FUNDAMENTOS DO AGRONEGÓCIO
Sabemos que a globalização moderna é o resultado do progresso em oferta, demanda e comercialização. Impulsionada por essas forças, a globalização agrícola determina a alimentação dos consumidores e as práticas dos produtores agrícolas, portanto podemos afirmar que:
I. Os primeiros se beneficiam da pronta disponibilidade, a preços razoáveis, de gêneros alimentícios mais diversificados, uma cornucópia da abundância bem além do que a produção agrícola doméstica pode proporcionar.
II. Os consumidores europeus têm acesso diário a vagens frescas do Quênia; os consumidores americanos saboreiam aspargos frescos do Peru em fevereiro. Sistemas de transporte de baixo custo e queda das barreiras comerciais oferecem a muitos consumidores uma cesta de mercado representativa da fartura e da diversidade do mundo inteiro.
III. Ao mesmo tempo, a globalização pode estimular o agricultor a se especializar em uma única cultura mesmo que, no final das contas, os setores agrícolas nacionais se tornem mais diversificados.
IV. A não ser que as condições agroecológicas sejam praticamente idênticas em todo o país, os agricultores — por questões de recursos, qualidade do solo e vários outros fatores — desenvolverão vantagem competitiva no cultivo de determinada cultura. Eles usam seus recursos agrícolas de forma mais eficiente ao cultivarem produtos específicos. Esse estreitamento da especialização é compatível com maior diversidade em nível nacional por causa da comercialização da agricultura e do comércio internacional de produtos alimentares.
Sobre as afirmações acima, é correto dizer que: