FUNDAMENTOS DE TEORIA DA CONTABILIDADE


As demonstrações contábeis possuem essencialmente o objetivo de munir seus usuários de informações acerca da entidade analisada. Elas podem, por exemplo, auxiliar o proprietário a identificar roubo, fraude ou atividades ilegais e quaisquer discrepâncias dentro de seu negócio. Para tanto se faz necessário que o a mensuração dos elementos das demonstrações siga à risca o que rege o Pronunciamento Técnico Contábil – CPC 00 R1.

 

Nesse sentido,  é correto afirmar que a mensuração dos elementos das demonstrações contábeis é o processo que consiste em:




  • determinar os montantes de liquidação, isto é, os montantes em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que se espera, serão pagos para liquidar as correspondentes obrigações no curso normal das operações.

  • avaliar os montantes pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos entregues para adquiri-los na data da aquisição.

  • determinar os montantes monetários por meio dos quais os elementos das demonstrações contábeis devem ser reconhecidos e apresentados no balanço patrimonial e na demonstração do resultado.

  • avaliar os montantes dos recursos recebidos em troca da obrigação ou, em algumas circunstâncias (como, por exemplo, imposto de renda), pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa, que se espera, serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das operações.

  • determinar se os ativos são mantidos pelo valor presente, descontados, dos fluxos futuros de entradas líquidas de caixa, que se espera, sejam gerados pelo item no curso normal das operações.