FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I
Ao nível do mar e à latitude de 45°, a força gravitacional é aproximadamente 9,80665 m/s². Devido a diferentes altitudes, variações na latitude e distribuição de massas do planeta a aceleração gravitacional varia, ainda que minimamente. Primeiro porque a terra impõe uma aceleração no corpo oposta a aceleração da gravidade, segundo porque a forma da terra não é totalmente esférica.
Por esse motivo o raio da terra no Equador é levemente maior que nos pólos. Como a atração gravitacional entre dois corpos varia inversamente ao quadrado da distância entre eles, objetos no equador experimentam uma força gravitacional mais fraca do que os mesmos objetos nos pólos.
O corpo atraído gravitacionalmente sente uma força centrífuga atuando para cima, reduzindo seu peso. Este efeito atinge valores que variam de 9,789 m/s² no equador, até 9,823 nos pólos.
Abaixo mais alguns valores da força gravitacional de alguns lugares do Brasil:
- Aceleração da gravidade no Rio de Janeiro = 9,7876 m/s²;
- Aceleração da gravidade em São Paulo = 9,7885 m/s²;
- Aceleração da gravidade em Belo Horizonte = 9,78363 m/s²
Para fins didáticos, é dito que a aceleração da gravidade é a aceleração sentida por um corpo em queda livre.
Considerando o contexto acima, se um corpo é abandonado de uma altura de 500 metros em todos os locais do planeta, desprezando-se a resistência do ar e a massa do corpo, ou seja em queda livre, é correto afirmar:
- I. No Equador o tempo gasto para atingir o solo é aproximadamente 10,1072 segundos;
- II. Em Belo Horizonte o corpo atinge o solo primeiro em relação a São Paulo;
- III. No Rio de Janeiro o corpo cai aproximadamente 0,18 segundos após em relação aos pólos;
A opção correta é: