GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA


Nepotismo (do latim nepos, neto ou descendente) é uma forma de corrupção na qual um alto funcionário público utiliza de sua posição para entregar cargos públicos a pessoas ligadas a ele por laços familiares, de forma que outras, as quais possuem uma qualificação melhor, fiquem lesadas. A palavra “nepotismo” surgiu para expressar as relações de concessão de privilégios entre o Papa e seus familiares. No período do Renascimento, os papas e outras autoridades da Igreja Católica, por não terem filhos, protegiam seus sobrinhos, nomeando-os a cargos importantes dentro da Igreja.

Atualmente, o nepotismo é amplamente condenado na esfera política mundial, sendo associado à corrupção e considerado um empecilho à democracia. O maior nepotista da história talvez tenha sido Napoleão Bonaparte, uma vez que o imperador francês nomeou três de seus irmãos como reis nos países por ele conquistados.

O nepotismo na esfera pública brasileira apesar de violar os princípios da administração pública ainda é um prática comum. Basta pesquisar na internet que você encontrará inúmeros casos. Com base na compreensão de nepotismo dada pelo Supremo Tribunal Federal, avalie as proposições a seguir:

I) João, vereador eleito com 72,5% dos votos, nomeia sua esposa para cargo em comissão de direção.

II) Márcio, governador do Estado X, nomeia seu amigo de infância Edvaldo como Secretário do Estado da Saúde, já que Edvaldo é parente por afinidade.

III) Pedro, prefeito da cidade Y, nomeia Joaquim, filho do Presidente da Câmara Municipal,  como secretário municipal. Em contrapartida, o presidente da câmara nomeia o filho adotivo de Pedro para assumir um cargo em uma entidade da administração indireta.

A respeito das afirmativas, assinale a alternativa correta:




  • A afirmativa I não caracteriza nepotismo.

  • A afirmativa II caracteriza nepotismo.

  • A afirmativa II caracteriza nepotismo cruzado.

  • A afirmativa I caracteriza nepotismo.

  • A afirmativa III não caracteriza nepotismo cruzado.