestruz é naturalmente encontrada na África, enquanto a ema, no Brasil. Por ser mais quente na África do que no Brasil, as avestruzes apresentam menos penas do que as emas.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”.
A imagem a seguir representa uma paisagem típica do interior da região nordestina do Brasil. Observe-a e faça o que se pede a seguir.
Gruta de Angico (SE)
Fonte: Fotografado por Borges, 2009.
De acordo com nossos estudos sobre vegetação brasileira JULGUE AS ALTERNATIVAS ABAIXO COMO VERDADEIRAS E FALSAS:
( ) A vegetação representada na imagem ocorre em clima tropical. É típica de regiões onde a pluviosidade e as temperaturas médias anuais são baixas.
( ) A vegetação de xerófitas é classificada como arbustiva; apresenta folhas pequenas, modificadas em espinhos.
( ) O mandacaru, o xique-xique e a coroa de frade são espécies típicas da Caatinga. Caatinga significa mata branca.
( ) A vegetação representada pela imagem pode ser encontrada nos estados do Nordeste e no norte de Minas Gerais.
( ) Um dos mais polêmicos projetos implantados na região do semiárido brasileiro é a transposição das águas do Rio São Francisco, que visa minimizar os agravantes da seca.
Agora assinale a alternativa que preenche as lacunas acima de forma CORRETA:
FVVVV.
FVVFV.
VVVFF.
FVVVF.
VFFVV.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”.
As pessoas que adentram a Floresta Amazônica se surpreendem com a quase ausência de espécies durante o dia. Com base no hábito de animais que habitam a Floresta, veja o que está correto:
01.Os pequenos roedores, o preguiça, os esquilos e os macacos são exemplos de mamíferos da fauna arborícola.
02. As formigas e as térmitas constroem suas casas abaixo da serapilheira, tornando vastas áreas de solo completamente ocas.
04. Os animais mais visíveis da Amazônia para olhos inexperientes são os répteis, presentes em abundância por toda a Floresta.
08. Os pássaros são os animais mais vistosos da Floresta. Beija-flores, periquitos, papagaios e tucanos podem ser citados como exemplo.
16. Dentre as espécies amazônicas conhecidas se destacam os peixes, cuja variabilidade em quantidade é dez vezes superior à de toda a Europa.
Se somados os números referentes às afirmativas corretas é encontrado:
09
25
07
12
24
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”.
A Mata Atlântica originalmente percorria todo o litoral brasileiro. Ocupava uma área de 1,3 milhão de quilômetros quadrados, sendo a segunda maior floresta tropical úmida do Brasil, perdendo apenas para a Floresta Amazônica.
Mata Atlântica em Canela- RS
Fonte: Fotografado por Alves, 2010.
Com base em nossos estudos sobre vegetação brasileira e a Mata Atlântica, veja quais das alternativas abaixo estão corretas:
I) No Bioma Mata Atlântica as chuvas são escassas e irregulares, com temperaturas elevadas e longos períodos de seca, próprios de clima árido.
II) Semelhante à Floresta Amazônica em composição e fisionomia, originalmente a Mata Atlântica ocupava importante área dos estados de Minas Gerais e São Paulo.
III) O pau-brasil, o jacarandá, o jambo e o jatobá, além de muitas espécies de orquídeas e bromélias são características da Mata Atlântica.
IV) As epífitas e os saprófitos são comuns na Mata Atlântica. As primeiras são plantas que se desenvolvem sobre outras plantas sem parasitá-las.
V) O tamanduá-bandeira, o jacaré Caiman sclerops e o pirarucu são exemplos da fauna da Mata Atlântica ameaçada de extinção.
Estão corretas as alternativas:
III, IV e V.
I, III, e IV.
II, III e IV.
I, II e IV.
I, II, e III.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”.
Quando se fala de vegetação brasileira está-se referindo ao conjunto de formações ecológicas que formam a fitografia em nosso território.
Considerando os principais tipos de vegetações brasileiras, relacione as colunas abaixo:
A) Floresta Amazônia;
B) Mata de Araucárias ou Mata dos Pinhais;
C) Caatinga;
D) Pantanal;
A) ( ) Alternam períodos de muita chuva e seca, o que possibilita a ocorrência de vegetação rica e variada, com espécies típicas de outros ecossistemas.
B) ( ) O clima da região é temperado; tem sido a floresta mais explorada economicamente no país, atendendo tanto o mercado interno (papel e madeira) como às exportações.
C) ( ) As chuvas são escassas e irregulares nesse ecossistema, as árvores são esbranquiçadas e sem folhas (no período de seca).
D) ( ) Em ambiente de umidade elevada, a maior floresta pluvial contínua do mundo constitui uma vegetação densa e fechada.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
DBCA
DACB
ABDC
DBAC
CABD
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “o papel dos fatores e elementos ambientais na distribuição dos seres vivos do planeta”.
A confluência dos fatores climáticos em uma região determina o clima que predominará sobre ela. A latitude, a altitude, as massas de ar, a continentalidade e as correntes marítimas são responsáveis pelas características climáticas de cada região.
Conforme nossos estudos sobre os tipos climáticos, leia as afirmativas abaixo, julgue-as e posteriormente assinale a opção que contém as sentenças corretas.
I) Próximo à linha do equador predomina o clima equatorial. Dentre suas características estão a elevada umidade e alta temperatura, o que forma um ambiente riquíssimo para a fauna e flora.
II) O clima temperado é marcado pelas baixas temperaturas e restrita umidade, o que acontece de forma idêntica no clima subtropical. É comum nas latitudes altas.
III) O clima desértico é marcado pela baixa umidade e reduzida amplitude térmica. Nesse clima as temperaturas sempre são baixas, como no Saara, por exemplo.
IV) O clima polar é marcado pelas baixas temperaturas e umidade. O inverno é rigoroso nesse clima, e marcado pela noite, enquanto no verão é sempre dia.
V) O clima subtropical apresenta características tanto do clima temperado quanto do clima tropical. Porém, as temperaturas no inverno são mais amenas do que no clima temperado.
