ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
Um dos aspectos centrais para a manutenção do poder é a _____________. Ela pode ser tomada como habilidade para afetar decisões e ações de outras pessoas, mesmo não possuindo autoridade ou força para assim proceder. É evidente que a _____________ não necessariamente precisa ser exercida por um cargo ou situação determinada.
Os conceitos que completam a frase são, respectivamente:
Razão e política.
Influência e autoridade.
Influência e influência.
Prática e autoridade.
Política e autoridade.
O comportamento humano varia de acordo com o conjunto de valores que ele desenvolve, na medida em que toma contato com as inúmeras fontes de princípios. Como um conjunto variado, a dimensão psicológica acaba se orientando pela disposição do julgamento, e o comportamento acaba seguindo a disposições impostas. Dessa forma, pode-se chegar a concluso que o homem age, na maioria das vezes, através:
Do preconceito.
Do dinamismo.
Da crítica.
Da razão.
Do julgamento.
Desmoralização, descaracterização, desvalorização, desculturação, desmaterialização, dessubstancialização são características comuns do tempo presente que recebe o nome de:
Entendimento relativo.
Prática alienada.
Verdade absoluta.
Realidade paralela.
Vazio existencial.
Quando se fala, em muitas das vezes, de imposição de valores e cultura, pode-se incorrer numa prática conhecida como inculturação. O resultado final desse tipo de prática pode se converter em monocultura. Acerca da monocultura, analise os fragmentos a seguir, e assinale o que contém o conceito.
I. Monocultura diz respeito a falta de ações éticas, a necessidade de lucro e a influência política que levam ao conflito e a guerra.
II. A monocultura é a imposição de um padrão. É um processo que anula as características individuais de determinada sociedade.
III. Monocultura é o estabelecimento de uma sociedade na qual existam ameaças reais às diferenças sociais, em que todos são iguais.
IV. A monocultura é o desenvolvimento de reivindicações de direitos fundamentais, individuais e coletivos, mediante uma situação de opressão.
A assertiva III contém o conceito.
A assertiva IV contém o conceito.
A assertiva I contém o conceito.
A assertiva II contém o conceito.
As assertivas I e II contém o conceito.
Em seu livro “Ética, educação e trabalho”, especificamente no capítulo 1, o professor Otávio Weber aponta para a transformação da realidade humana, e seus desejos, que se voltaram para o alcance de bens materiais. Assim, analise as seguintes assertivas:
- As ações dos humanos contemporâneos estão voltadas somente para a garantia das vontades pessoais, esquecendo-se do fundamental.
- Como consequência das escolhas simplesmente materiais, o humano acabou perdendo o tempo destinado a outras ações.
- A vida humana, tendo como base esse novo comportamento, aponta mais para a necessidade de ações coletivas.
- Essas escolhas vão impactar em outras etapas da formação e do desenvolvimento humano, tais como a realidade psicológica e emotiva.
Estão de acordo com as ideias do professor Weber somente as assertivas:
1 e 3.
1, 2 e 3.
3 e 4.
1 e 2.
1, 2 e 4.
Como ser racional, o humano tem a capacidade de se adaptar à determinada situação. A utilização de múltiplas facetas contribui para que a vida seja possível. De outra maneira, a convivência em sociedade depende daquilo que a psicologia chama de:
Ação.
Realidade.
Efeito.
Ocasião.
Máscara.
Leia o fragmento a seguir:
“[...] é a relação entre as coisas e não a relação entre os homens que gera a guerra e, não podendo o estado de guerra originar-se de simples relações pessoais, mas unicamente das relações reais, não pode existir a guerra particular ou de homem par homem [...]”.
Jean-Jacques Rousseau. Do Contrato Social. In. Os pensadores. Trad. de Lourdes Santos Machado. São Paulo: Abril Cultural, 1973. p. 34.
Essa análise realizada por Rousseau aponta para a existência de um modo ético, ou mesmo uma compreensão de ética, chamada de:
Relações.
Intervenção.
Conveniência.
Social.
Liberdade.
Na filosofia da consciência, de tradição cartesiana, o procedimento pelo qual o sujeito examina o conteúdo de sua própria consciência, como meio privilegiado para a produção da autocrítica, e por seu caráter imediato, é chamado de:
Reparação.
Higienização.
Realização.
Introspecção.
Solicitação.
Na atualidade, não basta a uma empresa ser economicamente forte. A sociedade exige novos valores. A existência de códigos formais de ética empresarial e profissional, se estes forem bem implantados e divulgados, revela-se essencial ao estabelecimento de condutas expectáveis, mitigadoras da ocorrência de fraudes de diversas naturezas. A respeito da ética empresarial e profissional, assinale a opção CORRETA.
