Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
O mecanismo de dispersão da “Maria-sem-vergonha” é bastante curioso: os frutos maduros, em reação à ação dos agentes dispersivos, explodem, lançando as sementes a longas distâncias.
Maria-sem-vergonha (Impatiens walleriana).
Fonte: fotografado por Marcomini, 2010.
Com base em nossos estudos sobre o processo biogeográfico da “dispersão”, leia, avalie e assinale a assertiva correta:
A dispersão garante o estabelecimento de diferentes organismos em regiões diversas do mundo. Uma vez dispersa a espécie, sua sobrevivência está garantida.
A capacidade de dispersão entre as plantas é muito alta, pois suas sementes ou poros são muito leves e viajam grandes distâncias, invariavelmente.
A dispersão das espécies é muito positiva para as espécies nativas, pois a espécie exótica compete com as nativas, sobrevivendo a mais adaptada.
A hipótese da dispersão afirma que membros de um mesmo táxon localizados em diferentes regiões do globo, tendem a se aproximar e formar comunidades.
A Impatiens walleriana é uma planta arbustiva originária da África, que alcançou grande abrangência no Brasil, por sua eficiente propagação e graças ao clima.