A COLONIZAÇÃO EUROPÉIA NAS AMÉRICAS
O período inicial de conquista e colonização da América predominou entre os anos de 1492 a 1556. Durante esse período, o governo espanhol utilizou estratégias, não só para assegurar a posse e a exploração das novas terras, como também para reduzir os custos dessa empreitada. A respeito dessas estratégias, associe corretamente a primeira coluna com a segunda:
(1) Adelantado
(2) Mita
(3) Encomienda
(4) Capitulación
(5) Exclusivo metropolitano
( ) documento oficial que regulava os direitos e as obrigações dos conquistadores e dos povos submetidos à Coroa espanhola.
( ) forma de organização do trabalho indígena, que consistia na obrigatoriedade de fornecer trabalho gratuito nas obras públicas (construção de templos, canais de irrigação, estradas, etc.) e nas minas.
( ) funcionava como chefe de um empreendimento militar e colonizador privado, sob a autoridade da Coroa. Tinha poderes de proprietário sobre as suas terras, poderes esses, por vezes, hereditários.
( ) visava a exploração das riquezas das novas terras e procurava garantir inteira exclusividade de lucros para a Monarquia espanhola.
( ) sistema de trabalho compulsório que concedia aos conquistadores um determinado número de aldeias e índios que deveriam ser catequizados e protegidos.
A seqüência correta está contida em:
4; 1; 2; 3; 5
1; 2; 3; 4; 5
3; 1; 5; 4; 2
4; 2; 1; 5; 3
5; 4; 3; 2; 1
O sistema colonial implantado pela Espanha, na América, apresentava características gerais que se enquadravam no conjunto das transformações que se operavam na época. A respeito dessas características, analise as afirmativas a seguir:
I - O exclusivismo metropolitano permitia que a metrópole vendesse caro seus produtos manufaturados às colônias e ao mesmo tempo comprasse barato dessas últimas suas exportações.
II - Toda a organização da sociedade colonial era concebida a partir do autoritarismo monárquico da Coroa espanhola, através dos seus representantes, das leis e das instituições.
III - Para efetivar a colonização foram instituídos privilégios e proibições econômicas à metrópole, que visavam preservar todas as riquezas para uso exclusivo das colônias.
IV - A combinação de autoritarismo e monopólio resultou num sistema extremamente coercitivo que empobreceu a metrópole e beneficiou as colônias.
As afirmativas corretas estão contidas em:
I, II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Leia com atenção o fragmento a seguir:
Precisamente, um dos aspectos mais importantes do desenvolvimento urbano na América Latina consiste na progressiva diferenciação das cidades e de processos urbanos que começaram por ser idênticos. Essa semelhança inicial constitui um fato básico para explicar os conflitos entre as condições impostas, a princípio, e as necessidades e possibilidades que apareceram depois em cada lugar e circunstância. (ROMERO, Jose Luis. América Latina: as cidades e as ideias, 2004, p.77).
A semelhança na formação das cidades colônias espanholas, enfatizada pelo autor, diz respeito à:
O crescimento livre das cidades, que acompanhava o território acidentado das colônias.
A criação de várias praças dentro do traçado urbano.
O predomínio das cidades mineradoras para atender à exploração colonial.
A manutenção da organização urbana das cidades indígenas, que serviu de modelo para as demais.
O traçado urbano regular, que caracterizou o modelo espanhol.
Leia o fragmento a seguir:
Entre a Igreja e o estado existiu uma parceria quase que perfeita: o estado contribuiu com a força, a Igreja com a ideologia. Isso não significa que Igreja e Estado eram entidade distintas. Entretanto, estas duas instituições estavam unidas de tal forma que sempre era difícil determinar onde começava uma e onde a outra. (SANTOS, 2006, p.48).
Acerca das relações entre a Igreja Católica e o Estado Espanhol na América Colonial, é correto afirmar que:
O Estado Espanhol reservava-se o direito de fundar as dioceses e de designar seus respectivos bispos.
A Igreja Católica recolhia de forma exclusiva o dízimo e repassava parte deste à Coroa Espanhola.
A Igreja Católica era encarregada de pagar as gratificações ao clero e de edificar os templos católicos.
A Igreja Católica organizou as expedições militares que objetivavam o domínio das riquezas coloniais.
O Estado Espanhol impediu que a Igreja Católica dirigisse a instrução e a educação dos colonos.
Leia com atenção:
O processo do êxodo rural na Inglaterra acentuava-se no decorrer do século XVII e inundava as cidades inglesas de homens sem recursos. [...] Naturalmente, as autoridades inglesas também viam com simpatia a ida desses elementos para lugares distantes. A colônia serviria, assim, como receptáculo de tudo que a metrópole não desejasse. (KARNAL, Leandro et. al. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. SP: Contexto, 2007, p. 44).
O fragmento aponta para um contexto político e socioeconômico inglês do século XVII que está relacionado com:
a criação de órgãos específicos para controlar a produção de algodão e a transformação dos pequenos proprietários em comerciantes urbanos.
a transferência de recursos pré-industriais para as colônias com o objetivo de renovar as tecnologias de produção na Inglaterra.
o processo de cercamento dos campos e a intensa imigração de pessoas para a América do Norte.
o processo de êxodo rural e a criação de pequenas cidades inglesas para homens sem recursos.
o desenvolvimento das primeiras indústrias manufatureiras que levou à Revolução Industrial.
Na América inglesa, não houve nenhum processo sistemático de catequese e de conversão religiosa dos índios, apesar de algumas iniciativas nesse sentido. A mestiçagem também não foi um fator determinante da colonização inglesa: brancos e índios confrontaram-se muitas vezes e se mantiveram separados.
Esse cenário se justificou, principalmente, porque:
os indígenas não tinham o costume do trabalho e foram substituídos pela mão-de-obra escrava na maioria das colônias.
as colônias não possuíam uma estrutura sócio-administrativa para incluir os indígenas em suas atividades, por isso foram ignorados.
os colonos não tiveram interesse de buscar uma aproximação com os indígenas para manter a pureza da raça ariana.
os indígenas se mostraram pacíficos e dispostos a colaborar para a expansão colonial inglesa.
apesar de conviver com o indígena, a política dominante nas colônias foi o isolamento desses povos ou mesmo seu extermínio para posse de novas terras.