Estão corretas apenas as sentenças:
I, IV e V
II, III e IV
I, III e IV
I, II e IV
II, IV e V
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.
O ciclo da água corresponde à mudança contínua de estado da matéria em questão. Conforme nossos estudos sobre esse ciclo, leia as sentenças abaixo e assinale aquela que se refere aos fenômenos físicos que dele fazem parte:
Plantio de árvores nativas, em solo naturalmente desnudos ou com pouca vegetação, como é o Domínio dos Campos, no Rio Grande do Sul.
Replantio de áreas com espécies vegetais originais, ou seja, da própria região do replantio, normalmente para abastecer o mercado interno.
Plantio de espécies vegetais exóticas, ou seja, que não são nativas à região do plantio, geralmente com objetivo de comercialização.
Reflorestamento de áreas que sofrem com o processo de desertificação, resultante da degradação da vegetação original e do solo.
Replantio de espécies exóticas em ambientes artificiais ou degradados, como em dunas, onde espécies nativas não se desenvolvem.
Para responder a seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “degradação ambiental”.
Os Biomas brasileiros apresentam um potencial imenso em termos de biodiversidade. Isso é muito importante, pelo potencial bioquímico, farmacêutico, agroquímico, etc. Por isso nossa vegetação é alvo de atenção de grandes corporações transnacionais, com sede em potências capitalistas mundiais.
Com base nos seus conhecimentos sobre os biomas brasileiros leia as afirmações abaixo, julgue-as e, em seguida, SOME os números que se referem às afirmativas CORRETAS:
Biomas continentais brasileiros
Fonte: IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, adaptado por Dias, 2011.
(01) O domínio do Cerrado, representado pelo número 3, é uma formação vegetal do Brasil. Neste bioma a maior parcela das espécies está preservada e não corre risco de extinção. Nessa área os estados mais afetados são Roraima, Amapá e Acre.
(02) O bioma Amazônia, representado pelo número 2, é o maior do Brasil. Trata-se de uma floresta tropical extremamente rica, sobretudo em sua biodiversidade. Além de ser o bioma da Região Norte do país, esta vegetação extrapola os limites territoriais brasileiros.
(04) Todos os biomas do Brasil sofrem com o problema do desmatamento. Os motivadores do problema são a industrialização, no caso do nº 1, e mais recentemente a expansão da fronteira agrícola, caso dos nºs 1, 3 e 6. Neste último, além do desmatamento, há o problema das queimadas.
(08) O número 4 do mapa representa o bioma da Mata Atlântica, um dos mais ricos do país. A Caesalpinia echinata (vulgar Pau-Brasil) é natural deste bioma. A rapinagem e a biopirataria são praticadas na Mata Atlântica desde a chegada dos portugueses ao país.
(16) As monoculturas praticadas no Brasil são responsáveis por grande parte da degradação ambiental. A cultura da cana-de-açúcar, por exemplo, inaugurou o processo de desmatamento da Mata Atlântica (nº 4) e hoje ameaça o Cerrado e a Floresta Amazônica (nºs 5 e 2).
A SOMA dos números referentes às alternativas CORRETAS:
20
12
26
07
28
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
Em biologia dá-se o nome de adaptação à capacidade de um organismo evoluir para sua sobrevivência em determinado habitat. Esta adaptação pode ser anatômica, fisiológica, comportamental, etc. A adaptação é o resultado da seleção natural ao longo de gerações, onde os mais aptos sobrevivem. As aves ratitas são exemplares de animais que, além de auxiliar na interpretação de eventos geológicos do passado, apresentam características comuns, conforme sua necessidade de adaptação em gerações passadas.
Sobre as aves ratitas é possível afirmar:
Estas aves não possuem capacidade de voar. Provavelmente tenham surgido em uma época remota em que os continentes do hemisfério sul estavam unidos. A ema é um exemplo de ave ratita encontrado naturalmente na América do Sul.
As aves ratitas possuem em comum o tamanho de pescoço, alongado pela necessidade de extraírem o alimento das árvores. Assim, é possível concluir que todas as ratitas se desenvolveram em ambientes de muita competição por alimentos próximos no chão.
Estas aves possuem a característica comum de terem pés com dois dedos. Esta marca registra que são animais que ciscam. Esta evidência demonstra que as aves ratitas alimentam-se apenas de animais que escavam o solo e arejam a terra.
As aves ratitas têm em comum o seu hábito alimentar, pois são as únicas aves essencialmente carnívoras. Provavelmente surgiram de um ancestral comum, a galinha d’angola, não considerada ratita por ser onívora, ou seja, se alimenta de vegetais e animais.
Tanto a avestruz quanto a ema são aves ratitas. No entanto, a avestruz é naturalmente encontrada na África, enquanto a ema, no Brasil. Por ser mais quente na África do que no Brasil, as avestruzes apresentam menos penas do que as emas.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”.
A imagem a seguir representa uma paisagem típica do interior da região nordestina do Brasil. Observe-a e faça o que se pede a seguir.
Gruta de Angico (SE)
Fonte: Fotografado por Borges, 2009.
De acordo com nossos estudos sobre vegetação brasileira JULGUE AS ALTERNATIVAS ABAIXO COMO VERDADEIRAS E FALSAS:
( ) A vegetação representada na imagem ocorre em clima tropical. É típica de regiões onde a pluviosidade e as temperaturas médias anuais são baixas.
( ) A vegetação de xerófitas é classificada como arbustiva; apresenta folhas pequenas, modificadas em espinhos.
( ) O mandacaru, o xique-xique e a coroa de frade são espécies típicas da Caatinga. Caatinga significa mata branca.
( ) A vegetação representada pela imagem pode ser encontrada nos estados do Nordeste e no norte de Minas Gerais.
( ) Um dos mais polêmicos projetos implantados na região do semiárido brasileiro é a transposição das águas do Rio São Francisco, que visa minimizar os agravantes da seca.
