É uma pessoa jurídica de direito publico, voltada à realização de finalidades culturais, sociais, religiosas, recreativas, constituída para prestar serviço ao associado e defender a classe, perante órgãos públicos e privados.
A expressão associativismo designa por um lado a prática social da criação e gestão das associações (organizações providas de autonomia e de órgãos de gestão democrática: assembleia geral, direção, conselho fiscal) e, por outro lado, a defesa dessa prática de associação, enquanto processo lucrativo de livre organização de pessoas (os sócios) para a obtenção de finalidades comuns
É uma associação autônoma de pessoas que se unem, obrigatoriamente, para satisfazer suas aspirações e necessidades sócio-político-culturais, por meio de uma entidade.
É um órgão com fins econômicos, constituído para prestar serviços sociais, culturais e políticos aos seus associados, bem como à comunidade local e à sociedade em geral, visando a promoção e defesa de seus interesses sociais, políticos e culturais.
O associativismo tem como objetivo prestar serviços (socio-culturais) aos associados e promover a defesa de seus interesses;