Observe o esquema para responder a questão:
O comércio triangular era altamente lucrativo para as colônias inglesas do norte. Fatores de ordens climática e geográfica possibilitaram o surgimento desse comércio mercantil, que possibilitou às colônias alcançarem certa autonomia econômica em relação à metrópole inglesa.
Sobre as relações estabelecidas, conforme o esquema acima, assinale a alternativa que identifica corretamente a rota com os produtos comercializados entre os continentes:
Rota 1: As Antilhas forneciam rum para a África em troca de escravos que eram vendidos para as Américas, que por sua vez exportava produtos manufaturados para as Antilhas.
Rota 2: As Antilhas forneciam açúcar e tabaco para a América, que trocava por produtos manufaturados na África, que por sua fornecia o rum para as Antilhas.
Rota 1: A América exportava o rum para a África, que em troca, vendia escravos para as Antilhas, que por sua vez forneciam o melaço da cana para fabricação de rum na América.
Rota 2: A América exportava produtos manufaturados para as Antilhas, que trocava esses produtos por algodão e açúcar na África, que vendia servos por contrato para a América.
Rota 1: A América exportava têxteis para África, que fornecia rum para as Antilhas, que, por sua vez, trocava o rum por escravos nas Américas.
Leia com atenção o texto a seguir:
Neste sistema, que consistia em prestações compulsórias e rotativas de trabalho, cada comunidade deveria fornecer um número proporcional à sua população de homens adultos que trabalhariam periodicamente nas empresas coloniais (minas, haciendas e serviços públicos). A duração das jornadas de trabalho compulsório e a proporção de índios envolvidos variavam muito de região para região.
O texto se refere à seguinte forma de trabalho utilizada na América Espanhola:
Requerimento
Encomienda
Servidão coletiva
Escravidão
Repartimiento
A colonização inglesa na América iniciou tardiamente se comparada à colonização Ibérica e ganhou impulso apenas no século XVII, com a ação das companhias de comércio de Londres e Plymouth, que fundaram os primeiros núcleos fixos de povoamento.
Sobre a colonização inglesa, analise as afirmativas a seguir:
I - Dentre as pessoas que foram enviadas para as colônias estão nobres, pequenos proprietários, aventureiros, órfãos, mulheres; a maioria sem recursos e degredados.
II - A Inglaterra impôs às Treze Colônias um modelo de colonização centralizado, nos moldes da colonização ibérica.
III - A perseguição religiosa na Inglaterra motivou a vinda de milhares de puritanos que estabeleceram nas colônias do norte uma convivência pacífica baseada na tolerância religiosa.
IV - Na América Inglesa predominaram núcleos coloniais separados, marcados pela forte autonomia política e administrativa.
É correto apenas o que se afirma em:
(1) Adelantado
(2) Mita
(3) Encomienda
(4) Capitulación
(5) Exclusivo metropolitano
( ) forma de organização do trabalho indígena, que consistia na obrigatoriedade de fornecer trabalho gratuito nas obras públicas (construção de templos, canais de irrigação, estradas, etc.) e nas minas.
( ) funcionava como chefe de um empreendimento militar e colonizador privado, sob a autoridade da Coroa. Tinha poderes de proprietário sobre as suas terras, poderes esses, por vezes, hereditários.
( ) visava a exploração das riquezas das novas terras e procurava garantir inteira exclusividade de lucros para a Monarquia espanhola.
( ) sistema de trabalho compulsório que concedia aos conquistadores um determinado número de aldeias e índios que deveriam ser catequizados e protegidos.
A seqüência correta está contida em:
4; 1; 2; 3; 5
1; 2; 3; 4; 5
3; 1; 5; 4; 2
4; 2; 1; 5; 3
5; 4; 3; 2; 1
O sistema colonial implantado pela Espanha, na América, apresentava características gerais que se enquadravam no conjunto das transformações que se operavam na época. A respeito dessas características, analise as afirmativas a seguir:
I - O exclusivismo metropolitano permitia que a metrópole vendesse caro seus produtos manufaturados às colônias e ao mesmo tempo comprasse barato dessas últimas suas exportações.
II - Toda a organização da sociedade colonial era concebida a partir do autoritarismo monárquico da Coroa espanhola, através dos seus representantes, das leis e das instituições.
III - Para efetivar a colonização foram instituídos privilégios e proibições econômicas à metrópole, que visavam preservar todas as riquezas para uso exclusivo das colônias.
IV - A combinação de autoritarismo e monopólio resultou num sistema extremamente coercitivo que empobreceu a metrópole e beneficiou as colônias.
As afirmativas corretas estão contidas em:
I, II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Leia com atenção o fragmento a seguir:
Precisamente, um dos aspectos mais importantes do desenvolvimento urbano na América Latina consiste na progressiva diferenciação das cidades e de processos urbanos que começaram por ser idênticos. Essa semelhança inicial constitui um fato básico para explicar os conflitos entre as condições impostas, a princípio, e as necessidades e possibilidades que apareceram depois em cada lugar e circunstância. (ROMERO, Jose Luis. América Latina: as cidades e as ideias, 2004, p.77).
A semelhança na formação das cidades colônias espanholas, enfatizada pelo autor, diz respeito à:
O crescimento livre das cidades, que acompanhava o território acidentado das colônias.
A criação de várias praças dentro do traçado urbano.
O predomínio das cidades mineradoras para atender à exploração colonial.
A manutenção da organização urbana das cidades indígenas, que serviu de modelo para as demais.
O traçado urbano regular, que caracterizou o modelo espanhol.
Leia o fragmento a seguir:
Entre a Igreja e o estado existiu uma parceria quase que perfeita: o estado contribuiu com a força, a Igreja com a ideologia. Isso não significa que Igreja e Estado eram entidade distintas. Entretanto, estas duas instituições estavam unidas de tal forma que sempre era difícil determinar onde começava uma e onde a outra. (SANTOS, 2006, p.48).