Agora assinale a alternativa que preenche as lacunas acima de forma CORRETA:
FVVVV.
FVVFV.
VVVFF.
FVVVF.
VFFVV.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”.
As pessoas que adentram a Floresta Amazônica se surpreendem com a quase ausência de espécies durante o dia. Com base no hábito de animais que habitam a Floresta, veja o que está correto:
01.Os pequenos roedores, o preguiça, os esquilos e os macacos são exemplos de mamíferos da fauna arborícola.
02. As formigas e as térmitas constroem suas casas abaixo da serapilheira, tornando vastas áreas de solo completamente ocas.
04. Os animais mais visíveis da Amazônia para olhos inexperientes são os répteis, presentes em abundância por toda a Floresta.
08. Os pássaros são os animais mais vistosos da Floresta. Beija-flores, periquitos, papagaios e tucanos podem ser citados como exemplo.
16. Dentre as espécies amazônicas conhecidas se destacam os peixes, cuja variabilidade em quantidade é dez vezes superior à de toda a Europa.
Se somados os números referentes às afirmativas corretas é encontrado:
09
25
07
12
24
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”.
A Mata Atlântica originalmente percorria todo o litoral brasileiro. Ocupava uma área de 1,3 milhão de quilômetros quadrados, sendo a segunda maior floresta tropical úmida do Brasil, perdendo apenas para a Floresta Amazônica.
Mata Atlântica em Canela- RS
Fonte: Fotografado por Alves, 2010.
Com base em nossos estudos sobre vegetação brasileira e a Mata Atlântica, veja quais das alternativas abaixo estão corretas:
I) No Bioma Mata Atlântica as chuvas são escassas e irregulares, com temperaturas elevadas e longos períodos de seca, próprios de clima árido.
II) Semelhante à Floresta Amazônica em composição e fisionomia, originalmente a Mata Atlântica ocupava importante área dos estados de Minas Gerais e São Paulo.
III) O pau-brasil, o jacarandá, o jambo e o jatobá, além de muitas espécies de orquídeas e bromélias são características da Mata Atlântica.
IV) As epífitas e os saprófitos são comuns na Mata Atlântica. As primeiras são plantas que se desenvolvem sobre outras plantas sem parasitá-las.
V) O tamanduá-bandeira, o jacaré Caiman sclerops e o pirarucu são exemplos da fauna da Mata Atlântica ameaçada de extinção.
Estão corretas as alternativas:
III, IV e V.
I, III, e IV.
II, III e IV.
I, II e IV.
I, II, e III.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”.
Quando se fala de vegetação brasileira está-se referindo ao conjunto de formações ecológicas que formam a fitografia em nosso território.
Considerando os principais tipos de vegetações brasileiras, relacione as colunas abaixo:
A) Floresta Amazônia;
B) Mata de Araucárias ou Mata dos Pinhais;
C) Caatinga;
D) Pantanal;
A) ( ) Alternam períodos de muita chuva e seca, o que possibilita a ocorrência de vegetação rica e variada, com espécies típicas de outros ecossistemas.
B) ( ) O clima da região é temperado; tem sido a floresta mais explorada economicamente no país, atendendo tanto o mercado interno (papel e madeira) como às exportações.
C) ( ) As chuvas são escassas e irregulares nesse ecossistema, as árvores são esbranquiçadas e sem folhas (no período de seca).
D) ( ) Em ambiente de umidade elevada, a maior floresta pluvial contínua do mundo constitui uma vegetação densa e fechada.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
DBCA
DACB
ABDC
DBAC
CABD
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “o papel dos fatores e elementos ambientais na distribuição dos seres vivos do planeta”.
A confluência dos fatores climáticos em uma região determina o clima que predominará sobre ela. A latitude, a altitude, as massas de ar, a continentalidade e as correntes marítimas são responsáveis pelas características climáticas de cada região.
Conforme nossos estudos sobre os tipos climáticos, leia as afirmativas abaixo, julgue-as e posteriormente assinale a opção que contém as sentenças corretas.
I) Próximo à linha do equador predomina o clima equatorial. Dentre suas características estão a elevada umidade e alta temperatura, o que forma um ambiente riquíssimo para a fauna e flora.
II) O clima temperado é marcado pelas baixas temperaturas e restrita umidade, o que acontece de forma idêntica no clima subtropical. É comum nas latitudes altas.
III) O clima desértico é marcado pela baixa umidade e reduzida amplitude térmica. Nesse clima as temperaturas sempre são baixas, como no Saara, por exemplo.
IV) O clima polar é marcado pelas baixas temperaturas e umidade. O inverno é rigoroso nesse clima, e marcado pela noite, enquanto no verão é sempre dia.
V) O clima subtropical apresenta características tanto do clima temperado quanto do clima tropical. Porém, as temperaturas no inverno são mais amenas do que no clima temperado.
Estão corretas apenas as sentenças:
I, IV e V
II, III e IV
I, III e IV
I, II e IV
II, IV e V
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.
O ciclo da água corresponde à mudança contínua de estado da matéria em questão. Conforme nossos estudos sobre esse ciclo, leia as sentenças abaixo e assinale aquela que se refere aos fenômenos físicos que dele fazem parte:
20
12
26
07
28
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
Em biologia dá-se o nome de adaptação à capacidade de um organismo evoluir para sua sobrevivência em determinado habitat. Esta adaptação pode ser anatômica, fisiológica, comportamental, etc. A adaptação é o resultado da seleção natural ao longo de gerações, onde os mais aptos sobrevivem. As aves ratitas são exemplares de animais que, além de auxiliar na interpretação de eventos geológicos do passado, apresentam características comuns, conforme sua necessidade de adaptação em gerações passadas.
Sobre as aves ratitas é possível afirmar:
Estas aves não possuem capacidade de voar. Provavelmente tenham surgido em uma época remota em que os continentes do hemisfério sul estavam unidos. A ema é um exemplo de ave ratita encontrado naturalmente na América do Sul.