É suficiente restringir a implantação de um código de ética a torná-lo apenas um manual para reduzir o risco de interpretações subjetivas sobre os aspectos morais e éticos inerentes a cada situação em particular.
É suficiente explicar a um empregado, para evitar que ele cometa atitudes antiéticas, o fato de os padrões éticos de cada pessoa serem diferentes dos da sociedade como um todo.
Deve-se omitir, dos clientes e fornecedores, informações da empresa, para evitar compreensões erradas e mal interpretadas.
Um código de ética abrange todas as questões decorrentes do exercício de uma atividade, mas fornece, por outro lado, uma linha de atuação e de conduta mais austera, sujeitando os seus partícipes a penalidades no caso de transgressões.
O código não é o único mecanismo de conduta, algumas medidas podem ser implantadas no sentido da remoção ou, pelo menos, redução de condutas inadequadas, em que a definição de incentivos apropriados revela-se eficaz na eliminação do comportamento indesejável.
A humanização um processo de garantia das condições fundamentais do humano. Em linhas gerais, pode-se dizer que humanização a atenção às necessidades básicas de subsistência, por mais variáveis que elas sejam (alimentação, moradia, vestuário...), educação, segurança, justiça, trabalho, acesso liberdade de associação, de pensamento e de expresso, de ir e vir, de prática política, científica, arte, esporte, tempo livre, culto religioso e o cuidado saúde. Assim, resumidamente, pode-se dizer que a humanização é um processo de garantia da:
Razão e política.
Influência e autoridade.
Influência e influência.
Prática e autoridade.
Política e autoridade.
O comportamento humano varia de acordo com o conjunto de valores que ele desenvolve, na medida em que toma contato com as inúmeras fontes de princípios. Como um conjunto variado, a dimensão psicológica acaba se orientando pela disposição do julgamento, e o comportamento acaba seguindo a disposições impostas. Dessa forma, pode-se chegar a concluso que o homem age, na maioria das vezes, através:
Do preconceito.
Do dinamismo.
Da crítica.
Da razão.
Do julgamento.
Desmoralização, descaracterização, desvalorização, desculturação, desmaterialização, dessubstancialização são características comuns do tempo presente que recebe o nome de:
Entendimento relativo.
Prática alienada.
Verdade absoluta.
Realidade paralela.
Vazio existencial.
Quando se fala, em muitas das vezes, de imposição de valores e cultura, pode-se incorrer numa prática conhecida como inculturação. O resultado final desse tipo de prática pode se converter em monocultura. Acerca da monocultura, analise os fragmentos a seguir, e assinale o que contém o conceito.
I. Monocultura diz respeito a falta de ações éticas, a necessidade de lucro e a influência política que levam ao conflito e a guerra.
II. A monocultura é a imposição de um padrão. É um processo que anula as características individuais de determinada sociedade.
III. Monocultura é o estabelecimento de uma sociedade na qual existam ameaças reais às diferenças sociais, em que todos são iguais.
IV. A monocultura é o desenvolvimento de reivindicações de direitos fundamentais, individuais e coletivos, mediante uma situação de opressão.
A assertiva III contém o conceito.
A assertiva IV contém o conceito.
A assertiva I contém o conceito.
A assertiva II contém o conceito.
As assertivas I e II contém o conceito.
Em seu livro “Ética, educação e trabalho”, especificamente no capítulo 1, o professor Otávio Weber aponta para a transformação da realidade humana, e seus desejos, que se voltaram para o alcance de bens materiais. Assim, analise as seguintes assertivas:
- As ações dos humanos contemporâneos estão voltadas somente para a garantia das vontades pessoais, esquecendo-se do fundamental.
- Como consequência das escolhas simplesmente materiais, o humano acabou perdendo o tempo destinado a outras ações.
- A vida humana, tendo como base esse novo comportamento, aponta mais para a necessidade de ações coletivas.
- Essas escolhas vão impactar em outras etapas da formação e do desenvolvimento humano, tais como a realidade psicológica e emotiva.
Estão de acordo com as ideias do professor Weber somente as assertivas:
1 e 3.
1, 2 e 3.
3 e 4.
1 e 2.
1, 2 e 4.
Como ser racional, o humano tem a capacidade de se adaptar à determinada situação. A utilização de múltiplas facetas contribui para que a vida seja possível. De outra maneira, a convivência em sociedade depende daquilo que a psicologia chama de:
Ação.
Realidade.
Efeito.
Ocasião.
Máscara.
Leia o fragmento a seguir:
“[...] é a relação entre as coisas e não a relação entre os homens que gera a guerra e, não podendo o estado de guerra originar-se de simples relações pessoais, mas unicamente das relações reais, não pode existir a guerra particular ou de homem par homem [...]”.