Acerca das relações entre a Igreja Católica e o Estado Espanhol na América Colonial, é correto afirmar que:
O Estado Espanhol reservava-se o direito de fundar as dioceses e de designar seus respectivos bispos.
A Igreja Católica recolhia de forma exclusiva o dízimo e repassava parte deste à Coroa Espanhola.
A Igreja Católica era encarregada de pagar as gratificações ao clero e de edificar os templos católicos.
A Igreja Católica organizou as expedições militares que objetivavam o domínio das riquezas coloniais.
O Estado Espanhol impediu que a Igreja Católica dirigisse a instrução e a educação dos colonos.
Leia com atenção:
O processo do êxodo rural na Inglaterra acentuava-se no decorrer do século XVII e inundava as cidades inglesas de homens sem recursos. [...] Naturalmente, as autoridades inglesas também viam com simpatia a ida desses elementos para lugares distantes. A colônia serviria, assim, como receptáculo de tudo que a metrópole não desejasse. (KARNAL, Leandro et. al. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. SP: Contexto, 2007, p. 44).
O fragmento aponta para um contexto político e socioeconômico inglês do século XVII que está relacionado com:
a criação de órgãos específicos para controlar a produção de algodão e a transformação dos pequenos proprietários em comerciantes urbanos.
a transferência de recursos pré-industriais para as colônias com o objetivo de renovar as tecnologias de produção na Inglaterra.
o processo de cercamento dos campos e a intensa imigração de pessoas para a América do Norte.
o processo de êxodo rural e a criação de pequenas cidades inglesas para homens sem recursos.
o desenvolvimento das primeiras indústrias manufatureiras que levou à Revolução Industrial.
Na América inglesa, não houve nenhum processo sistemático de catequese e de conversão religiosa dos índios, apesar de algumas iniciativas nesse sentido. A mestiçagem também não foi um fator determinante da colonização inglesa: brancos e índios confrontaram-se muitas vezes e se mantiveram separados.
Esse cenário se justificou, principalmente, porque:
os indígenas não tinham o costume do trabalho e foram substituídos pela mão-de-obra escrava na maioria das colônias.
as colônias não possuíam uma estrutura sócio-administrativa para incluir os indígenas em suas atividades, por isso foram ignorados.
os colonos não tiveram interesse de buscar uma aproximação com os indígenas para manter a pureza da raça ariana.
os indígenas se mostraram pacíficos e dispostos a colaborar para a expansão colonial inglesa.
apesar de conviver com o indígena, a política dominante nas colônias foi o isolamento desses povos ou mesmo seu extermínio para posse de novas terras.
Observe o esquema para responder a questão:
O comércio triangular era altamente lucrativo para as colônias inglesas do norte. Fatores de ordens climática e geográfica possibilitaram o surgimento desse comércio mercantil, que possibilitou às colônias alcançarem certa autonomia econômica em relação à metrópole inglesa.
Sobre as relações estabelecidas, conforme o esquema acima, assinale a alternativa que identifica corretamente a rota com os produtos comercializados entre os continentes:
Rota 1: As Antilhas forneciam rum para a África em troca de escravos que eram vendidos para as Américas, que por sua vez exportava produtos manufaturados para as Antilhas.
Rota 2: As Antilhas forneciam açúcar e tabaco para a América, que trocava por produtos manufaturados na África, que por sua fornecia o rum para as Antilhas.
Rota 1: A América exportava o rum para a África, que em troca, vendia escravos para as Antilhas, que por sua vez forneciam o melaço da cana para fabricação de rum na América.
Rota 2: A América exportava produtos manufaturados para as Antilhas, que trocava esses produtos por algodão e açúcar na África, que vendia servos por contrato para a América.
Rota 1: A América exportava têxteis para África, que fornecia rum para as Antilhas, que, por sua vez, trocava o rum por escravos nas Américas.
Leia com atenção o texto a seguir:
Neste sistema, que consistia em prestações compulsórias e rotativas de trabalho, cada comunidade deveria fornecer um número proporcional à sua população de homens adultos que trabalhariam periodicamente nas empresas coloniais (minas, haciendas e serviços públicos). A duração das jornadas de trabalho compulsório e a proporção de índios envolvidos variavam muito de região para região.
O texto se refere à seguinte forma de trabalho utilizada na América Espanhola:
Requerimento
Encomienda
Servidão coletiva
Escravidão
Repartimiento
A colonização inglesa na América iniciou tardiamente se comparada à colonização Ibérica e ganhou impulso apenas no século XVII, com a ação das companhias de comércio de Londres e Plymouth, que fundaram os primeiros núcleos fixos de povoamento.
Sobre a colonização inglesa, analise as afirmativas a seguir:
I - Dentre as pessoas que foram enviadas para as colônias estão nobres, pequenos proprietários, aventureiros, órfãos, mulheres; a maioria sem recursos e degredados.
II - A Inglaterra impôs às Treze Colônias um modelo de colonização centralizado, nos moldes da colonização ibérica.
III - A perseguição religiosa na Inglaterra motivou a vinda de milhares de puritanos que estabeleceram nas colônias do norte uma convivência pacífica baseada na tolerância religiosa.
IV - Na América Inglesa predominaram núcleos coloniais separados, marcados pela forte autonomia política e administrativa.
É correto apenas o que se afirma em:
I - O exclusivismo metropolitano permitia que a metrópole vendesse caro seus produtos manufaturados às colônias e ao mesmo tempo comprasse barato dessas últimas suas exportações.
II - Toda a organização da sociedade colonial era concebida a partir do autoritarismo monárquico da Coroa espanhola, através dos seus representantes, das leis e das instituições.
III - Para efetivar a colonização foram instituídos privilégios e proibições econômicas à metrópole, que visavam preservar todas as riquezas para uso exclusivo das colônias.
IV - A combinação de autoritarismo e monopólio resultou num sistema extremamente coercitivo que empobreceu a metrópole e beneficiou as colônias.
As afirmativas corretas estão contidas em:
I, II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Leia com atenção o fragmento a seguir:
Precisamente, um dos aspectos mais importantes do desenvolvimento urbano na América Latina consiste na progressiva diferenciação das cidades e de processos urbanos que começaram por ser idênticos. Essa semelhança inicial constitui um fato básico para explicar os conflitos entre as condições impostas, a princípio, e as necessidades e possibilidades que apareceram depois em cada lugar e circunstância. (ROMERO, Jose Luis. América Latina: as cidades e as ideias, 2004, p.77).
