A COLONIZAÇÃO EUROPÉIA NAS AMÉRICAS


Observe o esquema para responder a questão:


O comércio triangular era altamente lucrativo para as colônias inglesas do norte. Fatores de ordens climática e geográfica possibilitaram o surgimento desse comércio mercantil, que possibilitou às colônias alcançarem certa autonomia econômica em relação à metrópole inglesa.
Sobre as relações estabelecidas, conforme o esquema acima, assinale a alternativa que identifica corretamente a rota com os produtos comercializados entre os continentes:




  • Rota 1: As Antilhas forneciam rum para a África em troca de escravos que eram vendidos para as Américas, que por sua vez exportava produtos manufaturados para as Antilhas.

  • Rota 2: As Antilhas forneciam açúcar e tabaco para a América, que trocava por produtos manufaturados na África, que por sua fornecia o rum para as Antilhas.

  • Rota 1: A América exportava o rum para a África, que em troca, vendia escravos para as Antilhas, que por sua vez forneciam o melaço da cana para fabricação de rum na América.

  • Rota 2: A América exportava produtos manufaturados para as Antilhas, que trocava esses produtos por algodão e açúcar na África, que vendia servos por contrato para a América.

  • Rota 1: A América exportava têxteis para África, que fornecia rum para as Antilhas, que, por sua vez, trocava o rum por escravos nas Américas.