Jean-Jacques Rousseau. Do Contrato Social. In. Os pensadores. Trad. de Lourdes Santos Machado. São Paulo: Abril Cultural, 1973. p. 34.
Essa análise realizada por Rousseau aponta para a existência de um modo ético, ou mesmo uma compreensão de ética, chamada de:
Relações.
Intervenção.
Conveniência.
Social.
Liberdade.
Na filosofia da consciência, de tradição cartesiana, o procedimento pelo qual o sujeito examina o conteúdo de sua própria consciência, como meio privilegiado para a produção da autocrítica, e por seu caráter imediato, é chamado de:
Reparação.
Higienização.
Realização.
Introspecção.
Solicitação.
Na atualidade, não basta a uma empresa ser economicamente forte. A sociedade exige novos valores. A existência de códigos formais de ética empresarial e profissional, se estes forem bem implantados e divulgados, revela-se essencial ao estabelecimento de condutas expectáveis, mitigadoras da ocorrência de fraudes de diversas naturezas. A respeito da ética empresarial e profissional, assinale a opção CORRETA.
É suficiente restringir a implantação de um código de ética a torná-lo apenas um manual para reduzir o risco de interpretações subjetivas sobre os aspectos morais e éticos inerentes a cada situação em particular.
É suficiente explicar a um empregado, para evitar que ele cometa atitudes antiéticas, o fato de os padrões éticos de cada pessoa serem diferentes dos da sociedade como um todo.
Deve-se omitir, dos clientes e fornecedores, informações da empresa, para evitar compreensões erradas e mal interpretadas.
Um código de ética abrange todas as questões decorrentes do exercício de uma atividade, mas fornece, por outro lado, uma linha de atuação e de conduta mais austera, sujeitando os seus partícipes a penalidades no caso de transgressões.
O código não é o único mecanismo de conduta, algumas medidas podem ser implantadas no sentido da remoção ou, pelo menos, redução de condutas inadequadas, em que a definição de incentivos apropriados revela-se eficaz na eliminação do comportamento indesejável.
A humanização um processo de garantia das condições fundamentais do humano. Em linhas gerais, pode-se dizer que humanização a atenção às necessidades básicas de subsistência, por mais variáveis que elas sejam (alimentação, moradia, vestuário...), educação, segurança, justiça, trabalho, acesso liberdade de associação, de pensamento e de expresso, de ir e vir, de prática política, científica, arte, esporte, tempo livre, culto religioso e o cuidado saúde. Assim, resumidamente, pode-se dizer que a humanização é um processo de garantia da:
Do preconceito.
Do dinamismo.
Da crítica.
Da razão.
Do julgamento.
Desmoralização, descaracterização, desvalorização, desculturação, desmaterialização, dessubstancialização são características comuns do tempo presente que recebe o nome de:
Entendimento relativo.
Prática alienada.
Verdade absoluta.
Realidade paralela.
Vazio existencial.
Quando se fala, em muitas das vezes, de imposição de valores e cultura, pode-se incorrer numa prática conhecida como inculturação. O resultado final desse tipo de prática pode se converter em monocultura. Acerca da monocultura, analise os fragmentos a seguir, e assinale o que contém o conceito.
I. Monocultura diz respeito a falta de ações éticas, a necessidade de lucro e a influência política que levam ao conflito e a guerra.
II. A monocultura é a imposição de um padrão. É um processo que anula as características individuais de determinada sociedade.
III. Monocultura é o estabelecimento de uma sociedade na qual existam ameaças reais às diferenças sociais, em que todos são iguais.
IV. A monocultura é o desenvolvimento de reivindicações de direitos fundamentais, individuais e coletivos, mediante uma situação de opressão.
A assertiva III contém o conceito.
A assertiva IV contém o conceito.
A assertiva I contém o conceito.
A assertiva II contém o conceito.
As assertivas I e II contém o conceito.
Em seu livro “Ética, educação e trabalho”, especificamente no capítulo 1, o professor Otávio Weber aponta para a transformação da realidade humana, e seus desejos, que se voltaram para o alcance de bens materiais. Assim, analise as seguintes assertivas:
- As ações dos humanos contemporâneos estão voltadas somente para a garantia das vontades pessoais, esquecendo-se do fundamental.
- Como consequência das escolhas simplesmente materiais, o humano acabou perdendo o tempo destinado a outras ações.
- A vida humana, tendo como base esse novo comportamento, aponta mais para a necessidade de ações coletivas.
- Essas escolhas vão impactar em outras etapas da formação e do desenvolvimento humano, tais como a realidade psicológica e emotiva.
Estão de acordo com as ideias do professor Weber somente as assertivas:
1 e 3.
1, 2 e 3.
3 e 4.
1 e 2.