A semelhança na formação das cidades colônias espanholas, enfatizada pelo autor, diz respeito à:
O crescimento livre das cidades, que acompanhava o território acidentado das colônias.
A criação de várias praças dentro do traçado urbano.
O predomínio das cidades mineradoras para atender à exploração colonial.
A manutenção da organização urbana das cidades indígenas, que serviu de modelo para as demais.
O traçado urbano regular, que caracterizou o modelo espanhol.
Leia o fragmento a seguir:
Entre a Igreja e o estado existiu uma parceria quase que perfeita: o estado contribuiu com a força, a Igreja com a ideologia. Isso não significa que Igreja e Estado eram entidade distintas. Entretanto, estas duas instituições estavam unidas de tal forma que sempre era difícil determinar onde começava uma e onde a outra. (SANTOS, 2006, p.48).
Acerca das relações entre a Igreja Católica e o Estado Espanhol na América Colonial, é correto afirmar que:
O Estado Espanhol reservava-se o direito de fundar as dioceses e de designar seus respectivos bispos.
A Igreja Católica recolhia de forma exclusiva o dízimo e repassava parte deste à Coroa Espanhola.
A Igreja Católica era encarregada de pagar as gratificações ao clero e de edificar os templos católicos.
A Igreja Católica organizou as expedições militares que objetivavam o domínio das riquezas coloniais.
O Estado Espanhol impediu que a Igreja Católica dirigisse a instrução e a educação dos colonos.
Leia com atenção:
O processo do êxodo rural na Inglaterra acentuava-se no decorrer do século XVII e inundava as cidades inglesas de homens sem recursos. [...] Naturalmente, as autoridades inglesas também viam com simpatia a ida desses elementos para lugares distantes. A colônia serviria, assim, como receptáculo de tudo que a metrópole não desejasse. (KARNAL, Leandro et. al. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. SP: Contexto, 2007, p. 44).
O fragmento aponta para um contexto político e socioeconômico inglês do século XVII que está relacionado com:
a criação de órgãos específicos para controlar a produção de algodão e a transformação dos pequenos proprietários em comerciantes urbanos.
a transferência de recursos pré-industriais para as colônias com o objetivo de renovar as tecnologias de produção na Inglaterra.
o processo de cercamento dos campos e a intensa imigração de pessoas para a América do Norte.
o processo de êxodo rural e a criação de pequenas cidades inglesas para homens sem recursos.
o desenvolvimento das primeiras indústrias manufatureiras que levou à Revolução Industrial.
Na América inglesa, não houve nenhum processo sistemático de catequese e de conversão religiosa dos índios, apesar de algumas iniciativas nesse sentido. A mestiçagem também não foi um fator determinante da colonização inglesa: brancos e índios confrontaram-se muitas vezes e se mantiveram separados.
Esse cenário se justificou, principalmente, porque:
os indígenas não tinham o costume do trabalho e foram substituídos pela mão-de-obra escrava na maioria das colônias.
as colônias não possuíam uma estrutura sócio-administrativa para incluir os indígenas em suas atividades, por isso foram ignorados.
os colonos não tiveram interesse de buscar uma aproximação com os indígenas para manter a pureza da raça ariana.
os indígenas se mostraram pacíficos e dispostos a colaborar para a expansão colonial inglesa.
apesar de conviver com o indígena, a política dominante nas colônias foi o isolamento desses povos ou mesmo seu extermínio para posse de novas terras.
Observe o esquema para responder a questão:
O comércio triangular era altamente lucrativo para as colônias inglesas do norte. Fatores de ordens climática e geográfica possibilitaram o surgimento desse comércio mercantil, que possibilitou às colônias alcançarem certa autonomia econômica em relação à metrópole inglesa.
Sobre as relações estabelecidas, conforme o esquema acima, assinale a alternativa que identifica corretamente a rota com os produtos comercializados entre os continentes:
Rota 1: As Antilhas forneciam rum para a África em troca de escravos que eram vendidos para as Américas, que por sua vez exportava produtos manufaturados para as Antilhas.
Rota 2: As Antilhas forneciam açúcar e tabaco para a América, que trocava por produtos manufaturados na África, que por sua fornecia o rum para as Antilhas.
Rota 1: A América exportava o rum para a África, que em troca, vendia escravos para as Antilhas, que por sua vez forneciam o melaço da cana para fabricação de rum na América.
Rota 2: A América exportava produtos manufaturados para as Antilhas, que trocava esses produtos por algodão e açúcar na África, que vendia servos por contrato para a América.
Rota 1: A América exportava têxteis para África, que fornecia rum para as Antilhas, que, por sua vez, trocava o rum por escravos nas Américas.
Leia com atenção o texto a seguir:
Neste sistema, que consistia em prestações compulsórias e rotativas de trabalho, cada comunidade deveria fornecer um número proporcional à sua população de homens adultos que trabalhariam periodicamente nas empresas coloniais (minas, haciendas e serviços públicos). A duração das jornadas de trabalho compulsório e a proporção de índios envolvidos variavam muito de região para região.
O texto se refere à seguinte forma de trabalho utilizada na América Espanhola:
Requerimento
Encomienda
Servidão coletiva
Escravidão
Repartimiento
A colonização inglesa na América iniciou tardiamente se comparada à colonização Ibérica e ganhou impulso apenas no século XVII, com a ação das companhias de comércio de Londres e Plymouth, que fundaram os primeiros núcleos fixos de povoamento.
Sobre a colonização inglesa, analise as afirmativas a seguir:
I - Dentre as pessoas que foram enviadas para as colônias estão nobres, pequenos proprietários, aventureiros, órfãos, mulheres; a maioria sem recursos e degredados.
II - A Inglaterra impôs às Treze Colônias um modelo de colonização centralizado, nos moldes da colonização ibérica.
III - A perseguição religiosa na Inglaterra motivou a vinda de milhares de puritanos que estabeleceram nas colônias do norte uma convivência pacífica baseada na tolerância religiosa.