As aves ratitas possuem em comum o tamanho de pescoço, alongado pela necessidade de extraírem o alimento das árvores. Assim, é possível concluir que todas as ratitas se desenvolveram em ambientes de muita competição por alimentos próximos no chão.
Estas aves possuem a característica comum de terem pés com dois dedos. Esta marca registra que são animais que ciscam. Esta evidência demonstra que as aves ratitas alimentam-se apenas de animais que escavam o solo e arejam a terra.
As aves ratitas têm em comum o seu hábito alimentar, pois são as únicas aves essencialmente carnívoras. Provavelmente surgiram de um ancestral comum, a galinha d’angola, não considerada ratita por ser onívora, ou seja, se alimenta de vegetais e animais.
Tanto a avestruz quanto a ema são aves ratitas. No entanto, a avestruz é naturalmente encontrada na África, enquanto a ema, no Brasil. Por ser mais quente na África do que no Brasil, as avestruzes apresentam menos penas do que as emas.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”.
A imagem a seguir representa uma paisagem típica do interior da região nordestina do Brasil. Observe-a e faça o que se pede a seguir.
Gruta de Angico (SE)
Fonte: Fotografado por Borges, 2009.
De acordo com nossos estudos sobre vegetação brasileira JULGUE AS ALTERNATIVAS ABAIXO COMO VERDADEIRAS E FALSAS:
( ) A vegetação representada na imagem ocorre em clima tropical. É típica de regiões onde a pluviosidade e as temperaturas médias anuais são baixas.
( ) A vegetação de xerófitas é classificada como arbustiva; apresenta folhas pequenas, modificadas em espinhos.
( ) O mandacaru, o xique-xique e a coroa de frade são espécies típicas da Caatinga. Caatinga significa mata branca.
( ) A vegetação representada pela imagem pode ser encontrada nos estados do Nordeste e no norte de Minas Gerais.
( ) Um dos mais polêmicos projetos implantados na região do semiárido brasileiro é a transposição das águas do Rio São Francisco, que visa minimizar os agravantes da seca.
Agora assinale a alternativa que preenche as lacunas acima de forma CORRETA:
FVVVV.
FVVFV.
VVVFF.
FVVVF.
VFFVV.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”.
As pessoas que adentram a Floresta Amazônica se surpreendem com a quase ausência de espécies durante o dia. Com base no hábito de animais que habitam a Floresta, veja o que está correto:
01.Os pequenos roedores, o preguiça, os esquilos e os macacos são exemplos de mamíferos da fauna arborícola.
02. As formigas e as térmitas constroem suas casas abaixo da serapilheira, tornando vastas áreas de solo completamente ocas.
04. Os animais mais visíveis da Amazônia para olhos inexperientes são os répteis, presentes em abundância por toda a Floresta.
08. Os pássaros são os animais mais vistosos da Floresta. Beija-flores, periquitos, papagaios e tucanos podem ser citados como exemplo.
16. Dentre as espécies amazônicas conhecidas se destacam os peixes, cuja variabilidade em quantidade é dez vezes superior à de toda a Europa.
Se somados os números referentes às afirmativas corretas é encontrado:
09
25
07
12
24
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”.
A Mata Atlântica originalmente percorria todo o litoral brasileiro. Ocupava uma área de 1,3 milhão de quilômetros quadrados, sendo a segunda maior floresta tropical úmida do Brasil, perdendo apenas para a Floresta Amazônica.
Mata Atlântica em Canela- RS
Fonte: Fotografado por Alves, 2010.
Com base em nossos estudos sobre vegetação brasileira e a Mata Atlântica, veja quais das alternativas abaixo estão corretas:
I) No Bioma Mata Atlântica as chuvas são escassas e irregulares, com temperaturas elevadas e longos períodos de seca, próprios de clima árido.
II) Semelhante à Floresta Amazônica em composição e fisionomia, originalmente a Mata Atlântica ocupava importante área dos estados de Minas Gerais e São Paulo.
III) O pau-brasil, o jacarandá, o jambo e o jatobá, além de muitas espécies de orquídeas e bromélias são características da Mata Atlântica.
IV) As epífitas e os saprófitos são comuns na Mata Atlântica. As primeiras são plantas que se desenvolvem sobre outras plantas sem parasitá-las.
V) O tamanduá-bandeira, o jacaré Caiman sclerops e o pirarucu são exemplos da fauna da Mata Atlântica ameaçada de extinção.
Estão corretas as alternativas:
III, IV e V.
I, III, e IV.
II, III e IV.
I, II e IV.
I, II, e III.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”.
Quando se fala de vegetação brasileira está-se referindo ao conjunto de formações ecológicas que formam a fitografia em nosso território.
Considerando os principais tipos de vegetações brasileiras, relacione as colunas abaixo:
A) Floresta Amazônia;
B) Mata de Araucárias ou Mata dos Pinhais;
C) Caatinga;
D) Pantanal;
A) ( ) Alternam períodos de muita chuva e seca, o que possibilita a ocorrência de vegetação rica e variada, com espécies típicas de outros ecossistemas.
B) ( ) O clima da região é temperado; tem sido a floresta mais explorada economicamente no país, atendendo tanto o mercado interno (papel e madeira) como às exportações.
C) ( ) As chuvas são escassas e irregulares nesse ecossistema, as árvores são esbranquiçadas e sem folhas (no período de seca).
D) ( ) Em ambiente de umidade elevada, a maior floresta pluvial contínua do mundo constitui uma vegetação densa e fechada.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
DBCA
DACB
ABDC
DBAC
CABD
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “o papel dos fatores e elementos ambientais na distribuição dos seres vivos do planeta”.
A confluência dos fatores climáticos em uma região determina o clima que predominará sobre ela. A latitude, a altitude, as massas de ar, a continentalidade e as correntes marítimas são responsáveis pelas características climáticas de cada região.
Conforme nossos estudos sobre os tipos climáticos, leia as afirmativas abaixo, julgue-as e posteriormente assinale a opção que contém as sentenças corretas.