1, 2 e 4.
Como ser racional, o humano tem a capacidade de se adaptar à determinada situação. A utilização de múltiplas facetas contribui para que a vida seja possível. De outra maneira, a convivência em sociedade depende daquilo que a psicologia chama de:
Ação.
Realidade.
Efeito.
Ocasião.
Máscara.
Leia o fragmento a seguir:
“[...] é a relação entre as coisas e não a relação entre os homens que gera a guerra e, não podendo o estado de guerra originar-se de simples relações pessoais, mas unicamente das relações reais, não pode existir a guerra particular ou de homem par homem [...]”.
Jean-Jacques Rousseau. Do Contrato Social. In. Os pensadores. Trad. de Lourdes Santos Machado. São Paulo: Abril Cultural, 1973. p. 34.
Essa análise realizada por Rousseau aponta para a existência de um modo ético, ou mesmo uma compreensão de ética, chamada de:
Relações.
Intervenção.
Conveniência.
Social.
Liberdade.
Na filosofia da consciência, de tradição cartesiana, o procedimento pelo qual o sujeito examina o conteúdo de sua própria consciência, como meio privilegiado para a produção da autocrítica, e por seu caráter imediato, é chamado de:
Reparação.
Higienização.
Realização.
Introspecção.
Solicitação.
Na atualidade, não basta a uma empresa ser economicamente forte. A sociedade exige novos valores. A existência de códigos formais de ética empresarial e profissional, se estes forem bem implantados e divulgados, revela-se essencial ao estabelecimento de condutas expectáveis, mitigadoras da ocorrência de fraudes de diversas naturezas. A respeito da ética empresarial e profissional, assinale a opção CORRETA.
É suficiente restringir a implantação de um código de ética a torná-lo apenas um manual para reduzir o risco de interpretações subjetivas sobre os aspectos morais e éticos inerentes a cada situação em particular.
É suficiente explicar a um empregado, para evitar que ele cometa atitudes antiéticas, o fato de os padrões éticos de cada pessoa serem diferentes dos da sociedade como um todo.
Deve-se omitir, dos clientes e fornecedores, informações da empresa, para evitar compreensões erradas e mal interpretadas.
Um código de ética abrange todas as questões decorrentes do exercício de uma atividade, mas fornece, por outro lado, uma linha de atuação e de conduta mais austera, sujeitando os seus partícipes a penalidades no caso de transgressões.
O código não é o único mecanismo de conduta, algumas medidas podem ser implantadas no sentido da remoção ou, pelo menos, redução de condutas inadequadas, em que a definição de incentivos apropriados revela-se eficaz na eliminação do comportamento indesejável.
A humanização um processo de garantia das condições fundamentais do humano. Em linhas gerais, pode-se dizer que humanização a atenção às necessidades básicas de subsistência, por mais variáveis que elas sejam (alimentação, moradia, vestuário...), educação, segurança, justiça, trabalho, acesso liberdade de associação, de pensamento e de expresso, de ir e vir, de prática política, científica, arte, esporte, tempo livre, culto religioso e o cuidado saúde. Assim, resumidamente, pode-se dizer que a humanização é um processo de garantia da:
Entendimento relativo.
Prática alienada.
Verdade absoluta.
Realidade paralela.
Vazio existencial.
Quando se fala, em muitas das vezes, de imposição de valores e cultura, pode-se incorrer numa prática conhecida como inculturação. O resultado final desse tipo de prática pode se converter em monocultura. Acerca da monocultura, analise os fragmentos a seguir, e assinale o que contém o conceito.
I. Monocultura diz respeito a falta de ações éticas, a necessidade de lucro e a influência política que levam ao conflito e a guerra.
II. A monocultura é a imposição de um padrão. É um processo que anula as características individuais de determinada sociedade.
III. Monocultura é o estabelecimento de uma sociedade na qual existam ameaças reais às diferenças sociais, em que todos são iguais.
IV. A monocultura é o desenvolvimento de reivindicações de direitos fundamentais, individuais e coletivos, mediante uma situação de opressão.
A assertiva III contém o conceito.
A assertiva IV contém o conceito.
A assertiva I contém o conceito.
A assertiva II contém o conceito.
As assertivas I e II contém o conceito.
Em seu livro “Ética, educação e trabalho”, especificamente no capítulo 1, o professor Otávio Weber aponta para a transformação da realidade humana, e seus desejos, que se voltaram para o alcance de bens materiais. Assim, analise as seguintes assertivas:
- As ações dos humanos contemporâneos estão voltadas somente para a garantia das vontades pessoais, esquecendo-se do fundamental.
- Como consequência das escolhas simplesmente materiais, o humano acabou perdendo o tempo destinado a outras ações.