IV - Na América Inglesa predominaram núcleos coloniais separados, marcados pela forte autonomia política e administrativa.
É correto apenas o que se afirma em:
Precisamente, um dos aspectos mais importantes do desenvolvimento urbano na América Latina consiste na progressiva diferenciação das cidades e de processos urbanos que começaram por ser idênticos. Essa semelhança inicial constitui um fato básico para explicar os conflitos entre as condições impostas, a princípio, e as necessidades e possibilidades que apareceram depois em cada lugar e circunstância. (ROMERO, Jose Luis. América Latina: as cidades e as ideias, 2004, p.77).
A semelhança na formação das cidades colônias espanholas, enfatizada pelo autor, diz respeito à:
O crescimento livre das cidades, que acompanhava o território acidentado das colônias.
A criação de várias praças dentro do traçado urbano.
O predomínio das cidades mineradoras para atender à exploração colonial.
A manutenção da organização urbana das cidades indígenas, que serviu de modelo para as demais.
O traçado urbano regular, que caracterizou o modelo espanhol.
Leia o fragmento a seguir:
Entre a Igreja e o estado existiu uma parceria quase que perfeita: o estado contribuiu com a força, a Igreja com a ideologia. Isso não significa que Igreja e Estado eram entidade distintas. Entretanto, estas duas instituições estavam unidas de tal forma que sempre era difícil determinar onde começava uma e onde a outra. (SANTOS, 2006, p.48).
Acerca das relações entre a Igreja Católica e o Estado Espanhol na América Colonial, é correto afirmar que:
O Estado Espanhol reservava-se o direito de fundar as dioceses e de designar seus respectivos bispos.
A Igreja Católica recolhia de forma exclusiva o dízimo e repassava parte deste à Coroa Espanhola.
A Igreja Católica era encarregada de pagar as gratificações ao clero e de edificar os templos católicos.
A Igreja Católica organizou as expedições militares que objetivavam o domínio das riquezas coloniais.
O Estado Espanhol impediu que a Igreja Católica dirigisse a instrução e a educação dos colonos.
Leia com atenção:
O processo do êxodo rural na Inglaterra acentuava-se no decorrer do século XVII e inundava as cidades inglesas de homens sem recursos. [...] Naturalmente, as autoridades inglesas também viam com simpatia a ida desses elementos para lugares distantes. A colônia serviria, assim, como receptáculo de tudo que a metrópole não desejasse. (KARNAL, Leandro et. al. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. SP: Contexto, 2007, p. 44).
O fragmento aponta para um contexto político e socioeconômico inglês do século XVII que está relacionado com:
a criação de órgãos específicos para controlar a produção de algodão e a transformação dos pequenos proprietários em comerciantes urbanos.
a transferência de recursos pré-industriais para as colônias com o objetivo de renovar as tecnologias de produção na Inglaterra.
o processo de cercamento dos campos e a intensa imigração de pessoas para a América do Norte.
o processo de êxodo rural e a criação de pequenas cidades inglesas para homens sem recursos.
o desenvolvimento das primeiras indústrias manufatureiras que levou à Revolução Industrial.
Na América inglesa, não houve nenhum processo sistemático de catequese e de conversão religiosa dos índios, apesar de algumas iniciativas nesse sentido. A mestiçagem também não foi um fator determinante da colonização inglesa: brancos e índios confrontaram-se muitas vezes e se mantiveram separados.
Esse cenário se justificou, principalmente, porque:
os indígenas não tinham o costume do trabalho e foram substituídos pela mão-de-obra escrava na maioria das colônias.
as colônias não possuíam uma estrutura sócio-administrativa para incluir os indígenas em suas atividades, por isso foram ignorados.
os colonos não tiveram interesse de buscar uma aproximação com os indígenas para manter a pureza da raça ariana.
os indígenas se mostraram pacíficos e dispostos a colaborar para a expansão colonial inglesa.
apesar de conviver com o indígena, a política dominante nas colônias foi o isolamento desses povos ou mesmo seu extermínio para posse de novas terras.
Observe o esquema para responder a questão:
O comércio triangular era altamente lucrativo para as colônias inglesas do norte. Fatores de ordens climática e geográfica possibilitaram o surgimento desse comércio mercantil, que possibilitou às colônias alcançarem certa autonomia econômica em relação à metrópole inglesa.
Sobre as relações estabelecidas, conforme o esquema acima, assinale a alternativa que identifica corretamente a rota com os produtos comercializados entre os continentes:
Rota 1: As Antilhas forneciam rum para a África em troca de escravos que eram vendidos para as Américas, que por sua vez exportava produtos manufaturados para as Antilhas.
Rota 2: As Antilhas forneciam açúcar e tabaco para a América, que trocava por produtos manufaturados na África, que por sua fornecia o rum para as Antilhas.
Rota 1: A América exportava o rum para a África, que em troca, vendia escravos para as Antilhas, que por sua vez forneciam o melaço da cana para fabricação de rum na América.
Rota 2: A América exportava produtos manufaturados para as Antilhas, que trocava esses produtos por algodão e açúcar na África, que vendia servos por contrato para a América.
Rota 1: A América exportava têxteis para África, que fornecia rum para as Antilhas, que, por sua vez, trocava o rum por escravos nas Américas.
Leia com atenção o texto a seguir:
Neste sistema, que consistia em prestações compulsórias e rotativas de trabalho, cada comunidade deveria fornecer um número proporcional à sua população de homens adultos que trabalhariam periodicamente nas empresas coloniais (minas, haciendas e serviços públicos). A duração das jornadas de trabalho compulsório e a proporção de índios envolvidos variavam muito de região para região.
O texto se refere à seguinte forma de trabalho utilizada na América Espanhola:
Requerimento
Encomienda
Servidão coletiva
Escravidão
Repartimiento
A colonização inglesa na América iniciou tardiamente se comparada à colonização Ibérica e ganhou impulso apenas no século XVII, com a ação das companhias de comércio de Londres e Plymouth, que fundaram os primeiros núcleos fixos de povoamento.