I) Próximo à linha do equador predomina o clima equatorial. Dentre suas características estão a elevada umidade e alta temperatura, o que forma um ambiente riquíssimo para a fauna e flora.
II) O clima temperado é marcado pelas baixas temperaturas e restrita umidade, o que acontece de forma idêntica no clima subtropical. É comum nas latitudes altas.
III) O clima desértico é marcado pela baixa umidade e reduzida amplitude térmica. Nesse clima as temperaturas sempre são baixas, como no Saara, por exemplo.
IV) O clima polar é marcado pelas baixas temperaturas e umidade. O inverno é rigoroso nesse clima, e marcado pela noite, enquanto no verão é sempre dia.
V) O clima subtropical apresenta características tanto do clima temperado quanto do clima tropical. Porém, as temperaturas no inverno são mais amenas do que no clima temperado.
Estão corretas apenas as sentenças:
I, IV e V
II, III e IV
I, III e IV
I, II e IV
II, IV e V
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.
O ciclo da água corresponde à mudança contínua de estado da matéria em questão. Conforme nossos estudos sobre esse ciclo, leia as sentenças abaixo e assinale aquela que se refere aos fenômenos físicos que dele fazem parte:
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
Em biologia dá-se o nome de adaptação à capacidade de um organismo evoluir para sua sobrevivência em determinado habitat. Esta adaptação pode ser anatômica, fisiológica, comportamental, etc. A adaptação é o resultado da seleção natural ao longo de gerações, onde os mais aptos sobrevivem. As aves ratitas são exemplares de animais que, além de auxiliar na interpretação de eventos geológicos do passado, apresentam características comuns, conforme sua necessidade de adaptação em gerações passadas.
Sobre as aves ratitas é possível afirmar:
Estas aves não possuem capacidade de voar. Provavelmente tenham surgido em uma época remota em que os continentes do hemisfério sul estavam unidos. A ema é um exemplo de ave ratita encontrado naturalmente na América do Sul.
As aves ratitas possuem em comum o tamanho de pescoço, alongado pela necessidade de extraírem o alimento das árvores. Assim, é possível concluir que todas as ratitas se desenvolveram em ambientes de muita competição por alimentos próximos no chão.
Estas aves possuem a característica comum de terem pés com dois dedos. Esta marca registra que são animais que ciscam. Esta evidência demonstra que as aves ratitas alimentam-se apenas de animais que escavam o solo e arejam a terra.
As aves ratitas têm em comum o seu hábito alimentar, pois são as únicas aves essencialmente carnívoras. Provavelmente surgiram de um ancestral comum, a galinha d’angola, não considerada ratita por ser onívora, ou seja, se alimenta de vegetais e animais.
Tanto a avestruz quanto a ema são aves ratitas. No entanto, a avestruz é naturalmente encontrada na África, enquanto a ema, no Brasil. Por ser mais quente na África do que no Brasil, as avestruzes apresentam menos penas do que as emas.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”.
A imagem a seguir representa uma paisagem típica do interior da região nordestina do Brasil. Observe-a e faça o que se pede a seguir.
Gruta de Angico (SE)
Fonte: Fotografado por Borges, 2009.
De acordo com nossos estudos sobre vegetação brasileira JULGUE AS ALTERNATIVAS ABAIXO COMO VERDADEIRAS E FALSAS:
( ) A vegetação representada na imagem ocorre em clima tropical. É típica de regiões onde a pluviosidade e as temperaturas médias anuais são baixas.
( ) A vegetação de xerófitas é classificada como arbustiva; apresenta folhas pequenas, modificadas em espinhos.
( ) O mandacaru, o xique-xique e a coroa de frade são espécies típicas da Caatinga. Caatinga significa mata branca.
( ) A vegetação representada pela imagem pode ser encontrada nos estados do Nordeste e no norte de Minas Gerais.
( ) Um dos mais polêmicos projetos implantados na região do semiárido brasileiro é a transposição das águas do Rio São Francisco, que visa minimizar os agravantes da seca.
Agora assinale a alternativa que preenche as lacunas acima de forma CORRETA:
FVVVV.
FVVFV.
VVVFF.
FVVVF.
VFFVV.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”.
As pessoas que adentram a Floresta Amazônica se surpreendem com a quase ausência de espécies durante o dia. Com base no hábito de animais que habitam a Floresta, veja o que está correto:
01.Os pequenos roedores, o preguiça, os esquilos e os macacos são exemplos de mamíferos da fauna arborícola.
02. As formigas e as térmitas constroem suas casas abaixo da serapilheira, tornando vastas áreas de solo completamente ocas.
04. Os animais mais visíveis da Amazônia para olhos inexperientes são os répteis, presentes em abundância por toda a Floresta.
08. Os pássaros são os animais mais vistosos da Floresta. Beija-flores, periquitos, papagaios e tucanos podem ser citados como exemplo.
16. Dentre as espécies amazônicas conhecidas se destacam os peixes, cuja variabilidade em quantidade é dez vezes superior à de toda a Europa.
Se somados os números referentes às afirmativas corretas é encontrado:
09
25
07
12
24
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”.
A Mata Atlântica originalmente percorria todo o litoral brasileiro. Ocupava uma área de 1,3 milhão de quilômetros quadrados, sendo a segunda maior floresta tropical úmida do Brasil, perdendo apenas para a Floresta Amazônica.
Mata Atlântica em Canela- RS
Fonte: Fotografado por Alves, 2010.
Com base em nossos estudos sobre vegetação brasileira e a Mata Atlântica, veja quais das alternativas abaixo estão corretas:
I) No Bioma Mata Atlântica as chuvas são escassas e irregulares, com temperaturas elevadas e longos períodos de seca, próprios de clima árido.
II) Semelhante à Floresta Amazônica em composição e fisionomia, originalmente a Mata Atlântica ocupava importante área dos estados de Minas Gerais e São Paulo.
III) O pau-brasil, o jacarandá, o jambo e o jatobá, além de muitas espécies de orquídeas e bromélias são características da Mata Atlântica.
