As expressões cargo, emprego e função pública, embora possam confundir não possuem o mesmo significado e são empregadas para retratar realidades diferentes dentro da estrutura da administração pública. É certo que todos aqueles que ocupam um cargo, um emprego ou atuam em uma determinada função pública são chamados de agentes públicos. Sobre esta temártica analise a frase abaixo para marcar a opção correta.
“Todo cargo ou emprego público tem função, mas pode haver função sem cargo e sem emprego".
A afirmação está totalmente incorreta porque nem todo cargo ou emprego público tem função e não pode haver função sem cargo e sem emprego.
A afirmação está totalmente correta porque função é um conjunto de atribuições destinadas aos agentes públicos, abrangendo à função temporária e a função de confiança.
A afirmação está totalmente incorreta porque embora todo cargo ou emprego público tem função, não pode haver função sem cargo e sem emprego.
A afirmação está totalmente correta porque cargo público é aquele ocupado por empregado público que pode atuar em entidade privada ou pública da Administração indireta;
A afirmação está totalmente correta porque emprego público é aquele ocupado por servidor público.