- A vida humana, tendo como base esse novo comportamento, aponta mais para a necessidade de ações coletivas.
- Essas escolhas vão impactar em outras etapas da formação e do desenvolvimento humano, tais como a realidade psicológica e emotiva.
Estão de acordo com as ideias do professor Weber somente as assertivas:
1 e 3.
1, 2 e 3.
3 e 4.
1 e 2.
1, 2 e 4.
Como ser racional, o humano tem a capacidade de se adaptar à determinada situação. A utilização de múltiplas facetas contribui para que a vida seja possível. De outra maneira, a convivência em sociedade depende daquilo que a psicologia chama de:
Ação.
Realidade.
Efeito.
Ocasião.
Máscara.
Leia o fragmento a seguir:
“[...] é a relação entre as coisas e não a relação entre os homens que gera a guerra e, não podendo o estado de guerra originar-se de simples relações pessoais, mas unicamente das relações reais, não pode existir a guerra particular ou de homem par homem [...]”.
Jean-Jacques Rousseau. Do Contrato Social. In. Os pensadores. Trad. de Lourdes Santos Machado. São Paulo: Abril Cultural, 1973. p. 34.
Essa análise realizada por Rousseau aponta para a existência de um modo ético, ou mesmo uma compreensão de ética, chamada de:
Relações.
Intervenção.
Conveniência.
Social.
Liberdade.
Na filosofia da consciência, de tradição cartesiana, o procedimento pelo qual o sujeito examina o conteúdo de sua própria consciência, como meio privilegiado para a produção da autocrítica, e por seu caráter imediato, é chamado de:
Reparação.
Higienização.
Realização.
Introspecção.
Solicitação.
Na atualidade, não basta a uma empresa ser economicamente forte. A sociedade exige novos valores. A existência de códigos formais de ética empresarial e profissional, se estes forem bem implantados e divulgados, revela-se essencial ao estabelecimento de condutas expectáveis, mitigadoras da ocorrência de fraudes de diversas naturezas. A respeito da ética empresarial e profissional, assinale a opção CORRETA.
É suficiente restringir a implantação de um código de ética a torná-lo apenas um manual para reduzir o risco de interpretações subjetivas sobre os aspectos morais e éticos inerentes a cada situação em particular.
É suficiente explicar a um empregado, para evitar que ele cometa atitudes antiéticas, o fato de os padrões éticos de cada pessoa serem diferentes dos da sociedade como um todo.
Deve-se omitir, dos clientes e fornecedores, informações da empresa, para evitar compreensões erradas e mal interpretadas.
Um código de ética abrange todas as questões decorrentes do exercício de uma atividade, mas fornece, por outro lado, uma linha de atuação e de conduta mais austera, sujeitando os seus partícipes a penalidades no caso de transgressões.
O código não é o único mecanismo de conduta, algumas medidas podem ser implantadas no sentido da remoção ou, pelo menos, redução de condutas inadequadas, em que a definição de incentivos apropriados revela-se eficaz na eliminação do comportamento indesejável.
A humanização um processo de garantia das condições fundamentais do humano. Em linhas gerais, pode-se dizer que humanização a atenção às necessidades básicas de subsistência, por mais variáveis que elas sejam (alimentação, moradia, vestuário...), educação, segurança, justiça, trabalho, acesso liberdade de associação, de pensamento e de expresso, de ir e vir, de prática política, científica, arte, esporte, tempo livre, culto religioso e o cuidado saúde. Assim, resumidamente, pode-se dizer que a humanização é um processo de garantia da:
A assertiva III contém o conceito.
A assertiva IV contém o conceito.
A assertiva I contém o conceito.
A assertiva II contém o conceito.
As assertivas I e II contém o conceito.
Em seu livro “Ética, educação e trabalho”, especificamente no capítulo 1, o professor Otávio Weber aponta para a transformação da realidade humana, e seus desejos, que se voltaram para o alcance de bens materiais. Assim, analise as seguintes assertivas:
- As ações dos humanos contemporâneos estão voltadas somente para a garantia das vontades pessoais, esquecendo-se do fundamental.
- Como consequência das escolhas simplesmente materiais, o humano acabou perdendo o tempo destinado a outras ações.
- A vida humana, tendo como base esse novo comportamento, aponta mais para a necessidade de ações coletivas.
- Essas escolhas vão impactar em outras etapas da formação e do desenvolvimento humano, tais como a realidade psicológica e emotiva.
Estão de acordo com as ideias do professor Weber somente as assertivas:
1 e 3.
1, 2 e 3.
3 e 4.
1 e 2.
1, 2 e 4.
Como ser racional, o humano tem a capacidade de se adaptar à determinada situação. A utilização de múltiplas facetas contribui para que a vida seja possível. De outra maneira, a convivência em sociedade depende daquilo que a psicologia chama de:
Ação.