IV) As epífitas e os saprófitos são comuns na Mata Atlântica. As primeiras são plantas que se desenvolvem sobre outras plantas sem parasitá-las.
V) O tamanduá-bandeira, o jacaré Caiman sclerops e o pirarucu são exemplos da fauna da Mata Atlântica ameaçada de extinção.
Estão corretas as alternativas:
III, IV e V.
I, III, e IV.
II, III e IV.
I, II e IV.
I, II, e III.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”.
Quando se fala de vegetação brasileira está-se referindo ao conjunto de formações ecológicas que formam a fitografia em nosso território.
Considerando os principais tipos de vegetações brasileiras, relacione as colunas abaixo:
A) Floresta Amazônia;
B) Mata de Araucárias ou Mata dos Pinhais;
C) Caatinga;
D) Pantanal;
A) ( ) Alternam períodos de muita chuva e seca, o que possibilita a ocorrência de vegetação rica e variada, com espécies típicas de outros ecossistemas.
B) ( ) O clima da região é temperado; tem sido a floresta mais explorada economicamente no país, atendendo tanto o mercado interno (papel e madeira) como às exportações.
C) ( ) As chuvas são escassas e irregulares nesse ecossistema, as árvores são esbranquiçadas e sem folhas (no período de seca).
D) ( ) Em ambiente de umidade elevada, a maior floresta pluvial contínua do mundo constitui uma vegetação densa e fechada.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
DBCA
DACB
ABDC
DBAC
CABD
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “o papel dos fatores e elementos ambientais na distribuição dos seres vivos do planeta”.
A confluência dos fatores climáticos em uma região determina o clima que predominará sobre ela. A latitude, a altitude, as massas de ar, a continentalidade e as correntes marítimas são responsáveis pelas características climáticas de cada região.
Conforme nossos estudos sobre os tipos climáticos, leia as afirmativas abaixo, julgue-as e posteriormente assinale a opção que contém as sentenças corretas.
I) Próximo à linha do equador predomina o clima equatorial. Dentre suas características estão a elevada umidade e alta temperatura, o que forma um ambiente riquíssimo para a fauna e flora.
II) O clima temperado é marcado pelas baixas temperaturas e restrita umidade, o que acontece de forma idêntica no clima subtropical. É comum nas latitudes altas.
III) O clima desértico é marcado pela baixa umidade e reduzida amplitude térmica. Nesse clima as temperaturas sempre são baixas, como no Saara, por exemplo.
IV) O clima polar é marcado pelas baixas temperaturas e umidade. O inverno é rigoroso nesse clima, e marcado pela noite, enquanto no verão é sempre dia.
V) O clima subtropical apresenta características tanto do clima temperado quanto do clima tropical. Porém, as temperaturas no inverno são mais amenas do que no clima temperado.
Estão corretas apenas as sentenças:
I, IV e V
II, III e IV
I, III e IV
I, II e IV
II, IV e V
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.
O ciclo da água corresponde à mudança contínua de estado da matéria em questão. Conforme nossos estudos sobre esse ciclo, leia as sentenças abaixo e assinale aquela que se refere aos fenômenos físicos que dele fazem parte:
FVVVV.
FVVFV.
VVVFF.
FVVVF.
VFFVV.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”.
As pessoas que adentram a Floresta Amazônica se surpreendem com a quase ausência de espécies durante o dia. Com base no hábito de animais que habitam a Floresta, veja o que está correto:
01.Os pequenos roedores, o preguiça, os esquilos e os macacos são exemplos de mamíferos da fauna arborícola.
02. As formigas e as térmitas constroem suas casas abaixo da serapilheira, tornando vastas áreas de solo completamente ocas.
04. Os animais mais visíveis da Amazônia para olhos inexperientes são os répteis, presentes em abundância por toda a Floresta.
08. Os pássaros são os animais mais vistosos da Floresta. Beija-flores, periquitos, papagaios e tucanos podem ser citados como exemplo.
16. Dentre as espécies amazônicas conhecidas se destacam os peixes, cuja variabilidade em quantidade é dez vezes superior à de toda a Europa.
Se somados os números referentes às afirmativas corretas é encontrado:
09
25
07
12
24
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”.
A Mata Atlântica originalmente percorria todo o litoral brasileiro. Ocupava uma área de 1,3 milhão de quilômetros quadrados, sendo a segunda maior floresta tropical úmida do Brasil, perdendo apenas para a Floresta Amazônica.
Mata Atlântica em Canela- RS
Fonte: Fotografado por Alves, 2010.
Com base em nossos estudos sobre vegetação brasileira e a Mata Atlântica, veja quais das alternativas abaixo estão corretas:
I) No Bioma Mata Atlântica as chuvas são escassas e irregulares, com temperaturas elevadas e longos períodos de seca, próprios de clima árido.
II) Semelhante à Floresta Amazônica em composição e fisionomia, originalmente a Mata Atlântica ocupava importante área dos estados de Minas Gerais e São Paulo.
III) O pau-brasil, o jacarandá, o jambo e o jatobá, além de muitas espécies de orquídeas e bromélias são características da Mata Atlântica.
IV) As epífitas e os saprófitos são comuns na Mata Atlântica. As primeiras são plantas que se desenvolvem sobre outras plantas sem parasitá-las.
V) O tamanduá-bandeira, o jacaré Caiman sclerops e o pirarucu são exemplos da fauna da Mata Atlântica ameaçada de extinção.
Estão corretas as alternativas:
III, IV e V.
I, III, e IV.
II, III e IV.
I, II e IV.
I, II, e III.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”.
Quando se fala de vegetação brasileira está-se referindo ao conjunto de formações ecológicas que formam a fitografia em nosso território.
Considerando os principais tipos de vegetações brasileiras, relacione as colunas abaixo:
A) Floresta Amazônia;
B) Mata de Araucárias ou Mata dos Pinhais;
C) Caatinga;
D) Pantanal;
A) ( ) Alternam períodos de muita chuva e seca, o que possibilita a ocorrência de vegetação rica e variada, com espécies típicas de outros ecossistemas.