Sobre a colonização inglesa, analise as afirmativas a seguir:
I - Dentre as pessoas que foram enviadas para as colônias estão nobres, pequenos proprietários, aventureiros, órfãos, mulheres; a maioria sem recursos e degredados.
II - A Inglaterra impôs às Treze Colônias um modelo de colonização centralizado, nos moldes da colonização ibérica.
III - A perseguição religiosa na Inglaterra motivou a vinda de milhares de puritanos que estabeleceram nas colônias do norte uma convivência pacífica baseada na tolerância religiosa.
IV - Na América Inglesa predominaram núcleos coloniais separados, marcados pela forte autonomia política e administrativa.
É correto apenas o que se afirma em:
Entre a Igreja e o estado existiu uma parceria quase que perfeita: o estado contribuiu com a força, a Igreja com a ideologia. Isso não significa que Igreja e Estado eram entidade distintas. Entretanto, estas duas instituições estavam unidas de tal forma que sempre era difícil determinar onde começava uma e onde a outra. (SANTOS, 2006, p.48).
Acerca das relações entre a Igreja Católica e o Estado Espanhol na América Colonial, é correto afirmar que:
O Estado Espanhol reservava-se o direito de fundar as dioceses e de designar seus respectivos bispos.
A Igreja Católica recolhia de forma exclusiva o dízimo e repassava parte deste à Coroa Espanhola.
A Igreja Católica era encarregada de pagar as gratificações ao clero e de edificar os templos católicos.
A Igreja Católica organizou as expedições militares que objetivavam o domínio das riquezas coloniais.
O Estado Espanhol impediu que a Igreja Católica dirigisse a instrução e a educação dos colonos.
Leia com atenção:
O processo do êxodo rural na Inglaterra acentuava-se no decorrer do século XVII e inundava as cidades inglesas de homens sem recursos. [...] Naturalmente, as autoridades inglesas também viam com simpatia a ida desses elementos para lugares distantes. A colônia serviria, assim, como receptáculo de tudo que a metrópole não desejasse. (KARNAL, Leandro et. al. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. SP: Contexto, 2007, p. 44).
O fragmento aponta para um contexto político e socioeconômico inglês do século XVII que está relacionado com:
a criação de órgãos específicos para controlar a produção de algodão e a transformação dos pequenos proprietários em comerciantes urbanos.
a transferência de recursos pré-industriais para as colônias com o objetivo de renovar as tecnologias de produção na Inglaterra.
o processo de cercamento dos campos e a intensa imigração de pessoas para a América do Norte.
o processo de êxodo rural e a criação de pequenas cidades inglesas para homens sem recursos.
o desenvolvimento das primeiras indústrias manufatureiras que levou à Revolução Industrial.
Na América inglesa, não houve nenhum processo sistemático de catequese e de conversão religiosa dos índios, apesar de algumas iniciativas nesse sentido. A mestiçagem também não foi um fator determinante da colonização inglesa: brancos e índios confrontaram-se muitas vezes e se mantiveram separados.
Esse cenário se justificou, principalmente, porque:
os indígenas não tinham o costume do trabalho e foram substituídos pela mão-de-obra escrava na maioria das colônias.
as colônias não possuíam uma estrutura sócio-administrativa para incluir os indígenas em suas atividades, por isso foram ignorados.
os colonos não tiveram interesse de buscar uma aproximação com os indígenas para manter a pureza da raça ariana.
os indígenas se mostraram pacíficos e dispostos a colaborar para a expansão colonial inglesa.
apesar de conviver com o indígena, a política dominante nas colônias foi o isolamento desses povos ou mesmo seu extermínio para posse de novas terras.
Observe o esquema para responder a questão:
O comércio triangular era altamente lucrativo para as colônias inglesas do norte. Fatores de ordens climática e geográfica possibilitaram o surgimento desse comércio mercantil, que possibilitou às colônias alcançarem certa autonomia econômica em relação à metrópole inglesa.
Sobre as relações estabelecidas, conforme o esquema acima, assinale a alternativa que identifica corretamente a rota com os produtos comercializados entre os continentes:
Rota 1: As Antilhas forneciam rum para a África em troca de escravos que eram vendidos para as Américas, que por sua vez exportava produtos manufaturados para as Antilhas.
Rota 2: As Antilhas forneciam açúcar e tabaco para a América, que trocava por produtos manufaturados na África, que por sua fornecia o rum para as Antilhas.
Rota 1: A América exportava o rum para a África, que em troca, vendia escravos para as Antilhas, que por sua vez forneciam o melaço da cana para fabricação de rum na América.
Rota 2: A América exportava produtos manufaturados para as Antilhas, que trocava esses produtos por algodão e açúcar na África, que vendia servos por contrato para a América.
Rota 1: A América exportava têxteis para África, que fornecia rum para as Antilhas, que, por sua vez, trocava o rum por escravos nas Américas.
Leia com atenção o texto a seguir:
Neste sistema, que consistia em prestações compulsórias e rotativas de trabalho, cada comunidade deveria fornecer um número proporcional à sua população de homens adultos que trabalhariam periodicamente nas empresas coloniais (minas, haciendas e serviços públicos). A duração das jornadas de trabalho compulsório e a proporção de índios envolvidos variavam muito de região para região.
O texto se refere à seguinte forma de trabalho utilizada na América Espanhola:
Requerimento
Encomienda
Servidão coletiva
Escravidão
Repartimiento
A colonização inglesa na América iniciou tardiamente se comparada à colonização Ibérica e ganhou impulso apenas no século XVII, com a ação das companhias de comércio de Londres e Plymouth, que fundaram os primeiros núcleos fixos de povoamento.
Sobre a colonização inglesa, analise as afirmativas a seguir:
I - Dentre as pessoas que foram enviadas para as colônias estão nobres, pequenos proprietários, aventureiros, órfãos, mulheres; a maioria sem recursos e degredados.
II - A Inglaterra impôs às Treze Colônias um modelo de colonização centralizado, nos moldes da colonização ibérica.
III - A perseguição religiosa na Inglaterra motivou a vinda de milhares de puritanos que estabeleceram nas colônias do norte uma convivência pacífica baseada na tolerância religiosa.