Realidade.
Efeito.
Ocasião.
Máscara.
Leia o fragmento a seguir:
“[...] é a relação entre as coisas e não a relação entre os homens que gera a guerra e, não podendo o estado de guerra originar-se de simples relações pessoais, mas unicamente das relações reais, não pode existir a guerra particular ou de homem par homem [...]”.
Jean-Jacques Rousseau. Do Contrato Social. In. Os pensadores. Trad. de Lourdes Santos Machado. São Paulo: Abril Cultural, 1973. p. 34.
Essa análise realizada por Rousseau aponta para a existência de um modo ético, ou mesmo uma compreensão de ética, chamada de:
Relações.
Intervenção.
Conveniência.
Social.
Liberdade.
Na filosofia da consciência, de tradição cartesiana, o procedimento pelo qual o sujeito examina o conteúdo de sua própria consciência, como meio privilegiado para a produção da autocrítica, e por seu caráter imediato, é chamado de:
Reparação.
Higienização.
Realização.
Introspecção.
Solicitação.
Na atualidade, não basta a uma empresa ser economicamente forte. A sociedade exige novos valores. A existência de códigos formais de ética empresarial e profissional, se estes forem bem implantados e divulgados, revela-se essencial ao estabelecimento de condutas expectáveis, mitigadoras da ocorrência de fraudes de diversas naturezas. A respeito da ética empresarial e profissional, assinale a opção CORRETA.
É suficiente restringir a implantação de um código de ética a torná-lo apenas um manual para reduzir o risco de interpretações subjetivas sobre os aspectos morais e éticos inerentes a cada situação em particular.
É suficiente explicar a um empregado, para evitar que ele cometa atitudes antiéticas, o fato de os padrões éticos de cada pessoa serem diferentes dos da sociedade como um todo.
Deve-se omitir, dos clientes e fornecedores, informações da empresa, para evitar compreensões erradas e mal interpretadas.
Um código de ética abrange todas as questões decorrentes do exercício de uma atividade, mas fornece, por outro lado, uma linha de atuação e de conduta mais austera, sujeitando os seus partícipes a penalidades no caso de transgressões.
O código não é o único mecanismo de conduta, algumas medidas podem ser implantadas no sentido da remoção ou, pelo menos, redução de condutas inadequadas, em que a definição de incentivos apropriados revela-se eficaz na eliminação do comportamento indesejável.
A humanização um processo de garantia das condições fundamentais do humano. Em linhas gerais, pode-se dizer que humanização a atenção às necessidades básicas de subsistência, por mais variáveis que elas sejam (alimentação, moradia, vestuário...), educação, segurança, justiça, trabalho, acesso liberdade de associação, de pensamento e de expresso, de ir e vir, de prática política, científica, arte, esporte, tempo livre, culto religioso e o cuidado saúde. Assim, resumidamente, pode-se dizer que a humanização é um processo de garantia da:
1 e 3.
1, 2 e 3.
3 e 4.
1 e 2.
1, 2 e 4.
Como ser racional, o humano tem a capacidade de se adaptar à determinada situação. A utilização de múltiplas facetas contribui para que a vida seja possível. De outra maneira, a convivência em sociedade depende daquilo que a psicologia chama de:
Ação.
Realidade.
Efeito.
Ocasião.
Máscara.
Leia o fragmento a seguir:
“[...] é a relação entre as coisas e não a relação entre os homens que gera a guerra e, não podendo o estado de guerra originar-se de simples relações pessoais, mas unicamente das relações reais, não pode existir a guerra particular ou de homem par homem [...]”.
Jean-Jacques Rousseau. Do Contrato Social. In. Os pensadores. Trad. de Lourdes Santos Machado. São Paulo: Abril Cultural, 1973. p. 34.
Essa análise realizada por Rousseau aponta para a existência de um modo ético, ou mesmo uma compreensão de ética, chamada de:
Relações.
Intervenção.
Conveniência.
Social.
Liberdade.
Na filosofia da consciência, de tradição cartesiana, o procedimento pelo qual o sujeito examina o conteúdo de sua própria consciência, como meio privilegiado para a produção da autocrítica, e por seu caráter imediato, é chamado de:
Reparação.
Higienização.
Realização.
Introspecção.
Solicitação.
Na atualidade, não basta a uma empresa ser economicamente forte. A sociedade exige novos valores. A existência de códigos formais de ética empresarial e profissional, se estes forem bem implantados e divulgados, revela-se essencial ao estabelecimento de condutas expectáveis, mitigadoras da ocorrência de fraudes de diversas naturezas. A respeito da ética empresarial e profissional, assinale a opção CORRETA.
É suficiente restringir a implantação de um código de ética a torná-lo apenas um manual para reduzir o risco de interpretações subjetivas sobre os aspectos morais e éticos inerentes a cada situação em particular.
É suficiente explicar a um empregado, para evitar que ele cometa atitudes antiéticas, o fato de os padrões éticos de cada pessoa serem diferentes dos da sociedade como um todo.
Deve-se omitir, dos clientes e fornecedores, informações da empresa, para evitar compreensões erradas e mal interpretadas.
Um código de ética abrange todas as questões decorrentes do exercício de uma atividade, mas fornece, por outro lado, uma linha de atuação e de conduta mais austera, sujeitando os seus partícipes a penalidades no caso de transgressões.
O código não é o único mecanismo de conduta, algumas medidas podem ser implantadas no sentido da remoção ou, pelo menos, redução de condutas inadequadas, em que a definição de incentivos apropriados revela-se eficaz na eliminação do comportamento indesejável.
A humanização um processo de garantia das condições fundamentais do humano. Em linhas gerais, pode-se dizer que humanização a atenção às necessidades básicas de subsistência, por mais variáveis que elas sejam (alimentação, moradia, vestuário...), educação, segurança, justiça, trabalho, acesso liberdade de associação, de pensamento e de expresso, de ir e vir, de prática política, científica, arte, esporte, tempo livre, culto religioso e o cuidado saúde. Assim, resumidamente, pode-se dizer que a humanização é um processo de garantia da:
Ação.
Realidade.
Efeito.
Ocasião.
Máscara.
Leia o fragmento a seguir:
“[...] é a relação entre as coisas e não a relação entre os homens que gera a guerra e, não podendo o estado de guerra originar-se de simples relações pessoais, mas unicamente das relações reais, não pode existir a guerra particular ou de homem par homem [...]”.
Jean-Jacques Rousseau. Do Contrato Social. In. Os pensadores. Trad. de Lourdes Santos Machado. São Paulo: Abril Cultural, 1973. p. 34.
Essa análise realizada por Rousseau aponta para a existência de um modo ético, ou mesmo uma compreensão de ética, chamada de:
Relações.
Intervenção.
Conveniência.
Social.
Liberdade.
Na filosofia da consciência, de tradição cartesiana, o procedimento pelo qual o sujeito examina o conteúdo de sua própria consciência, como meio privilegiado para a produção da autocrítica, e por seu caráter imediato, é chamado de:
Reparação.
Higienização.
Realização.
Introspecção.
Solicitação.
Na atualidade, não basta a uma empresa ser economicamente forte. A sociedade exige novos valores. A existência de códigos formais de ética empresarial e profissional, se estes forem bem implantados e divulgados, revela-se essencial ao estabelecimento de condutas expectáveis, mitigadoras da ocorrência de fraudes de diversas naturezas. A respeito da ética empresarial e profissional, assinale a opção CORRETA.
É suficiente restringir a implantação de um código de ética a torná-lo apenas um manual para reduzir o risco de interpretações subjetivas sobre os aspectos morais e éticos inerentes a cada situação em particular.
É suficiente explicar a um empregado, para evitar que ele cometa atitudes antiéticas, o fato de os padrões éticos de cada pessoa serem diferentes dos da sociedade como um todo.
Deve-se omitir, dos clientes e fornecedores, informações da empresa, para evitar compreensões erradas e mal interpretadas.
Um código de ética abrange todas as questões decorrentes do exercício de uma atividade, mas fornece, por outro lado, uma linha de atuação e de conduta mais austera, sujeitando os seus partícipes a penalidades no caso de transgressões.
O código não é o único mecanismo de conduta, algumas medidas podem ser implantadas no sentido da remoção ou, pelo menos, redução de condutas inadequadas, em que a definição de incentivos apropriados revela-se eficaz na eliminação do comportamento indesejável.
A humanização um processo de garantia das condições fundamentais do humano. Em linhas gerais, pode-se dizer que humanização a atenção às necessidades básicas de subsistência, por mais variáveis que elas sejam (alimentação, moradia, vestuário...), educação, segurança, justiça, trabalho, acesso liberdade de associação, de pensamento e de expresso, de ir e vir, de prática política, científica, arte, esporte, tempo livre, culto religioso e o cuidado saúde. Assim, resumidamente, pode-se dizer que a humanização é um processo de garantia da:
Relações.
Intervenção.
Conveniência.
Social.
Liberdade.
Na filosofia da consciência, de tradição cartesiana, o procedimento pelo qual o sujeito examina o conteúdo de sua própria consciência, como meio privilegiado para a produção da autocrítica, e por seu caráter imediato, é chamado de:
Reparação.
Higienização.
Realização.
Introspecção.
Solicitação.