B) ( ) O clima da região é temperado; tem sido a floresta mais explorada economicamente no país, atendendo tanto o mercado interno (papel e madeira) como às exportações.
C) ( ) As chuvas são escassas e irregulares nesse ecossistema, as árvores são esbranquiçadas e sem folhas (no período de seca).
D) ( ) Em ambiente de umidade elevada, a maior floresta pluvial contínua do mundo constitui uma vegetação densa e fechada.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
DBCA
DACB
ABDC
DBAC
CABD
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “o papel dos fatores e elementos ambientais na distribuição dos seres vivos do planeta”.
A confluência dos fatores climáticos em uma região determina o clima que predominará sobre ela. A latitude, a altitude, as massas de ar, a continentalidade e as correntes marítimas são responsáveis pelas características climáticas de cada região.
Conforme nossos estudos sobre os tipos climáticos, leia as afirmativas abaixo, julgue-as e posteriormente assinale a opção que contém as sentenças corretas.
I) Próximo à linha do equador predomina o clima equatorial. Dentre suas características estão a elevada umidade e alta temperatura, o que forma um ambiente riquíssimo para a fauna e flora.
II) O clima temperado é marcado pelas baixas temperaturas e restrita umidade, o que acontece de forma idêntica no clima subtropical. É comum nas latitudes altas.
III) O clima desértico é marcado pela baixa umidade e reduzida amplitude térmica. Nesse clima as temperaturas sempre são baixas, como no Saara, por exemplo.
IV) O clima polar é marcado pelas baixas temperaturas e umidade. O inverno é rigoroso nesse clima, e marcado pela noite, enquanto no verão é sempre dia.
V) O clima subtropical apresenta características tanto do clima temperado quanto do clima tropical. Porém, as temperaturas no inverno são mais amenas do que no clima temperado.
Estão corretas apenas as sentenças:
I, IV e V
II, III e IV
I, III e IV
I, II e IV
II, IV e V
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.
O ciclo da água corresponde à mudança contínua de estado da matéria em questão. Conforme nossos estudos sobre esse ciclo, leia as sentenças abaixo e assinale aquela que se refere aos fenômenos físicos que dele fazem parte:
09
25
07
12
24
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”.
A Mata Atlântica originalmente percorria todo o litoral brasileiro. Ocupava uma área de 1,3 milhão de quilômetros quadrados, sendo a segunda maior floresta tropical úmida do Brasil, perdendo apenas para a Floresta Amazônica.
Mata Atlântica em Canela- RS
Fonte: Fotografado por Alves, 2010.
Com base em nossos estudos sobre vegetação brasileira e a Mata Atlântica, veja quais das alternativas abaixo estão corretas:
I) No Bioma Mata Atlântica as chuvas são escassas e irregulares, com temperaturas elevadas e longos períodos de seca, próprios de clima árido.
II) Semelhante à Floresta Amazônica em composição e fisionomia, originalmente a Mata Atlântica ocupava importante área dos estados de Minas Gerais e São Paulo.
III) O pau-brasil, o jacarandá, o jambo e o jatobá, além de muitas espécies de orquídeas e bromélias são características da Mata Atlântica.
IV) As epífitas e os saprófitos são comuns na Mata Atlântica. As primeiras são plantas que se desenvolvem sobre outras plantas sem parasitá-las.
V) O tamanduá-bandeira, o jacaré Caiman sclerops e o pirarucu são exemplos da fauna da Mata Atlântica ameaçada de extinção.
Estão corretas as alternativas:
III, IV e V.
I, III, e IV.
II, III e IV.
I, II e IV.
I, II, e III.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”.
Quando se fala de vegetação brasileira está-se referindo ao conjunto de formações ecológicas que formam a fitografia em nosso território.
Considerando os principais tipos de vegetações brasileiras, relacione as colunas abaixo:
A) Floresta Amazônia;
B) Mata de Araucárias ou Mata dos Pinhais;
C) Caatinga;
D) Pantanal;
A) ( ) Alternam períodos de muita chuva e seca, o que possibilita a ocorrência de vegetação rica e variada, com espécies típicas de outros ecossistemas.
B) ( ) O clima da região é temperado; tem sido a floresta mais explorada economicamente no país, atendendo tanto o mercado interno (papel e madeira) como às exportações.
C) ( ) As chuvas são escassas e irregulares nesse ecossistema, as árvores são esbranquiçadas e sem folhas (no período de seca).
D) ( ) Em ambiente de umidade elevada, a maior floresta pluvial contínua do mundo constitui uma vegetação densa e fechada.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
DBCA
DACB
ABDC
DBAC
CABD
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “o papel dos fatores e elementos ambientais na distribuição dos seres vivos do planeta”.
A confluência dos fatores climáticos em uma região determina o clima que predominará sobre ela. A latitude, a altitude, as massas de ar, a continentalidade e as correntes marítimas são responsáveis pelas características climáticas de cada região.
Conforme nossos estudos sobre os tipos climáticos, leia as afirmativas abaixo, julgue-as e posteriormente assinale a opção que contém as sentenças corretas.
I) Próximo à linha do equador predomina o clima equatorial. Dentre suas características estão a elevada umidade e alta temperatura, o que forma um ambiente riquíssimo para a fauna e flora.
II) O clima temperado é marcado pelas baixas temperaturas e restrita umidade, o que acontece de forma idêntica no clima subtropical. É comum nas latitudes altas.
III) O clima desértico é marcado pela baixa umidade e reduzida amplitude térmica. Nesse clima as temperaturas sempre são baixas, como no Saara, por exemplo.
IV) O clima polar é marcado pelas baixas temperaturas e umidade. O inverno é rigoroso nesse clima, e marcado pela noite, enquanto no verão é sempre dia.