IV - Na América Inglesa predominaram núcleos coloniais separados, marcados pela forte autonomia política e administrativa.
É correto apenas o que se afirma em:
O processo do êxodo rural na Inglaterra acentuava-se no decorrer do século XVII e inundava as cidades inglesas de homens sem recursos. [...] Naturalmente, as autoridades inglesas também viam com simpatia a ida desses elementos para lugares distantes. A colônia serviria, assim, como receptáculo de tudo que a metrópole não desejasse. (KARNAL, Leandro et. al. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. SP: Contexto, 2007, p. 44).
O fragmento aponta para um contexto político e socioeconômico inglês do século XVII que está relacionado com:
a criação de órgãos específicos para controlar a produção de algodão e a transformação dos pequenos proprietários em comerciantes urbanos.
a transferência de recursos pré-industriais para as colônias com o objetivo de renovar as tecnologias de produção na Inglaterra.
o processo de cercamento dos campos e a intensa imigração de pessoas para a América do Norte.
o processo de êxodo rural e a criação de pequenas cidades inglesas para homens sem recursos.
o desenvolvimento das primeiras indústrias manufatureiras que levou à Revolução Industrial.
Na América inglesa, não houve nenhum processo sistemático de catequese e de conversão religiosa dos índios, apesar de algumas iniciativas nesse sentido. A mestiçagem também não foi um fator determinante da colonização inglesa: brancos e índios confrontaram-se muitas vezes e se mantiveram separados.
Esse cenário se justificou, principalmente, porque:
os indígenas não tinham o costume do trabalho e foram substituídos pela mão-de-obra escrava na maioria das colônias.
as colônias não possuíam uma estrutura sócio-administrativa para incluir os indígenas em suas atividades, por isso foram ignorados.
os colonos não tiveram interesse de buscar uma aproximação com os indígenas para manter a pureza da raça ariana.
os indígenas se mostraram pacíficos e dispostos a colaborar para a expansão colonial inglesa.
apesar de conviver com o indígena, a política dominante nas colônias foi o isolamento desses povos ou mesmo seu extermínio para posse de novas terras.
Observe o esquema para responder a questão:
O comércio triangular era altamente lucrativo para as colônias inglesas do norte. Fatores de ordens climática e geográfica possibilitaram o surgimento desse comércio mercantil, que possibilitou às colônias alcançarem certa autonomia econômica em relação à metrópole inglesa.
Sobre as relações estabelecidas, conforme o esquema acima, assinale a alternativa que identifica corretamente a rota com os produtos comercializados entre os continentes:
Rota 1: As Antilhas forneciam rum para a África em troca de escravos que eram vendidos para as Américas, que por sua vez exportava produtos manufaturados para as Antilhas.
Rota 2: As Antilhas forneciam açúcar e tabaco para a América, que trocava por produtos manufaturados na África, que por sua fornecia o rum para as Antilhas.
Rota 1: A América exportava o rum para a África, que em troca, vendia escravos para as Antilhas, que por sua vez forneciam o melaço da cana para fabricação de rum na América.
Rota 2: A América exportava produtos manufaturados para as Antilhas, que trocava esses produtos por algodão e açúcar na África, que vendia servos por contrato para a América.
Rota 1: A América exportava têxteis para África, que fornecia rum para as Antilhas, que, por sua vez, trocava o rum por escravos nas Américas.
Leia com atenção o texto a seguir:
Neste sistema, que consistia em prestações compulsórias e rotativas de trabalho, cada comunidade deveria fornecer um número proporcional à sua população de homens adultos que trabalhariam periodicamente nas empresas coloniais (minas, haciendas e serviços públicos). A duração das jornadas de trabalho compulsório e a proporção de índios envolvidos variavam muito de região para região.
O texto se refere à seguinte forma de trabalho utilizada na América Espanhola:
Requerimento
Encomienda
Servidão coletiva
Escravidão
Repartimiento
A colonização inglesa na América iniciou tardiamente se comparada à colonização Ibérica e ganhou impulso apenas no século XVII, com a ação das companhias de comércio de Londres e Plymouth, que fundaram os primeiros núcleos fixos de povoamento.
Sobre a colonização inglesa, analise as afirmativas a seguir:
I - Dentre as pessoas que foram enviadas para as colônias estão nobres, pequenos proprietários, aventureiros, órfãos, mulheres; a maioria sem recursos e degredados.
II - A Inglaterra impôs às Treze Colônias um modelo de colonização centralizado, nos moldes da colonização ibérica.
III - A perseguição religiosa na Inglaterra motivou a vinda de milhares de puritanos que estabeleceram nas colônias do norte uma convivência pacífica baseada na tolerância religiosa.
IV - Na América Inglesa predominaram núcleos coloniais separados, marcados pela forte autonomia política e administrativa.
É correto apenas o que se afirma em:
Esse cenário se justificou, principalmente, porque:
os indígenas não tinham o costume do trabalho e foram substituídos pela mão-de-obra escrava na maioria das colônias.
as colônias não possuíam uma estrutura sócio-administrativa para incluir os indígenas em suas atividades, por isso foram ignorados.
os colonos não tiveram interesse de buscar uma aproximação com os indígenas para manter a pureza da raça ariana.
os indígenas se mostraram pacíficos e dispostos a colaborar para a expansão colonial inglesa.
apesar de conviver com o indígena, a política dominante nas colônias foi o isolamento desses povos ou mesmo seu extermínio para posse de novas terras.
Observe o esquema para responder a questão:
O comércio triangular era altamente lucrativo para as colônias inglesas do norte. Fatores de ordens climática e geográfica possibilitaram o surgimento desse comércio mercantil, que possibilitou às colônias alcançarem certa autonomia econômica em relação à metrópole inglesa.
Sobre as relações estabelecidas, conforme o esquema acima, assinale a alternativa que identifica corretamente a rota com os produtos comercializados entre os continentes:
Rota 1: As Antilhas forneciam rum para a África em troca de escravos que eram vendidos para as Américas, que por sua vez exportava produtos manufaturados para as Antilhas.
Rota 2: As Antilhas forneciam açúcar e tabaco para a América, que trocava por produtos manufaturados na África, que por sua fornecia o rum para as Antilhas.