Na atualidade, não basta a uma empresa ser economicamente forte. A sociedade exige novos valores. A existência de códigos formais de ética empresarial e profissional, se estes forem bem implantados e divulgados, revela-se essencial ao estabelecimento de condutas expectáveis, mitigadoras da ocorrência de fraudes de diversas naturezas. A respeito da ética empresarial e profissional, assinale a opção CORRETA.
É suficiente restringir a implantação de um código de ética a torná-lo apenas um manual para reduzir o risco de interpretações subjetivas sobre os aspectos morais e éticos inerentes a cada situação em particular.
É suficiente explicar a um empregado, para evitar que ele cometa atitudes antiéticas, o fato de os padrões éticos de cada pessoa serem diferentes dos da sociedade como um todo.
Deve-se omitir, dos clientes e fornecedores, informações da empresa, para evitar compreensões erradas e mal interpretadas.
Um código de ética abrange todas as questões decorrentes do exercício de uma atividade, mas fornece, por outro lado, uma linha de atuação e de conduta mais austera, sujeitando os seus partícipes a penalidades no caso de transgressões.
O código não é o único mecanismo de conduta, algumas medidas podem ser implantadas no sentido da remoção ou, pelo menos, redução de condutas inadequadas, em que a definição de incentivos apropriados revela-se eficaz na eliminação do comportamento indesejável.
A humanização um processo de garantia das condições fundamentais do humano. Em linhas gerais, pode-se dizer que humanização a atenção às necessidades básicas de subsistência, por mais variáveis que elas sejam (alimentação, moradia, vestuário...), educação, segurança, justiça, trabalho, acesso liberdade de associação, de pensamento e de expresso, de ir e vir, de prática política, científica, arte, esporte, tempo livre, culto religioso e o cuidado saúde. Assim, resumidamente, pode-se dizer que a humanização é um processo de garantia da:
Reparação.
Higienização.
Realização.
Introspecção.
Solicitação.
Na atualidade, não basta a uma empresa ser economicamente forte. A sociedade exige novos valores. A existência de códigos formais de ética empresarial e profissional, se estes forem bem implantados e divulgados, revela-se essencial ao estabelecimento de condutas expectáveis, mitigadoras da ocorrência de fraudes de diversas naturezas. A respeito da ética empresarial e profissional, assinale a opção CORRETA.
É suficiente restringir a implantação de um código de ética a torná-lo apenas um manual para reduzir o risco de interpretações subjetivas sobre os aspectos morais e éticos inerentes a cada situação em particular.
É suficiente explicar a um empregado, para evitar que ele cometa atitudes antiéticas, o fato de os padrões éticos de cada pessoa serem diferentes dos da sociedade como um todo.
Deve-se omitir, dos clientes e fornecedores, informações da empresa, para evitar compreensões erradas e mal interpretadas.
Um código de ética abrange todas as questões decorrentes do exercício de uma atividade, mas fornece, por outro lado, uma linha de atuação e de conduta mais austera, sujeitando os seus partícipes a penalidades no caso de transgressões.
O código não é o único mecanismo de conduta, algumas medidas podem ser implantadas no sentido da remoção ou, pelo menos, redução de condutas inadequadas, em que a definição de incentivos apropriados revela-se eficaz na eliminação do comportamento indesejável.
A humanização um processo de garantia das condições fundamentais do humano. Em linhas gerais, pode-se dizer que humanização a atenção às necessidades básicas de subsistência, por mais variáveis que elas sejam (alimentação, moradia, vestuário...), educação, segurança, justiça, trabalho, acesso liberdade de associação, de pensamento e de expresso, de ir e vir, de prática política, científica, arte, esporte, tempo livre, culto religioso e o cuidado saúde. Assim, resumidamente, pode-se dizer que a humanização é um processo de garantia da:
É suficiente restringir a implantação de um código de ética a torná-lo apenas um manual para reduzir o risco de interpretações subjetivas sobre os aspectos morais e éticos inerentes a cada situação em particular.
É suficiente explicar a um empregado, para evitar que ele cometa atitudes antiéticas, o fato de os padrões éticos de cada pessoa serem diferentes dos da sociedade como um todo.
Deve-se omitir, dos clientes e fornecedores, informações da empresa, para evitar compreensões erradas e mal interpretadas.
Um código de ética abrange todas as questões decorrentes do exercício de uma atividade, mas fornece, por outro lado, uma linha de atuação e de conduta mais austera, sujeitando os seus partícipes a penalidades no caso de transgressões.
O código não é o único mecanismo de conduta, algumas medidas podem ser implantadas no sentido da remoção ou, pelo menos, redução de condutas inadequadas, em que a definição de incentivos apropriados revela-se eficaz na eliminação do comportamento indesejável.