V) O clima subtropical apresenta características tanto do clima temperado quanto do clima tropical. Porém, as temperaturas no inverno são mais amenas do que no clima temperado.
Estão corretas apenas as sentenças:
I, IV e V
II, III e IV
I, III e IV
I, II e IV
II, IV e V
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.
O ciclo da água corresponde à mudança contínua de estado da matéria em questão. Conforme nossos estudos sobre esse ciclo, leia as sentenças abaixo e assinale aquela que se refere aos fenômenos físicos que dele fazem parte:
III, IV e V.
I, III, e IV.
II, III e IV.
I, II e IV.
I, II, e III.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”.
Quando se fala de vegetação brasileira está-se referindo ao conjunto de formações ecológicas que formam a fitografia em nosso território.
Considerando os principais tipos de vegetações brasileiras, relacione as colunas abaixo:
A) Floresta Amazônia;
B) Mata de Araucárias ou Mata dos Pinhais;
C) Caatinga;
D) Pantanal;
A) ( ) Alternam períodos de muita chuva e seca, o que possibilita a ocorrência de vegetação rica e variada, com espécies típicas de outros ecossistemas.
B) ( ) O clima da região é temperado; tem sido a floresta mais explorada economicamente no país, atendendo tanto o mercado interno (papel e madeira) como às exportações.
C) ( ) As chuvas são escassas e irregulares nesse ecossistema, as árvores são esbranquiçadas e sem folhas (no período de seca).
D) ( ) Em ambiente de umidade elevada, a maior floresta pluvial contínua do mundo constitui uma vegetação densa e fechada.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
DBCA
DACB
ABDC
DBAC
CABD
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “o papel dos fatores e elementos ambientais na distribuição dos seres vivos do planeta”.
A confluência dos fatores climáticos em uma região determina o clima que predominará sobre ela. A latitude, a altitude, as massas de ar, a continentalidade e as correntes marítimas são responsáveis pelas características climáticas de cada região.
Conforme nossos estudos sobre os tipos climáticos, leia as afirmativas abaixo, julgue-as e posteriormente assinale a opção que contém as sentenças corretas.
I) Próximo à linha do equador predomina o clima equatorial. Dentre suas características estão a elevada umidade e alta temperatura, o que forma um ambiente riquíssimo para a fauna e flora.
II) O clima temperado é marcado pelas baixas temperaturas e restrita umidade, o que acontece de forma idêntica no clima subtropical. É comum nas latitudes altas.
III) O clima desértico é marcado pela baixa umidade e reduzida amplitude térmica. Nesse clima as temperaturas sempre são baixas, como no Saara, por exemplo.
IV) O clima polar é marcado pelas baixas temperaturas e umidade. O inverno é rigoroso nesse clima, e marcado pela noite, enquanto no verão é sempre dia.
V) O clima subtropical apresenta características tanto do clima temperado quanto do clima tropical. Porém, as temperaturas no inverno são mais amenas do que no clima temperado.
Estão corretas apenas as sentenças:
I, IV e V
II, III e IV
I, III e IV
I, II e IV
II, IV e V
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.
O ciclo da água corresponde à mudança contínua de estado da matéria em questão. Conforme nossos estudos sobre esse ciclo, leia as sentenças abaixo e assinale aquela que se refere aos fenômenos físicos que dele fazem parte:
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”.
Quando se fala de vegetação brasileira está-se referindo ao conjunto de formações ecológicas que formam a fitografia em nosso território.
Considerando os principais tipos de vegetações brasileiras, relacione as colunas abaixo:
A) Floresta Amazônia;
B) Mata de Araucárias ou Mata dos Pinhais;
C) Caatinga;
D) Pantanal;
A) ( ) Alternam períodos de muita chuva e seca, o que possibilita a ocorrência de vegetação rica e variada, com espécies típicas de outros ecossistemas.
B) ( ) O clima da região é temperado; tem sido a floresta mais explorada economicamente no país, atendendo tanto o mercado interno (papel e madeira) como às exportações.
C) ( ) As chuvas são escassas e irregulares nesse ecossistema, as árvores são esbranquiçadas e sem folhas (no período de seca).
D) ( ) Em ambiente de umidade elevada, a maior floresta pluvial contínua do mundo constitui uma vegetação densa e fechada.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
DBCA
DACB
ABDC
DBAC
CABD
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “o papel dos fatores e elementos ambientais na distribuição dos seres vivos do planeta”.
A confluência dos fatores climáticos em uma região determina o clima que predominará sobre ela. A latitude, a altitude, as massas de ar, a continentalidade e as correntes marítimas são responsáveis pelas características climáticas de cada região.
Conforme nossos estudos sobre os tipos climáticos, leia as afirmativas abaixo, julgue-as e posteriormente assinale a opção que contém as sentenças corretas.
I) Próximo à linha do equador predomina o clima equatorial. Dentre suas características estão a elevada umidade e alta temperatura, o que forma um ambiente riquíssimo para a fauna e flora.
II) O clima temperado é marcado pelas baixas temperaturas e restrita umidade, o que acontece de forma idêntica no clima subtropical. É comum nas latitudes altas.
III) O clima desértico é marcado pela baixa umidade e reduzida amplitude térmica. Nesse clima as temperaturas sempre são baixas, como no Saara, por exemplo.
IV) O clima polar é marcado pelas baixas temperaturas e umidade. O inverno é rigoroso nesse clima, e marcado pela noite, enquanto no verão é sempre dia.
V) O clima subtropical apresenta características tanto do clima temperado quanto do clima tropical. Porém, as temperaturas no inverno são mais amenas do que no clima temperado.
Estão corretas apenas as sentenças:
I, IV e V
II, III e IV
I, III e IV
I, II e IV
II, IV e V
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.
O ciclo da água corresponde à mudança contínua de estado da matéria em questão. Conforme nossos estudos sobre esse ciclo, leia as sentenças abaixo e assinale aquela que se refere aos fenômenos físicos que dele fazem parte:
I, IV e V
II, III e IV
I, III e IV
I, II e IV
II, IV e V