Rota 1: A América exportava o rum para a África, que em troca, vendia escravos para as Antilhas, que por sua vez forneciam o melaço da cana para fabricação de rum na América.
Rota 2: A América exportava produtos manufaturados para as Antilhas, que trocava esses produtos por algodão e açúcar na África, que vendia servos por contrato para a América.
Rota 1: A América exportava têxteis para África, que fornecia rum para as Antilhas, que, por sua vez, trocava o rum por escravos nas Américas.
Leia com atenção o texto a seguir:
Neste sistema, que consistia em prestações compulsórias e rotativas de trabalho, cada comunidade deveria fornecer um número proporcional à sua população de homens adultos que trabalhariam periodicamente nas empresas coloniais (minas, haciendas e serviços públicos). A duração das jornadas de trabalho compulsório e a proporção de índios envolvidos variavam muito de região para região.
O texto se refere à seguinte forma de trabalho utilizada na América Espanhola:
Requerimento
Encomienda
Servidão coletiva
Escravidão
Repartimiento
A colonização inglesa na América iniciou tardiamente se comparada à colonização Ibérica e ganhou impulso apenas no século XVII, com a ação das companhias de comércio de Londres e Plymouth, que fundaram os primeiros núcleos fixos de povoamento.
Sobre a colonização inglesa, analise as afirmativas a seguir:
I - Dentre as pessoas que foram enviadas para as colônias estão nobres, pequenos proprietários, aventureiros, órfãos, mulheres; a maioria sem recursos e degredados.
II - A Inglaterra impôs às Treze Colônias um modelo de colonização centralizado, nos moldes da colonização ibérica.
III - A perseguição religiosa na Inglaterra motivou a vinda de milhares de puritanos que estabeleceram nas colônias do norte uma convivência pacífica baseada na tolerância religiosa.
IV - Na América Inglesa predominaram núcleos coloniais separados, marcados pela forte autonomia política e administrativa.
É correto apenas o que se afirma em:
O comércio triangular era altamente lucrativo para as colônias inglesas do norte. Fatores de ordens climática e geográfica possibilitaram o surgimento desse comércio mercantil, que possibilitou às colônias alcançarem certa autonomia econômica em relação à metrópole inglesa.
Sobre as relações estabelecidas, conforme o esquema acima, assinale a alternativa que identifica corretamente a rota com os produtos comercializados entre os continentes:
Rota 1: As Antilhas forneciam rum para a África em troca de escravos que eram vendidos para as Américas, que por sua vez exportava produtos manufaturados para as Antilhas.
Rota 2: As Antilhas forneciam açúcar e tabaco para a América, que trocava por produtos manufaturados na África, que por sua fornecia o rum para as Antilhas.
Rota 1: A América exportava o rum para a África, que em troca, vendia escravos para as Antilhas, que por sua vez forneciam o melaço da cana para fabricação de rum na América.
Rota 2: A América exportava produtos manufaturados para as Antilhas, que trocava esses produtos por algodão e açúcar na África, que vendia servos por contrato para a América.
Rota 1: A América exportava têxteis para África, que fornecia rum para as Antilhas, que, por sua vez, trocava o rum por escravos nas Américas.
Leia com atenção o texto a seguir:
Neste sistema, que consistia em prestações compulsórias e rotativas de trabalho, cada comunidade deveria fornecer um número proporcional à sua população de homens adultos que trabalhariam periodicamente nas empresas coloniais (minas, haciendas e serviços públicos). A duração das jornadas de trabalho compulsório e a proporção de índios envolvidos variavam muito de região para região.
O texto se refere à seguinte forma de trabalho utilizada na América Espanhola:
Requerimento
Encomienda
Servidão coletiva
Escravidão
Repartimiento
A colonização inglesa na América iniciou tardiamente se comparada à colonização Ibérica e ganhou impulso apenas no século XVII, com a ação das companhias de comércio de Londres e Plymouth, que fundaram os primeiros núcleos fixos de povoamento.
Sobre a colonização inglesa, analise as afirmativas a seguir:
I - Dentre as pessoas que foram enviadas para as colônias estão nobres, pequenos proprietários, aventureiros, órfãos, mulheres; a maioria sem recursos e degredados.
II - A Inglaterra impôs às Treze Colônias um modelo de colonização centralizado, nos moldes da colonização ibérica.
III - A perseguição religiosa na Inglaterra motivou a vinda de milhares de puritanos que estabeleceram nas colônias do norte uma convivência pacífica baseada na tolerância religiosa.
IV - Na América Inglesa predominaram núcleos coloniais separados, marcados pela forte autonomia política e administrativa.
É correto apenas o que se afirma em:
Requerimento
Encomienda
Servidão coletiva
Escravidão
Repartimiento
A colonização inglesa na América iniciou tardiamente se comparada à colonização Ibérica e ganhou impulso apenas no século XVII, com a ação das companhias de comércio de Londres e Plymouth, que fundaram os primeiros núcleos fixos de povoamento.
Sobre a colonização inglesa, analise as afirmativas a seguir:
I - Dentre as pessoas que foram enviadas para as colônias estão nobres, pequenos proprietários, aventureiros, órfãos, mulheres; a maioria sem recursos e degredados.
II - A Inglaterra impôs às Treze Colônias um modelo de colonização centralizado, nos moldes da colonização ibérica.
III - A perseguição religiosa na Inglaterra motivou a vinda de milhares de puritanos que estabeleceram nas colônias do norte uma convivência pacífica baseada na tolerância religiosa.
IV - Na América Inglesa predominaram núcleos coloniais separados, marcados pela forte autonomia política e administrativa.
É correto apenas o que se afirma em:
Sobre a colonização inglesa, analise as afirmativas a seguir:
II - A Inglaterra impôs às Treze Colônias um modelo de colonização centralizado, nos moldes da colonização ibérica.
III - A perseguição religiosa na Inglaterra motivou a vinda de milhares de puritanos que estabeleceram nas colônias do norte uma convivência pacífica baseada na tolerância religiosa.
IV - Na América Inglesa predominaram núcleos coloniais separados, marcados pela forte autonomia política e administrativa.